@usuário novo, nunca recomendamos e nunca vi ninguém fazendo assim. Penso que alterar o nome pode ocasionar prejuízos futuramente para a pessoa, caso tenha que atribuir a alguem ou comprovar algo com documentos brasileiros que tenham nomes divergentes. Já pensou a dor de cabeça?
A dica ao lidar com a burocracia portuguesa (ou mesmo brasileira) é: facilite! Não crie possíveis problemas futuros.
@Refageli o consulado esta dando informações totalmente estranhas.A copia do assento português ja serve para o filho nesse caso pedir a sua própria nacionalidade. Esse processo pode ser feito em ACP do Porto ou outra conservatória e não somente em Lisboa.
Bom dia! Para processo de atribuição, ACP aínda é a melhor opção? Há necessidade de transcrição de casamento sendo o português o declarante na minha certidão de nascimento? Sou casada, posso ter algum problema de divergência de nome na certidão de nascimento e RG atual? Poderiam me enviar a documentação atual? Li em algum tópico a possibilidade de fazer o pagamento via cartão de crédito, é possível ou faço por vale postal? Obrigada!
Pessoal, enviar pro ACP a cópia apostilada do RG sem constar o CPF nele é um problema? Quando eu fiz o meu RG não tinha CPF ainda e está dentro do prazo de 10 anos.
Meu cunhado pretende iniciar o processo de atribuição da mãe dele. Porém, o cartório afirmou que não poderia emitir uma cópia reprográfica da certidão de nascimento dela por conta do livro onde se encontra o registro dela estar em péssimo estado. Eles se comprometeram a emitir uma cópia digitada junto de uma declaração afirmando da impossibilidade deles realizarem a emissão. Tentei achar algum precedente por aqui, mas não encontrei. Poderiam me dizer se seria possível eu enviar este documento para lá ou não haveria essa possibilidade?
Já vi aqui no fórum caso igual a este, e a orientação foi exatamente de pegar um Oficio do cartório afirmando a impossibilidade de emitir a certidão reprografia.
Veja apenas se será necessário apostilar também a declaração ou somente a certidão de nascimento.
@refagelli essa informação do consulado está muito estranha, devemos sempre checar , pois muitas das vezes as informações não batem com a realidade, infelizmente. Quando minha mãe foi fazer o CC no consulado, levou uma cópia do assento dela , que tirei no Civil Online, pois ainda não havia chegado pelo correio. O atendente perguntou onde ela tinha conseguido e minha mãe informou, e ele disse ser IMPOSSÍVEL eu ter conseguido desta forma (pelo civil online) e impossível todos aqui sabem que não é né , ou seja, estamos mais por dentro dos processos do que o próprio pessoal do consulado. E para completar, quando chegou o prazo de pegar o CC, segui as instruções e enviei um e-mail para PT perguntando se estava pronto. Fui informada que sim, então imprimi o e-mail e lá foi a minha mãe. Dentro do consulado o CC da minha mãe foi perdido, e não tinham nenhuma resposta para dar. 2 semanas depois, minha mãe refez o CC e quando foi buscar , acharam o anterior ... ou seja , se não corrermos atrás , acabamos papando mosca, infelizmente. Algo que pode ser simples, acaba se tornando complicado.
Num grupo do FB pessoal disse q se você tiver o acento de nascimento da pra passar na fila da imigração portuguesa indo pra la. Pensando em tirar CC e Passaporte la em Lisboa.
Olá amigos! Poderiam confirmar se o número do telefone para informação sobre o andamento da documentação enviada é 351211950500 e se a maneira correta de ligar é 0+operadora+351211950500 ? Pois venho ligando direto, inclusive sab e dom e só da ocupado... Obrigado
deve obter a declaração do cartório, alegando a impossibilidade. Esta declaração deve ser também apostilada. Contudo, verifique antes com o cartório se não fazem a reprográfica pelo estado do livro em si, ou pelo registro estar ilegível. SE for apenas por estar ilegível, sugiro que tire mesmo assim (e envie, claro, junto a certidão de IT apostilada também).
Gente, precisa enviar certidão de casamento se na de nascimento JÁ CONSTA a mudança pro nome de casada no verso? Se precisar mesmo assim, tem que ser original e apostilada?
