Dúvidas do processo, pedido de certidão e pagamento de taxas.

Olá, tenho algumas dúvidas quanto ao processo num todo, existem várias discussões por aqui, talvez minhas dúvidas já tenham sido esclarecidas, contudo não encontrei a resposta que me deixaram segura para a continuidade no processo.

Se alguém puder ajudar, a título de esclarecimento, meu bisavô é Português, nascido antes de 1911, segue dúvidas:

  1. Efetuado o assento do casamento em Portugal, necessário solicitar certidão certificada para o processo? Como pedir?
  2. Encontrei o tópico de orientação para solicitar o assento de batismo perante o Arquivo Distrital, contudo tenho dúvidas quanto ao pagamento e o envio da certidão para o Brasil, já que é em euros e não tenho cartão internacional, gostaria de esclarecimentos de como realizar o pagamento, além disso, o pedido deve ser da Certidão Narrativa de Nascimento, bem como a reprográfica, ou apenas a certidão certificada?
  3. Quanto ao pagamento da taxa de 175 euros, também encontrei tópico sobre, contudo gostaria de saber se há prazo após o pagamento para o envio dos documentos? E como realizar o pagamento, tendo em vista que não tenho cartão internacional.
  4. Em relação a Conservatória, qual seria a mais célere?
  5. Aos que realizaram o processo por conta própria, quanto aproximadamente foi gasto? Estou um pouco insegura para fazer sozinha, então fiz alguns orçamentos com empresas especializadas, mas acredito que o gasto será muito maior.

At,te. Beatriz

Comentários

  • @beaa

    Efetuado o assento do casamento em Portugal, necessário solicitar certidão certificada para o processo? Como pedir?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    Encontrei o tópico de orientação para solicitar o assento de batismo perante o Arquivo Distrital, contudo tenho dúvidas quanto ao pagamento e o envio da certidão para o Brasil, já que é em euros e não tenho cartão internacional, gostaria de esclarecimentos de como realizar o pagamento, além disso, o pedido deve ser da Certidão Narrativa de Nascimento, bem como a reprográfica, ou apenas a certidão certificada?

    Peça orientações de como fazer o pagamento. Talvez pelo número do IBAN. Pedir pelo CRAV já vem certificada, deve ser narrativa (não integral)

    Quanto ao pagamento da taxa de 175 euros, também encontrei tópico sobre, contudo gostaria de saber se há prazo após o pagamento para o envio dos documentos? E como realizar o pagamento, tendo em vista que não tenho cartão internacional.

    Vc pode pagar e enviar a documentação depois. Já fiz processos em que a pessoa pagou e enviou documentos depois de um mês.

    Desconheço outra forma de pagamento que não seja cartão. Tinha a modalidade de vale-postal, mas foi suspensa. Alguém próximo à vc que tenha cartão internacional?

    Em relação a Conservatória, qual seria a mais célere?

    Depende do seu artigo. Netos é com a CRC, Filhos é com a ACP.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    Aos que realizaram o processo por conta própria, quanto aproximadamente foi gasto? Estou um pouco insegura para fazer sozinha, então fiz alguns orçamentos com empresas especializadas, mas acredito que o gasto será muito maior.

    Obviamente será maior.

    É só ir perguntando por aqui que vc consegue. Todos conseguem.

  • Obrigada @mabego .

    Outra dúvida que me surgiu conversando com uma empresa.

    Vou solicitar a cidadania para minha mãe (neta do português), ela é casada, com alteração no nome, é necessário enviar a certidão de casamento também, ou apenas a certidão de nascimento com a informação do casamento é válida? Tendo em vista que o passaporte consta o nome de casada.

    E Após a obtenção da cidadania dela, a certidão de nascimento de Portugal vai constar o nome de solteira ou casada? é necessário a transcrição do casamento dela em Portugal para a obtenção da minha cidadania como filha? Meu pai que foi o declarante do meu nascimento.

  • @beaa

    Vou solicitar a cidadania para minha mãe (neta do português), ela é casada, com alteração no nome, é necessário enviar a certidão de casamento também, ou apenas a certidão de nascimento com a informação do casamento é válida? Tendo em vista que o passaporte consta o nome de casada.

    o documento de identificação (RG ou passaporte) que será enviado no processo está com nome de casada? Se sim, é aconselhável enviar a certidão de casamento (não é necessário apostilar e deve ser "digitada", pois é certidão de apoio).

    E Após a obtenção da cidadania dela, a certidão de nascimento de Portugal vai constar o nome de solteira ou casada?

    Ela nasce solteira. Virá o nome constante na certidão de nascimento brasileira dela.

    é necessário a transcrição do casamento dela em Portugal para a obtenção da minha cidadania como filha? Meu pai que foi o declarante do meu nascimento.

    Depois de deferida a cidadania dela, será preciso transcrever.

  • Obrigada @mabego .

    Agora estou buscando as certidões e fazendo o preenchimento do formulário, e vi que tem linha para duas assinaturas do requerente, assina nas duas linhas? E quanto ao reconhecimento de firma o selo deve ficar dentro do quadro rosa, pode sair um pouco das linha?

  • E quanto aos antecedentes, entrei no site da PF e sai apenas 1 folha, a validação não é gerada em pdf para que eu possa imprimir no verso da certidão. Além disso essa certidão deve ser apostilada?

  • @beaa

    Agora estou buscando as certidões e fazendo o preenchimento do formulário, e vi que tem linha para duas assinaturas do requerente, assina nas duas linhas?

    assine somente na primeira linha

    E quanto ao reconhecimento de firma o selo deve ficar dentro do quadro rosa, pode sair um pouco das linha?

    não pode cobrir "nada" dos quadros, a etiqueta tem que ser colocada embaixo. Não pode "reduzir" o tamanho do formulário, para fazer caber a etiqueta (se esta for grande), como alguns cartórios sugerem.

    E quanto aos antecedentes, entrei no site da PF e sai apenas 1 folha, a validação não é gerada em pdf para que eu possa imprimir no verso da certidão.

    Vc tem que voltar no site, no link "validar certidão", colocar o número do documento e validar. Dê um print na validação e imprima no verso da certidão.

    Além disso essa certidão deve ser apostilada?

    não é necessário

  • Oi @mabego , será que pode me ajudar?

    Fiz o pedido da Certidão Narrativa pelo CRAV, contudo o processo só teve uma movimentação. Recebi o faturamento, porém agora não sei como faço para identificar o código de rastreio e etc. Sabe me dizer se é só aguardar, ou talvez tenha feito o pedido de maneira errada. Abaixo como está no site da CRAV.

    Ao clicar em "mostrar detalhes", só aparece isso.


  • @beaa

    vc aprovou o pagamento?

  • Primeiro aprovei o orçamento, ai veio para pagamento, fiz o pagamento por cartão de crédito, já está na minha fatura inclusive.


  • editado May 2023

    @beaa

    pode fazer um pedido de informações no CRAV referente ao pedido de certidão, mencione o número do pedido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.