Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

190919395961498

Comentários

  • @Vlad Pen
    Pensei até em pedir para uns primos no Porto levarem pessoalmente a documentação ao ACP. Mas em termos de rapidez do processo deve dar na mesma.
  • @Mei
    Meu documento de identidade do Instituto Felix Pacheco tem uma foto muito antiga (emissão 1993). Posso enviar a CNH ?
  • @MARCOS FERRAZ CNH é meio arriscado, já vi poucos relatos que aceitaram. O correto é RG com menos de 10 anos ou Passaporte na validade com filiação.

    Eu sugiro fazer outro RG, é rápido e barato. 30 reais no Detran, e demora 15 dias.
  • @Marcos me parece que Tondela aceita CNH ,mas não tenho certeza.
  • @vinicius3
    Tem razão. Aliás usei a antiga identidade para viajar para a Argentina e quase fui barrado.
  • A questão de tirar uma nova identidade é até aconselhável.
    O que me incomoda mesmo é que recentemente gastei R$ 154 numa certidão de INTEIRO TEOR com APOSTILAMENTO DE HAIA e queria aproveitá-la. Mas parece que TONDELA só aceita com REPROGRAFIA, segundo @Mei e vários outros posts.
    Até achei um post em "Atribuição - CRC de Tondela" frisando que no caso de MENORES, NÃO é exigida a reprografia. Podia tentar OVAR ou ACP, mas aí entra a questão da demora do processo.
  • E a atribuição para menores é gratuita né, eu preferiria gastar mais 150 e enviar pra Tondela que é meses mais rápida que as outras em atribuição de menores.

    Mas como dizia minha vó, "Cada um sabe aonde o calo aperta". rs
  • @Vinicius3
    Posso mandar a sem reprografia. Se reclamarem mando uma outra. Que tal ?
  • @MARCOS FERRAZ se não está com pressa pode fazer isso sim. Manda uma carta junto explicando a situação, pedindo pra aceitarem a Inteiro Teor.
  • @Mei
    Meu pai não tem passaporte ... to pensando mas acho que vou arriscar este RG de 2009.Obrigado!

    @IZADORA PAULA obrigado!
  • @Phil O RG da minha mãe é de 2009 eu não pensei nessa possibilidade de cair em exigência, mas fazer o que já foi :/ ... lembrando que a minha mãe tem 49 anos. Vou torcer para que não caia em exigência.
  • Pessoal
    De manhã mandei um e-mail para Tondela, perguntando especificamente sobre a necessidade da cópia ser reprográfica para MENORES. Responderam em seguida. Compartilho com vocês a resposta.
    ===========================
    CRC Tondela
    para mim
    Ex.º Senhor:
    Confirmo que para os menores basta a certidão de nascimento de inteiro teor com apostilha de Haia, não carece de formato reprográfico.
    Se vai mandar pelo correio, é necessário o modelo 1C assinado por ambos os pais com reconhecimento presencial (por autenticidade) de ambas as assinaturas (pode ser em cartório brasileiro).

    Com os melhores cumprimentos,

    A Conservadora,

    Ana Margarida Borges da Silva León
    ============================
  • vanlopesvanlopes Member
    editado September 2017
    Também acho que deveríamos ter mais bom senso e paciência no que diz respeito a esse processo. Meu irmão levou duas semanas pra tirar um RG novo e enviar junto com o resto dos docs pra Tondela, pelo menos nessa parte ele não vai ter chance de enfrentar algum entrave.

    Lembrando que a CNH não substitui INTEGRALMENTE a sua identificação de registro geral (RG). Apesar de andarmos direto com a carteira de motorista porque ela contem nossos numeros fiscais e de id (alem da filiação), ela não é unanimidade como identificação nem dentro do Brasil, muito menos fora dele. Então melhor se precaver e com essas coisas, utilize a RG e não dê chance ao azar. Pode ser que com Joaquim passe, mas com vc não. Mas se tá com preguiça de renovar o RG, o Passaporte Brasileiro já o serve, porque é um documento de identificação internacional (desde que também esteja na validade).
  • @Andrezza, se não me engano eles contam como "validade" o RG com menos de 10 anos desde a data de emissão, então acredito que o documento da sua mãe passaria sem problemas.

