Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1130313041306130813091462

Comentários

  • @Destefano queria aqui agradecer pela informação do email, não imaginava que responderiam tão rápido e o melhor, já informaram a chave de acesso. Grato

  • @edgardjunior por isso não podemos tomar algumas experiências (quando gratuitas) como sendo regras. Fico feliz de ter ajudado. Bom processo.

  • @Destefano muito obrigada pelas respostas!

    Respondendo às suas perguntas:

    Mande cópia simples dos dois documentos, não precisa pegar o atualizado no Civil Online. Outro ponto: como está o nome da sua mãe na sua certidão de casamento?

    O nome da minha mãe tem o sobrenome do meu pai na certidão de casamento (Souza). Notei agora que no assento de nascimento dela, que o Escritório Consular de Santos mandou, está averbado o casamento e o sobrenome completo da minha mãe (já com o sobrenome do meu pai incluso), o que me tranquiliza.

    Não precisa se preocupar com isso, uma vez que a sua identificação civil é igual a sua certidão de nascimento. No entanto, se você quis dizer que nunca mudou o nome após a separação, vai ter que constar na certidão de nascimento essa alteração ou vai ter que mandar uma certidão de casamento apostilada para comprovar a mudança do nome.

    Eu quis dizer que não mudei meu nome de solteira mesmo, permaneceu igual ao da certidão de nascimento.


    Uma questão que me veio agora: o documento de identificação de que fiz cópia e apostilei é o passaporte, então o ideal é que no formulário 1C eu preencha com os dados do passaporte em documento de identificação, em vez do RG, né?


    Obrigada novamente!

  • @Carla Maria Carreiro que bom que ajudou!

    Sobre a sua última pergunta, você preencher o formulário de acordo com os documentos enviados. Assim, se vai mandar o passaporte (contendo a sua filiação, não é todo passaporte que tem), você deve indicar ele no formulário.

  • Bom dia pessoal.

    O processo da minha filha (menor de 18 anos) apresentou indeferido devido a documentação (bolinha 4).


    Gostaria de solicitar ajuda para não fazer besteira de novo.


    Recebi o Telegrama contendo o seguinte resumido:

    Suprir as seguintes deficiências: Juntar fotocopia do documento de identificação do pai do requerente, certificado com o original nos termos da lei, e legalizado onde conste a filiação.


    1 - Pelo que eu entendi, preciso enviar apenas a cópia minha identidade brasileira (RG) autenticada, certo ?

    Na época eu enviei somente o meu cartão cidadão português.


    2 – Sendo somente isso, como vcs recomendam eu enviar? Digo, escrevo alguma coisa no envelope para facilitar quando eles receberem? 


    Obrigado.

  • Bom dia, estou com uma dúvida e espero que possam me ajudar novamente. Vou fazer o envio dos meus documentos para o Porto para cidadania por atribuição, no meu caso o meu pai português foi o declarante do meu nascimento e por isso como já li aqui no fórum não vou esperar a transcrição do casamento dos meus pais para dar entrada no meu processo. No entanto, meu irmão menor de idade teve minha mãe como declarante e por isso no caso dele a transcrição do casamento terá que ser feita. Minha dúvida é, posso enviar os documentos para o meu processo de cidadania e os documento para a transcrição do casamento dos meus pais juntos para os dois processos ocorrerem ao mesmo tempo? Ou então mandar o meu processo de cidadania para o Porto e a transcrição do casamento para outra conservatória? Não moro no Brasil, então fazer a transcrição pelo consulado brasileiro não é uma opção. Outra observação é que as certidões em inteiro teor tem validade até agosto de 2022.

  • @Stephane o seu processo e o do seu irmão, não vão correr ao mesmo tempo, porque o de menor é prioritário, por isso, pode já enviar o seu, e depois, o do seu irmão, se a diferença do envio não for superior a 3 meses, o processo do seu irmão deverá finalizar ao mesmo tempo que o seu, pq menor é uns 3 meses mais rápido

  • @nunogomes sim, isso que pretendo fazer. Minha dúvida é se teria algum problema eu enviar meu processo e o pedido de transcrição de casamento juntos em um mesmo envelope para o Porto. Se daria algum problema para o meu processo uma vez que, vou fazer a solicitação sem a transcrição do casamento dos meus pais estar concluída. Os documentos do meu irmão vou enviar após a transcrição ser finalizada.

  • @Ricardo Barbosa

    cópia autenticada do RG e apostilada.

    Coloque no envelope um aviso do lado de fora = documento para cumprir exigência.

    E dentro algo apontando o número do processo.

  • @Stephane,

    Acho interessante você enviar um e-mail para o consulado do Rio de Janeiro e pedir que a orientem como proceder para fazer a transcrição por lá, mesmo estando fora do Brasil.

    Recentemente solicitei a minha transcrição, com algumas coisas fora do padrão descrito no site do consulado e eles foram super receptivos e rápidos na realização. A transcrição foi feita em 15 dias corridos.

    Para uma referência de tempo, em Portugal, quando fiz a dos meus pais no início de 2022, levou 6 meses (na Conservatoria de Ponta Delgada).

  • @mabego Obrigado pelas informações .


    Seria apostilada e não somente autenticada ?

