Procuro Certidão do meu bisavô português
Olá pessoal,
Gostaria de pedir ajuda para encontrar a certidão de nascimento ou batismo do meu bisavô português Camilo Alfredo da Costa. A informação que tenho é que ele era da região de Melgaço.
Os pais dele eram Manuel José da Costa e Florinda Alves da Costa. Pelas informações que tenho ele deve ter nascido por volta de 1879.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@pivaleria
provavelmente eles são sim de Melgaço... porém os livros não estão carregando no momento
https://tombo.pt/f/mlg18
@pivaleria
N°13 https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1105983 ...m0140.tif
Freguesia de Vila / Melgaço / Viana do Castelo
Gente, que alegria por ter encontrado. Obrigada @mabego @Kleber Silva Aguiar pela ajuda!! Vocês são incríveis!! Muito obrigada mesmo!!
Gente e agora qual é o próximo passo para solicitar a cidadania?
@pivaleria
Pedir a certidão do batismo em Portugal:
Como pedir documentos nos Arquivos Distritais pelo CRAV
Juntar os documentos no Brasil. Documentos:
Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de FILHO maior de idade - 1C
Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D
@pivaleria
qual seu artigo?
se for de neto, link abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
@mabego como sou bisneta primeiro o meu pai que é neto deve solicitar, correto?
Eu como bisneta, teria como solicitar a cidadania diretamente?
@pivaleria
seu pai solicita como neto, depois vc como filha.
Diretamente não é possível...
Pessoal, não sei se deve ser neste mesmo tópico, mas fui ver os documentos que tenho do meu avô, Manoel, filho do português. Tenho a certidão de batismo do meu avô que nasceu em outubro de 1910. Gostaria de saber se este documento é valido como certidão de nascimento para o meu avô, nascido aqui. Nesta certidão consta o nome do meu bisavô Camilo Alfredo da Costa.
@pivaleria
nessa data já existia registro civil no Brasil, você precisa apresentar a certidão de nascimento (cartório) não o batismo
@pivaleria
Registro n°2937 https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QLWP-BS12
"2° CRC da Zona Norte" Teresina / Piauí
Obrigada mais uma vez pelas informações @Kleber Silva Aguiar e @AlanNogueira .
Pessoal, identifiquei algumas inconsistências na certidão de nascimento do meu avô, Manoel. Na certidão está escrito que o meu bisavô Camilo é piauiense ao invés de português. Isto pode dar problema no processo? Eu estou com a xerox de alguns documentos : tenho o batismo do meu avô Manoel. a Certidão de nascimento, certidão de casamento do meu avô Manoel, e as certidões de óbito do meu avô, minha bisavó e meu bisavô. Mas vários possuem pequenas inconsistências.
Algum conselho?
@pivaleria
Se um documento diz que a pessoa era portuguesa mas outro documento diz que era piauiense... vai dar problema sim.
A primeira coisa que voce precisa fazer é se certificar que todos os documentos se referem às mesmas pessoas. Se voce começa a encontrar datas e idades diferentes, locais inconsistentes, nomes com divergências... pode ser que voce esteja olhando documentos de outras famílias que não a sua.
Não tem muito jeito, você precisa fazer uma análise cuidadosa. Nesse ponto, muita atenção se for usar certidões de óbito, pois costumam ser imprecisas: a pessoa que faz a declaração geralmente é um conhecido ou um agente funerário, que não tem certeza de nomes, idade, local de nascimento... podendo, evite usar as declarações de óbito.
Uma vez que você tenha certeza de que os documentos tratam das mesmas pessoas, o segundo passo é corrigir as divergências, um processo chamado *retificação*, que às vezes é feito diretamente no cartório, mas dependendo da complexidade, pode exigir a autorização de um juiz.
Aqui no fórum, ao que parece, a pessoa com mais experiência no assunto é a @mabego .
Olá, @eduardo_augusto bom eu não acredito que seja de outra família pq pelas informações dos mais velhos a certidão do português foi.encontrada. O que eu acredito é que foram erros de.cartorio. Estes documentos são.antigos e acho que ninguém nunca imaginaria que pudessem ser um dia usados para este fim.
