Novo sistema de acompanhamento de processo - minhas impressões

Ontem, foi quase um sonho ao ver isso daqui:

E o sistema novo apresentando algo similar:

Mas isso não passou de um sonho de muitas pessoas... rsrs

Hoje, depois da doideira que foi ontem, já podemos ter mais ou menos uma impressão do que como será o novo sistema de acompanhamento de processo de cidadania portuguesa. Antes, tínhamos 7 bolinhas com algumas podendo ter até 3 cores, agora, ao que tudo indica, teremos 4 bolinhas, ou seja, 4 fases. A primeira vista me parece mais real ao que eram respondidos aos nossos questionamentos. Vou tentar resumir o que acho que pode vir a ser daqui por diante.

Vou usar um processo que acompanho, portanto, um processo real. Dos 5 processos que acompanho, 3 estão com a mesma diagramação. 2 parecem ainda pendentes de atualização para ficarem mais parecidos com esse daqui, que é um processo de filho - 1C - que tramitou no ACP:

Um processo de casamento, tem a mesma "cara", conforme recorte abaixo, também de um processo real:

Os 2 outros que acho que não estão atualizados e que acho que ainda irão mudar para a imagem acima, têm a seguinte figura, ressaltando que são processos de netos, menores, com envio em 2023:

Note que é um processo com poucas informações, inclusive sem indicar o número dele, o que foi retirado da primeira imagem.

A única diferença que em relação às bolinhas está no meio, na bolinha chamada de "Aguarda resposta, o que faria sentido a sua existência, se existisse também no processo de casamento, exemplificada na segunda figura. No campo informativo, há a seguinte informação:

Repito. Nada aqui é oficial, são meras opiniões e uma forma de diminuir a minha ansiedade e de algumas que por ventura se encorajarem de ler essas breves observações.

Fiquem a vontade para comentar, discordar e aprimorar o que foi dito.

«1

Comentários

• @Destefano consultando o meu processo (neto - junho/2021 - CRC), retorna um resultado igual o da sua última imagem, só que apenas a bolinha 1. Não consta o número do processo, nem a requerente como mostrava a consulta no site anterior. O texto é o mesmo que havia "seu processo está pronto para ser verificado".

Na página que redireciona para a consulta no site do IRN, falam que a consulta "não permite conhecer os detalhes" do processo, porém fala que serve para verificar " se lhe foi enviada alguma notificação pelo correio".

Seria interessante se o novo site mostrasse na própria consulta qual foi a notificação. Só isso já melhoraria muito a consulta e pouparia trabalho para todo mundo. Porém não tenho muita fé nisso. Passada a euforia inicial, a impressão que tenho é que trocaram seis por meia dúzia.

• Meu processo está igual ao último aí , estou muito ansioso com isso , espero que não seja só um erro no sistema

• O site anterior já era bastante esclarecedor , ele só não tinha uma atualização igual dos funcionários das linhas de registros. Fora isso o site era esclarecedor. Pelo que estou vendo o novo site retirou os detalhes , será que tera msg avisando se o processo foi escaneado , consultas externas , verificação?

• @Destefano, boa tarde!

Eu acompanho 2 processos, um da minha esposa, que se habilita porque consegui a nacionalidade por tempo de residência legal no ano passado.

O segundo é da minha sogra que está com a nova página de consulta semelhante a essa que você está mostrando por último.

O texto que está sendo mostrado tanto na sua pesquisa quanto na minha trouxe grande preocupação pois fala que " EM ALGUMA FASE DA TRAMITAÇÃO FOI SOLICITADO ALGUM DOCUMENTO OU ALGUMA INFORMAÇÃO " e isso, no caso da minha sogra não aconteceu apesar do processo ter chegado na CRC em novembro de 2022.

Embora na sua mensagem não esteja aparecendo, na página da minha sogra aparece o item seguinte AGUARDA DECISÃO já "ticado" onde na caixa de informacao dizem o seguinte:

O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão"

Estou preocupado com a indicação que enviaram pedido de documento ou de iinformação e mesmo assim passaram para o item seguinte dizendo que aguardam decisão.

Gostaria de saber sua opinião à respeito bem como de qualquer outro forista.

• @Destefano

Esqueci de informar que o processo da minha sogra é na condição de neta.

• @LeoSantos muita coisa ainda a ser esclarecida.

