Trinetos. Possível?
Boa noite. Desculpe se for uma pergunta muito frequente, mas estou na seguinte situação:
- Minha tataravó (portuguesa), falecida;
- Meu bisavô (brasileiro), falecido;
- Meu avô (brasileiro), vivo;
- Minha mãe (brasileira), viva;
- Eu (brasileiro).
É possível de eu conseguir a cidadania portuguesa pela atribuição de netos (1D) pelo meu avô, e então para mim/minha mãe? Pesquisei e algumas fontes dizem que não, pois a de netos é apenas de naturalização, e não atribuição; outras fontes dizem que a lei foi "atualizada" e agora netos tem direito a atribuição também.
Grato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@leeooo
Sim, perfeitamente possível no seu caso. Seu avô vivo pede a cidadania como neto de portugues (artigo 1-D). Ao finalizar o processo ele será português. A partir do deferimento dele sua mãe pode pedir como filha de portugues (artigo 1-C) e você pode pedir como neto (1-D) ou como filho (1-C), mais rapido acredito que será pelo 1-C apensado ao processo da sua mae. Após isso seus filhos e netos também podem pedir e continuar o ciclo para os filhos e netos deles... Também os conjuges dos novos "portugueses" tem direito a pedir a nacionalidade desde que provado o tempo mínimo. O que não pode é pular 2 gerações falecidas. Siga os guias aqui do forum conforme o caso:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Menores Formulário 1D
Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3
Parecer Técnico e/ou Jurídico sobre necessidade de Transcrição de Casamento
@leeooo
A princípio é possível: seu avô obtém a nacionalidade como neto, em seguida sua mãe obtém como filha e por último vc como filho. Digo a princípio pq o português originário é sua trisavó, e é preciso ver se o seu bisavô foi perfilhado. Para saber isso terá que verificar na certidão de nascimento dele quem o registrou e com que idade. Também é importante levantar se a sua trisavó se casou com seu trisavô, onde se casaram e qual a nacionalidade dele.
É importante não perder tempo e entrar com o processo de seu avô logo, pois imagino que já seja idoso e ele precisa estar vivo até o final do processo.
A nacionalidade para netos já há alguns anos tornou-se originária (atribuição).
@leeooo exatamente como bem explicou o @ecoutinho: é preciso conferir a documentação e tratar de entrar o quanto antes em função da idade. Eu respondi apenas em linhas gerais, considerando apenas os graus de parentesco, assumindo que toda documentação/perfilhações etc esteja em ordem para simplificar o caso.
@ecoutinho @AlanNogueira muito obrigado pela ajuda, já estou arranjando os documentos. agradeço.
Seria possível atualizar esta situação no site https://www.cidadaniaportuguesa.com/trinetos/?
Lá consta que, com o bisavô falecido, não há o que fazer. Estou na mesma situação, e o site tinha me confundido um pouco
@johnjohn111 de fato está desatualizado pois a lei já foi modificada há muito tempo, neste caso sugiro que entre em contato com o @Admin eu pessoalmente nem conhecia essa parte do site apesar de já frequentar há bastante tempo... agora olhando vi que tem outras partes também desatualizadas (como lista de documentos etc) talvez fosse o caso de remeter para as listas de guias e informações uteis.