Pessoal, o processo do meu sogro e da irmã dele, foram para despacho em 15/10. Como vi alguns relatos que saíram o assento em 14 dias, minha esposa ligou na LR ontem, mas disseram que iria demorar mais 2 semanas para sair o assento. Hoje ela pediu na civil online, e em menos de 2 horas enviaram a certidão, com data do assento de hoje. Processos numerados em: 25/07/18 Despachos em: 15/10/18 Assentos: 30/10/18 Já atualizei a planilha e agradeço mais uma vez a imensurável ajuda e importância deste fórum. Nosso próximo passo será enviar o processo da minha esposa. A ACP continua sendo disparado a conservatória mais rápida em termos de nacionalidade, mesmo com férias, greve, etc..
@vitorpivato tem também este email: arquivocentral.porto@irn.mj.pt
Quando o vale postal do primeiro processo que mandei foi insuficiente, foi por este e-mail que eles entraram em contato comigo. Mas siga também a instrução do usuário "apartme".
Pessoal, o processo da avó da minha esposa, Alda Morais na planilha, entrou em exigência porque a assinatura estava reconhecida "por verdadeira" ao invés de "por autenticidade". O problema que ela mora em Goiâmia e todos os cartórios da cidade só reconhecem assinatura "por verdadeira". O Conservador que fez a exigência foi o Luís Filipe Magalhães Sarmento. Alguém já passou por isso? O que eu posso fazer?
@Isac Gabriel Obrigado!!! As assinaturas dos seus formulários foram reconhecidas por verdadeiro também? Não dá pra entender porque alguns processos são aceitos e outros não.
@apartme, enviei o e-mail assim como orientou para a Sra. Alda, espero que ela possa me ajudar com o processo de meu pai. Muito obrigado pela ajuda, fico aqui na torcida pra que de certo.
@Jonas enviei também o e-mail para o arquivo central, vou aguardar pra ver se recebo uma resposta. Muito Obrigado pela ajuda, assim que tiver uma resposta, aviso aqui sobre o resultado.
Questione o cartório em questão pois são dois tipos de reconhecimentos de firma bem distintos, reconhecimento de firma por semelhança está super suscetível a falsificações, reconhecimento de firma por autenticidade não.
Veja as diferenças entre os dois:
Semelhança: é o ato de reconhecimento de firma através do qual é feita a comparação entre a assinatura constante no documento e as assinaturas constantes na ficha de firma do interessado. O reconhecimento de firma por semelhança atesta que a assinatura constante no documento é semelhante à assinatura existente no cartão de firma arquivado no cartório.
Autenticidade: é o ato de reconhecimento de firma através do qual é certificado que o interessado compareceu ao Cartório, foi identificado, e assinou o documento e o Livro de Termo de Comparecimento na presença do tabelião ou escrevente. Neste caso, o signatário deve comparecer pessoalmente ao Cartório.
Se for o caso procure se informar se é legal e possível um cartório que faz reconhecimento por semelhança se negar a fazer por autenticidade e procure o ministério público para verificar esse fato.
Só demoram um pouco para responder porque terão que entrar em contato com a ACP primeiro e obter uma resposta deles antes sobre o que está ocorrendo com o processo do seu pai.
Sim, a dos formulários sim. O interessante, é que no "selo" onde estava o certificado constava de forma escrita que um oficial do cartório reconheceu a minha presença no local e por isso aquele documento era autêntico.
@Isac Gabriel, No meu selo não estava escrito nado disso apenas: Reconheço por verdadeira a assinatura de ... Acho que esse foi o problema. Vi que em alguns cartórios vem com essa mensagem. Vou reconhecer a assinatura naquele cartório que você me falou e mandar para Portugal.
@apartme O que parece que aconteceu é que além de Goias usar o termo "por verdadeira" ao invés de "por autenticidade" é que meu selo veio sem a inscrição de que a assinatura foi presencial
Prezados, já há tópico aberto sobre atribuição de nacionalidade para filha cuja paternidade foi reconhecida em processo judicial na menoridade (com 1 ano e meio)? Gostaria de saber a respeito de documentos, da necessidade ou não de homologação da sentença brasileira em Portugal e se o pedido pode ser feito via ACP. Agradeço a todos.
