Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1141414151417141914201476

Comentários

  • Atualmente ta demorando 1 ano e 8 meses, é dai pra pior se não lançarem o novo sistema que eu acho que não irão

  • Olá,

    Recebi hoje a senha do meu processo 1C, ele está na bolinha 1 verde na CRC de Santarém... Alguém sabe algo dessa conservatória? Quanto tempo está levando esse tipo de processo lá?

    Grata

  • @Imane


    Recebi hoje a senha do meu processo 1C, ele está na bolinha 1 verde na CRC de Santarém... Alguém sabe algo dessa conservatória? Quanto tempo está levando esse tipo de processo lá?


    1) Quando o processo chegou em Portugal?


    2) Para qual Conservatória você enviou o processo?

  • Agora de manhã ao perguntar por email se o novo sistema ja estava funcionando a funcionária me deu a seguinte resposta:

    ”Quanto a nacionalidade é analisada por ordem de entrada, quer seja no anterior processo, como agora com a entrega digital, sendo que o art.º 6.1, só é analisado após obter informações das outras entidades externas a este serviço.


    Com os melhores cumprimentos

    A oficial

    Nélia Marques”


    alguém entendeu ? Hahaa

  • @Bru_ pois é, a principio ela disse 8 meses, e completou: conte com 1 ano...de 8 meses a 1 ano.

  • @Raphael_Almeida , tudo bem?

    Creio que ela não tenha entendido direito sua pergunta.

    Por esta razão, no lugar de responder a respeito da criação dos registros de nascimento com auxílio da nova plataforma, ela respondeu sobre o andamento dos processos apresentados de maneira digital.

  • @Raphael_Almeida Basicamente ela entendeu que o processo pode ter sido entregue " via online ", que não tem haver com a " nova plataforma interna do IRN "

  • @jpvecchi


    A entrega de documentos via online é uma parte da plataforma do IRN.

  • editado February 15

    Bom dia a todos,

    Alguém saberia me dizer como está o prazo de emissão do assento de nascimento na Conservatória de Registro Civil do Barreiro? Estou com um processo aprovado e aguardando a emissão do assento, que foi transferido da ACP para CRC Barreiro, desde 09/01.

    Abraços,

    Fábio

  • @Ricosne

    pois é, acho que ela não entendeu muito bem. Mas me pareceu na resposta que eles ja estão utilizamso o novo sistema não? Pois ela fala do processo anterior.

  • Gente, até agora não vi processos transferidos para outras conservatórias nesse mês ein, alguem aqui viu algum caso?

    Seria uma confirmação que estão esperando a nova plataforma mesmo? 👀

  • editado February 15

    @gaabirodriguez, esta nova plataforma já virou uma lenda urbana! Tenho visto alguns assentos pingados sendo emitidos nos grupos que sigo. Processos que foram transferidos do ACP para outras conservatórias menores.

  • @eduardo_augusto Sim sim. Por isso quis destacar com aspas. Há esta diferença dos processos online para mandatários e o novo ambiente interno do IRN.

    @Marceugenio Pior que é o que demonstram. Dez disseram que já naquele referido mês emitiriam 16 mil assentos.

    Metade de Fev e nada!

  • @Raphael_Almeida , talvez ela tenha utilizado a expressão "quer seja no anterior processo" para se referir aos processos entregues fisicamente.

    O fato é que, como visto por aqui, aparentemente o prazo para a emissão dos assentos represados não foi cumprido até o momento.

  • @gaabirodriguez o meu não foi transferido tb. Foi aprovado em 11/23.

  • editado February 15

    Se algum processo for transferido será os aprovados do dia 20 de junho por diante se não me engano

  • editado February 15

    O mais revoltante é que eles ainda estão nos aprovados de junho e de Janeiro pra ca diminuiram a velocidade mais ainda. Nós achavamos que fosse por causa do sistema mas como falaram... esse sistema ta virando lenda urbana já.

