Transcrição casamento de bisavô

Bom dia, tenho utilizado muito este fórum como base para meu processo, agradeço por tantas postagens úteis!

Poderiam me tirar algumas dúvidas por favor?

Meu bisavô português casou-se no Brasil, depois de uma busca incessante, pois não sabia ao certo o seu local de nascimento, encontrei o Registo no livro de Batismo dele, pois ele nasceu em 1891. Desejo solicitar a cidadania, acredito que a maneira mais fácil seja solicitar da minha avó (maior de 85 anos), a do meu pai e depois a minha.

Meu bisavô não foi a pessoa que registrou o nascimento da minha avó, então pelo que entendi será necessário realizar a transcrição do casamento dele. Porém, as certidões dele estão com alguns erros, é necessário solicitar revisões.

Vi aqui no fórum processo no CRAV de pedir a certidão, que nesse caso precisa ser apostilada para pedir revisões aqui no Brasil. Vou entrar em contato para enviar a certidão do CRAV para o órgão responsável em Portugal como vocês indicaram para apostilar e depois receber aqui. Mas só uma confirmação sobre como essa certidão precisa ser "Certidão de ato de Baptismo com Certificação analógica, Transcrição em papel e Apostilada em Portugal" é isso?

Após o recebimento, vou fazer a revisão de dados no cartório brasileiro. Para a transcrição vou enviar para o consulado de Santos. Para isso preciso também de uma outra cópia do documento do meu bisavô português, acredito que para não perder o documento que estará apostilado, neste preciso solicitar ao CRAV uma nova "Certidão de ato de Baptismo com Certificação analógica, Transcrição em papel" (Sem apostila), correto?

Após a finalização do processo de transcrição, preciso solicitar uma terceira via ao CRAV para realizar o pedido de cidadania da minha avó? Esta 3ª via virá atualizada com algum dado da transcrição de casamento do meu bisavô? Ou seria melhor já pedir agora as 3 vias mesmo, 1 com apostila e 2 sem apostila?

Caso tenha cometido algum erro nesta linha do tempo, por favor me indiquem, para que eu não faça errado.

Obrigada pelos direcionamentos!!!!!🤩

Comentários

• @acaleffi

Mas só uma confirmação sobre como essa certidão precisa ser "Certidão de ato de Baptismo com Certificação analógica, Transcrição em papel e Apostilada em Portugal" é isso?

Isso mesmo. Temos as orientações para o apostilamento nas dúvidas gerais.

Após o recebimento, vou fazer a revisão de dados no cartório brasileiro.

Após o recebimento, vc deve registrar esses documentos em um cartório de notas (os cartórios exigem o registro para retificar documentos).

Para a transcrição vou enviar para o consulado de Santos.

Santos está demorando de 6 meses para mais. Vc tem a opção de enviar para CRC do Porto que está bem mais rápido.

Para isso preciso também de uma outra cópia do documento do meu bisavô português, acredito que para não perder o documento que estará apostilado, neste preciso solicitar ao CRAV uma nova "Certidão de ato de Baptismo com Certificação analógica, Transcrição em papel" (Sem apostila), correto?

sim... já que vai pedir outra via, guarde a apostilada e envie a cópia para a transcrição. Para isto, o documento português não precisa estar apostilado.

Após a finalização do processo de transcrição, preciso solicitar uma terceira via ao CRAV para realizar o pedido de cidadania da minha avó?

Não... teoricamente vc usará o documento gerado na transcrição de casamento para o processo.

Esta 3ª via virá atualizada com algum dado da transcrição de casamento do meu bisavô? Ou seria melhor já pedir agora as 3 vias mesmo, 1 com apostila e 2 sem apostila?

Se vc fizer pelo consulado, eles demoram um tempo até enviarem a anotação ao arquivo distrital para averbarem o casamento nos assentos de baptismo.

No meu caso, eu queria o assento averbado. Entrei em contato com o arquivo distrital várias vezes, até que receberam a anotação do consulado para averbar. Pedi a via averbada e foi a que enviei.

Fica a seu critério.

• @mabego Muito obrigada pelos esclarecimentos!!!!!

Conversei com a PG e recebi o endereço para envio do documento, estou solicitando o documento no arquivo CRAV do Porto novamente, e inseri desta vez não o meu endereço de envio mas sim o endereço de envio da PG.

A taxa de apostila ficou em 10,20 €, porém fiquei pensando quanto ao envio para o Brasil...

Ainda não enviei o formulário com meus dados e endereço para a PG, mas sabe se depois eles me enviam o valor de despacho para o Brasil?

• @acaleffi fiz apostilamento recente me cobraram exatamente este valor e postaram para o Brasil, acredito que o valor da postagem esteja embutido nesse custo.

• @mabego , eu requeri a certidão de batismo do meu bisavó no CRAV, mas não requeri apostilada, precisa ser apostilada em Portugal?

Tenho que refazer o pedido?

Vc recomenda pedir mais de uma? Por que farei primeiro a da neta, minha mãe, e depois a minha.

Obrigada

• @VivianBranco apostilada apenas se você for fazer retificação no Brasil. O apostilamento de forma bem resumida serve para dar validade "internacional" ao documento e só pode ser feito no país de origem do documento. Para o processo de nacionalidade não precisa de apostilamento dessa certidão pois já é um documento português (apostilamento só para documento estrangeiro). Você terá que apostilar no Brasil as certidões brasileiras que serão apresentadas no exterior (Portugal). Se precisar apostilar em Portugal, não é diretamente no CRAV, segue o guia: Guia para Apostilar documentos em Portugal

• Pessoal, boa tarde!

Transcrição de casamento de bisavô, solicito para o Consulado de Santos?

Está rapido o processo no consulado de santos?

Os documentos para a transcrição são esses?

Formulário preenchido e reconhecido firma por semelhança;

Certidão de casamento dos portugueses casados no brasil "apostilada";

Certidão do filho e do neto do português em copia simples? Ou inteiro teor?

Não achei o link para o pagamento da transcrição de casamento, conseguem me enviar.

• @Ferpalhas

Dizem que SP e Santos está demorando muito. RJ (se você morar no Rio ou ES) parece que é o mais rápido. Do contrário estão mandando para a CRC do Porto: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest

Veja primeiro se precisa mesmo transcrever no seu caso: Quando se deve fazer transcrição de casamento para fins de nacionalidade?

• @Alana@AlanNogueira , mais uma vez obrigado amigo.

Sim, preciso transcrever o casamento.

Eu moro em Santos, mais vou enviar para essa do porto então.

Onde consigo pegar o endereço dessa CRC do porto?

E como faço para realizar o pagamento?

• @Ferpalhas tem tudo no tópico que te enviei... vai lá na primeira pagina que tem tudo explicadinho, documentos necessários, endereço etc... depois de ler e estudar o tópico se restar alguma dúvida sugiro que pergunte diretamente lá que o pessoal que está no tópico todos estão fazendo ou já fizeram o procedimento, vão poder te orientar melhor. Boa sorte!

• Boa noite amigos !

uma orientação por favor !

na cidadania para netos, o português que casou no Brasil com brasileira, foi o declarante do nascimento do filho, que já é falecido, para fazer a cidadania do neto, é necessário a transcrição do casamento do português ?

desde já agradeço

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.