Turma, a ACP continua fazendo a atribuição sem necessidade de atualização do casamento (dos pais), no caso de Pai portugues, declarante do nascimento do interessado?
Pessoal, preciso que me ajudem com uma urgência! A minha documentação está já a caminho de Portugal, fiz o pagamento do vale postal através do cartão de crédito. Porém, tentei fazer o pagamento do vale postal da documentação da minha irmã via cartão de crédito e não conseguimos (visto que ela não tem cartão de crédito e tentamos fazer a compra através do cartão da minha mãe e do meu pai - ambos não funcionaram). De qualquer forma, demos andamento a papelada e resolvemos fazer o pagamento do vale postal direto nos Correios. Porém, hoje, para nossa surpresa, a agência dos correios disseram não estarem mais fazendo o vale postal! Minha mãe afirmou que era para manutenção de residentes (conforme orientação de vocês aqui do fórum) e ainda assim não fizeram. O que fazer agora??? Estou aflita pois toda a documentação está pronta porém não estamos conseguindo fazer a emissão do vale postal por nenhuma das maneiras!! ME AJUDEM!!!
@julianafernandes__ também sou de Ribeirão, e fiz os meus vales (até então dois), na agência da Independência com a São Sebastião. Fiz a última em julho.
@Gabriela_Meirelles O nosso não sai nunca!! Sempre que você manda alguma coisa aqui eu fico animado achando o meu finalizou também hahaha Mas ACP ainda está boa, vim de 2 processos de Tondela bem atrasados
Com muita alegria venho informar que o processo do meu sogro (80XX/18) foi para Registro! Depois de exatos 7 meses e 3 exigências (uma delas que me deixou de cabelos brancos e até fora do prazo), uma longa espera dessas férias portuguesas....ENFIM, temos o primeiro Brazuca/Portuga da família!
Não posso deixar de agradecer aos moderadores do Fórum, sempre solícitos, generosos e dedicados!! Aos amigos que aqui compartilham as experiências e informações, MUITO OBRIGADA!
Só nós sabemos o quanto vale um processo desses sem mediação de advogados e feito por conta própria.
Aos que estão na luta, não desanimem....o primeiro é o mais dificil e moroso.
Agora levarei o processo do meu marido presencialmente, mês que vem.
Oi gente! Meu nome é Luciana e hoje postei os documentos do meu pai , filho de Português, apesar de eu nunca ter me posicionado aqui no grupo , as discussões e informações aqui disponíveis foram fundamentais pra eu conseguir dar entrada. No ano pasado tinha feito orcamento com um escritório de advocacia e ficava em torno de 15mil reias a do meu pai e a minha. Acabei fazendo por conta com a ajuda deste fórum. Enviei por EMS correios hoje 14/09/2018. Assim que eu souber das atualizações vou colocando aqui (to doida p ele entrar nessa planilha ... Kkkk ) Obrigada a todos
@Eduardo Bernardino Está difícil dizer, ainda mais agora que a Conservatória está voltando do período de férias. Pelo que temos notícia, nenhum processo de Junho/Julho foi concluído ainda. Ou seja, no momento estamos esperando há mais de 70 dias. Estou ansioso para ter alguma boa notícia na próxima semana. Mesmo estando dentro de um prazo de 3 meses, acredito que ainda possa ser uma boa opção enviar para ACP, pois o prazo de Tondela é ainda maior.
@Maidane Araujo já enviei certidão reprográfica da mesma forma que a sua e foi aceita. Estando legível os dados da cópia pode enviar. Se estiver difícil a leitura então sugiro enviar uma em inteiro teor para evitar que caia em exigência e gere mais custos pra vc.
Boa noite gente! Porto ainda é uma boa opção para processos de atribuição? Alguém sabe informar em média quanto tempo está demorando para conclusão dos processos? Obrigada.
Pessoal, o portal cidadão estorna o valor automaticamente ou tenho que solicitar?[ Pedi a certidão por lá pq as vezes a LR está desatualizada mas ainda está em análise... Desde junho. Obrigada a todos!
Sei que um dos objetivos do grupo é ajudar a resolvermos os processos sem assessoria, mas infelizmente cheguei em um ponto sem saída...
