Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14484494514534541559

Comentários

• Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado September 2018
    @saluaribeiro

Fiz a solicitação no Civil online no dia 29/05.

Recebi a resposta que não havia assento dia 01/06 e que o valor seria devolvido.

O e-mail com solicitação da conta para reembolso veio dia 09/07.

O processo do meu sogro foi concluído em 30/08 e não recebi o assento por e-mail do Civil online.
  • @saluaribeiro,

Realmente o sistema deve ser integrado pois no e-mail que recebi do Civil online tinha o número do processo e a informação do status em análise, por esse motivo não teria como emitir o assento.
  • @Vlad Pen, obrigada pela dica no pagamento, isso é um ponto q muito me preocupa tbm. Em questão da certidão de nascimento do meu avô q tenho cópia simples de segunda via emitida em 1951, estou muito insegura em mandar só ela e cair em exigência, isso por ele ter nascido em 1911. Pode me ajudar a respeito?
  • @Valeria, tente ver se o assento não está informatizado pelo civilonline. Coloque ano de nascimento 1920 ( o site só aceita busca até 100 anos) e coloque nas observações o ano correto.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Vlad Pen, todos processos de atribuição que fiz por ACP em que a pessoa havia mudado de nome após casamento sempre enviei uma cópia simples da certidão de casamento para justificar a mudança, nunca tive problemas.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @PessoALL, a questão é: se o seu assento ainda não saiu segundo a LR, porquê sobrecarregar o Civil Online com pedidos que eles não poderão atender, para depois reclamar por email, atrasando mais ainda o trabalho deles e ainda gerando um ranço com este tipo de operação? Eu acho um desgaste desnecessário e que só piora nossa relação com as administrações públicas portuguesas.

Vou rememorar aqui uma coisa que sempre digo: o Consulado demora mais de 1 ano para concluir uma atribuição e aqui as pessoas ficam numa sangria desatada porque o ACP deu uma pequena parada. Pessoal, vamos ter consciência, o ACP apenas reduziu o ritmo agora mas nada indica que vai levar o mesmo tempo absurdo do Consulado, por isso peço que tenhamos paciência até as coisas voltarem a andar. Ficar disparando emails aqui e acolá só piora os serviços e nossa relação com Portugal, além de milhares de mensagens desnecessárias no fórum e ruído de informação.

Meu conselho é: LR informou que o seu assento não existe ainda? Que pena, ligue na semana seguinte e tente novamente. Economiza tempo, dinheiro, ansiedade e os serviços que lá estão para as coisas concretas e não para suposições. Entendo a pressa de todos, mas se estragarmos os serviços por nossas ações, depois não reclamemos.

• @DavidLima

Concordo plenamente com vc!
  • @David Lima, também concordo plenamente!
  • @David Lima,

Relatei aqui meu caso, exatamente para mostrar que o Civil online não é solução.

E quanto a minha experiência, nunca reclamei de nada, nem aqui nem quando recebi o e-mail de estorno de Portugal.

Quando fiz, foi porque um outro colega com processo numerado no mesmo dia que o meu conseguiu receber o assento pelo Civil online, mesmo o processo dele ainda estando em análise na LR.
    Acho que isso ocorreu pois em algum momento a LR ficou desatualizada. Soube que houve um mudança de sistema, então acredito que durante essa mudança pode ter acontecido das informações da LR e Civil online estarem descasadas.

Por sinal das últimas vezes que liguei para LR o atendente estava consultando 2 sistemas, o próprio me informou isso.

Eu entendo e concordo com a sua preocupação como moderador de orientar as pessoas de forma a não prejudicar o serviço em Portugal.

Ligar e mandar e-mails para as conservatórias realmente prejudica o andamento dos processos, porém acredito que o pessoal que atende o Civil online é dedicado a este serviço, assim como os atendentes da LR são dedicados para atendimento telefônico.

Bom seria se tivesse uma forma de consultar o processo de forma online e "automática", isso seria excelente, mas como ainda não é o possível, teremos que continuar "sobrecarregando" o atendimento na LR e ficar aguardando mais de 1h para ser atendido... E vamos controlando a ansiedade....rs

Acho muito legal o compartilhamento de experiência aqui, muitas vezes é através do relato das pessoas que ficamos sabendo de novas regras e exigências das conservatórias.

Esse fórum com o super apoio dos Moderadores é fantástico e a palavra que define o meu sentimento a este fórum é GRATIDÃO.

Obrigada e desculpe qualquer transtorno que eu tenha gerado com a minha colaboração!
  • @David Lima...
    CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ...!!!

