Alguem que fez iniciou o processo em 2023 ja terminou ?

2

Comentários

  • editado August 2023

    @Bru_


    não é a simples digitalização dos documentos, e os advogados que dizem isso estão desvalorizando o próprio trabalho.

    o fato é que DAs bolinhas 1 e 2, o advogado (ou mais provavelmente um Assistente) faz o trabalho. Ou seja, vai mais rapido que o IRN.

    a fase 3 é automatizada (ou pelo menos era essa a promessa), o proprio sistema ja entra na base DAs outras entidades e faz as verificacoed necessarias.

    a fase 4 é mais rápida, pois em tese o advogado já verificou tudo, o conservador entra só para conferir, e o sistema já faz as aprovacoes das fases 5 e 6.

    acho dificil que em um futuro proximo as pessoas possam fazer o processo online sem advogado. A importancia do advogado é que ele(a) assume a responsabilidade pela autenticidade e posterior guarda Dos documentos.

    É injusto que terminem primeiro? Nao sei. Ninguém é “forçado” a pedir cidadania portuguesa.

  • @alvarogbraz @eduardo_augusto

    Pois é, a partir da bolinha 3 não faz sentido que online seja mais rápido. Por isso, acho que é injusto que termine primeiro, considerando que processos que deram entrada online posteriormente ao despacho positivo/bolinha 6 de processos físicos estão terminando antes. Não tem justificativa plausível para que finalize antes...

    As pessoas com determinadas situações de vida que precisam resolver mais rápido já encontram dificuldade da conseguir urgÊncia... toda essa situação acaba gerando uma diferenciação entre pessoas com adv e pessoas sem, criando uma facilidade para quem quer/pode gastar a mais com honorários =/

  • @Bru_


    é preciso entender que na perspectiva do IRN não existe „As pessoas com determinadas situações de vida que precisam resolver mais rápido“.

    isso está expresso por escrito em documento do IRN. Ou tem uma urgencia, ou nao tem.

  • editado August 2023

    Olá a todos, primeiramente já deixo aqui minha gratidão a quem se dispor a tentar me ajudar.

    Tentarei ser breve, tenho 20 anos e quem é neta do português é minha avó que tem 89 anos, o processo dela foi recebido este ano.

    O meu ponto é que eu tenho o desejo de obter a cidadania para tentar o ingresso em uma organização Portuguesa, o qual tem um limite de idade de 24. Sendo impossível de eu comprovar uma urgência, já que primeiro o processo é de minha avó e segundo, por mais que eu já estivesse fazendo o meu pedido 1C, não há a certeza de que seria aceito nesta organização, logo a urgência é muito vaga para ser pedida baseada nisso.

    Com esses comentários de quem fez o pedido via online, eu penso o quanto essa velocidade iria me ajudar a alcançar o meu objetivo.

    Com tudo isto dito, seria possível eu entrar em contato com um advogado português e fazer o pedido via online? Por mais que já tenha um processo de minha avó na CRC? Eu penso que daria entrada online e iria vendo qual estaria andando mais rápido, a partir de uma certa bolinha de um dos processos eu apenas comunicaria que gostaria de desistir do processo mais lento. Não sou rico ou herdeiro mas infelizmente se for necessário desembolsar mais dinheiro para alcançar meu objetivo não pensaria duas vezes.

    Eu vi os relatos acima de bolinha 6 em 2-3 meses, essa é uma diferença brutal!!

    Por mais que o assento nem tenha sido gerado só de já ter a certeza de que a nacionalidade irá chegar a mim e já podendo saber disso vou realmente começando a me planejar, comento sobre isto pois pode acontecer de ter algum problema com os documentos do processo de minha avó e no final das contas nem a nacionalidade a minha avó é concedida.

    Caso alguém tenha alguma outra ideia de como eu poderia conseguir uma celeridade maior no processo, eu ficaria muito grato!

