Li todas as mensagens, mas confesso que estou um pouco confuso ainda.
Busco a nacionalidade primeiro para meu pai, neto de português.
Minha avó foi registrada 3 dias depois do nascimento por terceiro (avô materno dela). Neste caso eu necessito da certidão de casamento dos avós maternos da minha avó?
Eu tenho a certidão de casamento de meu bisavô português e minha bisavó brasileira.
Boa tarde, encontrei bastante informação, e estou com esperança que possam me ajudar aqui. Minha mãe é Portuguesa e meu pai Brasileiro. Olhei minha certidão de nascimento, e quem a declarou foi meu Pai. O problema é que não sei o paradeiro do meu pai, nem sei se está vivo. Eles foram casados e o que minha mãe tem, é a certidão de nascimento original dela, certidão de casamento e um Pepel de "separação", acho que é isso. Como posso obter a Atribuição de nacionalidade neste caso? Pois não tenho como solicitar nada a meu pai. Agradeço desde já.
@ribeiro_thi a sua filiação por parte da mãe é presumida...pelo menos é isso que me informaram uma vez na Conservatória . Além do mais você tem a certidão de casamento deles, é só transcrever. Não precisa dos documentos do seu pai, o que importa são os documentos da sua mãe, pois ela é a portuguesa.
Olá pessoal,vocês poderiam me tirar umas dúvidas? 1) Meu pai acabou de tirar a cidadania portuguesa dele (por atribuição), não tem 30 dias, pelo consulado. Vou tirar a minha cidadania agora por atribuição também, porém não será pelo consulado (pois eles fecharam por um breve período), durante o processo dele, ele fez a averbação de casamento, quando fui atrás dos meus documentos, diz que o casamento dos meus pais tem de estar transcrito. Averbação e transcrição é a mesma coisa? Pesquisei aqui e acabei ficando um pouco confuso
2) Meu pai acabou de tirar a sua cidadania, na minha certidão de nascimento consta que ele mesmo foi o declarante, porém ele não tinha dupla nacionalidade quando declarou, gostaria de saber se preciso comprovar para Portugal o casamento dos meus pais para tirar a cidadania? ele ter tirado a dupla nacionalidade antes ou depois, é de muita importância?
Agradeço a todos desde já, se a pergunta está no lugar errado, peço muitas desculpas.
Transcrever é copiar, averbar é anotar; nos processos o que chamamos transcrição é a criação (cópia) de um registro (casamento ou óbito) e a consequente averbação (anotação) no assento de nascimento.
Você poderia me enviar o e-mail deles? quanto tempo está demorando o processo? Outra dúvida, Como é recente a atribuição dele, já é possível que ele tenha a certidão de nascimento portuguesa dele? algumas conservatórias pedem se não me engano. Muito obrigado mesmo!
Já que eles não respondem e-mails, é só mandar a documentação toda para eles e depois como eu fico sabendo se meu processo foi finalizado? Você poderia me enviar o link de quais os documentos necessários? (meu pai ainda não tirou o cartão de cidadão, mas irei tirar se necessário)
Vocês estão me ajudando muito, só tenho de agradecer a todos e a esse fórum, são maravilhosos.
Depois de preenchido,vá a um cartório e assina somente na primeira linha na frente do funcionário Pede que seja reconhecida a firma por AUTENTICIDADE
Não deixe que risquem os campos que ficam em branco.Caso o cartório se negue a fazer desse jeito,explique que é um formulário portugues e que não aceitam de outra maneira.Se mesmo assim insistirem em riscar,procure outro cartório.
-sua certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica xerox do livro) e apostilhada
-cópia autenticada e apostilhada do seu RG com menos de 10 anos de emissão
- xerox simples do assento de nascimento do seu pai ou numero e ano desse assento
- vale postal nos correios no valor de 175 Euros ou por cartão de crédito
Desculpe incomodá-la com tantas perguntas, mas tenho outra dúvida. No caso da xerox simples do assento de nascimento, como faço para ter em mãos? é uma curiosidade, pois quando saiu a nacionalidade do meu pai, só enviaram um e-mail com o número do assento dele, acho que nada tão formal. E oque seria assento "informatizado"?
Como eles mandaram o número do assento de nascimento dele, creio que irei fazer pela conservatória mesmo, muito obrigado!
Para ter o assento de nascimento,peça pelo civilonline,.Mas, como já disse,basta ter o numero e ano do assento Assento informatizado é quando consta, o mesmo,no sistema SIRIC - Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil
Então o assento do meu pai já está informatizado né?
Acabaram minhas dúvidas, muito obrigado mesmo pela aluda, caso tenha muita dúvida em algo (mas vou pesquisar muito antes) faço pergunta no fórum, obrigado mais uma vez!
Eu digo isso, porque quando fui pegar a do meu pai, eles não poderiam dar a cópia do livro (não lembro o motivo), daí eles deram uma certidão dizendo que não poderiam dar. Não sabia que a cópia do livro também existia em Inteiro Teor.
Olá, você me aconselha a fazer o pagamento da atribuição por Vale Postal ou Cartão de Crédito? Se for pelo cartão, a ACP está aceitando pagamentos via cartão? Acabei ficando meio confuso com algumas informações, vi que na hora do pagamento no cartão eles endereçam para Lisboa... fiquei com algumas dúvidas de como proceder nesse caso. É melhor o Sedex ou DHL?
@Gregory é aconselhável fazer o pgto. por cartão de crédito. ACP aceita essa forma de pgto.Se vc enviar a correspondencia pela DHL é mais seguro e mais rápido, mas tb bem mais caro.
Me surgiram algumas dúvidas lendo as perguntas aqui do fórum. 1) Esses documentos que estou reunindo (está escrito um pouco mais acima) precisam ser reconhecidos no Consulado? Ou não?
2) Firma do "notário" reconhecida, seria a minha assinatura?
3) A minha certidão por fotocopia reprográfica, precisa ser reconhecida ou assinada pelo cartório no verso? (onde contém a cópia reprográfica do livro), ou só apostilhada mesmo?
4) Na parte da frente só está escrito que foi emitida "certidão" e não "certidão de Inteiro Teor", tem algum problema?
Obrigado, é que eu sou muito inseguro, daí fico muito confuso.
1- Não,basta apostilar em cartório 2- Não,seria a firma do escrivão que assinou a certidão 3- Só apostilada 4- Precisa ser a certidão reprográfica(xerox do livro)
Comentários
Li todas as mensagens, mas confesso que estou um pouco confuso ainda.
Busco a nacionalidade primeiro para meu pai, neto de português.
Minha avó foi registrada 3 dias depois do nascimento por terceiro (avô materno dela). Neste caso eu necessito da certidão de casamento dos avós maternos da minha avó?
Eu tenho a certidão de casamento de meu bisavô português e minha bisavó brasileira.
Obrigado!
Consegui confirmar, basta transcrever o casamento de meus bisavós.
Obrigado de toda forma, este fórum possui informações preciosas. Parabéns aos foristas e administradores!
O problema é que não sei o paradeiro do meu pai, nem sei se está vivo. Eles foram casados e o que minha mãe tem, é a certidão de nascimento original dela, certidão de casamento e um Pepel de "separação", acho que é isso. Como posso obter a Atribuição de nacionalidade neste caso? Pois não tenho como solicitar nada a meu pai.
Agradeço desde já.
Thiago Ribeiro.
As suas dúvidas foram respondidas em pelo menos dois tópicos, não repita postagens em várias páginas.
1)
Meu pai acabou de tirar a cidadania portuguesa dele (por atribuição), não tem 30 dias, pelo consulado.
Vou tirar a minha cidadania agora por atribuição também, porém não será pelo consulado (pois eles fecharam por um breve período), durante o processo dele, ele fez a averbação de casamento, quando fui atrás dos meus documentos, diz que o casamento dos meus pais tem de estar transcrito.
Averbação e transcrição é a mesma coisa? Pesquisei aqui e acabei ficando um pouco confuso
2)
Meu pai acabou de tirar a sua cidadania, na minha certidão de nascimento consta que ele mesmo foi o declarante, porém ele não tinha dupla nacionalidade quando declarou, gostaria de saber se preciso comprovar para Portugal o casamento dos meus pais para tirar a cidadania? ele ter tirado a dupla nacionalidade antes ou depois, é de muita importância?
Agradeço a todos desde já, se a pergunta está no lugar errado, peço muitas desculpas.
Sendo seu pai o declarante do seu nascimento,(não importa se foi antes ou apos a nacionalidade dele) faça seu processo pelo ACP
Transcrever é copiar, averbar é anotar; nos processos o que chamamos transcrição é a criação (cópia) de um registro (casamento ou óbito) e a consequente averbação (anotação) no assento de nascimento.
Você poderia me enviar o e-mail deles? quanto tempo está demorando o processo?
Outra dúvida, Como é recente a atribuição dele, já é possível que ele tenha a certidão de nascimento portuguesa dele? algumas conservatórias pedem se não me engano.
Muito obrigado mesmo!
Então no caso eu terei de fazer a transcrição de casamento mesmo né?
O ACP não responde e-mails.Os processos estão levando,em média,4/5 meses
Vc pode pedir uma segunda via da certidão do seu pai pelo civilonline
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Mas se souber o numero e ano do assento,não precisa enviar a certidão
Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento,não precisa transcrever o casamento
não. Você não disse que o seu pai já transcreveu?
