Galera, poderiam me ajudar a conferir minha check list antes de enviar pro ACP Porto?
1. Certidão de nascimento brasileira da minha avó em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada; 2. Cópia devidamente autenticada do RG recente e apostilada. 3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida por autenticidade em cartório; 4. Certidão com autenticação digital de nascimento do pai portugues, emitida e assinada eletronicamente pelo Arquivo Regional da Madeira. (DÚVIDA A: o fato de o sobrenome dele e dos pais nesta certidão estar somente “Vieira” e não “Vieira Alves” como nos documentos do Brasil é um problema?) 5. Pagamento via cartão:https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C 6. Certidão de casamento de inteiro teor da minha avó, para justificar a mudança de sobrenome. (DÚVIDA A: ou seria melhor por cópia reprográfica?) (DÚVIDA B: Precisa ser apostilada também?)
O problema: A certidão de nascimento da minha avó diz incorretamente que a mãe dela é portuguesa, mas na verdade ela é natural de Campinas-SP. Isso poderia fazer eles pedirem a transcrição do casamento do meu bisavô por acreditar que a esposa seria portuguesa, mas para provar que ela é brasileira vou enviar também a certidão de batismo dela em Campinas-SP, com os nomes dos pais dela batendo com a certidão de nascimento da minha avó. DÚVIDA C: Acham que isso corrige o problema e evita de eu ter que fazer a transcrição do casamento?
DÚVIDA Está tudo ok? Eu deveria fazer ou enviar mais algo?
Bom dia a todos, Ontem fizeram 15 dias que o processo do meu pai chegou a ACP, liguei para a LR as 7:30 horário de Brasília e me deram uma média de 30 minutos de espera, preferi tentar no dia seguinte... hoje retornei as 6:20 e continuaram passando o mesmo tempo estimado de espera. Já é padrão da LR esse tempo de espera ou devo ligar ainda mais cedo pra um atendimento mais ágil?
Fala galera BOM dia, tenho em maos menu assento de nascimento portugues, posso comprar passagem so de ida para Lisboa ? Ou Tenho que entrar como brasileiro mesmo ??? Obrigado
@anamaia@amanda_gouveia eu vou mudando os horários, cada vez ligo num diferente. Kkk mas as vezes eles dão a info de meia hora e vai diminuindo conforme a espera.
@Yasmin Pry gestos como o seu, de informar o andamento de processos particulares, nos economizam muito tempo na tentativa de obtermos informações. Obrigado!
@Caroline Araujo menina fiz outra coisa, entrei no civilonline e pedi a certidão de nascimento, paguei e no dia seguinte (30/08) recebi um email dizendo o número do processo e que o mesmo estava em fase de análise e que nesse momento não seria possível a emissão. Disse também que o setor de contabilidade entraria em contato comigo para a devolução dos 10 euros.... Pelo menos fiquei sabendo rapidinho o número do processo e em que fase está rssss
@Caroline Araujo no horário de funcionamento da LR eu não tenho tempo para ligar, mas estou na esperança que na próxima semana já concluam os processos do mês de julho e ai uhuuuu começam os nossos Carol !!!!
Gente, uma dúvida. Já tava querendo marcar o CC do meu pai no Consulado do RJ, mas apareceu que não tem vagas. Esse agendamento funciona igual ao de Nacionalidade? Pq lembro que antes de conhecer o fórum eu ia fazer pelo Consulado, e a agenda só abria 00h, e logo logo todas as vagas eram ocupadas.
Para conseguir agendar o CC, tenho que entrar 00h também, ou ao longo do dia tá tranquilo de conseguir vaga (mesmo que seja bem la pra frente, nao temos pressa)
bom dia a todos... começarei os procedimentos para as atribuições da minha mae e da minha tia. na certidao de nascimento de ambas, os nomes dos avós maternos foram grafados faltando sobrenome... os nomes dos pais estão corretos. será q eh preciso fazer retificação? os erros sao os seguintes: nome correto da avó é Anna Mourão da Costa e foi grafado Anna Mourão. o nome correto do avô eh Reynaldo Estellita da Costa e foi grafado Reynaldo Costa... ou seja, suprimiram um sobrenome, como era de costume naquela época...
Esses prazos tão ok pra mim! Meu pai nao tem interesse de viajar pra Portugal tão cedo haha, eu que tenho! Tiraria o dele só pra ter mesmo.
Saindo a nacionalidade dele, eu dou entrada na minha, e aiiii sim vou ter uma certa pressa, pq viajo pra levar minha avózinha s2 para conhecer a cidade do meu falecido avô em Março!
