Desde que o Cartório de Registo Civil tenha competência do de Notas poderá reconhecer a firma do escrivão, isso acontece em cidades bem pequenas. Mas o reconhecimento de firma em certidões civis é feito nos Cartórios de Notas.
Olá pessoal, enviei os documentos para atribuição da minha sogra no dia 16/03 pela DHL e tivemos problemas no envio deles. Eles não entraram em contato para nos dizer o que estava acontecendo, precisei ligar para saber e ainda assim as informações da loja que prestou o serviço e as da central de atendimento da DHL não batiam e acabou que demorou uma semana para ser solucionado, mas chegou na ACP no dia 26/03 e já recebeu número de processo 17***/18. Agora é aguardar!
@Giselle poderia informar o que faltou no envio via DHL? Enviei o meu ontem e apresentou a mensagem "O processo de Desembaraço Alfandegário está em andamento e serão necessários maiores detalhes para a liberação." Sabe se isso é normal? Obrigado!
Pessoal bom dia, a transcrição de casamento da minha bisavó ( portuguesa) ja foi concluida, estou enviando esta semana para ACP os docs para atribuição da minha avó, quando ficar pronta darei entrada na transcrição de casamento dela, pergunta: A certidão de nascimento que devo enviar para transcrever o casamento dela é o "novo assento" de nascimento portugues ou o Brasileiro?
Para a transcrição de casamento de sua avó é preciso enviar o assento português dela. Os documentos serão os mesmos que os de sua bisavó, salvo a certidão do cônjuge que que não sei se nos dois casos são brasileiros.
Bom dia a todos! Estou reunindo todos os documentos para o processo de atribuição da minha mãe. Mas tô com algumas dúvidas. 1 - Posso mandar uma cópia simples do cartão de cidadão do meu avô que ainda é vivo. Ou preciso da certidão de nascimento dele? 2 - Meu avô é o declarante na certidão de nascimento da minha mãe, porém na certidão consta q ele é casado com a minha avó. Preciso transcrever o casamento deles? 3 - Basta colocar todos os documentos e o vale postal num envelope e mandar para o ACP. Precisa colocar mais alguma informação?
Bom diia, estou preenchendo o 1C e me surgiu uma duvida, meu pai é portugues atribuido no quadro 2, deixo freguesia , concelho e País todos em branco? Só preencho data , assento e ano. Não vou enviar a certidão
Caros, estou indo pra Portugal fazer meu cartão cidadao e passaporte (vou, pois já ficarei pela Europa com a família). Meu processo, finalizado no final do mes passado, levou 15 dias pela ACP. Extremamente rápido.
Tenho 2 filhos menores de idade (2 e 4 anos), de minha segunda esposa, cujo casamento ainda não transcrevi (em função daquela burocracia do processo via advogados). Resumo da ópera: Estarei hospedado em Lisboa por algumas semanas, na casa de minha irmã. Vale a pena ir para Porto para fazer a deles (como fiz com a minha)? Ou, por serem menores, o processo é rápido também por Lisboa?
Como farei também meu CC e meu Passaporte, creio que esses possam ser feitos na Loja do Cidadão em Lisboa mesmo, correto? Saem rapido também?
Eu enviei ontem os documentos para atribuição da minha mãe. No nascimento dela está averbado o casamento com a troca de sobrenome. Não enviei certidão de casamento dela. Será que vai dar problema? Alguém já passou por isso?
Bom dia, pessoal. Estou para enviar meus documentos para a ACP. Queria saber se ainda recomendam enviar por EMS e se o valor dele ainda é R$ 110,00. Agradeço desde já.
@LucianaMilanes não. Em Março, viajei como Brasileiro. No final deste mes, farei a mesma coisa (portanto, ida e volta). Lá chegando, vou pedir o CC e o Passaporte.
@solange4 é, no caso estou em Recife. Mas se você souber se houve mudança de valor pode ser que o aumento tenha sido o mesmo. Só pra eu tomar como base.
Pessoal, alguém tem o endereço de e-mail de alguma pessoa específica na ACP? Que cuide de pendências? Eu mandei um e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt, porém não obtive resposta ainda. Alguém que já teve alguma pendência sabe me informar se todas as comunicações são feitas através desse e-mail e se demoram mesmo para responder? Obrigada!
@Sergio..vc pode fazer a transcrição de casamento e atribuição dos filhos menores em Tondela..O Cartão Cidadão e o passaporte pode ser pedido na loja do cidadão.
Comentários
Desde que o Cartório de Registo Civil tenha competência do de Notas poderá reconhecer a firma do escrivão, isso acontece em cidades bem pequenas. Mas o reconhecimento de firma em certidões civis é feito nos Cartórios de Notas.
A certidão de nascimento que devo enviar para transcrever o casamento dela é o "novo assento" de nascimento portugues ou o Brasileiro?
Para a transcrição de casamento de sua avó é preciso enviar o assento português dela. Os documentos serão os mesmos que os de sua bisavó, salvo a certidão do cônjuge que que não sei se nos dois casos são brasileiros.
Estou reunindo todos os documentos para o processo de atribuição da minha mãe. Mas tô com algumas dúvidas.
1 - Posso mandar uma cópia simples do cartão de cidadão do meu avô que ainda é vivo. Ou preciso da certidão de nascimento dele?
2 - Meu avô é o declarante na certidão de nascimento da minha mãe, porém na certidão consta q ele é casado com a minha avó. Preciso transcrever o casamento deles?
3 - Basta colocar todos os documentos e o vale postal num envelope e mandar para o ACP. Precisa colocar mais alguma informação?
Desde já agradeço.
Tenho 2 filhos menores de idade (2 e 4 anos), de minha segunda esposa, cujo casamento ainda não transcrevi (em função daquela burocracia do processo via advogados). Resumo da ópera: Estarei hospedado em Lisboa por algumas semanas, na casa de minha irmã. Vale a pena ir para Porto para fazer a deles (como fiz com a minha)? Ou, por serem menores, o processo é rápido também por Lisboa?
Como farei também meu CC e meu Passaporte, creio que esses possam ser feitos na Loja do Cidadão em Lisboa mesmo, correto? Saem rapido também?
Preciso tirar uma dúvida com vocês: Na ACP qual o prazo máximo que eles aceitam para emissão das certidões, 1 ano ou 6 meses?
Estou para enviar meus documentos para a ACP. Queria saber se ainda recomendam enviar por EMS e se o valor dele ainda é R$ 110,00.
Agradeço desde já.
Eu fiz o processo do meu pai, levei o RG dele original na agencia e deu tudo certo.
Fiz no RJ.