Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1143114321434143614371545

Comentários

• @viniciusmrocha mn só uma última coisa. Nesse caso, é necessário enviar a certidão de casamento deles?

Além dessa questão do reconhecimento da filiação, tbm tem a questão do acréscimo do última sobrenome dela, em virtude do casamento.

• @lucas_pereira95 no seu assento de nascimento você ficou sem “apelido” também? Se sim, como ficou no CC, separaram o nome e apelido ou ficou sem apelido também?@ju_bossada

• RibeiroRibeiro Member

Boa noite,

Ontem a noite enviei mensagem para crc centrais reclamando de falta de informação do assento da minha esposa que teve parecer favorável em 30/01/24 no Porto.

Por um passe de mágica, hoje as 7 da manhã minha esposa recebeu o assento emitido pelo famoso sistema.

O nome dela e o sobrenome estão nos Campos corretos .

assento número 120xx/24 emitido em 22/02.

Nao tem informações dos avós.

Único ponto é que como eu já tenho cidadania há tempos eu já tinha realizado a transcrição de casamento e eu achava que tinha que constar nesse assento emitido dela.

Acham que vale pedir a verificação do assento para averbarem o casamento no assento de nascimento dela, pois essa averbação consta no meu assento de nascimento.

• Recebi resposta quanto a correção do nome:

@Eduardo Alvim voce teve que enviar algum documento? E/ou existe um modelo desta declaração?

• editado March 6

@coragem curioso, recebi o retorno deles e não me solicitaram documento. Só me pediram para falar qual seria o correto, acabei esquecendo de falar como ficaria no final das contas.

Enviei agora pouco, vou aguardar para ver o retorno deles.

Reencaminharam meu e-mail para o e-mail rcentrais.informatizacoes@irj.mj.pt

• @Ribeiro o parecer favorável já estava na bolinha 7 verde ou marrom?

• RibeiroRibeiro Member

@Jaqueline Moraes

Bolinha 7 marrom.

como o das outras pessoas aqui do fórum, a bolinha continua no 7 marrom e não atualizou para verde.

• @coragem não precisei preencher nenhum requerimento. Pedi, apenas, a separação de meus nomes próprios (meu nome é composto) dos meus sobrenomes/apelidos.

Talvez a oficial tenha ficado na dúvida com relação à divisão de seu nome e preferiu se precaver.

• Acabaram de me responder confirmando a separação do nome.

Achei bem rápido, primeiro e-mail enviado ontem e em menos de 24 horas já retornaram que foi corrigido. Provavelmente o assento só estará com averbação então não vou solicitar outro no civil online

• @Ribeiro

Meu caso é parecido ou igual ao seu! A nacionalidade dela foi pela ascendencia dela ou pelo casamento com voce?

No meu caso, saiu a nacionalidade (1C) do meu marido em 2022 e na época já fizemos a transcrição do casamento, pelo consulado do Rio de Janeiro.

Esse ano saiu a minha nacionalidade (1C tambem, nao por casamento), o assento veio com meu nome de nascimento, como eu esperava. Mandei um e-mail para o consulado do RJ, informando que tinha recebido minha nacionalidade por atribuição e que meu casamento já estava transcrito e pedi para fazerem o averbamento do meu casamento no meu assento de nascimento. Enviei em anexo o assento de nascimento, o assento de casamento e meu passaporte (mandei como um doc de identificação). No mesmo dia encaminharam para o setor responsável e fizeram o averbamento.

Sugiro mandar um e-mail para a CRC ou o consulado onde vc fez a transcrição do casamento pedindo para averbarem o casamento no assento dela.

• @MarcosPimentel para a questão da nacionalidade não precisa. Contudo, se na sua certidão de nascimento o nome da sua mãe é de casada e no assento português dela eh de solteira, é aconselhável juntar a de casamento para justificar a diferença.

• Oi pessoal!

Deixo aqui minha frustração como muitos sei que ainda estão passando.

Estou há mais de 9 meses a espera da emissão do meu assento que foi transferido para Barreiro em 09/01 e até o momento nada. Enviei e-mails para eles, e depois de 20 dias de responderam de forma BEM MAL EDUCADA que não era para eu enviar e-mail se eu quisesse meu assento pronto, porque ou responde e-mail ou fazem assento, o que não é bem assim, já que vai completar 60 dias do meu processo com eles. Por telefone, ninguém me atende em Barreiro.

Até onde tenho visto e acompanhado o @geluk trouxe novidades e informações de confiança para esse forúm quanto a questões do sistema e etapas seguintes.

@geluk não sei como é seu contato com quem lhe passa informações, mas até onde li, a intenção é zerar um backlog de 23K processos na fase 7 certo?

