Certidão de pai português - procura

Por gentileza,

Solicitando ajuda para o Ataíde.

Tentando achar certidão de nascimento portuguesa do pai:

HERMINIO DA SILVA FERNANDES, nascido em 15/06/1902 - no Porto / PT

Pais: Manoel da Silva e Josepha Correa

Obrigado por qualquer ajuda.

Grato

Comentários

  • @Luiz marques

    Possivelmente esse registro indicado pela @mabego deve mesmo ser irmão dele. Ocorre que os livros de 1902 dessa paroquia nao estão online o ideal é entrar em contato com o Arquivo Distrital através do CRAV e pedir informações. Esse registro fala que os pais são naturais (nascidos) e recebidos (casados) na mesma paróquia, então a chance é grande de o registro estar nessa paroquia. Boa sorte!

  • @mabego

    @AlanNogueira

    Só GRATIDÃO!!!!!!

    Muito obrigado.

    Desculpem o incômodo.

    🙏🙏

  • editado April 2023

    @Luiz marques

    Talvez o nome seja Armindo

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1068981

    1902 está online, mas está bagunçado com outros anos.

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1079839

  • @Luiz marques

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1079839 tif 17

    Assento 39: Armindo Augusto, nascido em 15/06/1902.

  • @mabego

    @AlanNogueira

    @Guilherme Moreira

    Todos vocês, além de possuírem o conhecimento, conteúdo, são excelentes seres humanos.

    Só GRATIDÃO.

    Muito grato pela atenção e parabéns pela dedicação de vocês.

    GRATIDÃO.

    🙏🙏

  • @Guilherme Moreira obrigado, não achei de jeito nenhum esse livro. Te pedi ajuda em outro tópico agorinha... o caso é ainda mais curioso, o registro existe no Family Search mas o Arquivo Distrital não encontra... depois me fala por favor. Abs!

  • @mabego

    Muito obrigado.

    @AlanNogueira

    @Guilherme Moreira

    OK

    Obrigado a todos.

    GRATIDÃO

    Abs,

  • @mabego

    @AlanNogueira

    @Guilherme Moreira

    Olá!

    Bom dia!

    O Ataíde conseguiu achar a certidão portuguesa, de batismo, do pai: o nome do pai é Armindo Augusto, em vez de Hermínio (que consta na certidão de casamento do pai, no Brasil; porém: 1) O Armindo Augusto nasceu em 15/06/1902, em Portugal. 2) O casamento do Hermínio (Armindo Augusto) foi em 29/07/1929, no Brasil - consta na certidão de casamento que o Hermínio é brasileiro. 3) Existe informação de que o Hermínio naturalizou-se brasileiro em 1939. 4) A Ataíde solicitou uma certidão de batismo do Hermínio (Armindo Augusto) na Conservatória - não aparece, na certidão, nenhuma informação sobre nacionalidade brasileira. 5) O Ataíde nasceu no Brasil, em 14/06/1946 - na certidão de nascimento do Ataíde consta que o Hermínio é brasileiro.

    Por gentileza: 1) Fazer alteração na certidão de casamento do Hermínio: a) trocar nome para Armindo Augusto; b) e que ele era português? 2) Na certidão de nascimento do Ataíde (filho do Hermínio) consta que o Hermínio é brasileiro. Após acerto da certidão de casamento acima, fazer alteração na certidão de nascimento do Ataíde, trocando Hermínio por Armindo Augusto? e a na parte referente "brasileiro", solicitar ao cartório, também? Provavelmente, o cartório não vai aceitar. 3) Portugal aceitaria o pedido de nacionalidade do Ataíde, constando na sua certidão de nascimento que o pai é "brasileiro"?

    O que fazer?

    Muito obrigado por toda ajuda.

    Gratidão

  • editado June 2023

    @Luiz marques

    Infelizmente, não.

    Se consta no registro de nascomento do Ataíde, filho do Armindo, de que o Armindo era brasileiro, por definição não há transmição da nacionalidade portuguesa.

    Você precisará investigar e demonstrar que o Armindo não perdeu a nacionalidade portuguesa. No entanto você diz "Existe informação de que o Hermínio naturalizou-se brasileiro em 1939". Onde está essa informação? Em que documento?


    Assumindo que essa informação está incorreta:

    Recomendação: procure o *oficial* do cartório onde foi registrado o nascimento do Ataíde, informa que acredita que a informação da nacionalidade do pai dele está errada e pergunta qual o processo para corrigir/retificar. Não adianta falar com o atendente no balcão. Procure o oficial. Melhor que seja pessoalmente, se for possível.

    Três documentos poderão dar suporte: (a) a certidão de não naturalização (CNN), obtida online; (b) a Não-Renúncia, que é um documento formal do Consulado Portugues que vai confirmar que não houve uma renúncia voluntária da nacionalidade portuguesa; (c) o Registro Nacional de Estrangeiro, emitido por autoridade de segurança pública, em data posterior ao nascimento do Ataíde.