  • @Pedroca2


    sugiro que voce direcione duas perguntas diretamente ao potencial advogado que for pegar a sua causa.

    ninguem aqui no forum tem experiencia com processo online, por ser uma novidade.

    e ninguem tem experiencia para te falar sobre passar de uma Modalidade (fisica) para outra (online).

    dito isso, é seu direito formalizar a desistencia do seu processo atual e entrar com um novo processo.

    observacao: a cidadania de Neto nao é 100% plena. Ela tem algumas pequenas limitacoes, as quais eu nao saberia detalhar aqui. Recomendo falar com um advogado.

  • editado August 2023

    @eduardo_augusto

    Permita-me corrigir: a cidadania obtida por um neto é identica à obtida por um filho. Ambas são por atribuição, portanto originárias e retroagem à data do nascimento. Depois de recebida a atribuição tanto o filho quanto o neto são tão portugueses quanto qualquer português nascido em Lisboa ou Porto, podendo votar, se candidatar a cargos eletivos (inclusive presidente), assumir funções de Estado (como general de exército, por exemplo). É o equivalente ao que no Brasil se chama de "brasileiro nato". Diferente de um português naturalizado (como cônjuges, tempo de residência, sefarditas etc), que tem algumas restrições.

    A diferença entre obter a atribuição como filho ou como neto está no processo. O processo de neto tem condicionantes: o neto não pode ter condenação na justiça em crime punível com pena de mais de 3 anos em Portugal, não pode ser funcionário de carreira de Estado do país de origem (p exemplo, militar) e precisa ter prova de ligação com Portugal (que hoje em dia se resume a ter conhecimento da lingua Portuguesa). Se algum desses requisitos não for cumprido a atribuição pode ser negada, mesmo que o neto comprove que é neto.

    Para filho não há condicionante: se a pessoa comprovar que é filho de português e que a perfilhação (paternidade/maternidade) foi estabelecida na menoridade, a atribuição é reconhecida e não há possibilidade de ser negada.

  • @ecoutinho


    nao me Reform às restrições para obtençao da cidadania portuguesa, mas restricoes ao exercising de certos direitos e Privilegios.

    como eu disse, há algumas pequenas limitacoes, mas estou no celular e nao consigo buscar direito.

  • @eduardo_augusto

    Quando tiver oportunidade, compratilhe pois tenho curiosidade. Pelo que sei só há limitações aos que obtiveram nacionalidade derivada (netos na lei antiga, cônjuges etc), netos (pela lei nova) e filhos não teriam diferenças em direitos depois de obtida a atribuição.

  • @ecoutinho

    pode ser que voce tenha razao em funcao da mudanca da lei. De verdade, lembro-me apenas que existiam algumas coisas que o neto nao podia fazer. Mas pode ser que tenha Mudado , e pelo celular nao consigo fazer essa pesquisa

  • Boa tarde dei entrada em Setembro de 2022 e reparei hoje q diz embaixo Pedido esta consulta da documentacao e análise..seria 4,5,passo? Pois a bolinha ainda esta na verde1

  • @Franzcarlos


    pode postar um printscreen?

  • @Pedroca2 ,

    se entendi bem sua avó tem um pedido de nacionalidade em andamento e foi dado entrada este ano. Nào creio que aceitem dois processos do mesmo requerente e artigo ao mesmo tempo. Como o @eduardo_augusto disse sua avó pode desistir do processo em andamento e encaminhar um novo online através de advogados. Mas sugiro que espere até que um processo de neto online seja realmente finalizado, para se certificar que vale a pena. O que vimos até agora é a notícia de um processo que foi dado entrada online em maio deste ano e que está na fase 6. E é apenas 1 caso.

  • @JoaoH ,

    Por favor, poderia postar aqui um print da consulta online de seu processo, obviamente cobrindo os dados pessoais?

    Não encontrei seu processo na planilha, poderia incluir para que possamos acompanhar, isso ajuda a todos a ter uma idéa de como estes processos online estão caminhando.

  • Eu gostaria de ver alguma prova mais concreta que mostrasse que um processo via online chegou na fase 6 em 3 meses.

