Solicitei a certidão de nascimento do meu filho no civilonline e a resposta foi: "Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº 31xxx/2018, que se encontra despachado favoravelmente desde 19/07/2018, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento." Alguém saberia dizer em quanto tempo deve ser feito o registro ?
Pessoal boa tarde? Por favor me tirem uma dúvida. Eu entreguei o processo pessoalmente em porto dia 19/06 no mesmo dia o mesmo foi inumerado, liguei semana passada e o mesmo se encontra em análise ainda. Minha dúvida é se ele cair em exigência geralmente não acontece rápido? No cartório onde meu pai assino o formulário diz reconheço por verdadeira a assinatura de ...... Serie tal ..... ele tem firma nesse cartorio e reconheceu a assinatura está errado esse procedimento que eu fiz ? Obrigada a todos
@jessicagoncalves tem poucos processos numerados depois do dia 11/06 que saíram da análise. Tente ligar nessa sexta ou na próxima sexta-feira. A exigencia pode ocorrer a qualquer momento da análise.
@Rafaela Patricio Tempo médio de espera na LR nessas últimas semanas está sendo de cerca de 1h30, mesmo ligando próximo das 5h. É necessário aguardar mais )
Alguém pode atualizar a Planilha, hoje liguei na linha de registros e meu processo encontra-se em Registro.... Coração a Mil, espero que todos tenham o mesmo sucesso em seus processos abraço e Deus abençoe!!!
Bom dia, Meu primo mora em portugal. Como ele estava aqui no Brasil de férias, aproveitei o retorno dele para levar meu processo de atribuição e o do meu irmão. Eu pedi para quando ele chegar em Lisboa, fazer o vale postal e mandar pelo correio para conservatória. Todos os outros processos da minha família eu fiz em tondela. O prazo de conclusão de Tondela está entre 5 e 6 meses. Li em alguns comentários aqui que ACP esta com prazo médio de 2 meses. É isso mesmo? Pergunto isso porque se for, acho que vale mais enviar para lá do que Tondela, né?
Pessoal acabei de falar na LR ( 1:05 de espera ) e o rapaz me informou que não ha registro ainda do processo da minha avó. Receberam os docs la em 06/07 mas o VP havia expirado, mandei outro dia 16/07. Vejo aqui que em media 20 dias dias do recebimento dos docs ja teem o numero do processo, acredito que isso se deve ao fato de ter enviado um novo vp certo?
@edujust Com o período de férias de verao europeu, a ACP aparentemente comecou a demorar mais para numerar os processos que chegam por correio. Em compensacao, eles estao mantendo os 1-2 meses de análise dos processos. A maior dificuldade agora está sendo a numeracao dos processos mesmo.
@edujust@CarolinaALeite nao é recomendado enviar email para as conservatórias e nem ligar para elas, pois assim atrasamos o trabalho e a análise dos processos de cidadania.. É para isso que a LR existe, para tirar dúvidas. No entanto, o pessoal da LR realmente nao sabe muitas vezes o que eles estao falando. Em um dos processos que fizemos o atendente da LR falou numa semana que o processo levaria muito mais do que um mes, e daí na outra semana nos informaram que o processo estava em despacho. Realmente a ACP está atrasando bastante as numeracoes, mas eu acredito que isso tudo deva se estabilizar assim que acabar o período de férias de verao por aqui (início de setembro).
Por uma situação que aconteceu comigo, dou uma dica: Se a caligrafia estiver horrível, muito difícil de ler, não se esqueçam de pedir em inteiro teor DIGITADA também, que é diferente da reprográfica (que é uma foto!)
Pela minha experiência com o envio para a CRC Tondela, eles sacam antes da numeração do processo, então fique despreocupada que eles não deixam expirar o prazo.
Boa tarde meu povo. Sei que estava cedo para ligar mas liguei rs. Meu processo foi numerado dia 04/07. Liguei hoje as 9h em portugal e aguardei somente 15 minutos... Ainda em analise.
