Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1146714681470147214731546

Comentários

• @eduardo_augusto sim, sim, claro. So gostava de saber se o @ddosoares pediu o assento dele no civil online mesmo com bolinha 7 marrom ou foi a conservatorio que enviou quando o processo terminou.

• Meu processo de fiha está na bolinha 7 marrom desde 19/06/2023. Enviei e-mail hj na esperança desse segundo lote de emissões de assentos. Oremos

• Boa tarde a todos!

@texaslady @Destefano @Eduardo Alvim @Eduardo Alvim

Aqui estou com mais novidades! Ontem enviei um e-mail para arquivo central do porto solicitando informações sobre a emissão dos assentos de todos os meus processos que estão na bolinha 7 marrom.

@texaslady inclusive de meu genro processo Apensado. Hoje mesmo recebi resposta e fiquei imensamente feliz todos os registros já foram emitidos automaticamente

@texaslady creio que agora o do meu neto finalize estava apenas aguardando o registo do pai.

Mas todas as bolinhas continuam na 7 marrom

• @RoseMoraes quais são os artigos que teve emissão de assento?

• editado May 10

@viniciusmrocha

@geluk

De acordo com as informações da senhora Carla Ribeiro, os asteriscos nos assento não são erros e a orientação é, quem for solicitar o cartão cidadão deve informar ao local em que solicitar (consulados, conservatórias, etc...) o complemento das informações, o que acho desnecessário, já que os dados com os asteriscos, estão na base de dados dos assentos e não fazem parte dos campos existentes no cartão cidadão e no passaporte português. Ex. nomes dos avos, local de nascimento, idade, etc...

• Prezados,

Tudo leva a crer que os assentos que estão sendo emitidos de forma automática, ao final dos processos, fazem parte dos pedidos feitos pelo sistema digital e não pelo sistema manual (papel). Sendo assim, pergunto:

Existe alguém aqui que deu entrada no pedido de nacionalidade manual (em papel) e recebeu o assento por e-mail de forma automática? Ou seja, sem solicitá-lo ao Civil Online ou por e-mail à Conservatória?

• editado May 10

@eduardo_augusto

O problema é que as conservatórias estão informando, sem verificar previamente se os assentos já existem, que os assentos serão emitidos automaticamente pelo sistema, o que não acontece e, com esta atitude, obriga os utentes a pagarem 10 euros e recorrerem ao Civil Online, o que só funciona caso o processo esteja com a bolinha 7 verde (concluído). Enquanto a bolinha 7 estiver marrom, o processo não foi concluído e, consequentemente, o assento não existirá e não será emitido - perda de tempo e dinheiro!

• @ronaldorj maravilha 🙏🏻

• editado May 10

@ronaldorj Eu hj cedo pedi o assento pelo civil online e estava pronto (gerado automaticamente pelo sistem em 08/05/24) e a bolinha 7 continua marrom.

• desculpe pelo Caps, só vi depois.
  • @viniciusmrocha

Sim meu amigo. Comigo tbm foi assim. O problema é que o sistema gera automaticamente mas não envia o assento por e-mail. Aí temos trabalho e despesas!

• @ronaldorj

Todos os 8 processos que enviei de minha família todos foram num envelope via correio ! Os primeiro foram de netos e recebi os assentos em casa via correio tambèm.

Esses ultimos de filhos foram via correio e os assentos foram emitidos conforme o que postei acima. Todo isso no prazo de 10 mêses corridos

• @RoseMoraes

Excelente Rose, meus parabéns e muito obrigado pelas valiosas informações!

• Queria saber se os que estão sendo aprovados e despachados já estão sendo criados assentos de imediato como prometeram, parece que na questão de emissão eles conseguiram corrigir e deixar o sistema gerar vários lote por dia mas na questão do envio direto para o e-mail cadastrado no formulário não, quem teve o processo aprovado recentemente entre 1-2 semanas atrás tenta ver se já foi emitido o assento e retorna para nos informar, por gentileza.