@mabego
Vc poderia me orientar?
@eduardo_augusto obrigada pelas explicações!!
@pivaleria
@eduardo_augusto
tire xerox das certidões em inteiro teor envolvidas.
Nos xerox... marque com marca texto bem colorido, os erros encontrados, com bastante critério. Atenção nisso.
Tudo deve estar de acordo com o documento originário português.
Tem que corrigir esse piauiense...
Depois de analisar e listar esses erros, chame a gente por aqui para orientações
Olá,
Semana passada chegou a certidão de batismo do meu bisavô solicitada de Portugal e fui dar uma olhada nos documentos... Dei uma olhada e fui marcando as inconsistências encontradas em cada um.
E encontrei os seguintes erros :
Também tenho a certidão de casamento do meu avô, que consta o nome dos pais dele.
@mabego
@eduardo_augusto
Esqueci de concluir o comentário acima, estou com a xerox destes documentos que citei acima. Gostaria de saber se vocês acham que é possível solicitar a cidadania do meu pai com estes documentos apresentados. No caso ele é o neto do português.
Obrigada mais uma vez pela ajuda de vocês.
@pivaleria
NA certidão de nascimento do meu avô encontrei os seguintes erros : a naturalidade do meu bisavô está como piauiense ( deveria ser de Portugal, a da minha bisavó também( aparece diferentes estados em documentos diferentes, mas não sei se isso vai importar para cidadania), também encontrei um erro no nome do meu trisavô que no documento que veio de Portugal é Manoel José da Costa Velho e na certidão de nascimento do meu avõ está Manoel José da Costa Filho. ( Foi colocado Filho ao invés de Velho. Verifiquei que meu avô nasceu em 1910 e a certidão que tenho a xerox foi tirada em 1960 ( quando ele já tinha 50 anos)
Obviamente se constar que ele é de Piaui vc não conseguirá a cidadania. Vc terá que ter os documentos portugueses para retificar isso.
Na certidão de Batismo do meu avô tem 2 inconsistências: Falta o sobrenome Costa no nome da minha bisavó Ana Rita de Jesus , além disso o nome Ana está escrito com 2 n ( Anna Rita de Jesus) e a data do nascimento do meu avô está 28/10/1910 e na certidão de nascimento está 23/10/1910. O nome do pai está correto.
Nos assentos de baptismo não constavam o sobrenome (apelido). Tem que perfilhar nas certidões subsequentes. No casamento como está o nome dos dois noivos portugueses?
Na certidão de óbito do meu avô, consta o nome do meu bisavô Camilo e diz que ele é de Portugal. Porém diz que minha bisavó Ana Rita de Jesus é maranhense. Além disso, o sobrenome do meu pai é Pereira Costa e na certidão está Pereira da Costa ( tem um da a mais)
esqueça óbitos. Este documento não é requerido para o processo de cidadania
Na certidão de óbito da minha bisavó: Ana Rita de Jesus Costa, o nome dela está apenas como Ana de Jesus Costa (falta o Rita) , e diz que ela é natural do Ceará. Mas consta o nome dos filhos, do meu avô e que era viúva do meu bisavô Camilo Alfredo da Costa e diz que ele era natural de Portugal.
resposta acima
Na certidão de óbito do meu bisavô português : Camilo Alfredo da Costa, consta que ele é natural de Portugal porém o nome do pai dele está como Manuel José da Costa ( no documento de Portugal está escrito como Manoel José da Costa Velho, portanto está escrito Manuel com u e falta o Velho) . A certidão também diz que deixou Ana de Jesus Costa como herdeira, porém está faltando o Rita no nome dela.
resposta acima
Também tenho a certidão de casamento do meu avô, que consta o nome dos pais dele.
considere nascimento e casamento, para começar a listar as retificações.
Vc tem o baptismo dos portugueses? e o casamento deles? a retificação se baseará nesses dois documentos