    Como se dizia na era pré-internet, "o papel aceita qualquer coisa". Hoje em dia seria "o instagram aceita qualquer publicação, sendo verdadeira ou não".

    Sou meio São Tomé para essas coisas, dadas as inúmeras tentativas de golpes, anúncios falsos, métodos fraudulentos etc de alguns desses "provedores de serviços" para cidadania portuguesa, italiana etc para conseguir arrancar $ de potenciais clientes.

  • @texaslady


    eu concordo com a sua recomendacao, seria bom esperar um processo 100% finalizado online antes de o @Pedroca2 cancelar o pedido fisico.


    mas voltando só tema da velocidade dos processos online, parece-me absolutamente razoavel que estejam andando mais rapido. Se fosse para Andar com a mesma velocidade de tartaruga, o IRN nao precisava ter Gaston dinheiro implementado.

    quanto a estar „passando na frente“ dos processos fisicos, se eles nao fizerem isso agora, eles só vai saber se o sistema realmente funciona em 2025, quando teoricamente chegaria a vez da analise desses processos.

    o que precisamos ter em mente é que o IRN nao Pensa em termos de processos individuais: „o processo do joao vai demorar mais que o processo do Jose“, e sim, „com esse sistema, na conta geral, a media de tempo vai cair significativamente, melhorando o servico para a populacao Como um todo“.

    para nos que demos entrada no modo fisico, bem, nao ha muito o que fazer.

  • editado August 2023

    Na lista de processos que temos aqui no fórum, na aba de filhos, tem alguns casos que mencionam que já foram finalizados pelo meio Online.. Será que a informação é verídica?

    Estou bem tentada a procurar um adv, fico preocupada com a idade avançada do meu avô (neto).. :/

  • @AnaRibeiroo

    Eu botaria mais fé na informação se ela vier de alguém que tem um histórico de participação no fórum. Não sei se dá para verificar isso facilmente; talvez alguém saiba.

    Se for de um paraquedista cuja única contribuição foi essa, eu acho que uma dose grande de ceticismo cai bem. Não seria a primeira vez que se tenta propaganda enganosa justamente para atrair os mais afoitos.

    Não há como validar se as informações colocadas nas planilhas são corretas ou incorretas (tanto por falta de informação de quem colocou ou por má fé mesmo).

    Eu gosto de olhar as planilhas para ver como andam as coisas. mas eu mentalmente descarto os casos que não se encaixam em um padrão consistente, com um bom número de outros semelhantes. Tem gente que faz justamente o contrário e foca nos "milagrosos". É assim que golpes são montados, visando esse público.

    Reitero que não sei se esses relatos são verdadeiros ou não; pessoalmente, como dito antes, estou na base do ver para crer.

    Torço para que sejam verdade - e que sejam uma espécie de "casos piloto" que o IRN esteja usando para testar métodos mais eficientes. Concordo com a @texaslady - um período de algumas "injustiças" é meio inevitável nessa transição, mas, no fim das contas, a maioria das pessoas poderia sair ganhando.

    Do mesmo que jeito que era "injusto" alguém conseguir no ano passado fazer um processo na conservatória X ao invés de na Y ou via consulado apenas por ter tido acesso a essa informação em um fórum ou grupo de internet. No mercado financeiro isso se chama "informação privilegiada" e é punida.

    "Justo" num mundo ideal é todos os processos semelhantes levarem tempos semelhantes para sua finalização, independente de onde se deu a entrada.

  • @AnaRibeiroo

    Alguns casos não: 2 casos online da mesma pessoa estão marcados como concluídos. Os outros dois casos online que constam na planilha de filhos constam como em andamento, sendo que um desses casos também é do mesmo “dono” dos dois concluídos.

    Apesar de torcer muito para que seja real e o novo padrão seja esse, eu concordo com o @CarlosASP : não há massa crítica ainda para poder afirmar que se trata de um novo patamar para processos online, ou se foi um “sortudo” que pegou uma fase de testes em que tudo foi bem, ou se o dado reflete a realidade.