• @Destefano O processo que você informou já teve o assento emitido? ou esta aguardando resposta do ACP?

• @ronaldorj Não entendi o que disse, se eles estão informando o código do assento é porque foi emitido pelo sistema já mas não atualizou a bolinha e nem eles conseguem enviar porque deve ser outro sistema que envia do SIRIC e como estão terminando de desenvolver a parte que envia para o e-mail de automático eles não conseguem pegar o PDF e enviar para o utente e acaba que os funcionários do CivilOnline que tem que fazer isso pois esta na no banco de dados do SIRIC que eles tem acesso livre... eu acho que deva ser isso

• @realmiran Hoje acordei com a mensagem da minha advogada dizendo que meu assento tinha sido emitido e já enviando a cópia pro meu email. Eu tô há uma semana no Brasil, então as horas de diferença são quatro. Foi um susto, mas fiquei extremamente feliz. Eu entrei com processo de nacionalidade por advogada, mas na altura ainda nao tinha o sistema online. Ela despachou pra mim tudo. E hoje foi ela que me enviou o assento diretamente pro meu email. Eu tava totalmente sem esperança de receber algo até pelo menos no fim do mês, ainda mais meu artigo sendo 6.1. O que tenho visto é só filhos e netos. Portanto, foi isso.

• @welinty

No meu caso, não me informaram o código do assento, apesar de ter sido gerado. Eles me passaram o e-mail padrão informando:

Exmos.

DESPACHO N.º001/PCD/2024 -Entrada em produção da nova plataforma de tramitação de pedidos de nacionalidade - Procedimentos 

Considerando que, a nova plataforma de tramitação de pedidos de nacionalidade, que tem vindo a ser desenvolvida e que entrou em produção no dia 18 de dezembro, tem reflexos no trabalho que é desenvolvido nos serviços de registo, o que implica a necessidade da adoção de novos procedimentos e fixação de orientações.

Todos os processos já tramitados no SITPRO e que já se encontram concluídos com decisão favorável, independentemente da espécie de artigo em que se fundou o pedido de nacionalidade, serão migrados para a nova plataforma que comunicará ao SIRIC os dados necessários à realização automática do assento de nascimento naquela aplicação.

Mais informo que a comunicação do assento lavrado é efetuada automaticamente, para o correio eletrónico, ficando o seu processo de nacionalidade portuguesa totalmente concluído.

Não sendo possível determinar o prazo de conclusão do mesmo.

• Quem diria que o assunto principal deste forum de cidadania seria a demora na emissão de assentos, nunca foi um problema isso no passado

• editado May 10

@RIBEIRORENATOS

Falou tudo!!!

Nunca foi problema mesmo. Os processos quando eram concluídos, em ate 2 dias vc recebia o assento por e-mail. Conseguiram se enrolar no mais fácil, emitir os assentos referentes aos processos já concluídos. Pra vc ter uma ideia o meu processo foi concluído em 21/02 e somente agora, 3 meses depois consegui o assento por que corri atras e paguei 10 euros ao Civil Online para recebê-lo. Eu sinceramente não entendo qual a dificuldade para imprimir o que foi concluído, já que todas as informações estão na base de dados! Uma lástima!

• @ronaldorj

Eu sinceramente não entendo qual a dificuldade para imprimir o que foi concluído, já que todas as informações estão na base de dados!

A dificuldade está justamente nisso. O sistema onde os processos tramitam (ou tramitavam) era totalmente separado do sistema onde os assentos eram registrados. Ou seja, existia uma etapa 100% manual em que o conservador enviava (por email? por correio? por malote interno?) o despacho positivo para um oficial de registros, que então digitava os dados do assento.

A idéia é eliminar essa etapa.

• editado May 10

É com enrome alegria que informo a emissão do meu processo 1c. Finalmente sou um cidadão português!

Começamos a saga em 07/2019 com a busca da certidão de batismo do meu bisavô português.