E digo mais...!!!
    Há cerca de um mês atrás...Depois de obter a informação que buscava sobre um processo pela LR...Por alguma razão que desconheço...A chamada telefônica permaneceu conectada por um tempinho...(Não sei precisar por quantos segundos)...Mas nesse pequeno espaço de tempo...Alguém próximo...(Provavelmente outro atendente)...Fez uma pergunta para essa pessoa que acabara de passar as informações para mim...Segue um curto diálogo entre os dois colaboradores da LR...Que por pura curiosidade acabei testemunhando...

Confesso que depois me senti um tanto envergonhado por não ter desligado o telefone...
    "A curiosidade falou mais alto"... : )

IMPORTANTE...Em nenhum momento...Qualquer um desses colaboradores da LR fez qualquer comentário desrespeitoso ou ofensivo...
    Mas nessas poucas palavras que trocaram...(E eu testemunhei)...Ficou EVIDENTE o entendimento que eles tem sobre a conduta dessas pessoas que insistem em ficar ligando...Enviando e mais...etc...

A questão é...Invistam o tempo e energia em pesquisas ANTES de enviar o processo para Portugal...Depois de confirmar que o envelope com os documentos chegou ao destino...
    Arrumem algo de útil para fazer...!!!
    Ficar ligando todos os dias na LR...Enviando emails para as Conservatórias...Não vai fazer vosso processo ficar pronto mais rápido...Nem vai resolver qualquer exigência "Por antecedência"...

E ainda ATRASA a vida de todos...!!!

Como já foi escrito várias vezes por aqui...Se houver algum problema...Seja com VP...Documentos...Etc...
    Mais cedo ou mais tarde...Eles entrarão em contato informando do problema e orientando sobre como proceder para solucioná-lo...
  • Pessoal... acho que me decidi por fazer a solicitação de nacionalidade para mim (Minha mãe é Portuguesa então seria DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE) via ACP Porto. Mas gostaria de tirar umas duvidas que surgiram vendo o site aqui do CidadaniaPortuguesa.

Sobre documentos:
    - Certidão de nascimento do Português. (Acabamos de fazer a transcrição do casamento dela, para atualizar nome etc. Essa certidão atualizada eu consigo no consulado de SP ou somente em PT? e na certidão de nascimento vem com estado civil?)

- Certidão de Nascimento do requerente (Seria a minha certo?) vamos lá:
    * De inteiro teor OK

* Emitida a menos de 1 ano OK

* Firma do oficial que a assina reconhecida... (Na minha certidão de nascimento ela é a original que pedi nova e APOSTILADA. Na certidão tem o carimbo e assinatura do escrevente e no Apostilamento tem os dados do escrevente que assinou e tudo mais. NESTE CASO ESTÁ CORRETO? ou preciso pedir outro com esse reconhecimento e NÃO o apostilamento?)

* Legalizado no consulado português: (Nesse caso preciso pegar minha certidão de nascimento de inteiro teor apostilada ir no Itamaraty para legalizar e depois ir no consulado de Portugal para legalizar também. Ai esse requisito estará ok???)

- Cópia do RG ou Passaporte autenticada. OK

- Formulário 1C (Pelo que vi aqui no tópico ao fazer o pagamento via cartão de credito eu recebo o formulário para preenchimento, correto? Depois de preenchido só ir em qualquer cartório e reconhecer por autenticidade. Preciso APOSTILAR?)

Acho que essas são minhas duvidas que geraram ao ler muitos dos posts mais recentes aqui e a pagina dedicada no site aqui mesmo.

Vi que teve algumas mudanças com relação ao ACP PORTO e seu funcionamento, isso não muda em nada as novas entradas/pedidos para o ACP PORTO, talvez mude o tempo é isso? (Mesmo assim ainda vale mais a pena que o consulado aqui né?! hehehe)

Muito obrigado

• Concordo com vcs. E até comentei que tinha feito na ansiedade, e que não incentivo ninguém a fazer. Inclusive comentei várias vezes no grupo no facebook em que o pessoal está estranhando a demora da ACP que ela está dentro do prazo normal definido nas conservadorias. Mas eu entendo também que as vezes é muito difícil controlar a ansiedade quando vimos o quão rápido a ACP trabalhou e agora desacelerou um pouco. Enfim, acho válido esses questionamentos aqui, por que assim trocamos experiências e vamos nos aguentando :D
  • @LeLoT3 formulário 1C não precisa apostilar, só reconhecer firma
  • Boa tarde amigos, como já disse antes, estou ajudando meus irmãos na organização dos documentos para a atribuição. Uma questão: no formulário 1-C minha irmã escreveu o nome todo na mesma linha (nome próprio) quando deveria ter colocado o sobrenome na linha do apelido. Não vimos isso e ela já autenticou no cartório. Será que isso dará problema?
  • @LELOT3

cara, você pegou essa lista de documentos no site do consulado? Tem alguns pontos que não batem com os requerimentos da ACP de porto... eu acharia mais seguro vc usar a lista de documentos e informações descrito aqui no forum:

Documentos:

1. Formulário 1C (REQUERENTE) - O formulário 1C deve ser impresso colorido, frente e verso em folha única e preenchido de caneta azul ou preta, em letras maiúsculas (documento sem rasuras nem traços cobrindo as partes não preenchidas) - Reconhecer firma por autenticidade, o documento deve ser datado e assinado em frente ao oficial do cartório, confirmar se está com o celo de AUTENTICIDADE

2. Certidão de nascimento (Portugues) – Cópia simples (pode ser o documento impresso pelo civil online)

3. Certidão de nascimento (REQUERENTE) - Emitida a menos de 180 dias do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada (confirmar se consta a transcrição do casamento)

4. Documento de identidade (REQUERENTE) - Cópia autenticada do documento de identificação (Carteira de identidade) – apostilada

5. Vale postal no valor de 175 euros (pagamento no correio ou por cartão de crédito internacional)

Observações:

- O processo deve ser solicitado por quem está pedindo a nacionalidade, no caso você. Então todas as informações e documentos relacionadas ao REQUERENTE são seus.

- Já que o casamento da sua mãe já foi transcrito, vc consegue solicitar a sua certidão de nascimento pelo civil online, com o custo de 10 euros

- Não é mais necessário levar os documentos ao consulado p/ validação, a apostila de haia já cumpre esse papel
  • Gente,

Dúvida: Peguei a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro de registros do meu pai... O registro dele foi feito à mão e está meio difícil de ler.
    Vale a pena pedir uma certidão inteiro teor normal para enviar junto? Porque realmente tá chato de ler a letra do escrivão e acredito que possa gerar dificuldades quando o processo for ser analisado...
  • Pessoal, boa tarde! Para Atribuição de filho de português (o português é nascido no Brasil) é somente por Consul né?
  • @maria nelida, boa tarde! Preciso da sua orientação em mais uma questão que surgiu: no formulário 1-C minha irmã escreveu o nome todo na mesma linha (nome próprio) quando deveria ter colocado o sobrenome na linha do apelido. E já estávamos prontos para enviar... Você acha que isso dará problema? Será que ela teria que fazer esse formulário de novo? Desde já te agradeço muito a atenção. bjs
  • @drakunder se a pessoa é nascida no Brasil mas obteve a atribuição da nacionalidade portuguesa, passa para o filho da mesma forma que o nascido em PT passou para o filho nascido no Brasil.
  • @drakunder se o brasileiro (nascido no Brasil) consegue a atribuição portuguesa, vira cidadão português com todos os direitos dos que nasceram em Portugal, portanto os filhos dele podem pedir a atribuição via consulado ou através dos correios nas conservatórias em Portugal que aceitam esse tipo de trâmite.
  • @FelipeCabral,@carlosenglerth,@saluaribeiro,aconteceu comigo de bater a ansiedade,e pedir a certidão,antes de concluído processo,bemmmmm antes.Eles me responderam que não poderiam mandar porque o processo estava no início,pensei que o valor seria estornado do cartão,mas não estornaram,e quando o processo foi concluido,me mandaram mensagem com o código.
  • Pessoal, boa tarde!
    Apenas para formalizar: inclui o meu processo na planilha.
    Foi enviado dia 31/08 e chegou dia 06/09.
    Ainda não liguei na LR pois acho cedo. Assim que obtiver o número eu atualizarei os dados.
    Boa sorte a todos nós.
  • @DavidLima realmente cansamos de pedir paciência e ACP q antes cumpria um prazo de 2 meses para conclusão com certeza esse prazo vai se estender bastante Acredito q pelo menos 5 meses.
  • Boa Tarde! Infelizmente, já que esta demorando os processos enviados em julho, tem alguém com vaga disponível para cartão cidadão no consulado do rio de janeiro para novembro?
  • @flavia_s_r,

Já que a certidão reprografia está difícil de ler... eu mandaria JUNTO à certidão de inteiro teor apostilada, pois evita o transtorno de ficar com preocupação do processo cair em exigência. Imagina ficar 3 meses com essa preocupação. Pior é se não enviar e cair em exigência por esse motivo, pois além do gasto com a certidão de inteiro teor terá também o gasto com o correio novamente e mais demora na conclusão do processo.

• Obrigada @Lilianfs13!
    Vou fazer isso para evitar pagar DHL 2 vezes.
  • @Vlad Pen Obrigada mais uma vez, vou tentar dessa forma e retorno com uma resposta pra quem estiver com a mesma dúvida poder se orientar.
  • Será que fazendo o processo presencialmente os prazos são menores?
  • Pessoal, estou vendo na planilha que há processos que acabaram de ser recebidos em portugal sendo incluídos na planilha como se estivessem em análise. Se ainda nem tem número, não está em análise. É importante o preenchimento correto da planilha para que possamos acompanhar como de fato está o andamento das coisas no ACP.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.