Achei a iniciativa do @rennerfernandes muito bacana em relação a nova planilha de acompanhamento dos processos, mas acredito que precisamos definir um meio de comunicação único e oficial... Dando uma olhada bem superficial nas duas, percebi que existem casos que estão em uma mas não estão em outra... ou seja, estamos usando as duas planilhas paralelamente, o que acredito que prejudica um pouco a visibilidade dos processos.
Meu povo, meu processo e de meu irmão numerados 16/07 foram finalizados dia 25/10. Agradeço aos moderadores e a todos que com suas experiências nos ajudam nessa tarefa que parecia impossível a um tempo atrás. Meu muito obrigado a todos. Vida longa a este Fórum maravilhoso. Ainda existem pessoas que se preocupam em ajudar as outras. Parabéns a todos.
Quero novamente agradecer pela ajuda de todos do fórum. Desembarco no Porto na próxima segunda-feira.
- Tenho algumas dúvidas. Estou com vários processos de familiares para enviar para dar entrada. Eu posso entregar e pagar direto na ACP sem ser procurador?
- Ouvi dizer que em Aveiro os processos estão bem rapidos, alguém sabe se isso procede?
Eu pedi hoje solicitação no civil online pra saber se já tem número de assento do meu pai... deu um erro estranho na página e fiquei sem o comprovante de pagamento.... mas recebi por e-mail q o pedido foi feito... se até amanhã nada acontecer, vou pedir novamente... amanhã atualizo mais!
@rayssaduarte recebeu e-mail de comprovação de pagamento? Cuidado, porque quando fiz meu pedido, deu erro, e não veio confirmação, quando fui ver haviam cobrado no meu cartão.
Com relação ao assunto da planilha que foi levantado, coloco minha opinião abaixo:
Concordo em manter apenas 1 planilha.
Acho que a planilha nova ficou com o visual legal. Porém a planilha no Excel é mais flexível, qualque um pode fazer melhorias e cópia de segurança além de permitir fazer filtros diversos. Já a página desenvolvida pelo colega, no celular não apresenta opção de incluir novo processo e se apresentar algum problema somente o desenvolvedor poderá acertar, assim como qualquer melhoria irá depender do proprietário do fonte da página. Além de ser um código fechado, não sabemos onde a página está hospedada e até quando ficará on-line.
Parabenizo o colega pela iniciativa, mas minha sugestão é manter a planilha antiga.
Boa noite povo de Deus com grande alegria que comunico que o processo de minha prima foi concluído em 29/10 , alguém pode atualizar a planilha Greyce V. De 20/07 agora vamos para transcrição , , agradeço a todos os moderadores , que nos ajudam a realizar sonhos ,sem qualquer pretensão de reconhecimento Deus abençoe a cada um de vcs
olá pessoal ! será que alguém poderia ajudar? meu processo caiu em exigência. preciso enviar alguns documentos para eles. envio por email ou para o APC, pago apenas o correio... e envio para qual endereço?? desde já, obrigada pela ajuda!
Bom diiiaaa forum!! Venho com boas notícias! Processo da minha esposa numerado 31/07 pela ACP (num. 392xx/2018) concluido em 30/10!! Obrigada a todos pela ajuda e paciência! Esse forum é sensacional!
Comentários
Processos numerados em: 25/07/18
Despachos em: 15/10/18
Assentos: 30/10/18
Já atualizei a planilha e agradeço mais uma vez a imensurável ajuda e importância deste fórum. Nosso próximo passo será enviar o processo da minha esposa. A ACP continua sendo disparado a conservatória mais rápida em termos de nacionalidade, mesmo com férias, greve, etc..
atualizado os dados na planilha
Quando o vale postal do primeiro processo que mandei foi insuficiente, foi por este e-mail que eles entraram em contato comigo. Mas siga também a instrução do usuário "apartme".
Então, sou de Goiânia também...
Os documentos que enviei até o momento não entraram em exigência...
Fiz o apostilamento e as autenticações no Cartório Silva, na Avenida 85.
Pode ser que você consiga neste cartório, é um bem renomado por aqui...
As assinaturas dos seus formulários foram reconhecidas por verdadeiro também?
Não dá pra entender porque alguns processos são aceitos e outros não.
