Transcrição de casamento de avô e avó portugueses
Boa tarde!
Estou preparando o processo de cidadania para "netos" do meu pai e da minha tia.
Os meus bisavós são ambos portugueses e temos a certidão do casamento aqui no Brasil, entendi que precisaremos pedir a transcrição do casamento.
Como ambos nasceram antes de 1900, gostaria de saber se posso fazer a transcrição do casamento somente com a certidão de batismo do meu avô, pois o registro que achei da minha bisavó não está completo, não tem o nome do pai dela e o dela e da mãe não parecem completos.
Saberiam me confirmar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@gialex10
sim... é enviar os assentos de baptismo e o casamento para fazer a transcrição
Muito obrigada @mabego
@mabego Oi, desculpa te incomodar de novo. Posso fazer mais uma pergunta ou algumas? E já te peço desculpa pela minha ignorância.
1- Como te falei a certidão de batismo da avó portuguesa não está completa, não tem o nome do pai, falta o sobrenome Roza para a mãe (Guilhermina) e a filha (Anna), só tem o último que é Pereira. Posso enviar para a transcrição no consulado de Santos esse assento de batismo (que eu pago e baixo pela internet no site CRAV) e ao mesmo tempo enviar o formulário de suprimento da certidão de batismo no caso de eles não gostarem dela? Afinal ainda tem a certidão de batismo do avô português que está com toda a informação correta?
2- A segunda pergunta: Posso enviar os documentos para a transcrição do casamento no Consulado de Santos e ao mesmo tempo a documentação da cidadania para netos na Conservatória de Lisboa? Fica registrado no sistema a transcrição de casamento e a Conservatória de Lisboa pode pesquisar (já que o processo lá demora mais) ou eu tenho que esperar a transcrição de casamento voltar do Consulado de Santos, para enviar os documentos da cidadania para netos para Lisboa?
3- Em relação a cidadania para netos, pretendo mandar os processos do meu pai e da minha tia (que são irmãos) no mesmo envelope, tenho que tirar 1 ou 2 cópias da certidão de nascimento do meu avô brasileiro falecido, o filho do português, pai do meu pai e da minha tia?
Agradeço muito se puder me ajudar com essas questões.
Um grande abraço,
Giovanna
@gialex10
1- Como te falei a certidão de batismo da avó portuguesa não está completa, não tem o nome do pai, falta o sobrenome Roza para a mãe (Guilhermina) e a filha (Anna), só tem o último que é Pereira. Posso enviar para a transcrição no consulado de Santos esse assento de batismo (que eu pago e baixo pela internet no site CRAV) e ao mesmo tempo enviar o formulário de suprimento da certidão de batismo no caso de eles não gostarem dela? Afinal ainda tem a certidão de batismo do avô português que está com toda a informação correta?
Absolutamente não. Como assim não gostarem dela?
Vc deve pedir a documentação portuguesa (dos dois) em papel, narrativa e certificada.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav
Cheque se precisa de retificações nas certidões brasileiras. Para retificar, a documentação dos portugueses tem que vir apostilada. Consulados não transcrevem se houver erros.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal
2- A segunda pergunta: Posso enviar os documentos para a transcrição do casamento no Consulado de Santos e ao mesmo tempo a documentação da cidadania para netos na Conservatória de Lisboa?
Não. O documento para a cidadania de netos que vc irá enviar no processo... é o documento que será gerado com a transcrição do casamento.
Fica registrado no sistema a transcrição de casamento e a Conservatória de Lisboa pode pesquisar (já que o processo lá demora mais) ou eu tenho que esperar a transcrição de casamento voltar do Consulado de Santos, para enviar os documentos da cidadania para netos para Lisboa?
Não é assim que funciona. O artigo 1D (netos) demora mais. Ver resposta acima.
3- Em relação a cidadania para netos, pretendo mandar os processos do meu pai e da minha tia (que são irmãos) no mesmo envelope, tenho que tirar 1 ou 2 cópias da certidão de nascimento do meu avô brasileiro falecido, o filho do português, pai do meu pai e da minha tia?
São processos separados e completos. Pode enviar no mesmo envelope os dois envelopes (do seu pai e sua tia). Mas a documentação dos dois deve estar completa.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
@mabego muito obrigada mais uma vez.
Você é super atencioso (a)!
Que Deus te abençoe.