Bom dia. Acabei de ligar para a linha de registros.Esperei 1 hora e 15 min para ser atendida e valeu apena. Meu processo foi para registro!!!!! Falta pouco. Ligarei na sexta feira novamente. Atualizei meus dados na planilha.
Pessoal , vi alguns perguntando sobre o reconhecimento de assinatura e o meu conselho seria para ir no Consulado RJ (aqueles que moram no Rio) para não ter problema de ficar pulando de cartório em cartório. Além de ser de graça o reconhecimento , é rápido e certeza de não dar nenhum problema.
@smon foi na LR mesmo que eu liguei... @CarolinaALeite para qual e-mail vc perguntou? em mandei para o mesmo que me enviaram dizendo que o VP havia expirado, tem mais algum? att
@smon eu sei, mas é um caso diferente. Se eu não tivesse mandado email, por exemplo, eles teriam devolvido meus documentos pq faltou valor no vale postal.
Oi Pessoal. Por favor me ajudem em um dúvida que pode ser boba, mas todo detalhe conta. No quadro 2 marquei o quadrinho "mãe portuguesa" e preenchi data de nascimento, n° do assento, ano e Conservatórias de Registros Centrais (porque a portuguesa foi atribuída). No quadro 4 marquei o quadrinho "certidão de registro de nascimento da mãe/pai português" e iria mandar a certidão impressa no CivilOnline. Posso fazer isso? Com a indicação do numero do assento no quadro 2 tem problema em marcar no quadro 4 e mandar também a certidão de registro da mãe portuguesa? Aquela certidão que você imprime pelo CivilOnline tem validade para eles? Obrigado, Guilherme
Olá Pessoal, Fiquei mais de 1 hora na espera, mas não consegui ser atendida na LR. Alguém teve algum update sobre os registros? Se já começaram a sair? Um grande abraço
Pessoal, já li algumas vezes aqui que o ACP não exige Transcrição de Casamento. Isso em qualquer situação?
Estou fazendo a Atribuição da minha mãe, que atualmente é divorciada do meu pai (quem me registrou). Após o processo dela concluído, já posso enviar a minha Atribuição ou não, devo sim Transcrever o casamento/divórcio dela com meu pai?
Em tempo: Em minha identidade, consta o nome dela de casada! Obrigada
@Amanda Nunes Para mães portuguesas que transmitem nacionalidade aos filhos, é sempre obrigatória a transcrição do casamento. A transcrição só não é obrigatória em algumas conservatórias quando o pai é português e declarante do nascimento do filho(a).
Comentários
Solicitei a certidão de nascimento do meu filho no civilonline e a resposta foi:
"Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº 31xxx/2018, que se encontra despachado favoravelmente desde 19/07/2018, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento."
Alguém saberia dizer em quanto tempo deve ser feito o registro ?
Eu entreguei o processo pessoalmente em porto dia 19/06 no mesmo dia o mesmo foi inumerado, liguei semana passada e o mesmo se encontra em análise ainda.
Minha dúvida é se ele cair em exigência geralmente não acontece rápido?
No cartório onde meu pai assino o formulário diz reconheço por verdadeira a assinatura de ......
Serie tal ..... ele tem firma nesse cartorio e reconheceu a assinatura está errado esse procedimento que eu fiz ?
Obrigada a todos
@Rafaela Patricio Tempo médio de espera na LR nessas últimas semanas está sendo de cerca de 1h30, mesmo ligando próximo das 5h. É necessário aguardar mais )
Apenas para fins de informação (o processo não está na tabela).
Enviei o processo da minha tia para o ACP e este foi o prazo de conclusão:
Processo 26xxx/2018.
Envio: dia 13/05
Chegou: dia 17/05
Concluído dia 22/06
Assento: 33xxx/2018
Tempo total de conclusão do processo desde que chegou em Porto: 1 mês e 5 dias.