Muito Obrigado pela ajuda, assim que tiver uma resposta, aviso aqui sobre o resultado.
Questione o cartório em questão pois são dois tipos de reconhecimentos de firma bem distintos, reconhecimento de firma por semelhança está super suscetível a falsificações, reconhecimento de firma por autenticidade não.
Veja as diferenças entre os dois:
Semelhança: é o ato de reconhecimento de firma através do qual é feita a comparação entre a assinatura constante no documento e as assinaturas constantes na ficha de firma do interessado. O reconhecimento de firma por semelhança atesta que a assinatura constante no documento é semelhante à assinatura existente no cartão de firma arquivado no cartório.
Autenticidade: é o ato de reconhecimento de firma através do qual é certificado que o interessado compareceu ao Cartório, foi identificado, e assinou o documento e o Livro de Termo de Comparecimento na presença do tabelião ou escrevente. Neste caso, o signatário deve comparecer pessoalmente ao Cartório.
Se for o caso procure se informar se é legal e possível um cartório que faz reconhecimento por semelhança se negar a fazer por autenticidade e procure o ministério público para verificar esse fato.
Só demoram um pouco para responder porque terão que entrar em contato com a ACP primeiro e obter uma resposta deles antes sobre o que está ocorrendo com o processo do seu pai.
Sim, a dos formulários sim.
O interessante, é que no "selo" onde estava o certificado constava de forma escrita que um oficial do cartório reconheceu a minha presença no local e por isso aquele documento era autêntico.
No meu selo não estava escrito nado disso apenas: Reconheço por verdadeira a assinatura de ...
Acho que esse foi o problema. Vi que em alguns cartórios vem com essa mensagem.
Vou reconhecer a assinatura naquele cartório que você me falou e mandar para Portugal.
Apenas um sugestão:
Achei a iniciativa do @rennerfernandes muito bacana em relação a nova planilha de acompanhamento dos processos, mas acredito que precisamos definir um meio de comunicação único e oficial... Dando uma olhada bem superficial nas duas, percebi que existem casos que estão em uma mas não estão em outra... ou seja, estamos usando as duas planilhas paralelamente, o que acredito que prejudica um pouco a visibilidade dos processos.
Vida longa a este Fórum maravilhoso.
Ainda existem pessoas que se preocupam em ajudar as outras. Parabéns a todos.
Quero novamente agradecer pela ajuda de todos do fórum.
Desembarco no Porto na próxima segunda-feira.
- Tenho algumas dúvidas.
Estou com vários processos de familiares para enviar para dar entrada. Eu posso entregar e pagar direto na ACP sem ser procurador?
- Ouvi dizer que em Aveiro os processos estão bem rapidos, alguém sabe se isso procede?
Obrigado a todos!!
Troquei meu nome por ocasião do casamento. No formulário 1C coloco o nome de casada, e envio cópia simples da certidao de casamento. É isso?
Com relação ao assunto da planilha que foi levantado, coloco minha opinião abaixo:
Concordo em manter apenas 1 planilha.
Acho que a planilha nova ficou com o visual legal. Porém a planilha no Excel é mais flexível, qualque um pode fazer melhorias e cópia de segurança além de permitir fazer filtros diversos.
Já a página desenvolvida pelo colega, no celular não apresenta opção de incluir novo processo e se apresentar algum problema somente o desenvolvedor poderá acertar, assim como qualquer melhoria irá depender do proprietário do fonte da página. Além de ser um código fechado, não sabemos onde a página está hospedada e até quando ficará on-line.
Parabenizo o colega pela iniciativa, mas minha sugestão é manter a planilha antiga.
olá pessoal !
será que alguém poderia ajudar? meu processo caiu em exigência. preciso enviar alguns documentos para eles. envio por email ou para o APC, pago apenas o correio... e envio para qual endereço??
desde já, obrigada pela ajuda!
Ainda assim, devo reconhecer o bom trabalho e a dedicação do nosso amigo que preparou a nova planilha. Parabéns e obrigado!
Processo da minha esposa numerado 31/07 pela ACP (num. 392xx/2018) concluido em 30/10!!
Obrigada a todos pela ajuda e paciência! Esse forum é sensacional!