E como fica os que foram transferidos para conservatórias? Porque também fazemos parte desse número de 23K, vamos ficar apenas esquecidos e a "mercê" de um lugar que não está nem um pouco preocupado em concluir seus deveres? Quem foi transferido que espere a boa que no caso é "má" vontade deles, e os "sortudos" são os que não foram transferidos e processos muito na frente dos nossos finalizados?

Não estou entendendo muito bem o que está acontecendo, fazemos parte do backlog que querem zerar mas também como fomos transferidos não tem o que fazer?

Você consegue nos ajudar com essa duvida, por favor?

• @Sarahrcb provavelmente o de quem foi transferido acabará sendo emitido manualmente antes que o sistema chegue a todas as conservatórias… Mas acho que se o e-mail deles realmente foi muito grosseiro cabe uma reclamação, não sei a quem mas talvez encaminhar a resposta a rcentrais questionando a demora.

Infelizmente acabou sendo injusto com quem teve o processo transferido.

• @gustavo4576987678 Sim, estou me sentindo injustiçada e já perdi até dinheiro com essa demora pois a conservatória me passou uma previsão e comprei passagem e acabei perdendo.

Qual e-mail posso enviar uma reclamação?

• @Sarahrcb infelizmente para que foi transferido segue vida normal. Você precisa tentar falar com a conservatória que está com o seu processo para ser emitido. No total, seu processo já passou de 29 meses?

• Bom dia. Olá eu tenho o processo de nacionalidade por naturalização. Dei entrada em Maio de 2021. Meu processo é o 50630/2021 e está no ACP. Ficou na bolinha 7 Marrom só em Setembro de 2023 e até agora está a aguardar registo do Cidadão... Alguma novidade em relação à estes processos de Naturalização e o tempo de espera para a realização do registo?

Obrigado

• @Sergio76 o assento está da mesma forma que de todos. Na maioria das coisas em asteriscos, mas pelo menos o nome está certo, e do pai e da mãe também.

• @Ribeiro

Como está a naturalidade dela no assento de nascimento, na minha emitida pelo sistema consta apenas República Federativa do Brasil.

• Informação relevante para quem, assim como eu, está parado na fase 3 (Consultas Externas). Hoje vi um processo que estava parado nessa fase desde novembro 2023, e hoje foi para fase 4. Cabe ressaltar que são processos de Judeus Sefarditas. Mas meu ponto é que aparentemente a comunicação do IRN com os novos orgãos , criados com a extinção do SEF, finalmente começou a funcionar também.

• @gaabirodriguez o meu assento tinha o nome e apelido separados, aí meu cc veio normal msm

• Ola! Onde fica a planilha que todos falam que atualizam?

• Pessoal, boa tarde!

O processo da minha mãe (Neta de Português) andou ontem da bolinha 3 para a 4. Sabem me dizer qual a média de tempo daqui em diante, até chegarmos na 7, se não tiver nenhuma exigência?

Estava na bolinha 3 desde outubro/2023!

Sei que não há tempo exato, mas gostaria de saber uma média mesmo.

Obrigada!

• Pessoal, sabem informar se é necessário levar foto para fazer o cartão cidadão no consulado?

• Pessoal, boa tarde,

hoje meu processo atualizou para a bolinha 7 marrom. Sigo aguardando do meu tio e minha tia que estão na 4.

• @outrolucas qual artigo? E qual os 3 primeiros números do processo? Compartilha conosco please

• @geluk

(315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

385

O do meu tio que ainda não saiu é 384, por alguma razão o meu com numeração acima saiu antes.

• @FSM sim, até onde sei a foto 3x4 colorida, comprovante de residência, documento (rg ou passaporte) e assento de nascimento

• Cila DiasCila Dias Member
    editado March 6

Olá! Meu processo está na bolinha 7 marrom desde 31/01... vi a emissão de diversos assentos e enviei um e-mail dia 1/3, até hoje não me responderam (e-mails anteriores foram respondidos, mas creio q agora a demanda dos e-mails tenha aumentado)... resolvi pagar os 10 euros no civil online... fiz agora.

Pergunta: Tenho q ficar acessando o site para saber o retorno? Se sim, por onde consulto?... tentei simular a consulta e não soube por onde fazer... Ou receberei um e-mail com a resposta positiva ou negativa? Desde já muito obrigada!

• @FSM

Não é necessário. A fotografia é digital, realizada no próprio Consulado.

• @Cila Dias

Você receberá um e-mail com o código para consulta. Já deve ter recebido um com o recibo da taxa q pagou. Será do mesmo remetente.

Geralmente respondem em até 48h corridas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.