Ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô português!

Meu nome é Raphael e estou buscando documentos para tirar a cidadania da minha avó e posteriormente tirar a minha, coloquei os dados abaixo em outro site e consegui o assento de batismo do meu parente.

Nome: José Alves da Silva

Pai: José Gomes Baião da Silva

Mãe: Maria Adelaide Alves Pedrosa Saldanha

ano de nascimento: 1877

cidade de nascimento: Viseu

https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1150253 88.tif, assento nº 19 de 22.07.1877 da freguesia de Pinheiro de Ázere, concelho de Santa Comba Dão, Distrito de Viseu.


As dúvidas são as seguintes:

1 - assento de batismo em Portugal tem valor legal de certidão de nascimento ou são coisas diferentes, se for diferente como faço para conseguir a certidão de nascimento dele.

2 - no assento de batismo só consta o primeiro nome dele e os sobrenomes dos pais estão um pouco diferentes, isso é normal?

3 - na declaração para atribuição de nacionalidade, diz que caso não tenha a certidão posso colocar o local de nascimento, e todos esses dados já tenho no assento de batismo, consigo dar entrada sem a certidão dele, só com os dados que constam no assento? Caso posso fazer assim vou precisar somente da certidão de nascimento da minha avó e de casamento, e da mãe dela também né, casamento e nascimento pra comprovar as mudanças de nomes?


Agradeço desde já a colaboração e espero que possam me ajudar.

Comentários

  • @raphacarvalho

    As dúvidas são as seguintes:

    1 - assento de batismo em Portugal tem valor legal de certidão de nascimento ou são coisas diferentes, se for diferente como faço para conseguir a certidão de nascimento dele.

    nascidos nesta data são assentos de baptismo e tem valor legal

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    2 - no assento de batismo só consta o primeiro nome dele e os sobrenomes dos pais estão um pouco diferentes, isso é normal?

    assentos de baptismo só tinham o primeiro nome mesmo. Se precisar de retificações em documentos brasileiros este documento deve estar apostilado.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal/p1

    3 - na declaração para atribuição de nacionalidade, diz que caso não tenha a certidão posso colocar o local de nascimento, e todos esses dados já tenho no assento de batismo, consigo dar entrada sem a certidão dele, só com os dados que constam no assento?

    não em assentos de baptismo. Se fosse certidão de nascimento (nascidos depois de 1911) poderia mencionar o número do registro.

    Caso posso fazer assim vou precisar somente da certidão de nascimento da minha avó e de casamento, e da mãe dela também né, casamento e nascimento pra comprovar as mudanças de nomes?

    qual seria o artigo? filho ou neto de português?

  • @mabego muito obrigado pela resposta rápida.

    Em relação a sua pergunta, estou buscando os documento pra dar entrada na nacionalidade da minha avó que é neta de filho português.

    1 - Vou ter que entrar em contato pra conseguir o assento de batismo original então? Com que instituição eu entro em contato em Portugal pra isso?

    2 - Além do assento de batismo do parente português preciso de mais algum documento dele? Ou a certidão de nascimento da filha dele com nome dele como pai e apostilada já resolve?

    3 - Caso não precise de mais nada dele os documentos pra dar entrada seriam os seguinte: 2ª via do assento de batismo do parente português, certidão de nascimento da filha apostilada, certidão de casamento da filha, certidão de nascimento e casamento da neta. Seria só isso ou preciso de mais alguma coisa?

  • @raphacarvalho

    Em relação a sua pergunta, estou buscando os documento pra dar entrada na nacionalidade da minha avó que é neta de filho português.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    1 - Vou ter que entrar em contato pra conseguir o assento de batismo original então? Com que instituição eu entro em contato em Portugal pra isso?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    2 - Além do assento de batismo do parente português preciso de mais algum documento dele? Ou a certidão de nascimento da filha dele com nome dele como pai e apostilada já resolve?

    a lista para "netos" está acima

    3 - Caso não precise de mais nada dele os documentos pra dar entrada seriam os seguinte: 2ª via do assento de batismo do parente português, certidão de nascimento da filha apostilada, certidão de casamento da filha, certidão de nascimento e casamento da neta. Seria só isso ou preciso de mais alguma coisa?

    lista acima

  • Gente me ajuda; estou tentando encontrar informações sobre meu bisavô português; pela família descobrir a data de falecimento dele e a cidade que ele faleceu que já foi pesquiso no cartório e e disseram n ter. Faleceu em 1967 jose Alves coelho. Sei o nome da esposa e dls filhos que uma delas é minha avó(já falecida) alguém sabe de alguma outra forma que conseguir algum documento ? Obrigada 🥰

  • @raphacarvalho

    Sua "avó que é neta de filho português"? Ela é bisneta de português?

