Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11421431451471481464

Comentários

  • @Jonas acredito que não. Responda o e-mail e explique que irá fazer um novo vale e enviar o comprovante o mais breve possível mas que, infelizmente, terá que esperar a devolução daquele Vale uma vez que eles estão pedindo um Vale no valor integral e não apenas um Vale complementar. Peça que por favor aguardem o novo vale e não devolvam a documentação.
  • @BrunoBarroso PD é uma máquina de transcrições. Ultimamente tem levado uns 20 dias mas teve alguns relatos em que demorou 5 dias. Se os assentos dos seus avós não estiverem informatizados mande apenas um xerox dos que você tem, para transcrição não precisa do assento de nascimento português original, guarde esse para a atribuição.
  • Daniel, eu não tenho os assentos dos meus avós, apenas enviei um e-mail para as conservatórias para as quais estavam localizados e eles me informaram o assento. De fato nasceram após 1911, então acredito que esteja informatizado.
    Vou ver como faz a transcrição pelo fórum.
  • Muito obrigado, Daniel!
  • Daniel, só mais uma questão: acredito que tem algum erro na data de nascimento informada na certidão de casamento dos meus avós aqui no Brasil. Caso eu precise fazer a retificação no cartório brasileiro por exigência de PD para transcrever o casamento, eu precisarei da certidão de nascimento de ambos?
  • Pessoal, urgente!! Quais os documentos necessários para tirar meu cartão de cidadão diretamente em Portugal? Quais os documentos necessários?
  • @Alicia a cópia do seu assento de nascimento português
  • @BrunoBarroso as divergências das datas são mais comuns do que se pensa. Normalmente não é exigida retificação se os outros dados baterem (nome, filiação, etc), nesses casos prevalece a data de nascimento do assento português.
    Para retificação somente precisa da certidão da pessoa que estiver com erro nos dados, é apenas averbada a informação correta no registro, não é feito um registro novo. Alguns cartórios já exigem que essa certidão seja apostilada em Portugal mas só no cartório mesmo pra te informar o que exigem, cada cartório faz suas exigências.
  • @vinicius3, realmente espero que eles avisem caso caia em exigência! De qualquer forma vou dar ligar depois do carnaval novamente para ver se pelo menos o processo avançou um passo
  • @BrunoBarroso veja o caso da @Patricia, parece que PD está mais exigente do que pensei...
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/128441/#Comment_128441
    Talvez seja melhor já ir no cartório e saber como fazer a retificação.
  • @Bruno Barroso. Qdo decidi requerer a cidadania da minha mãe não tinha conhecimento de que a ACP não exigia a averbação do casamento por esse motivo tirei a documentação dos meus avós para registrar o casamento deles. Qdo o meu avô emigrou a data de seu nascimento foi anotada erradamente. Por esse motivo tive que retificar a sua certidão de casamento brasileira. Após receber a certidão de nascimento portuguesa me dirigi ao cartório e fiz um processo lá. Demorou 2 meses pq eles enviam ao MP e depois para o juiz de registro civil. O custo na época ( maio 2017 ) foi R$255,00 ou 355,00. Vc precisa da certidão de casamento original e cópia, certidão de nascimento do nubente que necessita da alteração. E como o colega disse, o que se faz é uma averbação com a retificação. Boa sorte
  • editado January 2018
    Oi, Daniel e Lara (descupe, não sei marcar com o @ rs)
    Ok! Já vou fazer o pedido da certidão de nascimento de ambos avós e apostiladas.
    Eu tenho a certidão de nascimento do meu avô, uma segunda via emitida em 1992, será que tem validade para o cartório brasileiro? Enfim, irei perguntar.
    As mesmas Conservatórias emitem as certidões e as enviam para o nosso endereço no Brasil?
  • Queridos boa notícia. Acabei de ligar para a LR e falei com o Sr Luiz que me disse q o processo da minha mãe foi despachado ontem ( dia 16/01 ) pela conservadora e vai para a fase de registro! Muito feliz!
    Obs. O processo foi numerado dia 31/08! Depois lanço na planilha.
    @apartme o do seu sogro deve estar na mesma situação!
  • @Bruno - para marcar a pessoa vc digita o @ e o nome sem espaço rs
    Quando eu fui ao cartório aqui no Brasil não me exigiram o apostilamento da certidão de nascimento do meu avô português! para fazer a retificação da certidão de casamento brasileira.
    Qdo vc registrar em PT o casamento dos seus avós tb não será necessário apostilar as certidões de nascimento deles pois já são documentos portugueses. O único apostilamento é da certidão brasileira de casamento.... A minha sugestão seria vc ir ao cartório onde consta o casamento registrado primeiramente para obter informações ou até mesmo ligar pq muita coisa eu resolvi por telefone. Bjs
  • editado January 2018
    @LaraAmaral
    Muito obrigado! Boa sorte no seu processo.
  • @Rosi Oliveira caramba! Quanto tempo! Queria ter sua temperança... no dia que soube o número do assentamento já pedi o registo online huahauhauhauau #desespero
  • Pessoal, boa tarde!

