@Jonas acredito que não. Responda o e-mail e explique que irá fazer um novo vale e enviar o comprovante o mais breve possível mas que, infelizmente, terá que esperar a devolução daquele Vale uma vez que eles estão pedindo um Vale no valor integral e não apenas um Vale complementar. Peça que por favor aguardem o novo vale e não devolvam a documentação.
@BrunoBarroso PD é uma máquina de transcrições. Ultimamente tem levado uns 20 dias mas teve alguns relatos em que demorou 5 dias. Se os assentos dos seus avós não estiverem informatizados mande apenas um xerox dos que você tem, para transcrição não precisa do assento de nascimento português original, guarde esse para a atribuição.
Daniel, eu não tenho os assentos dos meus avós, apenas enviei um e-mail para as conservatórias para as quais estavam localizados e eles me informaram o assento. De fato nasceram após 1911, então acredito que esteja informatizado. Vou ver como faz a transcrição pelo fórum.
Daniel, só mais uma questão: acredito que tem algum erro na data de nascimento informada na certidão de casamento dos meus avós aqui no Brasil. Caso eu precise fazer a retificação no cartório brasileiro por exigência de PD para transcrever o casamento, eu precisarei da certidão de nascimento de ambos?
@BrunoBarroso as divergências das datas são mais comuns do que se pensa. Normalmente não é exigida retificação se os outros dados baterem (nome, filiação, etc), nesses casos prevalece a data de nascimento do assento português. Para retificação somente precisa da certidão da pessoa que estiver com erro nos dados, é apenas averbada a informação correta no registro, não é feito um registro novo. Alguns cartórios já exigem que essa certidão seja apostilada em Portugal mas só no cartório mesmo pra te informar o que exigem, cada cartório faz suas exigências.
@vinicius3, realmente espero que eles avisem caso caia em exigência! De qualquer forma vou dar ligar depois do carnaval novamente para ver se pelo menos o processo avançou um passo
@Bruno Barroso. Qdo decidi requerer a cidadania da minha mãe não tinha conhecimento de que a ACP não exigia a averbação do casamento por esse motivo tirei a documentação dos meus avós para registrar o casamento deles. Qdo o meu avô emigrou a data de seu nascimento foi anotada erradamente. Por esse motivo tive que retificar a sua certidão de casamento brasileira. Após receber a certidão de nascimento portuguesa me dirigi ao cartório e fiz um processo lá. Demorou 2 meses pq eles enviam ao MP e depois para o juiz de registro civil. O custo na época ( maio 2017 ) foi R$255,00 ou 355,00. Vc precisa da certidão de casamento original e cópia, certidão de nascimento do nubente que necessita da alteração. E como o colega disse, o que se faz é uma averbação com a retificação. Boa sorte
Oi, Daniel e Lara (descupe, não sei marcar com o @ rs) Ok! Já vou fazer o pedido da certidão de nascimento de ambos avós e apostiladas. Eu tenho a certidão de nascimento do meu avô, uma segunda via emitida em 1992, será que tem validade para o cartório brasileiro? Enfim, irei perguntar. As mesmas Conservatórias emitem as certidões e as enviam para o nosso endereço no Brasil?
Queridos boa notícia. Acabei de ligar para a LR e falei com o Sr Luiz que me disse q o processo da minha mãe foi despachado ontem ( dia 16/01 ) pela conservadora e vai para a fase de registro! Muito feliz! Obs. O processo foi numerado dia 31/08! Depois lanço na planilha. @apartme o do seu sogro deve estar na mesma situação!
@Bruno - para marcar a pessoa vc digita o @ e o nome sem espaço rs Quando eu fui ao cartório aqui no Brasil não me exigiram o apostilamento da certidão de nascimento do meu avô português! para fazer a retificação da certidão de casamento brasileira. Qdo vc registrar em PT o casamento dos seus avós tb não será necessário apostilar as certidões de nascimento deles pois já são documentos portugueses. O único apostilamento é da certidão brasileira de casamento.... A minha sugestão seria vc ir ao cartório onde consta o casamento registrado primeiramente para obter informações ou até mesmo ligar pq muita coisa eu resolvi por telefone. Bjs
@Rosi Oliveira caramba! Quanto tempo! Queria ter sua temperança... no dia que soube o número do assentamento já pedi o registo online huahauhauhauau #desespero
Uma dúvida, o adesivo de reconhecimento de firma no formulário 1C pode ser colado em cima do campo de dados do procurador caso esse campo esteja vazio? Existe algum lugar mais indicado?
@raquel_pxs não é recomendável cobrir qualquer informação do formulário 1C, o que alguns cartórios fazem é adicionar um pedaço de papel no final do formulário e eles colam o adesivo metade no formulário metade nesse pedaço de papel, ficando parecido com uma "linguinha".
