Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14134144164184191559

Comentários

  • editado August 2018
    Olá Pessoal!

    A documentação da avó do meu marido já está em análise na ACP Porto desde 27/07. Após atribuída ainda temos que solicitar a transcrição do casamento dela, fazer a atribuição e transcrição da minha sogra para posteriormente fazer a do meu marido e filha.

    Acontece que meu marido recebeu uma proposta de trabalho e estamos indo para Lisboa em outubro.

    Minha dúvida é se vale a pena eu já levar todos os documentos de todas as atribuições/transcrições que faltam para Portugal e dar continuidade no processo de lá ou se é muito arriscado passar a validade e é melhor ir solicitando a documentação pro Brasil à medida que for necessário.

    Caso seja melhor solicitar a documentação de lá, vocês conhecem alguma empresa que (tipo cartório24h) que solicite as certidões e envie para Portugal?
  • Olá @Eomine ! Eu errei na primeira vez, fazendo uso da conservatória em Ovar, pois tirei todas as certidões e as apostilei e acabei perdendo as mesmas, pois Ovar levou nove meses para fazer uma transcrição de casamento. Hoje aparentemente ACP, Tondela e Ponta Delgada, estão fazendo os processos em menor tempo que Ovar, porém pelo o que descreveu ainda haverá seis ou sete processos até chegar no seu marido (transcrição casamento da avó, nascimento da sua sogra ou sogro, transcrições do casamento dos mesmos, etcc) acho arriscado levar tudo agora. Eu levaria os documentos até o processo dos seus sogros. E a partir dai pediria tudo pela internet, inclusive o envio final para Portugal. Boa sorte!
  • @matheus Ferrari sua amiga nasceu no Brasil ou nos EUA? O ACP so faz processos de filhos nascidos no Brasil eu acho. Os demais são todos via Lisboa. Mas a Márcia ou o Vlad vão saber melhor que eu
  • Pessoal, tudo bem? Eu terminei o processo de atribuição de minha avó, a certidão chegou em minha casa, agora já estou dando andamento no processo de minha mãe. Uma pergunta, eu devo necessariamente enviar a certidão original que ACP me mandou da minha avó para instruir o processo de minha mãe ou posso mandar apenas uma cópia simples?
  • @Jonas vc pode enviar apenas a cópia do registro português da sua avó.Para atribuição da sua mãe não esqueça que terá que transcrever o casamento da sua avó antes .
  • @Vlad Pen obrigado mais uma vez!! Sobre a transcrição de casamento, ela já foi feita! Assim que o processo de minha mãe acabar, finalmente sera a minha vez, uma mistura de alegria com ansiedade!
  • Boa tarde, Ctt me respondeu e informou que o Vale não foi sacado e vence dia 24/08. O que eu faço? Perdi os documentos?
  • Prezados, boa tarde. Eu gostaria de saber se pra atribuição no ACP do Porto posso usar a certidão de nascimento de inteiro teor com certificado digital ou se só aceitam a por cópia reprográfica.
  • @Tomacheusk, Ctt informou o valor do vale em euros que foi recebido?
  • @MarceloDF Sim, 176 euros, ainda não foi sacado. E tudo indica que não vai mesmo. Ta muito estranho. Na LR indicaram falar com a ACP. realmente eu não sei como proceder a partir de agora.
  • @Maria Nélida, obrigada!
    Já preenchi a planilha com os dados do meu marido, mas ainda não liguei na LR, então não sei se foi numerado ou não, mas assim que o fizer eu atualizo a mesma.
    Abraço!
  • Pessoal,

    O ACP aceita certidão de nascimento digitalizada certificada emitida pelo Arquivo Distrital ou apenas o documento físico?
  • @diegomvaz

    Inteiro teor reprográfica(xerox do livro)
    Só aceitam inteiro teor digitalizada como complemento caso a reprográfica esteja ilegível
  • @tomacheusk, sei que não se recomenda entrar em contato diretamente com a conservatória, mas seu caso é uma exceção, visto que o valor do vale está correto e o vencimento está próximo. Eu enviaria um e-mail hoje mesmo com um assunto Vale a Vencer em 24/08 de (nome do requerente). Vamos ficar na torcida...
  • RenanFrancaRenanFranca Member
    editado August 2018
    Pessoal, ao enviar os documentos é necessário enviar a original da certidão do português ou uma xerox ou até mesmo o número do assento são suficientes?

