Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13753763783803811557

Comentários

  • Bom dia pessoal! @Vlad e @Pedro, ontem enviei um email para ACP pedindo a correção do meu assento. Hoje eles responderam dizendo que a correção foi efetuada mas no documento do civilonline ainda consta o erro. Não deveria aparecer já no documento do civilonline?
  • editado July 2018
    @Thais Felix aeeeeeeeeeee! Que felicidade saber que o seu processo finalmente chegou ao fim. Eu fiquei muito contente, de verdade. Agora o teu sonho virou realidade, a raiz lusa está aflorida mais profundamente na sua casa após mais esse sucesso. Tenha certeza, seus antepassados estão felizes com tudo isso, onde quer que eles estejam.

    Espero logo ver essas boas notícias em relação ao processo da tua filhota e também te desejo que o maior dos sucessos nessa jornada. Que Deus te abençoe!
  • @matheusfs103 eu entendo bem esse sentimento. Eu confesso que, depois que soube que o meu processo havia sido concluído, deitei a minha cabeça no travesseiro e dormi com uma tranquilidade que há tempos não sentia.

    Por agora, te digo: curta o momento, pois é indescritível a sensação, ainda mais para quem lutou tanto para isso e vivia sob tanta tensão.
  • @Lucimara o civilonline enviou um email para você acusando o pagamento e o envio da chave? Se sim, responde a eles que já foi feita a retificação no seu assento e que você deseja a versão corrigida dela.
  • Olá. Todos os casos encontrados nesta discussão aqui são feitos por ACP Porto. Eu não entendo muito bem para onde devo enviar os documentos. É somente enviar os documentos ou devo entrar em contato antes?

    Obrigado a todos. E parabéns aos que já conseguiram!!!!
  • @Lucimara, o documento do civil online foi gerado antes da correção. Aconteceu no registro da minha mãe um erro no nome do meu avô. A correção foi feita pelo ACP através de uma averbação no documento. Tive que fazer novo pedido no civil online (e pagar novamente), sendo que o nome continua aparecendo errado, mas abaixo há uma averbação informando o nome correto. E na página inicial do civil online o nome na tela aparece corrigido. Assim, parece que no sistema informático a correção foi feita, mas alterações no documento ficam sob averbações...
  • editado July 2018
    @ThiagoNunes obrigado pelos parabéns!

    Não, você apenas deve enviar os documentos para lá. Eles não entram em contato com você. Você é que deve entrar em contato com eles uma vez que eles receberem sua remessa lá. E isso se dá através da linha de registro (LR).

    O endereço de envio dos documentos e do vale postal são os mesmos, o que muda é o nome do destinatário. Segue:

    Para os documentos:

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto

    Para o Vale Postal:

    IRN, IP
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto
  • Hoje vou dormir assim meu amigo, pode acreditar, não durmia assim desde que cheguei kkkkk... Só Deus sabe o que a gnt passa aqui por não ter documentos, por isso quando ficam prontos as lágrimas correm pelo rosto desenfreadamente.
  • @matheusfs103 se puder comemorar uma saidera antes de fazer isso seria uma boa, pois você merece, hehe.
  • Bom dia amigo(a)s do forum.

    Recentemente conclui a transcrição do casamento de meus avós via Ponta Delgada, e agora irei iniciar o processo de atribuição do meu pai(filho da portuguesa minha vó).

    1. Qual seria a opção mais indicada para a atribuição, ACP Porto, ou CRC de Tondela?

    2. Como marinheiro de primeira viagem dediquei muita atenção a transcrição do casamento, e estou desatualizado referente aos documentos necessários para atribuição, alguém poderia me indicar o topico com as referidas informações?

    3. Nesse topico fixado : http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest encontrei 3 modelos do formulario (1C), para processo de atribuição do meu pai estou inclinado a usar o modelo descrito: Este modelo serve apenas para MAIOR DE 18 ANOS ou PROCURAÇÃO. Seria esse o modelo correto?

    Desde já peço desculpa por tantas duvidas, e fico muito grato a atenção de todo(a)s.
  • Boa tarde a todos, hoje liguei na LR hoje pela manhã e fiquei esperando 01:20 pra ser atendida para saber do processo de atribuição do meu pai.
    Eu enviei uma prova de vida feita no consulado no dia 25/05 e chegou dia 28/05 e foi recebido por Isabel, só que ligando hoje eles me informaram na LR que ACP nao recebeu nenhuma carta pra suprir o oficio e que por isso o processo esta estagnado. Alguem sabe como faço para entrar em contato com eles ?
    Muito obrigada a todos.
  • @Lucimara, em tempo: enviei a certidão com erro mesmo para a transcrição em Ponta Delgada, pois não esperei pela correção. Apenas informei o erro e disse que a correção já havia sido solicitada. A correção foi feita enquanto aguardava a transcrição, pois notei pela consulta da tela inicial do civil online. A transcrição foi feita sem problemas. Foi após transcrição ser concluída que fiz novo pedido no civil online, para ficar com a certidão de nascimento atualizada, e notei que o nome do meu avô continua aparecendo da mesma forma, com erro, mas existe a averbação com a correção abaixo, da mesma forma que averbação do casamento.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. Eu não conheço essa Linha de Registro. Poderia me dar uma breve explicação de como funciona? Pretendo enviar os documentos no início da semana que vem.