    Daqui a pouco o tempo total do prazo do processo de filhos chega em 2 anos

  • @Marceugenio eu não acho que seja lenda urbana (posso estar errada, claro). Ainda mais depois da informação da adv que compartilharam aqui, e não vi processos transferidos esse mês. Assentos de processos que já haviam sido transferidos estão ocorrendo mas aí eles não entram no “esperando na ACP”.

    Se não tiver processos transferidos desse mês é pq pararam de transferir, o que pode ser o “estamos esperando pela plataforma”... vamos esperar o resto do mês para ver se tem transferência mas até o momento esta batendo com a informação da adv.

  • Prezados,

    Tenho uma certeza. “Quando tudo é urgente, nada é urgente." E é isto exatamente o que acontece! Os pedidos estão tão demorados, que já ultrapassaram e muito, o prazo estimado pelas Conservatórias, que é entre 24 e 29 meses para netos e cônjuges e já são mais do que urgentes. Permitam-me o termo chulo "estão cagando e andando para os pedidos, que entre muitos aguardam mais de 7 meses por uma simples impressão de assento. Total absurdo - Uma lástima. É só promessa não cumprida e ninguém da justiça portuguesa faz nada! Faltam com a verdade no que informam e continuam mantendo o prazo de 24 a 29 meses para a conclusão dos processos no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    Demonstração de total descaso e desrespeito para com os utentes!!!

  • @Fabio_mlima boa tarde!


    o meu processo também foi transferido para essa conservatória em janeiro e meu processo foi aprovado em junho.

    Minha advogada entrou em contato com eles e parece que eles possuem o prazo até metade de abril pra fazer esse lote…


    e tudo pode acontecer com essas eleições que vai ocorrer em 10/03 infelizmente

  • editado February 16

    @Sarahrcb , boa noite,

    Muito obrigado pela informação.

    O meu também foi aprovado em junho/23. Anteriormente as conservatórias, após recebem um lote, faziam os assentos em até 30 dias, pelo menos era o relato por aqui.

    Fico preocupado, pois assim que foi dada a decisão favorável para a nacionalidade eu já providenciei outras certidões para a transcrição de casamento e, em julho, faz 1 ano. Fazer o que né? Só nos resta aguardar.


    Mais uma vez obrigado!

  • ImaneImane Member
    editado February 16

    @eduardo_augusto tou fazendo com advogado, ela me disse que enviou direto pra essa conservatória de Santarém fim de outubro do ano passado, mas a senha chegou agora em fevereiro. Falou que eles demoram a entregar a senha mas que os processos lá são mais rápidos... São mesmo? Disse q é em torno de 10 meses a duração, dependendo da demanda

  • @Fabio_mlima


    sim.. mas pelo que entendi não é regra esses 30 dias.

    E segundo a informação da minha advogada, faz pouquíssimo dias que eles começaram a mexer nesse malote de janeiro, pois estavam com outros processos atrasados lá e não podem mexer em um malote sem despachar o anterior.

    Acho que estavam atrasados por conta do final do ano. Também estou muito aflita com esse prazo já tenho pendências com esse processo. Mas nada e nem sinal sobre esse sistema novo. Dizem que está em fase de implementação ainda, mas com as eleições por aí, tudo pode mudar.


    @CarlosASP bom dia! Tudo bem?

    Uma curiosidade, o seu processo foi finalizado? Me lembro de ser transferido em dezembro, não foi?

  • @Imane


    Primeiro, é estranho que o seu advogado tenha optado por entregar o processo fisicamente em Santarem, quando o sistema de envio online já estava disponível (mas não obrigatório) desde maio do ano passado para todas as categorias de nacionalidade. Mas... de repente o advogado conhece alguem lá, ou teve boas experiencias no passado... enfim, ele pode ter suas razões.

