Atribuição de filho sem transcrição de casamento
Então, meu pai foi registrado pelo meu avô português (declarante), ainda assim preciso da transcrição de casamento?
Agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Então, meu pai foi registrado pelo meu avô português (declarante), ainda assim preciso da transcrição de casamento?
Agradeço!
Comentários
@luanapastor
Leia aqui: Quando se deve fazer transcrição de casamento para fins de nacionalidade?
@AlanNogueira boa tarde! Estou iniciando o pedido de atribuição do meu avô, filho de portugueses casados no Brasil. Eu posso encaminhar o pedido de transcrição de casamento junto com os documentos da cidadania, direto para o Porto? Ou envio o pedido de transcrição para uma conservatória? (se sim, qual seria?) E depois tenho que pedir novamente, por correio, o assento de batismo? Já que os meus bisavós nasceram antes de 1911.
Obrigada,
Taís
@taismariadepaula
Não, você precisa primeiramente fazer a transcrição de casamento, após isso dar entrada no pedido de nacionalidade.
Se der entrada na nacionalidade sem transcrever certamente irá cair em exigência e lhe dar mais trabalho para resolver.
A transcrição e a nacionalidade são feitas em locais diferentes. Para ambas vai precisar de uma via do batismo, sugiro já pedir 2 logo.
Nacionalidade: Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de FILHO maior de idade - 1C
Transcrição: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest
@AlanNogueira oi Alan! Bom dia. Eu pedi três vias da certidão de batismo do meu bisavô pela CRAV e uma da minha bisavó. Já saíram de Portugal há mais de uma semana. Vc sabe me dizer quanto tempo demora pra chegar aqui no Brasil? Muito obrigada! Vou fazer a transcrição primeiro então. Beijos
@AlanNogueira outra dúvida: depois de feira a transcrição do casamento, eu tenho que solicitar outra via da certidão de batismo atualizada na CRAV? Ou posso pedir por e-mail para a crc do porto, onde enviarei o pedido de transcrição.
@taismariadepaula uns 20 dias
@taismariadepaula
o documento que vc usará para dar entrada no processo de nacionalidade é o que será gerado na transcrição de casamento.
Oi pessoal, tenho uma duvida sobre a transcricao do casamento.
Eu consegui a cidadania para o meu pai, como neto, e agora estou iniciando a minha. Como ele foi o meu declarante, entendo que nao preciso fazer a transcricao. Até já enviei os documentos para ACP.
Minha dúvida é referente a minha mae. Ela vai precisar fazer a transcricao do casamento para receber a cidadania ou pode apenas ir para Portugal e casar com o meu pai novamente lá?
*obs: desculpe pela falta de acentos, estou usando um teclado alemao.
@guitpf
Transcrição.
@guitpf
seu pai, nasceu em Portugal e consta como solteiro (ninguém nasce casado).
Para ele se tornar um português casado (e passar o direito à cidadania portuguesa à esposa), deve-se fazer a transcrição de casamento.
Com o documento da transcrição, ela dará entrada à cidadania pelo casamento
@AlanNogueira Boa noite vamos ver se estou certo, após eu conseguir uma nacionalidade portuguesa pela atribuição de Neto (1D). Então não será necessário meu filho transcrever meu casamento , certo ? Pois ele irá fazer atribuição de nacionalidade (1C).
Nasci brasileiro , casei em 74 com brasileira e foi meu pai brasileiro filho de portugues quem me registrou.
Pelo que eu li no fórum não será necessário fazer minha transcrição de casamento, certo !
@bunker94 bom dia, acredito que não será necessário no seu caso…
Confira neste guia, tem tudo explicado: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade