Atribuição neto para 2 irmãos
Prezados, estou em busca das certidões necessárias ao meu processo de atribuição para neto e vou fazê-lo para meu irmão também. Até aqui, pensava em enviar dois envelopes com um conjunto dos documentos necessários a cada processo, dentro de outro envelope, economizando assim, no frete DHL.
Porém, li aqui que existe a alternativa de apensação dos processos, logo, gostaria de saber a opinião de vocês sobre essas duas alternativas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@ALMIR CARDOSO
O conceito de apensação de processos é relativamente recente. Acho que nenhum processo apensado terminou ainda... por esse motivo, nós aqui no fórum não costumamos recomendar. por outro lado, se ninguém fizer, nunca ficaremos sabendo, não é mesmo?
Se você e seu irmão tem os mesmos pais e os mesmos avós, se ambos foram registrados pelo mesmo pai ou mãe (ou seja, se foi a mesma pessoa que compareceu no cartório para registrar você e seu irmão), se seus pais já eram casados quando vocês nasceram e foram registrados, e se nenhum de vocês dois mudou de nome com o casamento, acho que vale a pena tentar.
Teoricamente o processo anda mais rápido na média dos dois processos. Além de se economizar um pouco de dinheiro, pois só precisaria de 1 via da documentação dos avós e dos pais.
Mas só para reforçar, tanto você quanto seu irmão devem pagar a taxa e assinar cada um o seu requerimento.
Veja aqui algumas discussões sobre o tema:
Dúvidas sobre Apensação — Fórum Cidadania Portuguesa
Procedimento - Apensação de Processos — Fórum Cidadania Portuguesa
Artigo 40A do Decreto Lei de 18 de março – Apensação de Processos — Fórum Cidadania Portuguesa
Processos Apensados - Acompanhamento — Fórum Cidadania Portuguesa
Duvida - Apensação — Fórum Cidadania Portuguesa
@eduardo_augusto Li os artigos e, pensando bem, não sei se valeria à pena. Seria economia de palitos de fósforos.
@ALMIR CARDOSO ,
como o @eduardo_augusto colocou ainda é cedo para recomendar a pensação. Por volta de 2024 vamos ter mais informações. No seu caso realmente a economia é muito pequena ou quase nada já que necessita de um requerimento anexo com firma reconhecida. Vejo vantagem digamos para vários processos de netos, onde se economizarias nas certidões tanto do português como no filho do português, ou no caso de um filho de português que também está solicitando para filhos vários filhos menores. Vejo um pequena vantagem neste caso pela praticidade de preparar a documentação de todos e teoricamente se beneficiar de uma celeridade na análise dos processos apensados. O que ainda não deu para ser confirmado.
@eduardo_augusto @texaslady Show! Seguirei a recomendação de vcs. Sds.