Eu voltei com algumas dúvidas, vocês podem me ajudar?
1) Fui fazer a autenticação do meu RG, porém quando o documento voltou, ele estava um pouquinho "amassado" nada tão extravagante, terei problemas com isso?
2) Na hora de fazer a autenticidade do formulário 1C, o carimbo e a etiqueta com a assinatura deles são meio grandes, pelo que vi no formulário, ele preenche meio que a folha toda, como devo proceder nesse caso?
Poxa galera, to meio chateado, na hora que estava mandando a documentação (pois já estava com tudo pronto), no momento de mandar vi que o formulário estava meio manchado no "O" de "conservatória" pois estava meio molhado, daí manchou a parte de trás de azul (não tem informação nenhuma, pois é o quadro 3), mandei a documentação, agora é só esperar para ver, infelizmente acho que vai entrar em exigência, só estou compartilhando com vocês, obrigado!!
Quais seriam os próximos passos agora? poderiam me informar o telefone de onde ligar e etc?
@Gregory LR é linha de registro onde vc liga para obter informações sobre o andamento dos processos.IRN é o órgão do Ministério da Justiça Português q cuida das conservatórias.
Liguei na LR hoje e consegui o número do processo e quando foi numerado (dia 14/11), ela não informou nada sobre estar em análise ou ter exigências. (acabei esquecendo de perguntar também) Como tive aquele pequeno probleminha de ter molhado um pouquinho, quando vocês acham que eu devo ligar novamente? (Já que talvez caia em exigência e eu não sei como eles fazem para informar, visto que só tem 20 dias para cumprir a exigência)?
@Gregory a maneira mais rápida de saber se tem exigência é ligar regularmente para a LR e ver informações do processo. O prazo para cumprir exigência não são 20 dias e sim 20 dias úteis aos quais as conservatórias, já na notificação da exigência, concedem mas 30 dias úteis de dilatação de prazo devido às demoras da corresponderia internacional. Esse prazo possa a ser contado 3 dias úteis após a emissão da notificação. Se você for ver temos 53 dias úteis aí, considerando que, em média, um mês tem 23 dias úteis são quase 2 meses e meio.
Bom dia, alguém consegue me responder a seguinte duvida ?
Sou neta de portuguesa. Minha mãe já possui a nacionalidade. E no caso ela não é a declarante na minha certidão de nascimento, o declarante é meu pai, e o casamento deles é averbado em Portugal. Como eu comprovo isso na hora de enviar meus documentos ? Preciso enviar a certidão de nascimento e de casamento dela ?
@nygomes, se já está averbado o casamento em Portugal não precisa fazer mais nada, a comprovação é é a averbação que consta no assento de nascimento dela. Basta juntar a documentação para poder fazer o seu processo.
Para seu processo precisa de: 1 - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada 2 - Xerox autenticada do seu documento de identidade, emitido há menos de 10 anos, apostilado 3 - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade 4 - Cópia do assento de nascimento do progenitor português ou apenas indicar no formulário o número, ano e local do assento, desde que este esteja no sistema informatizado. 5 - Pagamento da taxa de 175 euros (maiores de idade) que pode ser feita por meio de vale postal ou, dependendo da conservatória para onde vá enviar o processo, pode ser feito por cartão de crédito internacional
Comentários
Eu voltei com algumas dúvidas, vocês podem me ajudar?
1) Fui fazer a autenticação do meu RG, porém quando o documento voltou, ele estava um pouquinho "amassado" nada tão extravagante, terei problemas com isso?
2) Na hora de fazer a autenticidade do formulário 1C, o carimbo e a etiqueta com a assinatura deles são meio grandes, pelo que vi no formulário, ele preenche meio que a folha toda, como devo proceder nesse caso?
Muito obrigado!!
E sobre o meu RG terei problemas?
Poxa galera, to meio chateado, na hora que estava mandando a documentação (pois já estava com tudo pronto), no momento de mandar vi que o formulário estava meio manchado no "O" de "conservatória" pois estava meio molhado, daí manchou a parte de trás de azul (não tem informação nenhuma, pois é o quadro 3), mandei a documentação, agora é só esperar para ver, infelizmente acho que vai entrar em exigência, só estou compartilhando com vocês, obrigado!!
Quais seriam os próximos passos agora? poderiam me informar o telefone de onde ligar e etc?
Vi que muitas pessoas ligam na IRN ou LR, oque seria?
Os meus documentos foram entregue para GEEMONES MOCO, vocês o conhecem? gostaria de saber, muito obrigado!!
?
Não seria o Sr. Hermógenes?
Olhando as publicações aqui, eu pensei nele, mas a DHL disse que foi recebido por GEEMONES MOCO, por isso fiquei na dúvida.
Estranho né? será que não entenderam a assinatura dele?
Pode ter sido isso ou é algum novo funcionário.Mas o importante é que os documentos chegaram no local certo
Fica tranquilo:)
Liguei na LR hoje e consegui o número do processo e quando foi numerado (dia 14/11), ela não informou nada sobre estar em análise ou ter exigências. (acabei esquecendo de perguntar também)
Como tive aquele pequeno probleminha de ter molhado um pouquinho, quando vocês acham que eu devo ligar novamente? (Já que talvez caia em exigência e eu não sei como eles fazem para informar, visto que só tem 20 dias para cumprir a exigência)?
Muito obrigado!
O prazo para cumprir exigência não são 20 dias e sim 20 dias úteis aos quais as conservatórias, já na notificação da exigência, concedem mas 30 dias úteis de dilatação de prazo devido às demoras da corresponderia internacional. Esse prazo possa a ser contado 3 dias úteis após a emissão da notificação. Se você for ver temos 53 dias úteis aí, considerando que, em média, um mês tem 23 dias úteis são quase 2 meses e meio.
Sou neta de portuguesa. Minha mãe já possui a nacionalidade. E no caso ela não é a declarante na minha certidão de nascimento, o declarante é meu pai, e o casamento deles é averbado em Portugal. Como eu comprovo isso na hora de enviar meus documentos ? Preciso enviar a certidão de nascimento e de casamento dela ?
Para seu processo precisa de:
1 - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
2 - Xerox autenticada do seu documento de identidade, emitido há menos de 10 anos, apostilado
3 - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
4 - Cópia do assento de nascimento do progenitor português ou apenas indicar no formulário o número, ano e local do assento, desde que este esteja no sistema informatizado.
5 - Pagamento da taxa de 175 euros (maiores de idade) que pode ser feita por meio de vale postal ou, dependendo da conservatória para onde vá enviar o processo, pode ser feito por cartão de crédito internacional
Formulário 1C e instruções de preenchimento:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Sobre pagamento por cartão de crédito
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1