O nosso caso: Sou portuguesa e transcrevi o meu casamento por PD sem nenhum problema - família homoafetiva.
Enviei os dois processos das minhas filhas gêmeas para ACP em junho.1 envelope com os dois processos - exatamente a mesma documentação para cada criança.
A nacionalidade Portuguesa da bebê A saiu sem problemas em Julho.
A nacionalidade da bebê B caiu em exigência. Mandei o documento que eles pediram no fim de julho. No fim de agosto caiu em exigência novamente - dessa vez eles pediram a documentação do processo de fertilização em vitro que fizemos e também pediram que eu nomeie um procurador para tratar do assunto junto à ACP (ai que entra o advogado)
Nem eu, nem a atendente da linha registros entendemos exatamente o que eles querem, dado que não existe algo como um "certificado de fertilização".
Estou perdida! Uma das meninas já tem a nacionalidade e a outra não - apesar de serem gêmeas e terem a mesma documentação/histórico... Acredito que o problema seja por elas terem duas mães.
@julianafernandes__ Procure outra agencia dos correios para fazer o Vale postal pois de fato algumas agencias estão dizendo que não fazem mais VP, ou dizem que so fazem para pessoa fisica ( quando vc diz que é para IRn IP eles falam que não fazem mesmo sendo Manutenção de residentes). Passei por isso recentemente, fui a outra agencia no dia seguinte e consegui fazer normalmente! Nada funciona neste nosso País!
Sugiro que mande um e-mail para o ACP com o Titulo " URGENTE EM RESPOSTA À EXIGÊNCIA " Onde vc vai perguntar o que exatamente está sendo pedido já que isso não existe e a irmã gêmea já tem a nacionalidade Com certeza os 2 processos foram analisados por pessoas diferentes que tem critério totalmente opostos
O caso da @Rodllon, 2 crianças gêmeas com a MESMA documentação, uma criança caiu em exigência e a outra não.
Por essas e outras que mantenho a AVISO de quem for enviar processo de Atribuição para ACP sem Transcrição de Casamento, onde o português tenha sido o declarante do filho, que esteja preparado financeira e documentalmente para o caso de se cair em exigência, não seja pego desprevinido.
Entendo que os conservadores da ACP possam exigir sim a cobrança da transcrição porque está na lei que todo português deva manter o estado civil atualizado.
O fato de ser a única conservatória em que alguns dos seus conservadores abram mão dessa cobrança, no caso citado acima, não quer dizer que seja regra, ao contrário, é exceção. Até quando?
Portanto, este é um AVISO para aqueles que se arriscarem, estejam preparados SE cair em exigência.
@Douglas, se acharam seus documentos e deu problema no vale, porque você não pede para que mantenham os documentos e paga as custas por cartão de crédito? Assim evita a espera de voltar tudo (detalhe, vão te enviar por carta comum, provavelmente), além de evitar mais gastos.
Eu tentaria reemitir um vale ou pagar com cartão de crédito e manter os documentos lá.
Comentários
A minha documentação está já a caminho de Portugal, fiz o pagamento do vale postal através do cartão de crédito. Porém, tentei fazer o pagamento do vale postal da documentação da minha irmã via cartão de crédito e não conseguimos (visto que ela não tem cartão de crédito e tentamos fazer a compra através do cartão da minha mãe e do meu pai - ambos não funcionaram).
De qualquer forma, demos andamento a papelada e resolvemos fazer o pagamento do vale postal direto nos Correios. Porém, hoje, para nossa surpresa, a agência dos correios disseram não estarem mais fazendo o vale postal! Minha mãe afirmou que era para manutenção de residentes (conforme orientação de vocês aqui do fórum) e ainda assim não fizeram.
O que fazer agora??? Estou aflita pois toda a documentação está pronta porém não estamos conseguindo fazer a emissão do vale postal por nenhuma das maneiras!!
ME AJUDEM!!!
Sim
Vc mora em qual estado?
Com muita alegria venho informar que o processo do meu sogro (80XX/18) foi para Registro!
Depois de exatos 7 meses e 3 exigências (uma delas que me deixou de cabelos brancos e até fora do prazo), uma longa espera dessas férias portuguesas....ENFIM, temos o primeiro Brazuca/Portuga da família!