    Eu sou da opinião de que não se deve contratar advogado pelo prazo, pois é algo que o advogado não controla, mas sim para te dar segurança no processo (especialmente se for um processo complexo).

  • Boa noite a todos. Entendo a regra do fórum de proibição de indicação de serviços e não tenho palavras para agradecer a ajuda que os foristas daqui deram e dão a mim e a todos. Contudo, gostaria de abrir uma reflexão sobre esse possível novo momento. Até agora a ajuda de um profissional advogado seja aqui ou em Portugal era realmente uma questão pessoal de querer ter ou não o trabalho e também uma questão financeira de querer ou poder gastar com isso. No entanto, a partir do momento que se confirme essa questão da celeridade dos processos online muda a coisa de figura pois o prazo que é uma questão normalmente muito relevante para quem pede passa a estar em jogo. Dai contratatar um advogado em Portugal passa a ter diferença sim. No meu caso por exemplo essa celeridade pode ser a diferença entre eu conseguir ou não passar para o meu enteado a nacionalidade pela minha esposa por conta da idade dele. Assim, gostaria de solicitar ao colega @JoaoH que trouxesse alguma novidade sobre seu processo online relatando se houve mais algum andamento e se o advogado que o atendeu relatou ou caso não saiba se poderia perguntar ao mesmo se essa celeridade aconteceu em mais processos. A colega @Bru_ seria interessante contactar esses advogados das postagens que relatou e tentar comprovar se as informações procedem e se de alguma forma sem ferir as informações particulares de seus clientes é possível uma comprovação dessa celeridade. Enfim, entendo e respeito a postura do fórum, mas creio que seria importante e muito útil tentar buscar essas respostas ao invés de simplesmente aguardar os relatos espontâneo dos novos processos. Por fim, tendo em vista o exposto gostaria de postular a excepcionalidade de poder manter contato privadamente por mensagem caso um ou os 2 consintam com tal com os foristas acima mencionados para obter os contatos mencionadas e poder correr atrás de tais informações. Não estava pretendendo contratar ninguém e sim fazer por conta própria e já estou no final do levantamento das documentações, mas se essa questão do prazo mudar e os valores envolvidos estiverem ao meu alcance vou mudar de ideia. Desculpem pelo texto longo e agradeço pela paciência e colaboração.

  • @CarlosASP @ecoutinho olá!

    Acredito que se refiram aos meus dois processos (avó e tia). De fato cada um levou cerca de trinta dias para conclusão e são todos de filhos. Quando o da minha avó finalizou acreditei que fosse por alguma questão de prioridade pela idade, mas o da minha tia também levou pouquíssimo tempo e ela está na faixa dos 60 anos.

    Estou aguardando o processo de minha mãe finalizar, para dar entrada no meu, desde o dia 01/06 (engraçado que esse processo iniciou 15 dias antes do da minha tia, de acordo com o advogado deve ter sido atribuído a uma conservadora que leva mais tempo de análise).

    Mas é isso, minha experiência com o processo online foi bem positiva. Não consigo colocar as datas exatas de cada bolinha pois não tenho esse acesso e não questionei o advogado, mas o início e o fim eu inseri conforme consta no assento.

    Se tiverem alguma dúvida posso questionar o advogado a respeito, basta me dizerem.

    Também posso compartilhar os assentos com o @Admin pra comprovar que realmente existem, nesse caso peço apenas que me envie uma mensagem privada.

    Boa noite a todos!

  • @juniorolv ,

    obrigada por seu relato. Realmente o seu caso foi super rápido, dois processos que deram entrada em datas diferentes 1 em abril e outro em maio, os dois finalizados em 30 dias com assento e tudo, é realmente impressionante. Mas o que me impressiona mais do que a análise e decisão do processo, é a rapidez da criação do assento. Acho que talvez estes processos fizeram parte de algum teste do novo sistema, e são mesmo exceções.