@ugoesteves não se preocupe com nada no próximo mês, porque tudo que não for oficial e escrito direcionado a cada um, pode mudar e não ser nada daquilo que a gente imaginou. Não fique preocupado com o andamento em si da sua sogra, o processo dela, para neto, é novo. Eles ainda estão trabalhando com 2021.

• Boa tarde.

O processo de neta da minha mãe, entregue em 15/09/21 e que tramita no ACP consta diferente aos processos de netos do @Destefano

Eu tenho duas senhas para consulta. Uma que recebi no início do processo e outra que solicitei esta semana pela Linha de Registo (em 01/10/24).

Lembrando que pelo sistema de consulta antigo, o processo estava na bolinha 4 desde o ano passado.

Até ontem, quando eu consultava o processo pelo sistema novo usando a senha antiga, apareciam 5 bolinhas e constava que estava em análise.

Já utilizando a senha nova apareciam 4 bolinhas e todas finalizadas com ✅

Já Hoje, depois que o sistema voltou a funcionar depois da dita atualização que fizeram, quando eu consulto aparece igual para as duas senhas, com 4 bolinhas e todas finalizadas.

Segue foto:

Não sei se está correto e o processo foi realmente finalizado. Amanhã vou ligar na Linha de Registo para tentar saber.

Mas, se realmente estiver finalizado mesmo, tenho uma suposição de que o processo de neto tem 5 fases/bolinhas, mas se ele não cair em exigência, talvez a bolinha 3 (que seria aguardando a resposta de eventual exigência), “some” do sistema quando ele é finalizado, ficando somente com as 4 bolinhas.

• @Destefano sim, claro, estou falando só da minha impressão inicial.

• @marianaluz21

Eu não levaria a sério o que esse novo sistema está mostrando pelo menos até semana que vem. Eles colocaram no ar ontem à galega (vulgo "nas coxas") e estão remendando o tempo todo. Provavelmente nos próximos dias ainda vamos encontrar todo tipo de informação errada e erro bizarro até corrigirem tudo.

• @marianaluz21

Estranho é que todas as etapas estão com a mesma data: 15/09/2021

• @ecoutinho sim, por enquanto não vou arriscar nem pedir no civil on-line. O máximo que vou fazer será ligar na linha de registo e pedir que o atendente verifique. E vou acompanhando como o site se comporta.

@Amorim tambem achei estranho estar com a mesma data. 15/09/21 é o dia que o processo foi entregue em Lisboa (posteriormente foi transferido para ACP). Não dá mesmo para saber se é erro ou não…

• @marianaluz21 ao menos o seu processo está mais ou menos na data de ter a decisão mesmo, em pese pelo sistema antigo estivesse na bolinha 4.

• @marianaluz21 ,

não está nada confiável, todas as fases de seu processo tem a mesma data. Penso que deve aguardar até que esta nova plataforma esteja funcional.

@Destefano ,

concordo com o @LeoSantos , trocaram 6 por meia dúzia. E agora com menos transparência, pois da entrega até a análise não será possível saber se está caminhando ou não, o que para mim gera um pouco de insegurança pois o maior período é da data de entrada até a análise. Se as pessoas vissem pelo menos uma movimentação, não teriam a ansiedade que acaba fazendo tanta gente ligar na LR e/ou enviar email para saber do andamento. Mas enfim nada a fazer, a coisa é como é.

• Confira abaixo a reposta completa do IRN:

"O Instituto dos Registos e do Notariado procedeu ontem à migração do sistema de tramitação de pedidos de nacionalidade nos balcões da Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, e do Arquivo Central do Porto.

Com a entrada em funcionamento do novo sistema foi também substituída a página de consulta do estado do processo de nacionalidade, que é disponibilizada ao requerente ou ao mandatário, mediante um código de acesso. Nesta substituição foi detetado que, durante a migração de processos para o novo sistema e o encerramento no sistema antigo, a informação apresentada sobre alguns processos não estava coerente com a sua real situação.

Como medida de mitigação o IRN suspendeu ontem de manhã a disponibilidade do serviço de consulta e corrigiu as anomalias, tendo sido disponibilizada uma primeira versão do novo serviço de consulta ao início da noite de ontem. Hoje ao fim da manhã foi disponibilizada nova versão, com melhoramentos.

Esclarecemos ainda que o IRN não notificou, durante o dia de ontem, qualquer requerente sobre a concessão de nacionalidade portuguesa".

