Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11441451471491501462

Comentários

  • @MAUROMB, muito obrigado. Farei isso assim que conseguir acessar o site, que desde ontem parece estar fora do ar. Meu avô nasceu em SP, fiz seu pedido de cidadania pela ACP e saiu dia 10/01.
  • @anacleto
    Para acessar a pagina civilonline esse é o link: https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp
  • Funcionou, @VASCONCELOS, obrigado! Eu estava tentando entrar pelo resultado do Google e não funcionava.
  • @Luiske tambem fiquei chocado, tive a resposta no dia 18/01 da conclusao! foram 2meses e 24 dias! Acho que agora estão dando rapidez nos processos!

    Só que pela planilha eu vejo que tem muitos casos que deram entrada antes do meu e que estão em análise ainda!!

    Devem ter caido em exigência ou a planilha não está atualizada ou eles realmente nao seguem a ordem de chegada!
  • @AllanDC obrigada! Agora é só enviar os documentos e torcer para ACP continuar ágil
  • Gente, recebi também o e-mail com o número do assento e pra se dirigir ao consulado para solicitar o CC. Felicidade total!!!!! Atualizei a planilha....
    Preciso de uma orientação,eu alterei o meu nome no casamento mas mantive o de solteiro na certidão portuguesa. Devo tirar o meu CC agora ou transcrever primeiro o casamento para atualizar o meu nome?
  • Pessoal muito obrigada a todos do fórum pela ajuda e paciência em tirar todas as dúvidas. Hoje recebi o e-mail da ACP com o número do meu assento. Finalmente já sou uma cidadã Portuguesa. Se alguém puder atualizar a tabela pra mim por favor. Eu só não sei exatamente o dia exato que foi concluído o processo. de coração, muito obrigada novamente.
  • editado January 2018
    @André Abraão se não tiver necessidade do CC agora melhor atualizar o estado civil e nome primeiro. Se pedir o CC agora depois de atualizar terá que solicitar outro CC

    Nossa ACP está a toda, já são quantos hoje, quatro ou cinco?
    Tomara que embalem novamente.
    Parabéns para todos.
  • @Sofia
    Atualizei a planilha pra vc... ;)
  • @Daniel, como vou viajar com esposa e filhos acho mais prudente então entrar com o pedido do CC depois. Você sabe se ao solicitar a transcrição do casamento essa alteração já é feita automaticamente ou será necessário abrir outro processo?
  • Boa tarde! Sou nova por aqui e andei lendo algumas coisas... Bom, minha mãe é filha de portuguesa casada com brasileiro. Meus avós se casaram em Portugal. A certidão de minha avó eu pedi pelo portal do cidadão há 10 anos. Nesta certidão consta além do nascimento, o casamento.
    Tenho a certidão de nascimento de minha mãe por cópia reprográfica do livro (com apostila de Haia).
    Minha mãe não tem passaporte, apenas a carteira de identidade expedida pelo DETRAN/RJ (recentemente).
    Eu até pensei em fazer o processo de atribuição dela pelo consulado do Rio, mas não consigo agendar de forma alguma! Como ela mora em Volta Redonda, pensei em fazer pelo consulado móvel (permanência consular). De acordo com o site do consulado, eles marcam por email, mas não respondem as mensagens que eu mando... Desta forma, penso em tentar a atribuição dela pelo ACP Porto.
    Na verdade, nem é ela que está interessada na nacionalidade, somos eu e meus irmãos, mas mesmo sendo netos de portugueses, imaginamos que o caminho mais fácil seja passar pela nossa mãe.
    Se alguém puder me responder se o ACP Porto aceita a carteira de identidade, serei grata.
  • Obrigada @AndreaPrado
  • @ErikaSilveira
    ACP aceita identidade sim. Tem que autenticar e apostilar.
    Eles não aceitam CNH.
  • @André Abraão faça o processo da transcrição de casamento, vai ser averbado o casamento ao seu assento de nascimento e alterado o seu nome para seu nome de casado como consta na certidão de casamento brasileira. Recomendo fazer a transcrição de casamento por Ponta Delgada que é bem rápido.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Após terminar a transcrição do casamento já pode solicitar o CC que é para estar tudo certo.
  • @Daniel Henrique farei sim por Ponta Delgada. Obrigado pela orientação.
  • @anacleto, você esqueceu a regra básica e segura de se acessar sites de bancos etc onde se vai fazer pagamentos: digitar na barra de endereços o endereço real. O Google muitas vezes leva a páginas com erro ou pior, a sites piratas.
    Não dê mole pra Kojac... Abraços,
  • @VANIAVIEIRA Parabéns!!!!! Muito feliz por vc!
  • Estou acessando o fórum pelo celular. Gostaria de deixar meus parabéns a todos que obtiveram resposta de que a cidadania foi concedida! Sucesso a todos!
  • @anacleto e @vasconcelos, vcs sabem me informar após solicitar a certidão via online , e o status sair como pago, ela é enviada via e-mail após quantos dias ?
  • @VANIAVIEIRA pedi uma certidão ontem, após confirmação do pagamento recebi o código de acesso em cerca de 5 horas. Acredito que só trabalhem de segunda a sexta.
    Você não recebe a certidão por e-mail, apenas um código de acesso dai entra no civilonline e vai no menu da direita em consulta de certidão. Vai pedir para digitar alguns caracteres e o código que você recebeu, na página seguinte você consegue baixar a certidão no formato word(.doc).
    Eu informei meu celular no pedido, com o 55 (Brasil) + ddd (sem o zero) + celular e recebi todas as informações por sms também.
  • Muito obrigado @danielhenriques, tenho medo de ter feito algo errado, vou aguardar , meu entendimento é lento para fazer essas solicitacões via online kkkk
  • @VANIAVIEIRA eu recebi logo ao final do pedido dois e-mail, um com o assunto "Registo Civil Online - Aviso de Pagamento" que tinha instruções para pagamento com multibanco e outro com assunto "Registo Civil Online - Notificação de Mudança de Estado" que acusava o pagamento (paguei com cartão de crédito), ambos as 11h. Depois as 15:56h já recebi outro email falando que o pedido estava concluído e trazia o código de acesso. Mas como falei, suspeito que não trabalhem no final de semana, não acharia estranho se só recebesse na segunda-feira.
  • Olá pessoal,
    Estou usando todas as dicas para iniciar o processo de atribuição da minha mãe.