    Se você tiver chance, pergunte ao seu advogado se estes foram os únicos que foram tão rápidos ou se houveram outros assim no escritório dele.

    Com um pouco mais de tempo nós vamos ter as respostas para nossas dúvidas nesta questão. Mas acredito que nem sonhando isso vai ser uma realidade no futuro. Não consigo imaginar Portugal processando pedidos de nacionalidade nesta rapidez, isso seria improvável. Portugal não seria capaz de absorver em um tempo tão curto um grande número de imigrantes. Pelo contrário eles querem mesmo é diminur o volume, não apenas por não ter a estrutura necessária, mas para poder controlar o volume imigratório. Haja visto que querem terminar a nacionalidade via sefarditas.

  • Encontrei a informação abaixo em um grupo do facebook. Obviamente tem alguem no IRN que faz e mantem atualizado esse relatório. Seria tão fácil se publicassem isso mensalmente... diminuiria um bocado a quantidade de emails que eles devem recebem todos os dias perguntando sobre o andamento dos processos.


  • Bom dia galera!

    No dia 14 de Julho, o estado do meu processo foi finalizado na bolinha 7, processo esse que dei entrada em 31 de outubro de 22, super rápido!

    No dia 4 de Agosto, fiz a solicitação da minha certidão pelo Civil Online recebi o email de que o pagamento foi efetuado e que a documentação havia sido distribuída a conservatória dos Registos Centrais, porém até hoje, ainda não recebi a chave de acesso para realizar a consulta, pelas pesquisas que fiz aqui no fórum essa chave de acesso costumar chegar logo em seguida e a documentação pronta em até 1 dia útil.

    Alguém sabe me informar o que pode ter ocorrido e se já passou por algo semelhante? Desde já agradeço a atenção de vceis

    🙏🏼

  • @Crespo


    Simples: seu processo ainda não foi finalizado. Não houve emissão do registro de cidadão portugues. A bolinha 7 ainda está marrom.

    Portanto, o civilonline não tem como te enviar o documento.

  • @eduardo_augusto ,

    seria bom se esta tabela espelhasse a realidade. Por exemplo para processos de filhos maiores na CRC, somente pela nossa planilha encontramos vários casos de processos em análise e/ou finalizados que deram entrada depois da data que eles dizem que estariam analisando. Pelo menos 5 casos já finalizados. E esta nossa amostra aqui é bem pequena, comparando com o número total de processos. Deve haver muito mais processos terminados fora da ordem cronológica que eles dizem que seguem. Penso que a maioria segue a ordem cronológica sim, porém os que não seguem não acredito que seja que é porque um conservador é mais agil que o outro. Porque para ter processo de filho que deu entrada em agosto/setembro de 2022 em Lisboa já finalizados, quando dizem que estão em analise os de julho/21, alguns conservadores devem ser mesmo muito rápidos. Ou será que tem outra explicação

    ?

  • Nossa mas segundo esta informacao os processos do CRC vao demorar mais de 2 anos para terminar quem abriu em 2023.

    O meu processo fiz no ACP em fevereiro de 2023 mas ainda nada de sair do primeiro estagio

  • @Crespo

    Como dito, está esperando a criação do seu assento de nascimento PT.

    A má notícia é que há uns 3 meses não se criam novos assentos de filhos maior de idade aprovados na ACP. Não há informação concreta de quando começarão a fazer isso de novo e nem a razão da paralisação. Pode ver vários comentários sobre o tema no tópico abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Tem gente com processo aprovado no fim de abril ainda esperando a criação do assento.

  • editado August 2023

    @texaslady


    Eu vejo isso como um "resumo executivo" - é um panorama geral das coisas.

    Eu não sei em que momento o processo cai na mão do conservador. Entre as bolinhas 1 e 4, acredito que a maior parte do trabalho seja feita por técnicos ou oficiais de registros. Depois deve ser feito um dossiê, que aí sim vai para o conservador analisar. Mas de novo, não sei como é o processo interno.