    Uma outra dúvida: eu apostilei a identidade mas ela foi emitida há mais de 10 anos. Isso pode dar problema e entrar em exigência o processo?
  • editado August 2018
    @Tomacheusk Poxa, que situação!!! Eu faria o que o @MarceloDF recomendou também. Envia um email e vamos ficar na torcida!

    @RenanFranca Cópia simples é suficiente, não precisa enviar a original. Com relação ao documento de identidade, eu não arriscaria enviar assim. Acho que vale a pena apostilar outro documento mais recente para eliminar qualquer chance de cair em exigência.
  • @Gabriela @MarceloDF ligamos na LR hj cedo novamente. Apenas 10 minutos na linha e fomos atendidos. Infelizmente nenhuma novidade. Enviei um email para a ACP, mas duvido muito que vou ser respondido. Já estamos contando que perderam os docs. Já estamos pensando em fazer os docs novamente e esperar o vale postal vencer. Infelizmente nessa situação aparentemente não tem muito o que fazer.
  • bom dia tenho o numero do assento do português, freguesia e data de nascimento, mas ao consultar a conservatória a mesma informou que como nasceu antes de 1909 foi enviado ao Arquivo Central... Vou precisar do numero digital ou ate mesmo a copia da certidão , ou posso usar o assento que já tenho somente como informação no formulário?
  • @Tomacheusk, se eu fosse você faria por cartão de crédito dessa próxima vez. O valor não expira, além de ser mais barato e mais fácil.
  • e lamento sua situação, deve ser muito angustiante. to aqui ansiosa demais pela minha numeração também, já faz 13 dias que os docs chegaram, e assim como no seu caso, uma quantidade razoável de processos posteriores já foi numerada.
  • @Caroline Araujo,
    Que dia seu processo chegou?
  • @Tomacheusk, só conferindo: o destinatário do vale foi "IRN, IP" e foi emitido em nome do próprio requerente?
  • @Tomacheusk você enviou os documentos com código de rastreamento ? Se positivo até onde o rastreamento chegou ? Uma alternativa seria enviar um email para as centrais dos registros no email: rcentrais.certidoes@irn.mj.pt explique a situação. Eles costumam retornar rápido as respostas.
  • @Caroline Araujo Pois é, isso que me deixa mais agoniado rs. Mas agora é esperar o vale vencer. Aí fazer os docs novamente( pq parece que sumiram neh) e enviar novamente. Se tivesse de fato um telefone pra ligar e falar com alguém na ACP seria muito mais fácil. Só pra saber, tipo meus docs estão ai mesmo? vcs perderam? algo do tipo.

    @blancout foram recebidos dia 26/07 na ACP
  • @Daniellexrei meus docs foram recebidos em 9.08, por Ana Santos. Eu to ligando todo dia pra LR haha, nesse exato momento estou esperando na linha.
  • Seria legal também pedir pra quem tiver o processo movimentado (recebido/numerado/despachado/concluído) nesses próximos dias avisar aqui! Pra galera ir acompanhando, a gente ter noção se o pessoal lá ta mesmo tão devagar assim em agosto.
  • @Tomacheusk a impressão que dá é que seus documentos foram encaminhados para algum conservador que se encontra em férias, com relação ao VP eles tem autonomia para prorrogar o vencimento. Infelizmente não existe um sistema on-line, como nos consulados portugueses, onde possamos acompanhar o andamento dos processos.
  • @Caroline Araujo , estou na sua cola, meus documentos foram recebidos na mesma data que os seus pela mesma funcionária rsss
  • TomacheuskTomacheusk Member
    editado August 2018
    Vcs sabem me dizer se a ACp faz o processo presencialmente? se sim preciso agendar?

    @blancout vc foi a primeira pessoa a cogitar isso? sabe se já aconteceu antes?
  • @Tomacheusk

    Aceita presencialmente e não precisa agendar
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.