    Muito obrigado novamente!
  • @Vanilson Raddi Jr vamos às respostas:

    1 - ACP, pois é a Conservatória com o tempo mais rápido de conclusão do momento, variando de 1 a 2 meses para isso ocorrer.

    2 - Os documentos que você vai precisar são estes:
    - Certidão de nascimento portuguesa da sua avó
    - Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada tua
    - Cópia autenticada do seu RG e apostilada (com validade inferior a 10 anos)
    - Formulário 1C preenchido e assinado por autencidade (impresso na frente e verso da folha e em cores)
    - Vale postal no valor de 175 euros (emitido no nome do seu pai)

    3 - O formulário que você procura é este: http://irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Modelo_1C-2010.pdf?nocache=1294156951.73
  • @ThiagoNunes claro! Vamos lá:

    a linha de registro é um telefone que oferece informações a respeito de diversos serviços de lá. Um deles é sobre processos de nacionalidade. Uma vez que os seus documentos forem recebidos lá você espera de 7 a 10 dias até ligar. O número que deverá discar é (351) 211 950 500. Ao ser atendido tecle 1 e, em seguida, a tecla 1. A demora na linha é normal, como você pode perceber nas postagens do pessoal. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento. Se eles te passarem um número significa que não só o seu processo entrou em análise, como também o vale postal foi sacado e utilizado. Passe a usar este número para se informar a respeito do seu processo. Após entrar em análise espere umas 3 semanas até voltar a ligar para eles. Se eles te disserem que o processo foi despachado favorávelmente significa que você já é português. Caso contrário, se cair em exigência, eles vão te dizer o motivo e como proceder. Depois dessa fase você volta a ligar depois de umas duas semanas, tempo médio que leva para que eles façam o teu registro por lá e por fim concluir todo o processo. É isso.

    Uma boa alternativa para não gastar muito ao ligar para lá é usar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e pode ser obtido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para aparecer a opção de comprá-lo).
  • @mibraid que pena! Mas não desanima, não. Logo você terá boas notícias a respeito. Tenha fé! :)
  • Pessoal, estou em dúvida se escrevo ou não a freguesia, conselho e pais no quadro 2 do formulário 1C.

    A informação que temos no manual de preenchimento do formulário diz o seguinte:

    "Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".

    Eu fiz exatamente o que está escrito, porém quando mandei o e-mail para solicitar o numero do assento eles pediram essas informações de freguesia e conselho.

    Alguém pode me dizer se é interessante inserir essas informações, ou mando a parte na impressão do e-mail que recebi?

    abço
  • @DIOGO IGREJA se quiser tornar tudo mais prático você pode obter uma cópia do assento pelo civilonline. Você gastará 10 euros com isso, mas deixará tudo mais fácil. Se você se interessar temos um tutorial de ensina como fazer isso. Eis o link: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • editado July 2018
    @GabrielaMeirelles mesmo no caso de o filho ter nascido após 1978 e ter sido registrado até 1 ano de idade, ACP em alguns casos está pedido documentos adicionais como carteira de vacinação, carteira escolar e assento de batismo ou declaração da maternidade quando a mãe não foi casada.
  • @ThaisFelix parabéns pela nova conquista e ser mais uma nova Tuga.Felicidades.Vou transmitir seu agradecimento para a @Marcia q esta de férias em Portugal.
  • @Vlad, obrigada pela informação!!! Você acha melhor eu já providenciar algum documento antes e mandar junto com toda a documentação ou melhor esperar pra ver se cai em exigência?!
  • DIOGO IGREJADIOGO IGREJA Member
    editado July 2018
    Mas você acha necessário esse processo? Queria saber se de repente colocar essas informações adicionais para facilitar, ou colocar a impressão do e-mail junto. Até porque seria mais um custo e espera. Já estou com tudo para enviar e próximo da agência do correio. Alguém já teve essa experiencia?
  • @Pessoal desejo parabéns a todos novos @TUGAS.. felicidades a todos.
  • @GabrielaMeirelles eu providenciaria ja esses documentos adicionais e ai vc ganha tempo e não corre o risco de cair em exigência.
  • Boa tarde @Pedro Antunes.
    Ótima explicação de como ligar para. Linha de Registro.
  • @Thais Felix parabéns!!!
  • @Pedro Muito obrigado sua prontidão!

    Referente a suas respostas, ainda me restam algumas duvidas.

    Quando vc diz : Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada tua, acredito ter se referido a certidão de meu pai certo? Pois estou a fazer o processo de atribuição dele.

    Cópia autenticada do seu RG e apostilada (com validade inferior a 10 anos)No caso RG de meu pai, correto?

    Certidão de nascimento portuguesa da sua avó: Pode ser uma copia daquela gerada no civil online, juntamente com a chave de acesso indicada em uma folha aparte?

    Desde já muito abrigado atenção de todo(a)s.


  • @Vanilson Raddi Jr

    Perdão pela gafe. Não havia percebido que era para o seu pai. Mas é isso mesmo.

    Pode sim, pois é disso que você vai precisar, uma cópia simples.
  • @DIOGO IGREJA se você tiver os dados do português você pode solicitar uma copia pelo civilonline. Ele sai na hora. Mesmo com o custo extra, vale a pena, pois tornará tudo mais fácil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.