Desde então tivemos milhares de horas gasta entre busca e pedidos de certidões, de apostilamentos, de transcrições, de envios a portugal.

O processo 1D da minha mãe durou de 01/21 a 04/23 e o meu de 04/23 a 05/24.

Meus sinceros agradecimentos aos membros desse fórum. Que me ajudaram de forma gratuita, cordial, e com informações úteis e precisas. Obrigado Obrigado Obrigado.

Processo 22xxx/21 - 810 dias

Processo 488xx/23 - 382 dias

• @RoseMoraes ,

Que ótima notícia! Agora vamos aguardar a do neto. Infelizmente o site de consultas não está muito bem atualizado para acompanhar. Mas creio que vai pular da 4 para a 7. Poderia postar aqui a data do despacho (bola 7 marrom) e a do assento (bola 7 verde) de seu genro?

• Pessoal, gostaria de ajuda com uma decisão.

Acabei ingressando com o pedido de atribuição de nacionalidade pelo 1ºC por um advogado amigo, e o processo foi enviado para a CRC de Lisboa, isso em Agosto/2023. Poucos dias depois a análise passou para a bolinha 2 e é onde está desde então. Em contato com a Conservatória, me disseram que estão analisando os processos de 2021 (não quiseram informar se os feitos online estavam nessa mesma leva).

Tenho visto processos que foram feitos fisicamente no ACP do Porto sendo concluídos com mais rapidez, e me arrependo DEMAIS de ter ingressado com o pedido online.

Tenho vontade de dar entrada novamente no processo, dessa vez no ACP do Porto, pagando nova taxa e etc, talvez até mesmo cancelar o que está em andamento em Lisboa, o que acham disso? Já ouviram falar de alguém que tenha feito isso? O que fariam no meu caso?

• @texaslady

Boa noite! O processo de meu genro continua na bolinha 7 marrom sem atualização assim como todos os outros. Mas o assento já foi emitido dele e de todos os outros da família também . Enviei outro e-mail pedindo informações sobre o processo de meu neto que aguardava o assento do pai. Creio que agora pule direto para 7 marrom e o assento também será emitido

Continuarei postando

• Pessoal, ao consultar o processo pelo sistema vi que estava na bolinha 4 marron, com a mensagem de que o processo não está completo, “tal como notificação”. E que o pedido estará nesta fase até à receção e registo da do documento em falta.

Acontece que não chegou nada do e-mail, que é específico para o pedido. como eles enviam e onde consigo acessar essa notificação? Alguém sabe qual o prazo para responder?

O processo de filho maior (89 anos) tem que enviar certidão de antecedentes criminais? Alguém tinha me falado na época que não precisava e agora acho que só pode ser isso.

• @jessicadzaquin

Processos de filho, não precisa certidão de antecedentes criminais.

Você tem três alternativas:

1) ligar para a linha registos e pedir informações. Essa é a melhor alternativa, na minha opinião. O requerente deve fazer a ligação. Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

2) Enviar e-mails para a conservatória e pedir uma cópia da carta de exigência - e torcer para eles responderem. Envie o email a partir da conta que foi informada no formulário

3) Aguardar a chegada da carta de exigências, pelo correio. Essa carta será enviada para o endereço que foi informado no formulário. Leva de 4 a 6 semanas para chegar, quando chega

• O meu processo aguarda a certidão a mais de um ano. Vamos ver se é desta que sairá.

• Bom dia amigos,

Meu processo no Arquivo Central do Porto 1C ficou meses na bolinha 6. Dia 15/04/2024 passou para a bolinha 7 marrom (aguardando assento). Dia 15/05 vou arriscar pedir no Civil Online diante de algumas mensagens aqui. Vamos ver. Aí eu atualizo vocês. Um ótimo fim de semana a todos. Abraços.

• @EdsonCosta Tem uma chance de 99% de o seu assento já ter sido emitido pelo sistema mas como estão corrigindo ele não foi enviado, se estiver com pressa só ir no civil online e pagar 10 euros que recebe entre minutos-dias...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.