• editado October 3

@texaslady @Destefano @LeoSantos @ecoutinho

obviamente, também não fiquei satisfeito com a forma como as coisas estão. acho que tanto o planejamento quanto a execução foram muito, muito mal elaborados. Qualquer recém-formado em análise e desenvolvimento de sistemas teria capacidade de fazer um trabalho melhor.

Por outro lado, acho que uma parte das nossas críticas não leva em conta um fator fundamental - a lógica portuguesa.

Apenas para exemplificar, e sem querer fazer nenhuma crítica, vamos olhar o comentário da @texaslady

da entrega até a análise não será possível saber se está caminhando ou não

Ora, a lógica portuguesa funciona da maneira inversa: as etapas entre a entrega e a análise, e a própria análise, são processos internos do IRN, que não dizem respeito ao requerente. O requerente, não tendo qualquer influência nessas etapas, não precisa de qualquer informação adicional. Qualquer informação adicional gera confusão desnecessária.

Na lógica portuguesa (e a meu ver, não está errada), para o requerente interessam apenas 3 coisas: o processo foi recebido? há alguma exigência? o processo foi concluído? Até mesmo a etapa de "despacho" é desnecessária, afinal, o que o requerente faz com essa informação? Nada. (a menos que o despacho seja um indeferimento, mas isso poderia ser parte da etapa de exigências, talvez)

Essa "necessidade" de saber o que está acontecendo é típica nossa, de brasileiros (e também não está errada). O @Destefano , que é advogado, deve ter essa experiência. O cliente típico, que fica ligando e mandando email todo dia, ou toda semana, querendo saber se o processo "andou", ou se tem "novidades". Fazendo uma análise sociológica de boteco, isso tem muito a ver com a importância que as redes informais tem na nossa sociedade. No Brasil, o advogado ter "um bom relacionamento" com o atendente, com técnico judiciário, com o juiz, ainda tem um peso enorme no "andamento" do processo. Então quando o cliente pergunta para o advogado se há alguma novidade, o que está querendo saber mesmo é, "você está usando a sua rede de contatos para o meu benefício?"

Isso não existe, ou existe em medida muito menor, em Portugal (pelo menos, para o cidadão comum, para os ricos e muito ricos podemos assumir que é diferente). Então, saber que o seu processo passou de "foi registrado" para "aguarda consultas" (por exemplo), não tem utilidade nenhuma - porque não adianta ligar na Linha Registos, não adianta mandar e-mail para a conservatória, não adianta pedir para "o amigo do tio que mora lá em Azambuja" (só para usar um nome "engraçado") dar um pulinho na conservatória. Não vai alterar nada.

Enfim... a implementação do sistema não foi perfeita, há muitos erros a corrigir, muita coisa a melhorar. Pra mim, algumas melhorias seriam:

• receber as notificações de exigência via sistema, com um aviso por email;
    • receber uma confirmação de que documentos adicionais foram juntados ao processo;
    • uma estimativa de conclusão, calculada "em tempo real" (como era na antiga planilha em Excel), com um aviso bem claro de que é apenas uma estimativa; obviamente isso só vai funcionar quando os processos estiverem estabilizados;
    • a possibilidade de visualizar os documentos que fazem parte do processo, embora isso traga alguns riscos de segurança de dados. talvez apenas uma lista dos documentos já fosse suficiente;

Mas saber se o processo "andou", "correu", "está tirando um cochilo"... não faz muita diferença. só o que eu quero é o meu assento de nascimento na mão 😁

• editado October 3

@eduardo_augusto

Para o requerente interessam apenas 3 coisas: o processo foi recebido? há alguma exigência? o processo foi concluído? Até mesmo a etapa de "despacho" é desnecessária, afinal, o que o requerente faz com essa informação? Nada. (a menos que o despacho seja um indeferimento, mas isso poderia ser parte da etapa de exigências, talvez)

Concordo totalmente com isso. Acho que o portal novo nesse ponto traz um avanço: tira a complexidade desnecessária e não induz as pessoas a ficarem discutindo e questionando detalhes internos do IRN que são irrelevantes p nós (irrelevantes pq não podemos influenciá-los).

Confesso que uma das coisas que me davam mais paúra quando lidava diretamente com clientes externos (geralmente empresas grandes) era a tendência que nós brasileiros temos, e vc bem explicou, de ficar questionando e querendo interferir em processos internos que não lhe dizem respeito. Era uma perda de tempo e desgaste enorme explicar p o sujeito que o processo era daquele jeito pq não tinhamos só a empresa dele como cliente no planeta Terra e precisavamos atender a todos 😆.

