Bom dia pessoal! Minha certidão, depois de pronta, levou 5 meses para chegar em casa e é exatamente igual a certidão do civil online. Sem marca d'agua, carimbo ou assinatura.
Pessoal estou a enviar os documentos para atribuição de nacionalidade para ACP Porto para minha mãe e depois por via reflexa passar a mim! Meu avô a o progenitor português e minha avó brasileira, ambos falecidos, a transcrição de casamento deles já foi feita para Portugal. So quero confirmar com vocês a documentação certinha para que eu não caia exigência.
1) Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia) e apostilhamento do requerente ( minha mãe) obs: o estado civil dela hoje é divorciada, preciso enviar também esta certidão que consta o divorcio dela? eu já fiz o averbamento na certidão de nascimento.
2) Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do(s) progenitor(es) português(es),( no caso meu avô) obs: ele que foi o declarante na certidão de nascimento da minha mãe. obs: pedi a conservatória que me enviasse por copia integral.
3) Uma fotocópia legível autenticada e apostilhada do requerente ( minha mãe) obs: estou a enviar a o RG dela emitido em 2016
4) Formulário 1C preenchido e autenticado em cartório
5) Pagamento de 175 euros, vi alguns relatos de pessoas que pagaram por cartão de credito, ainda esta disponível esse pagamento?
¨6) Os documentos são esses mesmos ou preciso enviar mais algum?
Bom dia Pessoal, hoje pela manhã meus pais conseguiram ligar e falar na linha de registros, e o processo dos dois já foi para final de despacho, previsão de 2 semanas para sair a certidão!! Não tinha colocado na planilha porque não sabia a data certa da numeração e nem o número, mas agora pelo menos o número eu sei:
LUCIA CRUZ enviado em 02/11/2018 via CORREIO Recebido em 20/11/2018 por HERMOGENES numerado em ? nr. processo: 82XXX/2018
EDUARDO PINHEIRO enviado em 02/11/2018 via CORREIO Recebido em 20/11/2018 por HERMOGENES numerado em ? nr. processo: 82XXX/2018
@drakunder Uma dica se você for fazer por VP. Fiz dois processos até agora por VP e todos deram certo. Até fazer o de uma amiga em que o processo voltou por valor insuficiente, mesmo o funcionário do correio tendo feito a conversão do Real-Euro com a cotação que eles possuem no site.
Aqui no fórum me informaram que às vezes os correios não atualizam o valor, então sugiro que antes de ir aos correios entre no site, confira a cotação (NUNCA EXPORTAÇÃO) e compare com o que eles vão usar no correio, faça a conversão com o valor que você checou no site e sempre mande um pouco a mais.
' Bom dia, Não é possível dar cumprimento ao solicitado no seu pedido de certidão online nº 13041 de 23/01/2019, em virtude de não ter sido localizado o respectivo assento de nascimento. Existe um processo de pedido de nacionalidade, com despacho de 17/01/2019, não estando ainda lavrado o competente assento de nascimento, pelo que ainda não será possível emitir a certidão online pedida. Quando o assento de nascimento estiver disponível no Siric a certidão será então emitida. Att, Maria Alice '
Pessoal, uma dúvida, atribuição de Menor( 1 ano e 8 meses). Precisamos enviar o Rg meu e do Pai dele. Li que não precisa ser apostilado. Essa informação está correta?
Dos menores, pelo que eu li no outro tópico, é melhor que seja Certidão de Nascimento em Inteiro Teor por Cópia Reprográfica apostilada , parece que so a copia digitada está caindo em exigência.
@Lilianfs13 Obrigada pela ajuda!! Meu irmão tem essa escritura do reconhecimento de paternidade com ele, mas provavelmente o cartório não deve mais ter, né? Acho que eles só arquivam esse tipo de documento por 5 anos. Eu posso tirar uma cópia autenticada da escritura e fazer o apostilamento? Eles aceitam dessa forma?
Bom dia, já perguntei uma vez e me responderam que não havia problemas, mas como quero evitar erros e gastos vai a pergunta novamente, mandando o processo agora em começo de fevereiro ,CNH que vai vencer em Junho de 2019 poderá cair em exigência? Obrigada a todos
Gente, com o problema na plataforma de cartao de crédito, alguém conseguiu pagar por VP esses dias? Se sim, aonde? Meu primo está tentando no RJ e disse que todas as agências que ele ligou nao tao fazendo.
