Nacionalidade para filha sem transcrição

Olá pessoal do fórum, já faz tempo leio tópicos por aqui e sempre consegui tirar minhas duvidas. Fiz me pedido de nacionalidade pelo consulado de São Paulo no inicio de 2021 e agora foi aprovado. Aguardo só cartão e passaporte. Já estou organizando para dar entrada no pedido para minha filha de 12 anos, e ai estão minhas duvidas que não consegui acharem tópicos específicos.

Vivi em união estável registrada em cartório com o pai dela desde antes de nascer, não mudei nome, hoje estamos separados mas não fizemos a dissolução da União estável. Primeira duvida: Entendo que para Portugal União Estável não é casamento, como não mudei de nome, penso que não preciso fazer transcrição de casamento já que não há casamento! Em meu CC ficaria como solteira. isso está correto?

Para solicitar para minha filha posso seguir nesta linha de ser solteira e não fazer transcrição? Ela foi registrada pelo pai declarante não português no dia do nascimento (2011). Li que é bom eu enviar declaração de maternidade apenas. Isso está correto? ou terei problemas no pedido dela?

Aproveito e tiro duvida pra caso da minha irmão: ela vive em união estável e isso aparece ma certidão de nascimento dela, o companheiro é brasileiro mas não tem interesse em tirar cidadania portuguesa, ela pode seguir pedido dela como solteira também não fazendo nenhum registro de União estável nem transcrição?

Ja agradeço pela ajuda.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.