Minha crítica está mais relacionada a dois pontos da execução do projeto:

1 - o desenho da interface do site, que induz as pessoas a interpretações erradas (p exemplo com aquele “i” embaixo de cada etapa que induz a pessoa a pensar que se trata de informação específica do seu processo, quando a verdade é só uma explicação do que é aquela etapa)

2 - a virada de chave no melhor estilo “Turma do Didi”, mostrando informações erradas, manutenção no meio do dia etc etc. Dá para fazer muito melhor com um planejamento mínimo e evita queimar a credibilidade do novo sistema no lançamento, justamente o momento mais crítico, em que deveriam estar preocupados em conquistar confiança. Da forma que fizeram só gerou mais desgaste e reforçou aquela percepção de que “a coisa não é séria”.

• @eduardo_augusto ,

Entendo seu ponto de vista no que diz respeito a ligar para a LR ou mandar email não vai mudar nada. Tanto que nunca fizemos isso aqui nos processos de minha familia, pois pensamos que isso só vai adicionar mais trabalho a um sistema tão sobrecarregado.

Ora, a lógica portuguesa funciona da maneira inversa: as etapas entre a entrega e a análise, e a própria análise, são processos internos do IRN, que não dizem respeito ao requerente. O requerente, não tendo qualquer influência nessas etapas, não precisa de qualquer informação adicional. Qualquer informação adicional gera confusão desnecessária.

Mas penso na minha humilde opinião, que levando em consideração o enorme tempo que estes processos tem levado, o site anterior, se estivesse sendo devidamente atualizado, informaria mais precisamente as movimentações do processo. As quais penso, em qualquer estágio, são de todo o interesse dos requerente, mesmo sem a sua ingerência e traz mais transparência ao processo. Mas como disse no meu post anterior, a coisa é como é pela lógica portuguesa e não há o que fazer. Mas nada mudou, o que antes ficava parado na bolinha 1 por anos agora ficará parado por anos na bolinha 1 submetido.

Por exemplo, tenho e já tive alguns processos judiciais no Brasil, um deles levou 23 anos, isso mesmo 23 anos. A consulta online (não me recordo mais em que ano começou) foi um grande avanço, fazendo completamente desnecessário ligar para o escritório de advocacia para saber do andamento. Inúmeras movimentações eram procedimentos internos e que não mudavam em nada a situação , mas simplesmente indicava o que interessa a mim que era estar movimentando. Imagine se não houvesse este acompanhamento quantas ligações eu precisaria ter feito ao escritório de advocacia.

Todos temos diferêntes opiniões e isso que que faz o fórum interessante.

• @eduardo_augusto @ecoutinho @texaslady @LeoSantos

A mensagem do Eduardo sobre a implementação do sistema em si, eu vou passar, porque sou bem leigo nesse assunto, apesar de estudá-lo tbm. Sobre isso, nada a comentar mesmo, apenas que não esperava nada diferente do IRN no aspecto de termo diversos erros iniciais de implementação. Coisas muito mais sérias, como a emissão errada de um assento foi feita em larga escala. Então...

Sobre o funcionamento da consulta ao sistema em si. Eu penso que melhorou absurdamente. Antes, as bolinhas intermediárias eram imprecisas e todas as respostas que nos foram feitas, ao menos que eu me recorde, eram feitas nessas 4 fases, ou seja, nessas 4 bolinhas como parece que vai ser, exceto, se de fato nada mudar, uma quinta fase intermediária.

E os motivos para eu pensar assim estão no texto do Eduardo, que mais ou menos expressou o que penso sobre o assunto, inclusive a ansiedade natural das pessoas... rsrs...

No entanto, em que pese a pouca familiaridade que ainda temos com o sistema e que pode nos levar a interpretações equivocadas, como sublinhou o Coutinho, onde as informações nas indicações "I", são genéricas e, não específicas, como muitos podem achar que são. Apesar disso tudo, agora tem algo que muda tudo e se elas forem precisas em algum momento, o que espero que sejam, o andamento indica as datas. Agora, não seria mais necessário entrar todo dia para saber quando aconteceu algum evento. Em tese, isso tudo será explicitado.