Já que eles não respondem e-mails, é só mandar a documentação toda para eles e depois como eu fico sabendo se meu processo foi finalizado?
Você poderia me enviar o link de quais os documentos necessários? (meu pai ainda não tirou o cartão de cidadão, mas irei tirar se necessário)
Vocês estão me ajudando muito, só tenho de agradecer a todos e a esse fórum, são maravilhosos.
Disse que ele havia feito a averbação.
Por isso perguntei se era a mesma coisa.
Muito obrigado pela resposta.
Para pedir a sua atribuição
- formulário modelo1C com firma reconhecida por autenticidade
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
Vc imprime frente e verso na mesma folha e colorido conforme está nesse modelo
Como preencher o modelo 1 C
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Depois de preenchido,vá a um cartório e assina somente na primeira linha na frente do funcionário
Pede que seja reconhecida a firma por AUTENTICIDADE
Não deixe que risquem os campos que ficam em branco.Caso o cartório se negue a fazer desse jeito,explique que é um formulário portugues e que não aceitam de outra maneira.Se mesmo assim insistirem em riscar,procure outro cartório.
-sua certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica xerox do livro) e apostilhada
-cópia autenticada e apostilhada do seu RG com menos de 10 anos de emissão
- xerox simples do assento de nascimento do seu pai ou numero e ano desse assento
- vale postal nos correios no valor de 175 Euros ou por cartão de crédito
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8464/pagamento-com-cartao-de-credito-serve-para-lisboa-tondela-e-acp-do-porto/p1
Envie para o ACP por sedex ou DHL
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Desculpe incomodá-la com tantas perguntas, mas tenho outra dúvida.
No caso da xerox simples do assento de nascimento, como faço para ter em mãos? é uma curiosidade, pois quando saiu a nacionalidade do meu pai, só enviaram um e-mail com o número do assento dele, acho que nada tão formal.
E oque seria assento "informatizado"?
Como eles mandaram o número do assento de nascimento dele, creio que irei fazer pela conservatória mesmo, muito obrigado!
Para ter o assento de nascimento,peça pelo civilonline,.Mas, como já disse,basta ter o numero e ano do assento
Assento informatizado é quando consta, o mesmo,no sistema SIRIC - Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil
Então o assento do meu pai já está informatizado né?
Acabaram minhas dúvidas, muito obrigado mesmo pela aluda, caso tenha muita dúvida em algo (mas vou pesquisar muito antes) faço pergunta no fórum, obrigado mais uma vez!
Sim,já está informatizado
Quando você disse: -sua certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica xerox do livro) e apostilhada
Seriam 2 documentos né? a Certidão de Inteiro Teor e a xerox da Certidão por fotocópia do livro né? (Seria Inteiro Teor também?)
Somente uma:inteiro teor por cópia reprográfica
Eu digo isso, porque quando fui pegar a do meu pai, eles não poderiam dar a cópia do livro (não lembro o motivo), daí eles deram uma certidão dizendo que não poderiam dar.
Não sabia que a cópia do livro também existia em Inteiro Teor.
Obrigado.
Na verdade,a reprográfica já é, por si só, inteiro teor
Tem alguns cartórios que se negam a emitir,principalmente os de SP
Tomara que vc consiga a sua
Olá, você me aconselha a fazer o pagamento da atribuição por Vale Postal ou Cartão de Crédito?
Se for pelo cartão, a ACP está aceitando pagamentos via cartão?
Acabei ficando meio confuso com algumas informações, vi que na hora do pagamento no cartão eles endereçam para Lisboa... fiquei com algumas dúvidas de como proceder nesse caso.
É melhor o Sedex ou DHL?
Muito Obrigado!!!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
Me surgiram algumas dúvidas lendo as perguntas aqui do fórum.
1) Esses documentos que estou reunindo (está escrito um pouco mais acima) precisam ser reconhecidos no Consulado? Ou não?
2) Firma do "notário" reconhecida, seria a minha assinatura?
3) A minha certidão por fotocopia reprográfica, precisa ser reconhecida ou assinada pelo cartório no verso? (onde contém a cópia reprográfica do livro), ou só apostilhada mesmo?
4) Na parte da frente só está escrito que foi emitida "certidão" e não "certidão de Inteiro Teor", tem algum problema?
Obrigado, é que eu sou muito inseguro, daí fico muito confuso.
1- Não,basta apostilar em cartório
2- Não,seria a firma do escrivão que assinou a certidão
3- Só apostilada
4- Precisa ser a certidão reprográfica(xerox do livro)
Então não precisarei de nada a respeito do item 2 né?
Estou muito agradecido!