Diferença de Nome

Pessoal, boa tarde!

Meu bisavô (português) está registrado com o nome Manoel

Pai: Manoel Vieira

Mãe: Maria Bernarda


Avós paternos: Manoel Vieira Quaresma e Maria de Jesus

Avós maternos: Manoel Rodrigues e Maria Bernarda


No Brasil, meu avô está em todos os documentos registrado como Manoel Vieira dos Santos.

A minha dúvida é que não consigo encontrar a origem desse sobrenome "Santos" e não sei de onde pode ter surgido e se traria problemas na hora da análise documental. Nas certidões de casamento (onde acreditava ser a origem desse sobrenome), ele já estava registrado desta forma.

primeiro casamento:


Segundo casamento


Vocês saberiam me dizer se teria alguma forma de fazer buscas que me indiquem de onde esse sobrenome surgiu, e se eles implicariam?

Comentários

  • Não se pegue tanto nesta questão dos sobrenomes, antigamente era meio bagunçado isto, e podem existir várias explicações:


    Já contei aqui no fórum essa história, quando eu achei a registro de batismo dos irmãos do meu bisavô, cada um tinha um sobrenome: Um era XXX dos Anjos, outro XXX dos Santos, outro XXX Coelho... Depois descobri que eles tinham costume de dar o sobrenome dos padrinhos aos filhos quando eram batizados.

    Outros motivos possíveis:

    • Erraram na grafia (lembra-se que tudo era feito de forma manual e de ouvido);
    • Motivos religiosos (Principalmente 'dos Santos', 'de Jesus', 'da Assunção', etc...);
    • Homenagem a outra pessoa distante;
    • Achou bonito e resolveu colocar, etc...


    O importante é que o conservador consiga identificar que se trata da mesma pessoa, isso se verifica por datas, nome dos pais / avós, locais, etc...

  • @fabiosousaf

    coloque o assento do português aqui...

  • editado June 2023

    @fabiosousaf

    Como dito, a resposta pode estar no batismo dele.

    O Santos pode ter vindo de qualquer dos 4 avós dele. Portugueses podem "puxar" qualquer sobrenome deles, em qualquer ordem, mesmo que os pais não usem esse sobrenome. Podem puxar até dos bisavós.

    Por acaso, já achou o passaporte PT que seu avô usou para vir ao BR? Como estava o nome dele? Ele veio já como adulto, ou veio como criança junto com os pais?

  • @CarlosASP veja a sua marcação no fábio

  • @fabiosousaf

    @CarlosASP

    pode ter vindo também de padrinhos... por isso é interessante colocar o batismo aqui

  • Obrigado pela ajuda @LeoSantos !

    Na certidão do primeiro casamento do meu bisavô as informações estão com as informações corretas do local de nascimento e nome dos seus pais e do segundo casamento é identificado o nome da antiga esposa.

    O restante da documentação dele e do meu avô seguem o mesmo padrão, tudo está batendo, a única coisa que difere é a questão do "Santos" a mais mesmo.

  • @CarlosASP @mabego

    Eu estava analisando no assento o nome do Padrinho e último sobrenome parecia Santos, mas não tenho certeza


  • @fabiosousaf

    Eu leio "solteiro".

    Eu não vi nenhum Santos entre os avós. Uma tentativa a mais: achar o batismo de cada um dos pais - para ver se entre os avós deles (ou seja, bisavós do Manoel) tem algum Santos.

    O jeito mais fácil é primeiro achar o casamento dos pais do Manoel (provavelmente na mesma freguesia, já que ambos são de lá). O casamento frequentemente lista a idade dos nubentes, facilitando achar os seus batismos.

    Nota: melhor que mandar PDF é mandar o link para o documento original. pois se perde na resolução da imagem ao virar PDF, carregar no site etc.

  • editado June 2023

    @CarlosASP @LeoSantos @mabego

    Agradeço os esclarecimentos!

    O primeiro casamento do Manoel Vieira dos Santos informa que ele foi batizado na freguesia correta (Prainha, Açores).

    Isso serviria como prova da fixação do nome no Brasil? Tendo em vista que todas as outras documentações dele seguiram essa mesma nomenclatura.

    O segundo casamento traz a indicação de que ele era viúvo (alinhando as duas documentações)

  • @fabiosousaf

    Olha, eu não vi nenhum "Santos" no nome de ninguém. Pelo jeito, não veio de um dos antepassados. Infelizmente, acontecia muito isso, como outros já comentaram.

    Pode ser parecido a um PT na minha família, que acrescentou o sobrenome do GENRO (que era sócio num comércio que levava o nome dos dois) pois ele estava tendo problemas com homônimos. Teria sido mais fácil para você se ele tivesse acrescentado "Quaresma".

    Sim, o primeiro casamento "fixa" o nome dele com adulto. Por um lado é bom que todos os subsequentes batem. O possível problema (vamos ver a opinião de outros) é se fica estabelecido se Manoel Vieira dos Santos desses documentos BR todos é o mesmo que o Manoel do batismo nos Açores.

    Vou pedir a opinião da @texaslady além das outras pessoas que você já marcou no tópico.

    Vai chegar uma hora que você receberá opiniões diferentes (e até conservadores diferentes podem tirar conclusões diferentes se ficou claro que é o mesmo Manoel); aí vai depender da sua avaliação pessoal sobre que caminho tomar.

  • @CarlosASP

    @fabiosousaf

    Sempre procuro "antever" problemas nos processos. E já providenciar a possível solução para eles.

    Esse "Santos", vai ser questionado (assim como vc (e nós que lemos os documentos)fez aqui no início do post) em Portugal.

