meu avô é Português porém não foi declarante da minha mãe
Olá, Estou tirando a cidadania da minha mãe para conseguir a minha rsrs, Meu avó é português e minha avó brasileira, eles se casaram em são paulo, tenho a certidão de casamento dos meus avós, porém, na certidão de nascimento da minha mãe, ele não foi declarante e sim minha avó, queria saber se é necessário algum outro documento para comprovar que minha mãe era filha dele, na certidão de nascimento dela consta o nome dele.
Os documentos que posso são:
Certidão de casamento dos meus avós,
certidão de óbito do meu avó declarando que deixou minha mãe e outros filhos.
certidão de nascimento da minha mãe
estou tentando fazer o pedido de certidão de nascimento do meu avó, porém estou com dificuldades no pagamento. é necessário algum documento além desses?
Desde já agradeço
Comentários
@Dhara
Tipicamente nesses casos, recomenda-se que seja feita a transcrição do casamento entre o seu avô português e sua avó brasileira. Fazendo isso, confirma-se perante as autoridades portuguesas o vínculo familiar e isso "legitima" a sua mãe como filha do casal. Para isso, você precisará da certidão de nascimento do seu avô, da certidão de nascimento da sua avó, e da certidão de casamento deles, além de preencher um requerimento. Enquadra no caso 3 dessa discussão aqui: Quando se deve fazer transcrição de casamento para fins de nacionalidade? — Fórum Cidadania Portuguesa
Se você mora em São Paulo, a recomendação é enviar o pedido para a CRC-Porto. Veja aqui uma discussão com as orientações gerais:
Transcrição de Casamento - CRC do Porto - Página 17 — Fórum Cidadania Portuguesa
e também
Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021] - Página 12 — Fórum Cidadania Portuguesa
----------------
"Estou com dificuldades no pagamento" é muito genérico. O documento está em um Arquivo Distrital? Ou no Civil Online? De qualquer modo, você precisa de um cartão de crédito habilitado para pagamentos internacionais. Talvez essa discussão aqui possa te ajudar: Problemas com o pagamento via Cartão? Veja esse tópico — Fórum Cidadania Portuguesa
Muito obrigada, o problema de orçamento foi resolvido, consegui uma cópia não autenticada da certidão do meu avô, pelo civil online, mas acho que será necessário uma cópia autenticada, como posso conseguir ?