  • @Stephane não sei se está ciente de uma coisa. Processo de filho, corre no ACP (arquivo central do Porto), transcrição de casamento (só em consulados portugueses, ou, qualquer conservatória do registo civil portuguesa) assim, vc não pode enviar o seu processo de filho e o casamento para o mesmo endereço, porque são coisas diferentes, o seu processo de filho vai enviar para ACP, já o casamento, vc devia tentar no consulado do RJ, em duas/três semanas estaria c o casamento transcrito.

  • Boa noite, alguém sabe me informar se aconteceu alguma coisa pra os processos estarem parados a tanto tempo ? os de julho do ano passado já estão batendo os recordes de dias pra aprovação.

  • @GuiCastro

    Houve a enxurrada de novos processos antes da entrada em vigor das mudanças nas regras para judeus sefarditas; esses processos só tramitam na CRCentrais e ACP Porto,

  • Bom dia, tentei entrar agora no site mas apareceu essa mensagem. Dia 9 de janeiro de 2023 as 9:20 da manhã. O mesmo acontece com vocês ? Sabem se o site está com algum problema?


  • Bom dia Pessoal, todos bem?

    Caracas que dificuldade para agendar no consulado de Santos. Alguma dica pessoal pois tento das 7 às 19 horas todos os dias, pois só mostra que não possui vaga e tente mais tarde.

  • bom dia. Precisava de uma ajuda, fiz o processo dos meus filhos menores pelo ACP mas isso tem mais de 5 anos, Agora minha irma gostaria de fazer o processo para sua filha, tb menor de idade. Estou bastante desatualizado com relação aos locais par enviar a documentação, sei que mudou bastante coisa. O ACP ainda é um bom local para enviar a documentação, ou teria algum mais indicado, qual o prazo médio par atribuição de um menor de idade no momento, e qual a documentação estão exigindo, mudou alguma coisa? Na epoca enviei o formulario de menor, a cetidão de nascimento deles, meu assento de nascimento, casamento e documento de identidade. Obrigado!!!

  • @nunogomes ru fiz como me orientam aqui e mandei um e-mail para o consulado do Rio de Janeiro. Eles me informaram que só posso enviar para lá se eu residir no Rio de Janeiro ou Espírito Santo, o que não é meu caso. Meu pai reside em Minas Gerais e minha mãe no Paraná, qual seria o consulado que atende esses estados?

  • Oi, pessoal. Anos atrás quando fiz meu processo a ACP era uma das poucas que aceitava fazer o processo de filho sem a transcrição de casamento dos pais (para filhos registrados pelo pai). Vocês sabem dizer se ainda é assim pra ACP? Caso não seja, existe alguma conservatória q faça? Muito obrigada!

  • @Ricardo Barbosa

    cópia autenticada e apostilada

  • Olá, poderiam acrescentar o meu processo na planilha? Filho maior (formulário 1C)

    envio via correio dia 13/12/2022

    recebido na ACP Porto dia 05/01/2023

    chave de acesso recebida dia 09/01/2023

    minha experiência enviando pelo correio foi de que prometem entregar com 7 dias porém demorou bem mais, agora é aguardar e ver se vai dar certo :)

  • @Ricardo Barbosa

    Suprir as seguintes deficiências: Juntar fotocopia do documento de identificação do pai do requerente, certificado com o original nos termos da lei, e legalizado onde conste a filiação.

    Essa cópia da identidade foi enviada como? Certificada? Digo, reconhecida por algum cartório porguês?

  • @RenataMachado sim, é possível mandar para o ACP filhos onde o registros foram declarados pelo português, desde que não tenha havido alteração do seu nome, fazendo com que a transcrição seja desnecessária para se requerer a nacionalidade, pois a filiação resta estabelecida. Cuidado apenas se ambos os pais forem portugueses. Há divergência no fórum quanto a isso.

  • @Nilton Hessel ,

    nenhum problema na demora , entendo perfeitamente, ainda mais neste inicio final de ano.

    Obrigada pela resposta. Minha amiga decidir transcrever o casamento e os nascimentos no Brasil e depois de tirar as devidas certidões vai solicitar a apensação pela ACP. Vamos ver o que dá.

  • Boa tatrde, para enviar o passaporte como documento, ele tem que estar dentro da validade de 10 anos igual o RG?

  • @Marceugenio @carlos_pinto @gabrielsfc123 Acredito que é isso mesmo que foi falado... estao mexendo ainda no de antes de agosto... o meu chegou em Porto no dia 03/08 e também ainda continua na bolinha 1, acredito que está tudo certo e que até final de fevereiro já deva estar na bolinha 04 :)

  • @Destefano Boa noite. Nao enviei meu RG. Enviei apenas meu cartão cidadão e certidão de nascimento portuguesa .

  • @mabego obrigado. ja farei amanha.

  • Boa noite amigos;

    Em 2021 peguei minha certidão de nascimento de inteiro teor com a cópia reprográfica do livro para iniciar meu processo de atribuição, mas acabei não tendo tempo de enviar.

    Estou juntando os documentos para enviar esse mês, mas estou com dúvida se a minha certidão emitida em 2021 ainda está na validade.

    Posso usar a mesma ou preciso pedir outra mais atualizada?

    Desde já, agradeço pela força!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.