    Repito: se a certidão de nascimento do Ataíde tiver a informação de que o pai dele era brasileiro, a solicitação será negada. Você precisa corrigir isso (se é que de fato é um erro - pode ser que por qualquer motivo o Armindo tenha perdido ou aberto mão da cidadania portuguesa).

  • @Luiz marques

    O Ataíde conseguiu achar a certidão portuguesa, de batismo, do pai: o nome do pai é Armindo Augusto, em vez de Hermínio (que consta na certidão de casamento do pai, no Brasil; porém:

    1) O Armindo Augusto nasceu em 15/06/1902, em Portugal.

    2) O casamento do Hermínio (Armindo Augusto) foi em 29/07/1929, no Brasil - consta na certidão de casamento que o Hermínio é brasileiro. Se não existe averbação no assento de nascimento, retifique isto, apresentando o assento de baptismo.

    3) Existe informação de que o Hermínio naturalizou-se brasileiro em 1939. Onde está esta informação?

    4) A Ataíde solicitou uma certidão de batismo do Hermínio (Armindo Augusto) na Conservatória - não aparece, na certidão, nenhuma informação sobre nacionalidade brasileira. Este documento deve estar apostilado para retificar documentação brasileira.

    5) O Ataíde nasceu no Brasil, em 14/06/1946 - na certidão de nascimento do Ataíde consta que o Hermínio é brasileiro. Depois de retificada a certidão de casamento, junte com o baptismo dele e apresente para retificar o nascimento do Ataíde

    Por gentileza:

    1) Fazer alteração na certidão de casamento do Hermínio:

    a) trocar nome para Armindo Augusto; sim...

    b) e que ele era português? sim...

    2) Na certidão de nascimento do Ataíde (filho do Hermínio) consta que o Hermínio é brasileiro. Após acerto da certidão de casamento acima, fazer alteração na certidão de nascimento do Ataíde, trocando Hermínio por Armindo Augusto?

    sim...

    e a na parte referente "brasileiro", solicitar ao cartório, também? Provavelmente, o cartório não vai aceitar.

    Pq não? se consta no assento de baptismo e não tem nenhuma averbação?

    3) Portugal aceitaria o pedido de nacionalidade do Ataíde, constando na sua certidão de nascimento que o pai é "brasileiro"?

    sim, vc vai apresentar os documentos retificados

  • @Luiz marques


    Uma coisa me chamou a atenção agora... você diz estar ajudando uma pessoa chamada Ataíde e seu primeiro post fala sobre buscar a certidão de batismo do pai do Ataíde, que se chamaria Herminio da Silva Fernandes.

    Em um outro post, você diz que o Ataíde encontrou a certidão de batismo do pai, mas que o nome era Armindo Augusto, e não Hermínio da Silva Fernandes.

    Algo está muito estranho nessa história. O próprio Ataíde desconhecia o nome verdadeiro do pai?

    Pelo que você relata, há uma certidão de batismo de Armindo Augusto, nascido no Porto em 15/06/1902 e uma certidão de casamento de Hermínio da silva Fernandes, dito brasileiro em 29/07/1929.

    Armindo Augusto e Hermínio da Silva Fernandes são nomes muito diferentes. Há certeza de que se trata da mesma pessoa?

  • @eduardo_augusto

    1 - O Ataíde já solicitou a certidão PT do Hermínio - na certidão não consta nenhuma referência de naturalização do Hermínio. A procura da certidão portuguesa, devido a tentativa de solicitar a nacionalidade PT do Ataíde, mostrou que o nome do Hermínio é Armindo Augusto.

    2 – Tudo indica que o Hermínio (Armindo Augusto) não fez nenhum comunicado à Portugal sobre a naturalização brasileira e solicitação de renúncia da nacionalidade portuguesa.

    3 – O Ataíde possuí o documento de naturalização brasileira do Hermínio; ele foi naturalizado em 29/04/1939.

    4 – Acredito que com a certidão portuguesa do Armindo Augusto, o Ataíde pode solicitar, com sucesso, no cartório, as alterações (Hermínio para Armindo Augusto e retirar brasileiro e colocar português) na certidão de casamento do pai e da mãe – visto que o casamento foi em 29/07/1929 e o Hermínio se naturalizou brasileiro em 29/04/1939.

    5 -  Acho que o grande problema é a certidão de nascimento do Ataíde, 14/04/1946. Nessa ocasião o pai, Hermínio, já era naturalizado brasileiro, 29/04/1939.

    6 – Com a nova certidão obtida com a conclusão do item 4, acima; o Ataíde pode solicitar no cartório do seu nascimento a troca do nome de Hermínio para Armindo Augusto. Porém, acredito que o cartório não poderá alterar “brasileiro” para “português” – me parece que aí é o “x” da questão.