Olá Pessoal! Ontem consegui depois de 1:40hs de espera, enfim meu processo ainda esta em analise. E que diante das previsões, para ligar novamente por volta de Abril/ Maio, estão concluindo final de novembro/2017.
Eu já solicitei a certidão dos meus filhos menores (14 e 16 anos) pedi a de inteiro teor Reprográfica, pois achei mais seguro, nem tinha visto esse tipo de exigência para menor. Melhor não arriscar.
Meu sogro tem 70 anos e o reconhecimento dele foi aos 9 anos. Fui no cartório com uma cópia simples da escritura e pedi uma segunda via, o rapaz me pediu a cópia e eu deixei com ele. Até hoje não sei se ele fez o documento pela minha cópia ou pelo arquivo dele. Eu acredito que seja melhor pedir uma 2via no cartório, se o cartório falar que não tem, pede por escrito, aí você manda essa carta do cartório junto com a sua cópia autenticada e apostilada.
Atribuição para menores com o declarante não sendo o português:
RG - PAI ( autenticado ) RG - MÃE ( autenticado ) RG - Solicitante ( autenticado e apostilado ) Certidão de Nascimento em Inteiro Teor por Cópia Reprográfica apostilada - Solicitante Documentos adicionais ( declarante de nascimento não é o português ) - Carteira de vacinação e declaração da maternidade - Copias apostiladas. Assento de nascimento português ( MÃE )
@Lucimara e @Jonathanrs É assim mesmo, e também por isso que custa 10 euros e não 200 reais ou mais. O que importa é estar no banco de dados, o que eles mandam é apenas a evidência de que foi feito, impressa em papel comum mesmo, sem selos ou marcas d'água ou outros frufrus. E pra tudo que precisar fazer depois (transcrição de casamento), basta informar o número do assento e não precisa gastar um cêntimo pra provar que você nasceu e se casou.
O RG do solicitante (menor) só é necessário quando tem 14 anos ou mais.
O Formulário 1C tem que ser assinado pela mãe e pai.
No seu caso você pode fazer uma declaração de maternidade no cartório e apostilar. Acho que só essa declaração já serve como prova, sem necessidade de documentos adicionais. Pois pelo que vejo todos os documentos adicionais devem ser apostilados.
@Janice Enviei o da minha sogra e da minha tia dia 20/12/18. O da minha sogra chegou dia 09/01 e da minha tia dia 15/01. Demorou demais, mas acredito que tenha sido por conta do recesso de fim de ano.
Comentários
1) Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia) e apostilhamento do requerente ( minha mãe)
obs: o estado civil dela hoje é divorciada, preciso enviar também esta certidão que consta o divorcio dela? eu já fiz o averbamento na certidão de nascimento.
2) Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do(s) progenitor(es) português(es),( no caso meu avô)
obs: ele que foi o declarante na certidão de nascimento da minha mãe.
obs: pedi a conservatória que me enviasse por copia integral.
3) Uma fotocópia legível autenticada e apostilhada do requerente ( minha mãe)
obs: estou a enviar a o RG dela emitido em 2016
4) Formulário 1C preenchido e autenticado em cartório
5) Pagamento de 175 euros, vi alguns relatos de pessoas que pagaram por cartão de credito, ainda esta disponível esse pagamento?
¨6) Os documentos são esses mesmos ou preciso enviar mais algum?
hoje pela manhã meus pais conseguiram ligar e falar na linha de registros, e o processo dos dois já foi para final de despacho, previsão de 2 semanas para sair a certidão!! Não tinha colocado na planilha porque não sabia a data certa da numeração e nem o número, mas agora pelo menos o número eu sei:
LUCIA CRUZ
enviado em 02/11/2018 via CORREIO
Recebido em 20/11/2018 por HERMOGENES
numerado em ?
nr. processo: 82XXX/2018
EDUARDO PINHEIRO
enviado em 02/11/2018 via CORREIO
Recebido em 20/11/2018 por HERMOGENES
numerado em ?
nr. processo: 82XXX/2018
Aqui no fórum me informaram que às vezes os correios não atualizam o valor, então sugiro que antes de ir aos correios entre no site, confira a cotação (NUNCA EXPORTAÇÃO) e compare com o que eles vão usar no correio, faça a conversão com o valor que você checou no site e sempre mande um pouco a mais.