    Acho que tem vários fatores no meio a história. Tem processos simples, em que a pessoa mandou exatamente os documentos necessários, não havia nenhuma divergência, e foi direcionado para um conservador mais ágil. Outros processos são mais complicados, tem documentos mais difíceis de ler, ou que precisam de uma análise da legislação (uma adoção no meio do caminho, um registro feito por terceiro, alguém que morou em vários outros países e pode ter alguma encrenca na justiça...), e ainda por cima vão parar com conservadores que de uma hora para outra ficam doentes...

    Assim, da mesma forma que a nossa planilha não é 100% confiável (vários registros são abandonados no meio do caminho, outros tem datas preenchidas "eu acho que foi no dia tal"), vejo que essa tabela dá apenas um norte de como estão as coisas. Observe por exemplo que no print que você fez, há um processo com data de 10/04/2022 com numeração 286xx/22, enquanto que outro, com data de 17/05/2022, tem a numeração 174xx/22, são 10.000 processos de diferença, sendo que o processo de Abril foi numerado depois do processo de Maio!

    Se alguém tiver um conhecido na faculdade de cinema de Lisboa (nem sei se tem faculdade de cinema em Lisboa...) um projeto de conclusão de curso poderia ser um documentário sobre o dia a dia do IRN... ;-)

  • editado August 2023

    @Pedroca2 Lembre-se que além disso, é preciso considerar o despacho da IRN que tornou tanto a CRC Lisboa quanto a ACP Porto igualmente competentes para receber a distribuição da atribuição online para netos. Ou seja, após o advogado de sua confiança realizar a submissão online da sua atribuição, o processo tem chances de ser distribuído para a ACP Porto, teoricamente mais ágil do que as demais. Agora se você fizer o processo físico, necessariamente deverá enviá-lo para a CRC Lisboa, reconhecidamente a mais morosa. Portanto, na minha opinião, quem precisa fazer atribuição de neto e o requerente tem risco elevado em virtude da idade ou saúde, terá melhor chance de processo mais ágil se fizer online, considerando que terá até 50% de chance do processo ser distribuído para a ACP Porto.

    Além disso, mesmo que o processo seja distribuído para Lisboa, tenho a intuição que andará mais ágil, considerando minha experiência pessoal no processo em tramitação online que submeti e caiu em Lisboa e movimentou 3 bolinhas em pouco mais de um mês.

    Apesar disso, salvo exceções, até agora não deu tempo dos processos online concluírem a bolinha 7 verde para sacramentar se de fato é mais rápido, conforme o colega forista considerou acima. Muito embora as probabilidades e comunicados do IRN apontarem nesse sentido.

  • Como o acesso à plataforma online ainda é exclusivo aos advogados e solicitadores, quem optar por esse método, deve tomar alguns cuidados adicionais. Eu considero que o primeiro deles é procurar um advogado/solicitador de sua confiança diretamente, evitando intermediários ou atravessadores.

    Nesse sentido, é importante ponderar se não é uma desvantagem contratar uma dessas assessorias sem advogado inscrito conhecido e não diretamente um advogado com inscrição ativa em Portugal ou escritório de advocacia cadastrado, pois corre-se o risco da assessoria apenas fazer uma intermediação/indicação de profissional e cobrar caro por isso, encarecendo ainda mais o custo de todo o processo e diminuindo a fluidez e transparência do contato entre requerente e o advogado. O mesmo raciocínio vale para os diversos “grupos de auxílio gratuito” espalhados pelas redes sociais, que muitas vezes são na verdade geridos por assessorias e frequentemente oferecem algum serviço pago ou indicam advogados parceiros recebendo ou cobrando para isso.

    Alem disso, é fácil para os utentes verificarem por conta própria se determinado advogado tem inscrição ativa, além de outras informações como email institucional e domicilio profissional do advogado. Basta acessar a Pesquisa de Advogados do sítio da Ordem dos Advogados.

    Outro cuidado adicional é buscar advogados que já tenham o certificado digital ativo e cadastro e experiência com a nova plataforma.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.