    Esclarecendo:

    A – A certidão portuguesa do “Hermínio” foi encontrada com ajuda de vocês, aqui – na ocasião, foi indicado que: “talvez o nome seja Armindo”.  

    B – Sim, para o Ataíde o nome do pai sempre foi Hermínio; ficou muito surpreso com a certidão portuguesa que indicava Armindo Augusto. São as mesmas pessoas, pelas datas e pelos nomes dos pais e avós.

    C – Já vi isso acontecer com uma senhora, que nasceu em Portugal: o nome que eu conhecia e todos chamavam era Maria Amélia. Depois de quase 40 anos passados a família resolveu tentar fazer a nacionalidade portuguesa da filha da Maria Amélia. No transcorrer de todo o processo foi descoberto que o nome da Maria Amélia, na certidão portuguesa era só Maria. Durante anos, a filha, os netos e todos em volta conheciam a Maria Amélia.

    D – Acho que esses problemas acontecem quando as informações são passadas verbalmente; exemplo: som do Hermínio e Armindo.

    Muito obrigado.

    Gratidão.

  • @mabego

    1 - A informação da naturalização brasileira do Hermínio consta em documento do governo brasileiro, que o Ataíde solicitou, indica: Hermínio da Silva Fernandes se naturalizou em 29/04/1939.

    2 – A certidão de batismo do Armindo Augusto já está apostilada e registrada no cartório da Rua do Carmo, Rio de Janeiro.

    3 – Será que após a retificação da certidão de casamento dos pais do Ataíde (troca de Hermínio para Armindo Augusto e “brasileiro” para “português” – o cartório da certidão de nascimento do Ataíde (nasceu em 14/06/1946) vai aceitar trocar, sobre o pai – “brasileiro” para “português”? A naturalização do Hermínio foi em 29/04/1939.

    Muito obrigado.

    Gratidão.

  • @Luiz marques

    Seu caso pode parecer simples, mas pelo menos na minha opinão, não é.

    Há dois fatores complicadores:

    1) a diferença de nomes. Hermínio e Armindo Augusto são nomes muito diferentes! Imagino que ele tenha assinado a certidão de casamento, a menos que fosse analfabeto. Deve ter assinado como Hermínio. Como é que ele próprio não sabia que o seu nome verdadeiro era Armindo Augusto? Em que momento ele deixou de ser Armindo Augusto e passou a ser Hermínio? Se eu fosse o responsável do cartório, ficaria bem desconfortável. Importante destacar também que embora o colega @Guilherme Moreira tenha ajudado a encontrar a certidão do Armindo Augusto, não vi ele afirmar que Armindo Augusto = Herminio da Silva Fernandes. De novo, é estranho que o próprio Armindo tenha assumido o nome de Hermínio, e que nem o filho Ataíde soubesse dessa história. É possível que seja um erro? Claro! Mas convencer o cartório disso... é outra coisa!


    2) no meu entendimento da lei portuguesa (mas não sou advogado, estou apenas dando uma opinião leiga), se não está averbado na certidão de batismo que o Armindo/Hermínio se naturalizou brasileiro, ele continua sendo portugues. Entendo que na certidão de nascimento do Ataíde, deveria constar, "filho de Hermínio, português naturalizado brasileiro". Você tem a opção de só corrigir o nome e de tentar que o cartório ajuste o "brasileiro" para "portugues", mas acho meio difícil e estranho que façam isso sem maiores questionamentos;


    Tentando ver as coisas com os olhos do conservador: ele receberá uma certidão de batismo de Armindo Augusto, nascido em Portugal na data a/b/c, filho de Xx e Yy; receberá também uma certidão de nascimento de Ataíde, filho de Herminio da Silva Fernandes (com uma averbação dizendo que o nome correto é Armindo Augusto), brasileiro (outra averbação dizendo que na verdade ele era portugues). O conservador vai aceitar isso assim numa boa? Pode ser que sim, pode ser que não.


    Como disse, para mim parece um pouco mais complicado. Eu consultaria um advogado antes de tentar fazer retificações que possam até piorar a situação.

    Mas pode ser que outros membros vejam a questão de outra maneira.

    @mabego @texaslady @Destefano

    @Nilton Hessel @Guilherme Moreira

  • @Luiz marques

    1 - A informação da naturalização brasileira do Hermínio consta em documento do governo brasileiro, que o Ataíde solicitou, indica: Hermínio da Silva Fernandes se naturalizou em 29/04/1939.

    mas não está averbado no nascimento dele.