  • @mabego muito obrigado pela rápida resposta.


    @Guilherme Moreira minha avó é neta de português.

  • @mabego me tira uma dúvida, no tópico diz pra enviar os documentos com pedido pra um endereço em portugal, eu não posso dar entrada direto pelo consulado português no rio de janeiro? Ou é mais rápido enviar diretamente?

  • @raphacarvalho

    enviar diretamente é mais rápido

  • @mabego desculpa enviar várias mensagens é porque vão surgindo duvidas no caminho, depois que minha avó conseguir a nacionalidade portuguesa, eu posso dar entrada diretamente na minha ou preciso que meu pai faça primeiro? Caso eu possa dar entrada na minha direto, nesse caso não precisarei mais comprovar o documento desse parente português, somente a nacionalidade da minha avó, correto?


    Pergunto isso pra saber se preciso pedir mais de uma cópia do assento de batismo.

  • @raphacarvalho

    avalie, pois processos de filhos demoram por volta de 10 meses, processos de netos por volta de 2 a 3 anos.

    Sempre os pedidos são baseados no português. No seu caso, se for de neto... no documento da sua avó (quando ela se tornar portuguesa)

  • @mabego uma última dúvida, no assento do meu parente português só consta o primeiro nome dele, sem nenhum sobrenome, sou obrigado a fazer a transcrição do casamento dele aqui no Brasil para fixar o sobrenome?

  • @mabego na lista de documentos para transcrição diz que tudo tem que ter firma reconhecida do escrevente, eu consigo isso pelos cartórios online ou somente direto no local onde a certidão será gerada? Eu vi que consigo pedir apostilada online, mas isso basta? Ou realmente essa firma reconhecida é necessária?

  • editado June 2023

    @raphacarvalho

    uma última dúvida, no assento do meu parente português só consta o primeiro nome dele, sem nenhum sobrenome, sou obrigado a fazer a transcrição do casamento dele aqui no Brasil para fixar o sobrenome?

    Quanto ao nome... era normal constar só o primeiro nome. Quanto à transcrição, depende... veja abaixo qual é seu caso:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade

    na lista de documentos para transcrição diz que tudo tem que ter firma reconhecida do escrevente, eu consigo isso pelos cartórios online ou somente direto no local onde a certidão será gerada? Eu vi que consigo pedir apostilada online, mas isso basta? Ou realmente essa firma reconhecida é necessária?

    Sites que vc pede documentos brasileiros online, ficam mais caros. Peça direto nos cartórios.

    Para transcrever não é necessário firma reconhecida de escrevente. Só costumo ver esta exigência quando é cidadania por casamento.

    (eu fiz transcrição de casamento de minha avó e não reconheci firma de escrevente, pois a apostila sobrepõe esta exigência)

  • @mabego muito obrigado pela ajuda, me salvou um tempão, agora to na espera do assento chegar de Portugal e enquanto isso correr atrás dos documentos do pessoal do brasil.

  • @mabego fiquei com uma dúvida, qual a validade dos documentos dos brasileiros que eu tirar? Estou com medo de começar a fazer e quando chegar o de Portugal não estar mais na validade.

  • @raphacarvalho

    documentos apostilados não tem validade para Portugal.

    Se vc fosse fazer no consulado, seria problema

  • @mabego show de bola então. Muito obrigado mais uma vez por todos os esclarecimentos.

  • @mabego boa noite e muito obrigado por toda ajuda. Me surgiu uma dúvida aqui agora, o irmão da minha avó já tirou a cidadania portuguesa, seria interessante enviar os documentos dele junto com os dela pra talvez agilizar as coisas ou não faz diferença?

  • @raphacarvalho

    Documentos do irmão não fazem diferença.

    Podem ajudar a localizar os documentos dos pais, mas parece que você já tem isso.

  • @mabego boa noite, meu pai enviou a documentação toda em dezembro direto pra Portugal pro endereço que vocês recomendam aqui no fórum, mas até agora não recebeu nenhum retorno, sendo que ele enviou por transportadora e os documentos foram recebidos no dia 26 de dezembro se não me engano. Como faço pra saber se o processo já está em andamento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.