Eu tenho uma certa experiência com consultas processuais. Poderia ser bem diferente, com muito mais informações? Poderia. Para tanto, eles teriam que ter mais alguma expertise e assumir mais responsabilidade o que eles não tem e não querem, respectivamente. E de certa forma, penso que eles não estão errados. Isso porque mais informações, mais pessoas iriam entrar em contato para tirar dúvidas. Lembro a todos que a grande maioria de pessoas que lidam com o IRN são pessoas leigas e estrangeiras e com consultas escritas. Fica difícil controlar a quantidade de emails que eles devem receber por dia.

Até as exigências, ao que tudo indica, serão digitais. Sou muito otimista quanto a tudo isso. As pessoas precisam ter calma e deixar eles atuarem.

• @texaslady

Por exemplo, tenho e já tive alguns processos judiciais no Brasil, um deles levou 23 anos, isso mesmo 23 anos. A consulta online (não me recordo mais em que ano começou) foi um grande avanço, fazendo completamente desnecessário ligar para o escritório de advocacia para saber do andamento. Inúmeras movimentações eram procedimentos internos e que não mudavam em nada a situação , mas simplesmente indicava o que interessa a mim que era estar movimentando. Imagine se não houvesse este acompanhamento quantas ligações eu precisaria ter feito ao escritório de advocacia.

Só uma observação, Texas, sem qualquer juízo de valor da sua mensagem, mas uma singela opinião de quem trabalha com isso.

Se vc não tem experiências, vc precisará de alguém que tenha para traduzir muitas coisas que os atores jurídicos usam. Além disso, por mais que tenha havido melhorias, eu mesmo nem sempre consigo saber o que está dizendo um despacho sem olhar o processo, o que a maior parte se consegue olhando pelo computador mesmo todos os autos do processo.

Além disso, a comparação com os processos judiciais tbm é pouco complicada, considerando que o processo judicial, ao menos no Brasil, é público. Já o processo de nacionalidade não é, apenas o seu resultado. Sem contar que, como disse anteriormente, quanto mais informações são colocadas em um movimento processual, mais responsabilidade eles possuem. Um erro de um processo judicial meio que não dá nada, mas um erro em processo administrativo pode ser levado para o judicial e ser julgado e condenado em indenizar por algum prejuízo.

• @eduardo_augusto :

Ora, a lógica portuguesa funciona da maneira inversa: as etapas entre a entrega e a análise, e a própria análise, são processos internos do IRN, que não dizem respeito ao requerente. O requerente, não tendo qualquer influência nessas etapas, não precisa de qualquer informação adicional.@Destefano

Aqui eu discordo um pouco, por dois motivos. Explico: Em primeiro lugar, porque o requerente precisa saber a quem cobrar. Cito o caso do nosso amigo @jpvecchi onde segundo informações, um dos processos dele ficou agarrado por causa das consultas. A demora é da AIMA? é da polícia judiciária? do DGAJ? É da própria conservatória? A quem vamos cobrar mais agilidade no governo?

Em segundo porque, convenhamos, o histórico das conservatórias (principalmente da CRC), anda péssimo. Eu nem vou falar do prazo previsto na lei de 90 dias (30+60) para proferimento de decisão, dado o enorme número de processos, etc... Porém, parte dessa demora também pode ser atribuída à CRC a meu ver. Não é novidade relatos de processos que ficaram "perdidos", e demoraram muito mais que o habitual, sem qualquer explicação.

Na minha opinião, quanto mais informações tivermos (exceção feita aos trâmites internos cuja publicidade possa causar problemas de segurança), melhor seria para cobrarmos os responsáveis, inclusive pedir mais verbas, condições de trabalho, etc...

Tem uma outra coisa que eu esqueci de mencionar, que é o seguinte: Na verdade nós não sabemos de fato como funcionava o sistema anterior (se os avanços nas bolinhas eram lançados manualmente no sistema, ou se as informações eram "puxadas" de algum sistema interno). No sistema novo, também não sabemos, mas me parece que a intenção é que isso seja atualizado de forma automática conforme o processo vai tramitando eletronicamente. Se for isso mesmo, será um grande avanço.

• texasladytexaslady Beta
    editado October 3

@Destefano ,

Realmente a inclusão das datas no novo formato é um avanço. E acho que mais mudanças virão para melhorar mais ainda e realmente acho que todos devem ter calma e somente esperar que esta nova consulta seja funcional. Não me preocupa nem um pouco os erros deste início de implantação. Eles serão corrigidos no devido tempo português. O importante é que daí em diante eles sejam fidedignos.