Obrigado pela ajuda de todos mais uma vez.
Meu primo mora em portugal. Como ele estava aqui no Brasil de férias, aproveitei o retorno dele para levar meu processo de atribuição e o do meu irmão. Eu pedi para quando ele chegar em Lisboa, fazer o vale postal e mandar pelo correio para conservatória. Todos os outros processos da minha família eu fiz em tondela. O prazo de conclusão de Tondela está entre 5 e 6 meses.
Li em alguns comentários aqui que ACP esta com prazo médio de 2 meses. É isso mesmo? Pergunto isso porque se for, acho que vale mais enviar para lá do que Tondela, né?
Obrigado
Receberam os docs la em 06/07 mas o VP havia expirado, mandei outro dia 16/07.
Vejo aqui que em media 20 dias dias do recebimento dos docs ja teem o numero do processo, acredito que isso se deve ao fato de ter enviado um novo vp certo?
Realmente a ACP está atrasando bastante as numeracoes, mas eu acredito que isso tudo deva se estabilizar assim que acabar o período de férias de verao por aqui (início de setembro).
Outra dúvida, eles sacam o vale postal somente quando numeram? Com essa demora que estão relatando, fico com medo do vale expirar.
Obrigada
Pela minha experiência com o envio para a CRC Tondela, eles sacam antes da numeração do processo, então fique despreocupada que eles não deixam expirar o prazo.
Sei que estava cedo para ligar mas liguei rs.
Meu processo foi numerado dia 04/07. Liguei hoje as 9h em portugal e aguardei somente 15 minutos...
Ainda em analise.
Dados para colocar na planilha, do meu sogro e da irmã de meu sogro (tia da minha esposa):
Luiz Carlos Gonçalves
Sonia Maria Gonçalves
Data envio Sedex Mundi: 16/07/2018
Data recebimento ACP por Isabel Ferreira: 23/07/2018
O próximo passo seria ligar na LR daqui a 10 dias, correto ? Obrigado ! ! !
Acabei de ligar para a linha de registros.Esperei 1 hora e 15 min para ser atendida e valeu apena. Meu processo foi para registro!!!!! Falta pouco. Ligarei na sexta feira novamente. Atualizei meus dados na planilha.
@CarolinaALeite para qual e-mail vc perguntou? em mandei para o mesmo que me enviaram dizendo que o VP havia expirado, tem mais algum?
att
Se eu não tivesse mandado email, por exemplo, eles teriam devolvido meus documentos pq faltou valor no vale postal.
Na sexta, vc tenta ligar de novo para LR, capaz de ter alguma coisa já.
No quadro 2 marquei o quadrinho "mãe portuguesa" e preenchi data de nascimento, n° do assento, ano e Conservatórias de Registros Centrais (porque a portuguesa foi atribuída).
No quadro 4 marquei o quadrinho "certidão de registro de nascimento da mãe/pai português" e iria mandar a certidão impressa no CivilOnline.
Posso fazer isso? Com a indicação do numero do assento no quadro 2 tem problema em marcar no quadro 4 e mandar também a certidão de registro da mãe portuguesa? Aquela certidão que você imprime pelo CivilOnline tem validade para eles?
Obrigado,
Guilherme
Não tem problema de ter marcado o numero do assento e mandar a certidão impressa
A certidão não tem validade
Fiquei mais de 1 hora na espera, mas não consegui ser atendida na LR. Alguém teve algum update sobre os registros? Se já começaram a sair?
Um grande abraço
Estou fazendo a Atribuição da minha mãe, que atualmente é divorciada do meu pai (quem me registrou).
Após o processo dela concluído, já posso enviar a minha Atribuição ou não, devo sim Transcrever o casamento/divórcio dela com meu pai?
Em tempo: Em minha identidade, consta o nome dela de casada!
Obrigada