EMS - 08/11/2018
Objeto entregue ao destinatário HERMOGENES 20/11/2018
Análise 79XXX/2018
Despacho 17/01/2019
@Lilianfs13 , chegou a resposta:
'
Bom dia,
Não é possível dar cumprimento ao solicitado no seu pedido de certidão online nº 13041 de 23/01/2019, em virtude de não ter sido localizado o respectivo assento de nascimento.
Existe um processo de pedido de nacionalidade, com despacho de 17/01/2019, não estando ainda lavrado o competente assento de nascimento, pelo que ainda não será possível emitir a certidão online pedida.
Quando o assento de nascimento estiver disponível no Siric a certidão será então emitida.
Att, Maria Alice
'
Que legal, parabéns!
Acabei de receber a mesma resposta do meu pedido do civil on-line.
Sabe se temos que pagar novamente ou é so aguardar?
Vou começar a do meu filho agora!
Pelo que vi de outra pessoa, agora é só aguardar.
Eu também vou fazer dos meus filhos.
Mandarei em paralelo minha transcrição de casamento para Ponta Delgada e a Atribuição dos meu filhos para ACP, pois o pai português é o declarante.
Eu vi essa mesma informação.
RG do pai e mãe autenticado, não precisa se Apostilado.
Essa informação está aqui e no site do consulado do RJ.
@Lilianfs13
Dos menores, pelo que eu li no outro tópico, é melhor que seja Certidão de Nascimento em Inteiro Teor por Cópia Reprográfica apostilada , parece que so a copia digitada está caindo em exigência.
Chegou a ver isso?
@Tomacheusk
Somente autenticada pelo que eu li.
Agradeço a atenção de vocês. Abraço
Em quanto tempo chegou?
Algum problema?
Ontem consegui depois de 1:40hs de espera, enfim meu processo ainda esta em analise. E que diante das previsões, para ligar novamente por volta de Abril/ Maio, estão concluindo final de novembro/2017.
Eu já solicitei a certidão dos meus filhos menores (14 e 16 anos) pedi a de inteiro teor Reprográfica, pois achei mais seguro, nem tinha visto esse tipo de exigência para menor.
Melhor não arriscar.
Meu sogro tem 70 anos e o reconhecimento dele foi aos 9 anos. Fui no cartório com uma cópia simples da escritura e pedi uma segunda via, o rapaz me pediu a cópia e eu deixei com ele. Até hoje não sei se ele fez o documento pela minha cópia ou pelo arquivo dele.
Eu acredito que seja melhor pedir uma 2via no cartório, se o cartório falar que não tem, pede por escrito, aí você manda essa carta do cartório junto com a sua cópia autenticada e apostilada.
Quando seu processo chegou no ACP? Quando foi numerado?
Ótimo. Vou pedir também.
Atribuição para menores com o declarante não sendo o português:
RG - PAI ( autenticado )
RG - MÃE ( autenticado )
RG - Solicitante ( autenticado e apostilado )
Certidão de Nascimento em Inteiro Teor por Cópia Reprográfica apostilada - Solicitante
Documentos adicionais ( declarante de nascimento não é o português ) - Carteira de vacinação e declaração da maternidade - Copias apostiladas.
Assento de nascimento português ( MÃE )
É assim mesmo, e também por isso que custa 10 euros e não 200 reais ou mais. O que importa é estar no banco de dados, o que eles mandam é apenas a evidência de que foi feito, impressa em papel comum mesmo, sem selos ou marcas d'água ou outros frufrus. E pra tudo que precisar fazer depois (transcrição de casamento), basta informar o número do assento e não precisa gastar um cêntimo pra provar que você nasceu e se casou.
O RG do solicitante (menor) só é necessário quando tem 14 anos ou mais.
O Formulário 1C tem que ser assinado pela mãe e pai.
No seu caso você pode fazer uma declaração de maternidade no cartório e apostilar. Acho que só essa declaração já serve como prova, sem necessidade de documentos adicionais. Pois pelo que vejo todos os documentos adicionais devem ser apostilados.
Enviei o da minha sogra e da minha tia dia 20/12/18. O da minha sogra chegou dia 09/01 e da minha tia dia 15/01. Demorou demais, mas acredito que tenha sido por conta do recesso de fim de ano.