    Uma dúvida, o adesivo de reconhecimento de firma no formulário 1C pode ser colado em cima do campo de dados do procurador caso esse campo esteja vazio? Existe algum lugar mais indicado?
  • @raquel_pxs não é recomendável cobrir qualquer informação do formulário 1C, o que alguns cartórios fazem é adicionar um pedaço de papel no final do formulário e eles colam o adesivo metade no formulário metade nesse pedaço de papel, ficando parecido com uma "linguinha".
  • Onde seria mais indicado @AllanDC, na base do documento ou na lateral na vertical?
  • @raquel_pxs no meu foi colado ao lado do espaço prara assinatura a etiqueta impressa com os dados e acima dessa o selo do reconhecimento por autenticidade. Pegou aquele espaço em branco que tem cobrindo um pedaço da faixa rosa abaixo e a direita do formulário. O importante é não cobrir nenhum campo que poderia ser preenchido.
    Algumas pessoas pedem para ser colado na lateral, dobrando a etiqueta mas no meu caso a escrevente não queria dobrar.
  • @Lara Amaral, parabéns!!!!!
  • Gente, tava pensando em mandar a atribuição da minha mãe para Vila Nova de Gaia mas pelo que li a ACP também não exige transcrição de casamento para pai português declarante, correto?
    A ACP também transcreve casamento? (dela com meu pai)
    Os documentos que vamos enviar para atribuição são:

    Certidão de nascimento inteiro teor reprográfica e apostilhada;
    Cópia do passaporte ou RG autenticada e apostilhada
    Formulário1C preenchido e assinado por autenticidade

    Confere?
    Obrigada!
  • @Raissa ACP não faz transcrição de casamento. Além dos documentos vc precisa da certidão do cidadão português ou os seus dados.
  • Queridos amigos,

    Recebi hj um email do ACP informando a entrada do processo da minha mãe na ACP.
    O EMS chegou lá dia 11/01/2018 e foi numerado dia 16/01/18.
    Alguém poderia, por favor, adicionar na planilha: Elza da Silva Ricci - Processo nº 36XX/2018.
    Comunicaram tb que, se necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberei uma comunicação da Conservatória, bem como quando o processo for concluído me darão conhecimento.
    Estou muito feliz!
  • Feito @ERicci!

    Pessoal, vou pra Lisboa agora dia 21 e talvez não fique muito online nos próximos dias. Quem puder por favor ajude nas atualizações da planilha. Em geral basta incluir uma nova linha, colocar os dados e copiar as colunas que tem as fórmulas.
  • @Paulo Pacheco boa viagem! Vai com Deus e sucesso lá!
  • @Lara Amaral mas que legal, vou ligar amanhã na LR!! :)
  • Obrigado @Lara Amaral!!
  • @paulopacheco bom viagem!
    Parabéns!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.