@Leticia Marques também estou ansioso por novidades, mas ainda estamos em um prazo bom, se conseguirmos em até 60 dias estará maravilhoso. Algumas conservatórias estão levando de 8 a 10 meses para conclusão.....
@Caroline Araujo que presente maravilhoso para sua avó, que Deus permita e há de permitir ! Aqui em São Paulo tem agenda para o CC em setembro e outubro ainda, mas creio que você sendo do Rio não consiga agendar por aqui. De qualquer forma estou na torcida por vocês.
@blancout o prazo está ótimo , longe de mim reclamar rsrsrs mas é que bate aquela vontade de ver logo um monte de gente postando que seus processos foram concluídos hehe
Comentários
Tenho a mesma dúvida que você com relação a grafia errada entre Y e I, o nome da minha sogra Marly está com "i" no documento do meu marido... veja
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/171856/#Comment_171856
Mas já li em algum lugar aqui no fórum que Portugal aceita esse tipo de divergência, porém vamos aguardar a confirmação dos moderadores.
1. Certidão de nascimento brasileira da minha avó em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada;
2. Cópia devidamente autenticada do RG recente e apostilada.
3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida por autenticidade em cartório;
4. Certidão com autenticação digital de nascimento do pai portugues, emitida e assinada eletronicamente pelo Arquivo Regional da Madeira. (DÚVIDA A: o fato de o sobrenome dele e dos pais nesta certidão estar somente “Vieira” e não “Vieira Alves” como nos documentos do Brasil é um problema?)
5. Pagamento via cartão:https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
6. Certidão de casamento de inteiro teor da minha avó, para justificar a mudança de sobrenome. (DÚVIDA A: ou seria melhor por cópia reprográfica?) (DÚVIDA B: Precisa ser apostilada também?)
O problema: A certidão de nascimento da minha avó diz incorretamente que a mãe dela é portuguesa, mas na verdade ela é natural de Campinas-SP.
Isso poderia fazer eles pedirem a transcrição do casamento do meu bisavô por acreditar que a esposa seria portuguesa, mas para provar que ela é brasileira vou enviar também a certidão de batismo dela em Campinas-SP, com os nomes dos pais dela batendo com a certidão de nascimento da minha avó. DÚVIDA C: Acham que isso corrige o problema e evita de eu ter que fazer a transcrição do casamento?
DÚVIDA Está tudo ok? Eu deveria fazer ou enviar mais algo?
Liguei agora na linha de registros, processo de 10/7 (356XX/18) ainda está em análise.
Ontem fizeram 15 dias que o processo do meu pai chegou a ACP, liguei para a LR as 7:30 horário de Brasília e me deram uma média de 30 minutos de espera, preferi tentar no dia seguinte... hoje retornei as 6:20 e continuaram passando o mesmo tempo estimado de espera.
Já é padrão da LR esse tempo de espera ou devo ligar ainda mais cedo pra um atendimento mais ágil?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4744/posso-viajar-apenas-com-o-assento-portugues-e-o-passaporte-brasileiro
Porém já vi relatos mais recentes de brasileiros que entraram por Lisboa e apresentaram o assento e foram muito bem recebidos. Melhor pesquisar antes. Boa sorte!
Mas pelo menos ta numerado! Vamos aguardar boas noticias no fim desse mes, se Deus quiser!
Para conseguir agendar o CC, tenho que entrar 00h também, ou ao longo do dia tá tranquilo de conseguir vaga (mesmo que seja bem la pra frente, nao temos pressa)
na certidao de nascimento de ambas, os nomes dos avós maternos foram grafados faltando sobrenome...
os nomes dos pais estão corretos.
será q eh preciso fazer retificação?
os erros sao os seguintes: nome correto da avó é Anna Mourão da Costa e foi grafado Anna Mourão. o nome correto do avô eh Reynaldo Estellita da Costa e foi grafado Reynaldo Costa... ou seja, suprimiram um sobrenome, como era de costume naquela época...
Saindo a nacionalidade dele, eu dou entrada na minha, e aiiii sim vou ter uma certa pressa, pq viajo pra levar minha avózinha s2 para conhecer a cidade do meu falecido avô em Março!
mas é que bate aquela vontade de ver logo um monte de gente postando que seus processos foram concluídos hehe
Houve algum problema com a planilha, pois não consta os registros a partir de 06/06/2018.
Eu sei que tá meio em cima, mas vai que! Torcer pro ACP voltar com tudo, e concluir o processo em 2 meses (desde a data de numeração).
Estou vendo agora e ela está em ordem inversa, os registros mais recentes em cima.