    Esse caso de "dez anos" vem daqui mesmo, onde ocorre muitas fraudes no qual o infrator utiliza desse artificio de não-validade do documento pra forjar identidade. Então, algumas instituições podem não aceitar um RG com mais de dez anos porque não valeria mais como "prova de vida", além de que as pessoas mudam fisicamente e nenhum agente é obrigado a bancar o CSI e tentar saber se é realmente a pessoa que apresentou o doc a mesma da foto, rs.

    Então é um dever (e uma facilidade) sempre manter os nossos documentos atualizados.
  • @MARCOS FERRAZ Legal, bom para todos que forem tirar nacionalidade dos filhos saberem. Show!
  • Valeu por compartilhar @marcos ferraz...
  • Galera LR tá de rosca, processo da minha vó tá com 80 dias numerado e segundo a LR em fase inicial... :(
  • @marcos,
    Excelente notícia. Estava querendo justamente saber isso.

    #somostodosmei
  • @vanlopes Obrigada pela dica, quando eu for fazer a minha atribuição não terei necessidade, já que está atualizado. Eu realmente achei que o RG da minha mãe estava atualizado, até porque ela só usa a CNH. Quando vi era tarde demais kkkkkk.. Como é o primeiro processo, sempre você escorrega em algo kkkkk.. abraços!!
  • @MARCOS FERRAZ
    Boa ter compartilhado o e-mail de Tondela; vai ser útil pra muita gente. É isso que nos faz fortes.
  • Gente,

    Enviei o processo e o vale da minha avó dia 05/09. Enviei mensagem pra CTT pelo formulário de Contatos deles hoje, mas estou em dúvida se já está na hora de ligar pra LR pra saber se o processo já foi numerado. Não recebi nada por email ainda, mas vi relatos de que ACP Porto não envia email quando numera o processo, então não estava esperando receber mesmo. O que eu faço agora? hahahahaha

    Obrigado
  • @brunoassumpção Liga na LR. Já vi relatos do processo ser numerado no dia seguinte.
  • @Bruno Assumpção, usa o Skype que é muito barato. Coloquei R$ 30 de credito desde maio e desde então usando e não acabou.
  • Uma galera que fez depois de mim já está na fase de registo e o meu ainda em análise...
  • Eu tenho uma dúvida? Quando entra em exigência, eu ligo no LR ou a conservatória vai mandar um e-mail?
  • Pretendo começar o processo de atribuição do meu irmão (maior de idade, o declarante foi o pai português, o casamento do meu pai não está transcrito). O ACP Porto é a melhor opção para esse caso? Ou Gaia? Vocês têm uma noção de quanto tempo leva o processo (a partir do recebimento lá, numeração e conclusão) em cada uma delas, por favor?
  • @bellstang Então, essas duas conservatórias não exigem transcrição de casamento quando pai português é o declarante. Para mim, os prazos de Gaia ainda não são conhecidos, não vi planilha para comparar(o único link que existe não funciona, pagina 43 do tópico de atribuição em gaia). Então resta apenas a ACP, que parece estar normalizando, tem numerado processos bem rápido. Está com prazo de conclusão entre 4 e 5 meses.
  • obrigada, @marcelobaruque! O meu processo é semelhante ao do meu irmão, mas fiz por Tondela e dei sorte. Não quero correr o risco novamente. Tentarei pela ACP. Tenho tentado ler todos os posts aqui para me informar quanto à documentação, o problema é que muita coisa mudou nos últimos anos e são muitos posts para ler. De forma simples, a documentação exigida na ACP é semelhante à de Tondela? Certidão de Nascimento Inteiro Teor apostilada e com firma reconhecida do responsável pelo registro, cópia autenticada do RG e formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade em cartório, é isso?
  • Obrigada @mei estamos na torcida por você!! Logo saí o seu assento: )
  • editado September 2017
    @bellslang Os documentos são:
    - Certidão de Nascimento Inteiro Teor por cópia reprográfica apostilada e com firma reconhecida do notário responsável pelo registro
    - Cópia autenticada e apostilada do RG
    - Formulário 1C preenchido com firma reconhecida por autenticidade em cartório
    Obs.: Tem que informar o número do assento de nascimento do seu pai no 1-C ou cópia simples do assento.
    Não esquecer de informar o número do vale postal no 1-C

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.