    Mas agora me surgiu uma dúvida.
    Na certidão de nascimento dela, a parte do declarante está em branco. Mas ele assinou a certidão dela. Pode dar algum problema?

    Estou mandando o link:
    https://drive.google.com/file/d/1Y4qgUsz3yfXBVkCxlgL8EEgW5j-it0_7/view?usp=drivesdk

    Sim, o coitado do meu avô se chama Hitler, acho que quando fiz a atribuição dele pessoal lá levou um susto. Hahahaha
  • @Yasmin Pry essa parte do declarante só estaria preenchida se não fosse algum dos pais que tivesse declarado o registro. pode ver que no começo consta que seu avô compareceu e depois fala que a criança é filha dele declarante. É assim mesmo, não tem com o que se preocupar.
  • Pessoal desculpa perguntar,

    Preciso saber exatamente quais documentos enviar pra pedido de atribuição de filho de pais portugueses.
    seria para meu o pai.
    Já realizamos a transcrição do casamento dos meus avos portugueses.
    Agora estamos agilizando pra dar entrada na atribuição de meu pai:

    Já possuo a certidão de inteiro teor por copia reprográfica e apostilada dele,
    Estou preenchendo o formulário 1C, e só vai restar ele datar e reconhecer firma por autenticidade.
    Sei que também devo fazer o vale postal de 175 euros,

    agora estou com duvida, precisa da copia da certidão de nascimento do meu avô? já tenho o numero informatizado do assento e a conservatória, não precisa enviar a copia né? (a certidão de nascimento do meu pai consta meu avô portugues como declarante)

    Também gostaria de saber qual conservatória vcs indicam pra enviar o processo?

  • @danielhenriques, por enquanto está como vc falou dois emails mas como fiz sexta feira final tarde acho que segunda já devo ter uma resposta, muito obrigado pela ajuda
  • editado January 2018
    @Thaisborgomani, se vc ja possue o nr do registro de nascimento do seu pai ,não precisa enviar o assento de nascimento.Vc pode enviar o processo para Tondela, 3aCrc do Porto, ACP ,VilaNova de Gaia ou Ovar.
  • Alguém pode me informar os endereços de envio pra ACP!? Tanto do Vale postal quanto do envio dos documentos?

    E também me ajudar, quais os documentos preciso realmente enviar pra ACP ?
  • @Thaisborgomani,

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Vale postal em nome do IRN no mesmo endereço

    Documentos para atribuição
    - Certidão de nascimento reprográfica e apostilada do requerente
    - Cópia autenticada e apostilada do documento de identidade do requerente emitido há menos de 10 anos
    - Formulário 1C com firma do requerente reconhecida em cartório por autenticidade
    Se o assento do progenitor portugues está informatizado basta informar no formulário, não precisa mandar cópia do assento.
    - Vale postal no valor de 175 euros
  • Muuuuuuuito obrigada @DanielHenriques

    ;)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.