Imagina a chuva de cancelamento de agendamentos para C.C no site dos consulados do Brasil devido ao atraso! Para achar em breve uma vaga recente quando começar a sair os processos vai ser uma luta! rs
Olá, tenho uma dúvida... Meus avós são portugueses, e já apresentam transcrição do casamento realizado. Darei entrada no processo de atribuicao do meu pai, para depois fazer o meu. Após fazer a atribuição do meu pai, precisaria fazer a transcrição do casamento dele para fazer minha atribuição ou nao? OBS: Meus pais já são divorciados
@Victormr93 ACP não exige transcrição de casamento se o seu pai não for português de nascimento (origem). Porém isso pode mudar, mas por enquanto vamos em frente.
sou filho de português, já falecido. Os documentos do meu pai já estão regulares, minhas irmãs já obtiveram a cidadania. Estou com todos documentos prontos, para dar entrada no acp. Tenho um amigo que está morando lá em Portugal e ele se prontificou a agilizar o meu processo, por isso a dúvida terias mais conservatórias? Na semana que vem, esse meu amigo irá a Pombal, ver se é possível
Pessoal entrei no site CivilOnline e paguei para ter a certidão de nascimento da minha mãe. que É Portuguesa nascida em PT.
As duvidas que surgiram quando vi o documento:
*Vem no titulo: Assento de Nascimento... numero tal e ano 2011
*Tem o nome da minha mãe que ainda não consta o nome de casada!! Naturalidade etc... * Nomes de pai e mae, avós
Coisa bem simples mesmo!!!
A duvida é a seguinte. Não consta casamento ou nome de casado... Para eu dar entrada no ACP PORTO, não tem necessidade das infos de casamento e nome novo?? e esse arquivo simples serve??
Olá pessoal! O processo de atribuição do meu bisavô e do meu avô foram realizados pela conservatoria de Ovar, mas devido a grande demanda que eles estão tendo, me informaram que Porto está sendo mais rápido. Então decidi enviar a documentação para atribuição da minha mãe lá... alguém saberia me responder se os documentos listados abaixo seriam o suficiente? Se existe alguma diferença... - Certidão de inteiro teor apostilado (possuo tanto a por cópia repográfica do livro, como a digitalizada) - Cópia do RG autenticado - Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade - Vale de 175$
@Rodrigo vc precisa informar o nr do registro português do seu avô no formulário 1C e a Cópia do R.G precisa ser apostilada e ter menos q 10 anos.Todos os endereços constam nesse tópico:
@lgmds não tem como agendar CC no consulado sem ser português, pois o agendamento de CC só fica disponível no sistema depois que o estado civil é atualizado..
@apartme Essa informação está equivocada. Pelo menos no site do Consulado do Rio, não precisa estar com o processo concluído para agendar o Cartão Cidadão. O processo precisa estar concluído antes do dia do atendimento. O que acontece é que se no dia do agendamento seu processo não estiver concluído, você não vai poder fazer o CC e você tira a vaga de quem realmente precisa. Muitas pessoas agendam com antecedência, pois aqui no Rio só tem vagas disponíveis para fazer o CC em Março/2019, ou seja, mais de 6 meses de espera.
@Apartme O sistema do consulado não analisa suas informações cadastrais. Da pra agendar sem ser português tanto pro CC quanto pro CC+Passaporte, eu mesmo tinha 2 agendamentos e não sou português.
Falando sobre agendamentos, não sei se vocês sabem mas quando você cancela um agendamento no site do consulado de sp ele deixa a a data cancelada disponível logo em seguida.
Bom dia. Estou iniciando o processo do meu marido e da minha cunhada, mas aí surgiu uma dúvida: Ela tem o RG antigo (IFP), deve fazer uma segunda via? Eu irei a POrtugal em outubro... posso fazer a entrega dos documentos deles presencialmente?
@Rafaela Patricio a ACP pede RG com menos de 10 anos aceita a CNH ou o passaporte tb. Você pode entregar os documentos pessoalmente desde que estejam apostilados, documentos brasileiros, e nos casos especificos com a firma reconhecida presencialmente aqui np Brasil.
Pessoal, vocês sabem se qualquer pessoa pode pedir as informações sobre o processo de atribuição (saber se já chegou, se está em analise, finalizado ou caiu em exigência). Alguém que está em Portugal poderia pedir informações do meu processo por mim?
@Arthur como o @Vlad explicou, só se fosse um procurador designado no Formulário 1C. O mais comum é obtermos informações básicas pela Linha Registos, através do nro do processo e, caso não tenha o número, solicita pela Linha Registos mesmo e vai acompanhando o andamento.