    Eu... já retificaria. Para seu próprio sossego e sua tranquilidade. Prefiro ter um risco calculado do que contar com um conservador menos rígido que vai deixar passar. Pode acontecer? pode. Mas também o contrário. Nosso trabalho aqui é orientar e aconselhar para que nenhuma exigência ocorra.

    Mas cada um resolve, à sua maneira, o que vai fazer... ou não vai fazer.

  • @CarlosASP Obrigado!

    No documento de registro do meu avô ele foi a pessoa que registrou e a sua idade (56 anos em 1909) bate com a do registro de batismo (abril/1853), além da indicação dos pais todos no cartório registrados como portugueses:


  • @mabego @CarlosASP

    Também penso nessa questão da retificação mesmo, talvez seja esse mesmo o caminho.

    Nesse caso poderiam tirar uma duvida? Teria que retificar todos os documentos do meu avô e do meu pai também?

    Caso tendo que retificar a certidão do meu pai, isso impacta no uso do nome no dia a dia e em outros documentos (como RG, CPF)?

  • @fabiosousaf

    fiz uma retificação (aliás... fiz duas) e mudei a minha vida inteira. Todos os documentos pessoais e absolutamente tudo que constava meu nome. É trabalhoso, porém não é impossível, e coloquei como objetivo a cidadania.

    E se eu não fizesse isso... não seria possível.

  • @fabiosousaf

    Normalmente não emito opinião sobre esses casos, mas neste caso não vejo qual o problema do seu bisavô ter o sobrenome "dos Santos".

  • @fabiosousaf , @CarlosASP ,

    Com relacão ao nome Santos nos documentos anexados, eu não sou a pessoa indicada para esta leitura. Mas concordo que no nome do padrinho não tem Santos, e acho que deve ser mesmo "solteiro" como o Carlos disse. E creio que não encontrando uma justificativa para o Santos, por precaução, deve-se mesmo retificar.

    Como disse sou péssima na leitura destes documentos e não li todos. Porém seu fosse meu processo, e todos os nomes dos antepassados do Manoel Vieira dos Santos (pai, mae), datas de nascimento e local batessem nas certidões de nascimento e dos casamentos dele , eu arriscaria ao invés de ter que corrigir vários nomes de familia já adotados por tanto tempo. Mas isso sou eu, a exigência não me assusta, se viesse eu já estaria preparada. E pode ser que nunca venha. Afinal a maioria dos conservadores já deve estar acostumada com esta adoção de nomes de portugueses que foram para o Brasil. Mais uma vez isso seria eu assumindo este risco.

    Na verdade esta tem que ser a sua própria decisão.

  • Eu já tenho uma opinião diferente da maioria aqui.

    Mandaria SEM retificar, porém já ia me preparando para uma retificação caso seja exigido (pedindo certidão portuguesa apostilada etc).

    Se passar sem exigências (no meu entender há boas chances) você economizou um bom dinheiro e tempo com retificações.

    Se não passar, você pede prazo e faz as retificações necessárias, somente o que for pedido pelo conservador.

    Mas claro, sempre lembrando que aqui no fórum cada um tem a sua opinião, e eu respeito o posicionamento da @mabego , @texaslady e outros que têm bastante conhecimento sobre o processo.

  • @fabiosousaf

    Como dito, não tem uma resposta única. Também evito em geral falar de retificações por isso. Meio que mostro o que pode ser questionado, mas paro por aí.

    Eu sou do time que arriscaria do jeito que está - mas gosto de alertar quando "talvez dê problema". No caso de 2 processos da família, eu "arrisquei" (só retifiquei o que era muito crasso - e retificações simples que não causariam problemas nas gerações subsequentes). Deu certo nos 2 casos; poderia não ter dado. A minha visão foi a da @texaslady e do @LeoSantos - lidaria com a exigência se ela acontecesse, mas seria minha última opção. Mas entendo que tem gente que fica super estressado com a possibilidade de exigência; eu vejo como uma etapa normal a mais no processo.

    Eu digo que sou partidário do conceito de "conjunto da obra" - todos os nomes, datas nos documentos apresentados etc. Como se fosse um algoritmo que vai sinalizando possíveis riscos e, a partir de um determinado momento, acha que já é demais (igual dar "match" em reconhecimento facial e dizer que é sim a pessoa X). Você tem um Quaresma no meio que "individualiza" mais a pessoa (diferente de ter só Silva, Santos, Souza etc nos sobrenomes). Foi nisso que me baseei nos 2 casos da minha família; achei que a combinação de tudo era "única" o suficiente para deixar o conservador tranquilo que Fulano nos registros BR é o mesmo Fulano do batismo PT.

    Por outro lado, já vi exigência de conservador pedindo explicação para o sobrenome XYZ; "pois XYZ não aparece nem na avoenga do requerente" (o texto era algo assim). Mas nunca dá para ter certeza se foi só por causa disso; vai ver o "algoritmo do conservador" achou que o conjunto "tinha passado do ponto aceitável".

  • editado June 2023

    @mabego

    Concordo inteiramente com você e também não veria problemas em fazer essas mudanças. Acho que vale realmente a pena!

    A minha dúvida se dá realmente na questão do meu pai (que é o neto). Se ele mesmo não indo residir em Portugal precisaria alterar as suas documentações no Brasil ou poderia continuar a utilizar os documentos q ele já tem emitido?

  • editado June 2023

    @CarlosASP @LeoSantos @texaslady @mabego

    Obrigado pelas explicações!

    Poderiam me tirar também mais uma dúvida adicional? Na opinião de vocês, seria bom enviar as certidões de casamento do meu bisavô português?

    Acho que principalmente a primeira (que tem a formação correta do assento dele em Portugal) poderia ajudar na identificação.

    Mais uma vez obrigado por toda ajuda pessoal!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.