    Tire as certidões de naturalização (são gratuitas):

    https://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do

    https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certidao-positiva-de-naturalizacao

  • @Luiz marques

    Apenas para complementar, com o exemplo da Maria Amélia... a pessoa foi batizada Maria, mas era chamada Maria Amélia... mas o Maria estava lá. O nome dos pais devia bater, as datas, os locais.

    No seu caso, tem um "Armindo Augusto" que vira "Hermínio da Silva Fernandes". O Armindo viroi Hermínio, o Augusto desapareceu, e ainda entrou um Fernandes que não veio nem do pai (Manoel da Silva) e nem da mãe (Josepha Correa).

    Eu acredito também que seja a mesma pessoa, mas acho que a retificação será um pouco mais trabalhosa, só isso.

  • @eduardo_augusto

    Olá!

    1) Complementando os dados dos parentes do Hermínio (Armindo Augusto): ele nasceu na Freguesia = Torre do Pinhão.

    a) Pais do Armindo Augusto: Manoel da Silva e Josepha Corrêa (ambos nasceram na Freguesia = Torre do Pinhão).

    b) Avós paternos do Armindo Augusto: José da Silva e Anna Fernandes.

    c) Avós maternos do Armindo Augusto: Domingos Bartholo Fernandes e Josepha Corrêa.

    Muito obrigado.

    Gratidão.

  • @Luiz marques

    Boa! Com isso está explicado de onde vieram o "da Silva" e o "Fernandes", deixa mais confiante de que o erro é só no nome próprio e que trata-se da mesma pessoa.

    Você vai precisar retificar os documentos do mais antigo para o mais novo.

    Isso significa, na certidao de casamento do Hermínio, precisa trocar para Armindo Augusto, e na de nascimento do filho, fazer a mesma coisa e assim por diante.

    Não sei se vai conseguir fazer por via administrativa, ou se será judicial.

    De qualquer modo voce vai precisar da certidao do Armindo Augusto, oroginal de portugal e apostilada. A @mabego já deixou as instruções em outro post aqui.


    Boa sorte no seu processo!!!

  • @eduardo_augusto

    Legal!

    A Ataíde vai fazer primeiro as retificações na certidão de casamento do pai.

    Muito obrigado.

    Gratidão.

  • @Luiz marques

    @eduardo_augusto

    sempre procure o oficial do cartório, pois vc tem retificações que não são tão simples.

  • @mabego

    OK

    Muito obrigado.

    Gratidão.

  • @Luiz marques

    Veja o comentário do @LeoSantos nesse tópico: Diferença de Nome — Fórum Cidadania Portuguesa

    Uma opção que você sempre tem é mandar toda documentação do jeito que está, sem retificar, sem mexer em nada e esperar a resposta do conservador. E aí você corrige o que for pedido, vai só no que concretamente deu problema.

    Riscos:

    1) A questão da naturalização, poderia levar a um indeferimento do pedido;

    2) Gastos adicionais com pedido de novas certidões, apostilamentos, etc.;

    3) Falecimento do interessado no meio do processo (ninguém sabe exatamente as consequências, há opiniões e experiências divergentes no fórum)

    4) entre outros...


    Por outro lado... vai que passa? Difícil dizer. No caso específico que você nos apresentou... eu optaria pelas retificações antes do envio. Maaaas... é uma análise que você terá que fazer.

  • @eduardo_augusto

    @mabego

    Obrigado.

    1) Baseado na certidão de nascimento (15/06/1902), portuguesa, do pai, Hermínio, visto que quando casou ainda era PT. O Ataíde solicitou no cartório do casamento do pai x mãe (29/07/1929), certidão de casamento, a troca: a) Hermínio para Armindo Augusto; b) brasileiro para português.

    2) Quando a certidão de casamento acima for acertada, o Ataíde terá que acertar a certidão de nascimento dele. Parece que o caminho certo, nesse caso, na certidão de nascimento do Ataíde, é solicitar: : a) Hermínio para Armindo Augusto; b) introdução de "português", antes do já existente, "naturalizado brasileiro" (24/09/1939).

    3) Depois de completado o item 2, acima, o Ataíde terá que solicitar alteração na ID dele: troca de Hermínio para Armindo Augusto.

    4) Enviar solicitação para Portugal.

    O que acham?

    As datas inseridas acima, entre ( ), não serão introduzidas nos documentos; são só ilustrações.

    Muito Obrigado.

    Gratidão

  • @Luiz marques

    vou te perguntar de novo: no assento de batismo dele, ou certidão de nascimento, consta a averbação que ele se naturalizou?

    Tirou as certidões (que são gratuitas) negativa e positiva de naturalização?

  • @mabego

    Bom dia!

    1) Na certidão de batismo, nascimento, portuguesa não consta que ele, Armindo Augusto, se naturalizou.

    2) Sim. A certidão de naturalização, informa que o Hermínio se naturalizou em 24/09/1939.

    Muito obrigado.

    Gratidão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.