Processo Apensado: seria uma alternativa para o nosso caso?

Estamos em vias de encaminhar o formulário 1D da minha mãe, neta de portugueses, para a CRC Lisboa.

Fiquei na dúvida se já não seria o caso de encaminhar como processo apensado, enviando conjuntamente o meu formulário e dos meus irmãos (somos em quatro irmãos). É possível? Qual seria o formulário a ser utilizado, 1D também?

Sei que daqui uns 3 anos, após a concessão da nacionalidade para a minha mãe, será necessário fazer a transcrição do casamento dela (meu pai é o declarante em todos os nascimentos).

Vocês acham que seria uma boa?

Comentários

  • @gikacangika ,

    A apensação a princípio parece ser uma boa opção. Mas nem sempre é vantajoso para todos. Por exemplo se fosse o caso de 4 irmãos netos valeria, bem a pena, Processos de fillhos (1C) também podem ser vantajosos quando enviados para ACP, que tradicionalmente processa mais rápido.. O problema atualmente é que alguns processos s;o correm em Lisboa, como os de netos (com excessão dos que foram transferidos para o porto) e em Lisboa os processos demoram mais.

    No seu caso se fizer por apensação terá que enviar todos os processos para Lisboa. E se nos próximos anos tudo continuar como é hoje, com Lisboa sempre demorando mais tempo vocês perderiam uns mais ou menos uns 1,5 anos fazendo a apensação. Pois se fizessem o de sua mãe primeiro em Lisboa, levando uns 3 anos e a seguir os de vocês mais uns 2,5 anos, no total levaria mais ou menos in 5,5 anos. Se não fizer a apensação o de sua mãe levaria os mesmos 3 anos em Lisboa, e a seguir se vocês irmãos enviassem os processo de filhos (1C) para o ACP levaria pouco mais de 1 ano.

    Fica difícil opinar agora, pois estamos num momento de transição e todos este prazos poderão ser diminuídos nos próximos anos. Mas no momento eu só faria apensação para Lisboa se fossem apenas processos que só correm Lisboa, como vários irmãos netos ou para conjuges.

    Mas caso esteja interessada leia este tópico com instruções:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos

  • @texaslady

    Muito obrigada pela elucidação, obrigada mesmo. Mas acho melhor seguir só com o processo de neto para a minha mãe mesmo. Esperançosa de que esse prazo de três anos seja reduzido...

  • mlsoaresmlsoares Member

    Bom dia @texaslady

    Tenho uma dúvida com relação ao meu caso e gostaria de uma ajuda.

    Eu já possuo a cidadania Portuguesa e agora vou iniciar os processos de solicitação de cidadania para o meu marido (nacionalidade pelo casamento) e para as minhas filhas, sendo uma delas menor de idade (formulario 1C para ambas).

    Posso enviar todos os processos para a conservatória de Porto, solicitando processo de apensação, ou como tem o processo de nacionalidade pelo casamento, tem que ser necessariamente por Lisboa?


    Obrigada!

  • @mlsoares ,

    O processo de seu marido será processado em Lisboa, mesmo que você envie apensado para o Porto. Teve um caso parecido com o seu outro dia, mas era de uma filha de português 1C e para o marido dela Mod 3. Consultei a CRc e eles disseram que assim que o dela terminasse no Porto o do marido seria encaminhado para Lisboa. No caso o processo do marido seria um processo dependente da finalização do da esposa.

    No seu caso os processos não são dependentes, mas ainda assim podem ser apensados e o que ocorreria se você enviar para o Porto eles processariam o de suas filhas no Porto e já encaminhariam o de seu marido para Lisboa.

    Este foi meu entendimento pelas respostas da CRC anexadas abaixo. Vale esclarecer que ainda é raro relatos de apensação postados e restam ainda muitas dúvidas.


  • mlsoaresmlsoares Member

    @texaslady

    Obrigada pela resposta!!!

    Vou enviar todos os 3 processos para o Porto, assim fica só uma postagem e espera que lá eles enviam para a CRC Lisboa caso seja necessário.

    Pelo que li em outros tópicos deste fórum haverão mudanças com o intuito de agilizar o processamento dos processos, estou aqui na torcida para que uma das mudanças seja a possibilidade de processamento de nacionalidade pelo casamento ser feita também pelo Porto ;-)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.