Alguem que fez iniciou o processo em 2023 ja terminou ?

Ola eu fiz a abertura do meu processo no inicio do ano de 2023 e ate agora esta na primeira bolinha, mais alguem esta na mesma situacao ?

«13

Comentários

  • @Guiters


    Você pode consultar a planilha colaborativa e obter a resposta para a sua pergunta: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/

    Aproveitando, se puder, inclua o seu processo na planilha também, isso ajuda todo mundo!


    Boa sorte no seu processo!

  • @Guiters

    Provavelmente só de menores de idade!

    Normalmente o de filho maior fica na bolinha 1 por pelo menos 6 meses antes de ir para a bolinha 2.

  • @eduardo_augusto ja coloquei la, e vi que por la basicamente ninguem que inicio o processo este ano ja teve o processo completo. Foi dai que veio a minha duvida. O meu processo dei entrada diretamente no ACP em 8 de fevereiro. sei que leva uns 6 meses para sair da primeira bolinha mas queria saber alguem este ano, nao sei que abriu o processo em janeiro ja saiu da primeira ?.

  • @Guiters quando eu recebo a chave de acesso significa que estou na primeira bolinha, certo? verifiquei agora e o meu continua nela, recebi a chave dia 3 de janeiro desse ano!

  • @Jayme127 estou no mesmo processo fiz a minha no dia 8 de fevereiro recebi a chave de acesso no mesmo dia.

    Oque eu fico confuso/preocupado e que nao vi nem conheco ninguem que tenha feito o pedido este ano que ja tenha recebido qualquer atualizacao no processo.

    E ai vem a questao porque isso esta acontecendo eu vi que pessoas de dezembro de 2022 ja terminaram o processo mas quem inicio este ano continua na mesma.

  • O processo de neto do meu pai foi entregue no fim de junho.

    no dia 4/7 estávamos na bolinha 2.

    e hoje chequei e está na bolinha 4.

  • @Manoela Martins fim de junho de 2023? E andou assim tão rápido? Qual a idade dele?

  • editado July 2023

    Boa noite a todos, e tem diferença de análise em relação ao tempo entre processos online via programa exclusivo de advogado português escrito na ordem x processos manuais tradicionais ou caem tudo na mesma?

    Nesse sistema:


  • @MediciAlmeida tudo cai na mesma fila indo com advogado ou diretamente.

  • @amandacgbezerra sim, 2023.

    a advogada tava chocada como foi rápido, ela disse que leva meses pra chegar na bolinha 2.

    ele tem 63 anos

  • @Manoela Martins muito estranho...teve algum pedido de urgência? eu nunca vi relatos de um processo tão rápido kk

  • @Manoela Martins , @amandacgbezerra ,

    realmente este foi muito rápido. Apesar da CRC insistir que faz pela ordem cronológica e eu acredito que a maioria é assim, na planilha vejo casos tanto de netos como filhos que realmente não obedecem ordem cronológica. E são processos sem urgência, sem prioridade, sem exigência pelas informações da planilha.

  • editado July 2023

    Prezados, minha situação é a seguinte...

    Sou filha de portuguesa e, recentemente, recebi a transcrição de nascimento de minha mãe, a qual foi solicitada por mim, ano passado. Com tudo em mãos, estou pronta para dar o próximo passo que, em tese, seria o mais simples, porém, na prática, não é o que tem se mostrado. Acontece que, após realizar meu cadastro no portal "agendamentosonline.mne.gov.pt" e receber minha ID de acesso, não tenho tido sucesso ao tentar agendar meu "Pedido de Nacionalidade Portuguesa", uma vez que, sempre que tento "Adicionar Ato Consular", a seguinte mensagem aparece: "De momento não existem vagas disponíveis, por favor tente mais tarde." Ademais, o único "Posto Consular" que aparece é o "Consulado Geral de Portugal em São Paulo". Quanto a esse último, há a possibilidade de mudá-lo para outro, tendo em vista a vasta quantidade de consulados por cá?

    Enfim, espero que possa contar com vossa ajuda para a solução de tal situação. Lembro-vos ainda que, em meu caso, já disponho de todos os documentos legais e necessários para requisitar a nacionalidade.

  • @Van68


    Normalmente aqui no fórum não recomendamos fazer o processo de cidadania pelo consulado. costuma demorar muito mais.

    A recomendação tem sido fazer direto por Portugal. Veja aqui as orientações:

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa

    Lembro ainda que o processo pode ser todo feito via correspondência, sem necessidade de se deslocar ao consulado ou outro lugar.

  • editado July 2023

    @Manoela Martins , @amandacgbezerra , @texaslady


    É uma boa discussão. No entanto, lembrem-se que as "bolinhas" hoje não fazem tanto sentido, pois são atualizadas manualmente.

    Para os processos digitais, acredito que haja uma conexão direta entre o sistema que o advogado entra para enviar os documentos e o site das bolinhas.

    A primeira fase do processo é a "entrega". Ora, quando você entrega por via digital, a entrega é instantânea.