@raquel_pxs no meu foi colado ao lado do espaço prara assinatura a etiqueta impressa com os dados e acima dessa o selo do reconhecimento por autenticidade. Pegou aquele espaço em branco que tem cobrindo um pedaço da faixa rosa abaixo e a direita do formulário. O importante é não cobrir nenhum campo que poderia ser preenchido. Algumas pessoas pedem para ser colado na lateral, dobrando a etiqueta mas no meu caso a escrevente não queria dobrar.
Gente, tava pensando em mandar a atribuição da minha mãe para Vila Nova de Gaia mas pelo que li a ACP também não exige transcrição de casamento para pai português declarante, correto? A ACP também transcreve casamento? (dela com meu pai) Os documentos que vamos enviar para atribuição são:
Certidão de nascimento inteiro teor reprográfica e apostilhada; Cópia do passaporte ou RG autenticada e apostilhada Formulário1C preenchido e assinado por autenticidade
Recebi hj um email do ACP informando a entrada do processo da minha mãe na ACP. O EMS chegou lá dia 11/01/2018 e foi numerado dia 16/01/18. Alguém poderia, por favor, adicionar na planilha: Elza da Silva Ricci - Processo nº 36XX/2018. Comunicaram tb que, se necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberei uma comunicação da Conservatória, bem como quando o processo for concluído me darão conhecimento. Estou muito feliz!
Pessoal, vou pra Lisboa agora dia 21 e talvez não fique muito online nos próximos dias. Quem puder por favor ajude nas atualizações da planilha. Em geral basta incluir uma nova linha, colocar os dados e copiar as colunas que tem as fórmulas.
Comentários
Vou ver como faz a transcrição pelo fórum.
Instruções e modelo do requerimento para PD
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Para retificação somente precisa da certidão da pessoa que estiver com erro nos dados, é apenas averbada a informação correta no registro, não é feito um registro novo. Alguns cartórios já exigem que essa certidão seja apostilada em Portugal mas só no cartório mesmo pra te informar o que exigem, cada cartório faz suas exigências.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/128441/#Comment_128441
Talvez seja melhor já ir no cartório e saber como fazer a retificação.
Ok! Já vou fazer o pedido da certidão de nascimento de ambos avós e apostiladas.
Eu tenho a certidão de nascimento do meu avô, uma segunda via emitida em 1992, será que tem validade para o cartório brasileiro? Enfim, irei perguntar.
As mesmas Conservatórias emitem as certidões e as enviam para o nosso endereço no Brasil?
Obs. O processo foi numerado dia 31/08! Depois lanço na planilha.
@apartme o do seu sogro deve estar na mesma situação!
Quando eu fui ao cartório aqui no Brasil não me exigiram o apostilamento da certidão de nascimento do meu avô português! para fazer a retificação da certidão de casamento brasileira.
Qdo vc registrar em PT o casamento dos seus avós tb não será necessário apostilar as certidões de nascimento deles pois já são documentos portugueses. O único apostilamento é da certidão brasileira de casamento.... A minha sugestão seria vc ir ao cartório onde consta o casamento registrado primeiramente para obter informações ou até mesmo ligar pq muita coisa eu resolvi por telefone. Bjs
Muito obrigado! Boa sorte no seu processo.
Uma dúvida, o adesivo de reconhecimento de firma no formulário 1C pode ser colado em cima do campo de dados do procurador caso esse campo esteja vazio? Existe algum lugar mais indicado?
Algumas pessoas pedem para ser colado na lateral, dobrando a etiqueta mas no meu caso a escrevente não queria dobrar.
A ACP também transcreve casamento? (dela com meu pai)
Os documentos que vamos enviar para atribuição são:
Certidão de nascimento inteiro teor reprográfica e apostilhada;
Cópia do passaporte ou RG autenticada e apostilhada
Formulário1C preenchido e assinado por autenticidade
Confere?
Obrigada!
Recebi hj um email do ACP informando a entrada do processo da minha mãe na ACP.
O EMS chegou lá dia 11/01/2018 e foi numerado dia 16/01/18.
Alguém poderia, por favor, adicionar na planilha: Elza da Silva Ricci - Processo nº 36XX/2018.
Comunicaram tb que, se necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberei uma comunicação da Conservatória, bem como quando o processo for concluído me darão conhecimento.
Estou muito feliz!
Pessoal, vou pra Lisboa agora dia 21 e talvez não fique muito online nos próximos dias. Quem puder por favor ajude nas atualizações da planilha. Em geral basta incluir uma nova linha, colocar os dados e copiar as colunas que tem as fórmulas.
Parabéns!