Pessoal, bom dia. Antes de tudo quero ressaltar que o discurso não é político mas, o que as senhoras e senhores acham sobre esses "atrasos" nas conclusões dos processos junto a ACP? Não estariam eles (conservatórias) esperando uma "visão" de como ficaria o quadro político aqui no Brasil? Será que eles não estão com receio evasão em massa para Portugal e por isso podem está preparando alguma "mudança" para os processos de atribuições? Desde já peço desculpas a todos se eu tiver exagerado e viajado no meu pensamento, mas o período de férias naquele país foi de julho e agosto e já estamos em outubro, ou seja, salvo engano, todo o mês de setembro se passou e nenhum processo foi concluído...
Olha... Olhando na tabela e no gráfico de "agilidade", ano passado aconteceu a mesmíssima coisa. Os processos que chegaram durante o período de férias (julho e agosto) demoraram bastante pra serem concluídos e depois a conservatória começou a acelerar até Julho/Agosto deste ano. Então, não acho que tenha relação com o quadro político do Brasil, porque outras conservatórias estão andando normalmente... Tipo, se não me engano, Tondela continua com seus 4 meses de média para conclusão de processos como sempre foi.
Bom dia, o processo do minha sogra foi enviado via EMS para ACP em 14/09 e recebido por Maria do Ceu em 26/09, paguei o vale por CC, como saber se o processo foi numerado??
Comentários
Meus avós são portugueses, e já apresentam transcrição do casamento realizado.
Darei entrada no processo de atribuicao do meu pai, para depois fazer o meu.
Após fazer a atribuição do meu pai, precisaria fazer a transcrição do casamento dele para fazer minha atribuição ou nao?
OBS: Meus pais já são divorciados
Que tipo de processo vc pretende fazer?
Na semana que vem, esse meu amigo irá a Pombal, ver se é possível
No momento a melhor opção é o ACP
Não sei se Pombal tem autonomia para concluir os processos ou só recebe e repassa para outra conservatória
As duvidas que surgiram quando vi o documento:
*Vem no titulo: Assento de Nascimento... numero tal e ano 2011
*Tem o nome da minha mãe que ainda não consta o nome de casada!! Naturalidade etc...
* Nomes de pai e mae, avós
Coisa bem simples mesmo!!!
A duvida é a seguinte.
Não consta casamento ou nome de casado... Para eu dar entrada no ACP PORTO, não tem necessidade das infos de casamento e nome novo?? e esse arquivo simples serve??
Na sua certidao o nome dela deve estar de casada, entao pra portugal ela tem que ter esse mesmo nome/estado civil pra poder passar a cidadania a voce
A transcrição foi feita agora em setembro no consulado de SP.
Não deve ter atualizado lá em PT então....
Vou agora dia 3 lá e vou ver como pedir a certidão por aqui nesse caso!
VLW
- Certidão de inteiro teor apostilado (possuo tanto a por cópia repográfica do livro, como a digitalizada)
- Cópia do RG autenticado
- Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
- Vale de 175$
Além disso, saberia me confirmar o endereço?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
Estou iniciando o processo do meu marido e da minha cunhada, mas aí surgiu uma dúvida:
Ela tem o RG antigo (IFP), deve fazer uma segunda via?
Eu irei a POrtugal em outubro... posso fazer a entrega dos documentos deles presencialmente?
Sérgio P. Albino foi enviado 11/09/2018 via EMS recebido 20/09/2018 por Isabel Ferreira e numerado dia 01/10/2018 Número: 62XXX/2018
Agora só aguardar
Desde já peço desculpas a todos se eu tiver exagerado e viajado no meu pensamento, mas o período de férias naquele país foi de julho e agosto e já estamos em outubro, ou seja, salvo engano, todo o mês de setembro se passou e nenhum processo foi concluído...
Olha... Olhando na tabela e no gráfico de "agilidade", ano passado aconteceu a mesmíssima coisa. Os processos que chegaram durante o período de férias (julho e agosto) demoraram bastante pra serem concluídos e depois a conservatória começou a acelerar até Julho/Agosto deste ano. Então, não acho que tenha relação com o quadro político do Brasil, porque outras conservatórias estão andando normalmente... Tipo, se não me engano, Tondela continua com seus 4 meses de média para conclusão de processos como sempre foi.
Concordo com a @flavia_s_r ...
Porém...
Se nenhum processo for concluído pelo ACP em Outubro...Aí sim teremos motivos para nos preocupar...