    A segunda fase do processo é o "registro" do processo. Ora, quando você entrega por via digital, o registro também é instantâneo.

    A terceira fase é de consultas a outros órgãos do governo. Possivelmente, isso também já foi automatizado no sistema digital. A implementação de um "robozinho" para fazer isso é tarefa relativamente simples.

    Assim, não vejo nada de anormal que essas fases andem "mais rápido" no processo digital.

    A grande questão - o que realmente importa - é se os processos digitais serão finalizados (leia-se, emissão do registro do cidadão português, bolinha 7 verde) mais rápido que os processos físicos.

    No entanto, como o sistema digital foi implementado em fevereiro/março desse ano, não temos um histórico para tomar decisão. O caso da @Manoela Martins , é interessante de acompanhar. @Manoela Martins , você incluiu o seu processo na planilha colaborativa? Netos - Planilha Cidadania Portuguesa


    @Admin --> talvez fosse interessante criar na planilha uma opção de indicar se o processo é por via física ou via digital. isso permitiria depois fazer um filtro e comparar a velocidade.

  • @Guiters se você deu entrada do seu processo pela Acp ainda estão finalizando os processos de novembro de 2022 , apenas os processos de menores que deram entrada em 2023 que teve alguma movimentação.

  • @Guiters os processos de filho maior no ACP porto estao levando mais de 1 ano para conclusão.

    bolinha 1 pra 2 - 6/7 meses

    bolinha 2 pra 6 verde - 1/2 meses

    assento - 3+ meses

  • @eduardo_augusto

    Agradeço o feedback!

    Em relação ao formulário, posso preencher os dados solicitados de forma digitada e, posteriormente, imprimí-lo? Ou há de se fazer tudo à mão?

  • @Van68


    Pode fazer digitado ou à mão. Mas eu sugiro não misturar, ou faz de um jeito ou do outro (exceto a assinatura, é claro)

  • @eduardo_augusto coloquei sim! ta na planilha :)

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado July 2023

    @eduardo_augusto foi adicionada à planilha a possibilidade de indicar se o processo é físico ou online, e de filtrar baseado nisso. Obrigado pela sugestão!

  • Pela planilha, um processo de 2023 mudou para a bolinha 2 hoje!

  • editado August 2023

    @teixeiranovais sim, o meu entrou na bolinha 2 hoje!

  • Eu iniciei meu processo final de julho de 2022, já estou aguardando o assento desde 11/05/2023.. hoje completo 3 meses aguardando.. então ao que iniciaram em 2022.. se não tiver urgência vai demorar um pouco mesmo.

  • Dei entrada em 15.05 e hoje está na fase 6.

  • @JoaoH


    processo de Neto?

    15.05 de que ano?

    entrou com processo em papel por conta propria ou digital com advogado?

  • @eduardo_augusto

    Processo atribuição 6. n1 - 15.05.2023 - por advogado on line

  • Semana passada vi dois posts no instagram de dois advogados brasileiros em portugal falando que os processos de nacionalidade estão andando muito mais rapido pela via online! Falaram que seria porque 1) eles já digitalizam e 2) eles enviam os documentos organizados. Deram exemplos de processos de NETO que deram entrada em 2023 e já finalizaram (não vou mandar a fonte para não fazer propaganda indevida).

    Achei essa "justificativa" 2 a maior balela, porque a lista de documentos não é muito complexo e os casos mais simples (que não exigem maiores comprovações do estabelecimento da filiação, por exemplo) são tão demorados quanto qualquer outro...

    Será que vão abrir a possibilidade de solicitação online para não advogados/solicitadores?

    Se continuar assim será muito injusto, meio que "forçará" as pessoas a pagarem honorários por um serviço que elas conseguem fazer sozinhas, por causa da celeridade da via (claro, tem gente que não quer ter o trabalho de correr atras disso e paga, mas acredito que a maioria aqui quer economizar e fazer por conta).

    A mera digitalização e organização do processo tambem não justifica a demora na emissão do assento...

  • Me pareceu bem óbvio que essa restrição do uso do processo on-line apenas a Adv e Solicitadores(despachantes) uma forma de dar uma reserva de mercado a estes profissionais, em uma pegada de criar a dificuldade para vender a facilidade. O meu processo de Nacionalidade (filho) durou basicamente até a bola 7 marrom menos de 1 ano , considerando que enviei a documentação via DHL em junho de 2022 e o e-mail com a senha de acompanhamento chegou em 28 de setembro (bolinha 1 verde) a bolinha 7 marrom me foi agraciada em 12 de maio de 2023, mas desde então e já estamos em 14 de agosto de 2023 o registro da nacionalidade dita no site como aprovada não sai. Fico com a sensação de que eles pararam tudo. Olho todo dia pois dessa documentação depende a meu filho para resolver a sua vida. Eu até entendo 12 meses para todo o processo de atribuição mas patinar 2 meses para produzir um numero de registro de um processo já aprovado é muito frustrante. To olhando todo dia 2x por dia, nem email os gajos e raparigas de la respondem mais, já devem estar de pacovás repletos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.