@Maria Nelida, estou ajudando minhas duas irmãs a tirarem a cidadania delas. Posso enviar as duas atribuições em envelopes separados e colocar num envelope maior para fazer apenas uma remessa?
Pessoal, bom dia! Enviei minha documentação para Porto e agora estou no aguardo! Contudo, tenho algumas perguntas: caso a documentação caia em exigência, como serei notificada? Via e-mail? Caso esteja tudo correto, receberei a conclusão do processo via e-mail também? Ovar foi via e-mail, por isso minha pergunta, não sei se diferencia de conservatória para conservatória. Enfim, agradeço desde já toda a atenção prestada pelo grupo!
Comentários
Que tipo de processo vc pretende fazer?
Penso que alterar o nome pode ocasionar prejuízos futuramente para a pessoa, caso tenha que atribuir a alguem ou comprovar algo com documentos brasileiros que tenham nomes divergentes. Já pensou a dor de cabeça?
A dica ao lidar com a burocracia portuguesa (ou mesmo brasileira) é: facilite! Não crie possíveis problemas futuros.
Que notícia maravilhosa!!! Parabéns!!!
Há necessidade de transcrição de casamento sendo o português o declarante na minha certidão de nascimento?
Sou casada, posso ter algum problema de divergência de nome na certidão de nascimento e RG atual?
Poderiam me enviar a documentação atual?
Li em algum tópico a possibilidade de fazer o pagamento via cartão de crédito, é possível ou faço por vale postal?
Obrigada!
Poderiam informar o telefone da ACP para consultar os processos
Obrigado
Quando eu fiz o meu RG não tinha CPF ainda e está dentro do prazo de 10 anos.
Já vi aqui no fórum caso igual a este, e a orientação foi exatamente de pegar um Oficio do cartório afirmando a impossibilidade de emitir a certidão reprografia.
Veja apenas se será necessário apostilar também a declaração ou somente a certidão de nascimento.
no consulado eles aceitam essa declaração quando o cartório está impedido de tirar a cópia.
Acho que não haverá problemas
Você teria o telefone da linha de registro para me passar?
Obrigado
Quando minha mãe foi fazer o CC no consulado, levou uma cópia do assento dela , que tirei no Civil Online, pois ainda não havia chegado pelo correio. O atendente perguntou onde ela tinha conseguido e minha mãe informou, e ele disse ser IMPOSSÍVEL eu ter conseguido desta forma (pelo civil online) e impossível todos aqui sabem que não é né , ou seja, estamos mais por dentro dos processos do que o próprio pessoal do consulado. E para completar, quando chegou o prazo de pegar o CC, segui as instruções e enviei um e-mail para PT perguntando se estava pronto. Fui informada que sim, então imprimi o e-mail e lá foi a minha mãe. Dentro do consulado o CC da minha mãe foi perdido, e não tinham nenhuma resposta para dar. 2 semanas depois, minha mãe refez o CC e quando foi buscar , acharam o anterior ... ou seja , se não corrermos atrás , acabamos papando mosca, infelizmente. Algo que pode ser simples, acaba se tornando complicado.
Pensando em tirar CC e Passaporte la em Lisboa.
Poderiam confirmar se o número do telefone para informação sobre o andamento da documentação enviada é 351211950500 e se a maneira correta de ligar é 0+operadora+351211950500 ?
Pois venho ligando direto, inclusive sab e dom e só da ocupado...
Obrigado
deve obter a declaração do cartório, alegando a impossibilidade. Esta declaração deve ser também apostilada.
Contudo, verifique antes com o cartório se não fazem a reprográfica pelo estado do livro em si, ou pelo registro estar ilegível. SE for apenas por estar ilegível, sugiro que tire mesmo assim (e envie, claro, junto a certidão de IT apostilada também).
Eu mandei o meu cunhado perguntar a eles e disseram que o livro estava em más condições, inclusive se desfazendo. Então, não tem jeito.
Vou falar a ele proceder desse jeito.
Como são processos independentes,pode enviar os dois para o ACP da maneira que descreveu
Obrigado pelos esclarecimentos de sempre.