Não posso deixar de agradecer aos moderadores do Fórum, sempre solícitos, generosos e dedicados!!
Aos amigos que aqui compartilham as experiências e informações, MUITO OBRIGADA!
Só nós sabemos o quanto vale um processo desses sem mediação de advogados e feito por conta própria.
Aos que estão na luta, não desanimem....o primeiro é o mais dificil e moroso.
Agora levarei o processo do meu marido presencialmente, mês que vem.
A felicidade não cabe nessa Sexta-Feira!!!
Meu nome é Luciana e hoje postei os documentos do meu pai , filho de Português, apesar de eu nunca ter me posicionado aqui no grupo , as discussões e informações aqui disponíveis foram fundamentais pra eu conseguir dar entrada. No ano pasado tinha feito orcamento com um escritório de advocacia e ficava em torno de 15mil reias a do meu pai e a minha. Acabei fazendo por conta com a ajuda deste fórum.
Enviei por EMS correios hoje 14/09/2018.
Assim que eu souber das atualizações vou colocando aqui (to doida p ele entrar nessa planilha ...
Kkkk )
Obrigada a todos
Sempre fiz os vales postais na agência franqueada da rua São José 1242, sendo o ultimo efetuado em julho 2018
desculpe, corrigindo JULHO de 2019
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Porto ainda é uma boa opção para processos de atribuição?
Alguém sabe informar em média quanto tempo está demorando para conclusão dos processos?
Obrigada.
Pedi a certidão por lá pq as vezes a LR está desatualizada mas ainda está em análise... Desde junho.
Obrigada a todos!
(APAGADO)
Sei que um dos objetivos do grupo é ajudar a resolvermos os processos sem assessoria, mas infelizmente cheguei em um ponto sem saída...
O nosso caso: Sou portuguesa e transcrevi o meu casamento por PD sem nenhum problema - família homoafetiva.
Enviei os dois processos das minhas filhas gêmeas para ACP em junho.1 envelope com os dois processos - exatamente a mesma documentação para cada criança.
A nacionalidade Portuguesa da bebê A saiu sem problemas em Julho.
A nacionalidade da bebê B caiu em exigência. Mandei o documento que eles pediram no fim de julho. No fim de agosto caiu em exigência novamente - dessa vez eles pediram a documentação do processo de fertilização em vitro que fizemos e também pediram que eu nomeie um procurador para tratar do assunto junto à ACP (ai que entra o advogado)
Nem eu, nem a atendente da linha registros entendemos exatamente o que eles querem, dado que não existe algo como um "certificado de fertilização".
Estou perdida! Uma das meninas já tem a nacionalidade e a outra não - apesar de serem gêmeas e terem a mesma documentação/histórico... Acredito que o problema seja por elas terem duas mães.
Agradeço imensamente qualquer ajuda! Obrigada!
Nada funciona neste nosso País!
Sugiro que mande um e-mail para o ACP com o Titulo " URGENTE EM RESPOSTA À EXIGÊNCIA "
Onde vc vai perguntar o que exatamente está sendo pedido já que isso não existe e a irmã gêmea já tem a nacionalidade
Com certeza os 2 processos foram analisados por pessoas diferentes que tem critério totalmente opostos
Para mim apareceu normal... segue link:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
O caso da @Rodllon, 2 crianças gêmeas com a MESMA documentação, uma criança caiu em exigência e a outra não.
Por essas e outras que mantenho a AVISO de quem for enviar processo de Atribuição para ACP sem Transcrição de Casamento, onde o português tenha sido o declarante do filho, que esteja preparado financeira e documentalmente para o caso de se cair em exigência, não seja pego desprevinido.
Entendo que os conservadores da ACP possam exigir sim a cobrança da transcrição porque está na lei que todo português deva manter o estado civil atualizado.
O fato de ser a única conservatória em que alguns dos seus conservadores abram mão dessa cobrança, no caso citado acima, não quer dizer que seja regra, ao contrário, é exceção. Até quando?
Portanto, este é um AVISO para aqueles que se arriscarem, estejam preparados SE cair em exigência.
Eu tentaria reemitir um vale ou pagar com cartão de crédito e manter os documentos lá.