    Há dois problemas em mandar para essas conservatórias "menores". O primeiro é que quando alguém ouve dizer que "na conservatória X os processos sao rapidos", imediatamente começa uma tempestade de processos indo pra lá. Rapidamente os serviços sao sobrecarregados e fica tudo parado para todo mundo. Se voce foi um dos primeiros a mandar o processo pra lá, pode ser que vá um pouco mais rápido. Se voce foi um dos último, pode ser que demore até mais que o normal.

    O segundo problema é que conservatorias menores tem menos funcionários. Qualquer um que falte, que fique doente, que se aposente, faz uma grande diferença.

    Enfim, pra responder objetivamente a sua pergunta: ninguem sabe quanto tempo um processo de nacionalidade 1C em Santarem vai levar. Consulte a planilha online aqui do site, voce pode filtrar por conservatoria e ver quanto tempo os processos costumavam demorar lá. Mas isso é só para dar uma ideia, nao se prenda muito a prazos.

  • @Sarahrcb

    Infelizmente sem novidades. Já são 2 meses que meu processo foi transferido para Santiago do Cacem. Foi no lote de meados de dezembro.

    e já são quase 9 meses desde a data de aprovação (fim de maio de 2023).

    Acho que foi na semana passada que vi em um grupo um relato de um assento criado nessa conservatória. Tem pingado bem lentamente a criação de assentos nas últimas semanas.


  • antes o problema era receber o número do processo , agora é o registo. Só Deus kk

  • editado February 16

    O quê me preocupa é que cada vez eles estão demorando mais pra emitir os assentos, estão quase parando. Se o sistema sair do papel maravilha, mas e se o sistema não sair do papel? Pq eles estão demorando cada vez mais, não é possível que essa demora não tenha haver com o possível lançamento do sistema em produção com um grande número de assentos a serem emitidos. Seria muita sacanagem se essa demora não tiver haver com o sistema xD

    ACHO que sendo otimista so irão lançar o novo sistema após as eleições de março, para que não saia nas notícias de que um grande número de brasileiros receberam o assento as vasperas da eleição pra poder votar no governo atual. Isso geraria um barulho em Portugal caso o nosso assento seja emitido hoje e caso tenhamos o direito de votar mês que vem, não sei se teria um limite de tempo para poder votar.

    Sendo pessimista irão voltar a emitir os assentos um pouco mais rápido porém sem o sistema ainda.

    Mais alguém com pensamento parecido?

  • Recentemente minha esposa precisou solicitar a segunda via digital do seu diploma de graduação, o qual originalmente era daqueles físicos, e achei o processo bem interessante. Na última etapa, depois de tudo pronto e assinado, o requerente ainda não tem acesso ao documento emitido. Ele é convidado a conferir se os dados constantes estão corretos (nome, datas de nascimento, filiação, etc). Após revisar e clicar que "está correto", o documento, então, é disponibilizado. Caso tenha algum erro, existem os campos apropriados para que sejam observadas as correções a serem feitas.

    Pensei comigo mesmo: essa seria uma excelente maneira de implementar a descentralização e delegação (aos próprios interessados) da validação da consistência dos dados na emissão dos assentos.

    De acordo com os últimos comentários feitos pelas autoridades, os assentos emitidos precisam ser revisados para verem se correu tudo bem... Ora, mande-me o meu assento com essa premissa de revisar/corrigir. Ninguém melhor do que eu mesmo para saber se veio tudo certo...

    #fica_a_dica

  • Agradeço a indicação de envio do pedido de cidadania para o Porto. O processo da minha filha, de 26 anos, foi entregue na ACP no dia 10/01/23 e hoje , 25/11/23 esta terminado, com a bolinha 7 em marrom. Aguardando o registro definitivo.. Segui todas as orientações e não houve nenhuma exigência, os documentos estavam certinhos. Muito obrigada.

    O meu processo de cidadania por casamento foi entregue na CRC de Lisboa em 02/22. Passados dois anos ele esta na bolinha 4 , marrom.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.