Meu exemplo de processo judicial, não foi comparar processo judicial no Brasil com processo de nacionalidade. E você tem toda razão, muitas movimentações no processo judicial nem sempre são claras para o advogados, quem dirá para o leigo. Mas o meu ponto não é esse. O meu ponto central e apenas isso, é acompanhar as movimentações, online e ver que a coisa está andando. Se não entendo alguma coisa, sem problema, vou buscar a resposta. Mas no exemplo que dei de meu processo vim a descobrir um pouco tarde, o porque que meu processo estava parado por tantos anos apenas quando tive acesso a consulta online. Um pequeno detalhe que meu estimado advogado não havia me informado e assim que o confrontei ele admitiu o erro e pudemos resolver a situação e o processo continuou.

Mas, mas uma vez o importante é a informação disponível para acompanhamento

Sem contar que, como disse anteriormente, quanto mais informações são colocadas em um movimento processual, mais responsabilidade eles possuem. Um erro de um processo judicial meio que não dá nada, mas um erro em processo administrativo pode ser levado para o judicial e ser julgado e condenado em indenizar por algum prejuízo.

Exatamente, é esta responsabilidade e transparência que se deve ter em qualquer processo sendo ele público ou não. É o mínimo que se deveria ter. Restringir informação muitas vezes pode significar eximir de resposabilidade. Claro que não estou falando de informações classificadas ou secretas.

• @LeoSantos mas a informação onde está o processo vai constar, provavelmente, porque se formos por trás dos dados que vemos, conseguimos identificar onde está o processo, conforme tela postada no grupo aqui ontem... Por trás, se consegue ter acesso a isso tudo, apenas ainda não está visível na tela amigável que a gente vê quando acessamos.

• @texaslady em tese, isso tudo é uma comodidade para nós para e para eles, porque nem precisariam disponibilizar andamento para nós. Nós nos acostumamos a ter essas informações, mas na verdade, até onde eu sei - posso estar enganado - não existe essa obrigatoriedade...

Enfim, acabou que concordamos que a data foi um grande avanço.

• Prezados, meu processo de neto de out/23 aparece com as 4 bolinhas ticadas, obviamente de forma equivocada. Minha preocupação é que nesse primeiro momento não aparece nem o número do processo, nem meu nome ou onde estaria o mesmo. Alguém passa pelo mesmo problema? Seria isso parte do ajuste do sistema, que ainda não ocorreu por completo?

• @acard08

sim. vai levar dias até que tudo se normalize. não se estresse, seu processo nao sumiu.

aguarde mais uns dias e consulte de novo.

• @eduardo_augusto Obrigado pelas palavras.

• @acard08 tenho 2 processos de neto nessa mesma situação. Vou postar aqui e vc vai como tudo ainda está incompleto, inclusive, na parte de baixo de ambos, consta informações guia do acompanhamento anterior, com 7 bolinhas ainda... Abaixo segue dois prints, apesar da semelhança entre eles, são dois processos diferentes, de pessoas diferentes, ambos de neto.

• texasladytexaslady Beta
    editado October 3

@Destefano ,

então nem vale a pena opinar muito ainda sobre a nova consulta, pois a cada minuto surgem novas informações, rsrs. Veja só a imagem abaixo que o @Lucas_Gabriel postou. Ali as consultas externas estão incluídas após a análise, que está em negrito. E as fases se expandem de 4 para 5, no caso dele.

• @texaslady mas isso eu estou postando desde a primeira mensagem, estou exatamente que esse não deve ser real, o andamento de 5 etapas não deve ser o real. Lógico que especulação, uma coisa é analisar as possíveis variações do que pode vir a ser outra, bem diferente e, na minha opinião vale discutir, é sobre o processo em si. Nesse ponto, tenho a percepção semelhante ao do @eduardo_augusto.

Assim, penso que não custa nada avaliar o que temos do novo sistema, inclusive para de repente passar alguns pitacos e tal, outra, que penso ser diversa, seria acreditar nos andamentos sem ao menos ter um tempo de consolidação e migração dos dados de forma completa. E vou além... rsrs... Até mesmo naquilo que pode vir a se tornar realidade, acho que as cores ajudavam muito aos usuários, o verde sempre será algo positivo e se não voltar de alguma forma, ao menos para mim, já vai deixar saudades...

• @eduardo_augusto @Destefano @texaslady Está claro pela explicação de vcs que devemos aguardar, sem estresse, o aprimoramento da ferramenta. Obrigado por tranquilizarem a comunidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.