Documentos para nacionalidade para netos 2023

Pessoal, alguém poderia confirmar se é necessário enviar o histórico escolar do neto do português para o pedido de nacionalidade? As certidão de nascimento do filho e cônjuge do português (progenitores) do neto eu sei que são necessários as cópias reprográficas e apostiladas, e as de óbito também, ou pode ser cópia autenticada? ou até mesmo não precisa enviar?

Comentários

  • Não precisa mandar o histórico escolar, a ligação efetiva é presumida para os naturais de países que tem como língua oficial o português.


    A lista completa de documentos está aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

  • @LeoSantos

    Obrigado Leo pela informação, e sobre as certidões de óbito dos progenitores do neto do português? O estimado amigo sabe confirmar se é necessário e qual tipo? Reprográfica e apostila, ou apenas uma segunda via autenticada? Ou mesmo se não é necessário?

  • Certidão de óbito quase nunca é necessária para a cidadania portuguesa, salvo raríssimas exceções.


    Foca nas certidões de nascimento.

  • @LeoSantos

    Constatei um possível divergência no assentamento de óbito e casamento de minha bisavó averbado em Portugal, o nome dela na certidão de Óbito brasileira e nas CN de minha mãe e meus tios está como Olívia dos Santos Marques e no assentamento de casamento e óbito está apenas como Olívia dos Santos, para quem posso recorrer para corrigir a transcrições averbadas com número de assenetamento aí em Portugal?

  • De onde vem esse Marques?


    Se ela adquiriu no casamento, não é divergência, ela apenas mudou de nome durante a vida.

  • @LeoSantos

    Marques é de meu bisavô. Josué Marques

    abç

  • Então não tem divergência, ela apenas adotou o sobrenome do marido quando casou.

  • Boa noite @LeoSantos


    Acabo de ler o caso do brunomarques1986 que tem certa semelhança com o da minha sogra e gostaria de obter sua opinião pois constatei que suas participações são sempre muito equilibradas


    Ela tem 96 anos, neta de cidadão português por parte de mãe.


    Descobri a certidão de casamento do seu avô materno realizado em 1902 na Igreja Matriz da Gloria, aqui no Rio de janeiro com a D. Leopoldina, brasileira, onde consta que ele ANTONIO PINTO DE SOUZA é natural de Lamego, Portugal, nascido em 1882??? e filho de SEBASTIÃO PINTO DE SOUZA e JOSEPHINA DE JESUS.


    Após pesquisa consegui certidão de batismo da Freguesia de FERREIRIM, Lamego de uma criança de nome ANTONIO, nascida em 19.02.1883, filho de SEBASTIÃO PINTO??? e JOSEPHINA DE JESUS


    Então a divergência é a grafia do nome do pai do ANTONIO que na certidão de casamento dele aqui no Rio de janeiro consta como SEBASTIÃO PINTO DE SOUZA e na certidão de batismo que consegui junto ao ARQUIVO DISTRITAL DE VISEU aparece apenas SEBASTIÃO PINTO bem como a data de nascimento na certidão de casamento consta apenas 1882 e na certidão de batismo aparece o registro de 19 02 1883


    juntei essa documentação com as demais certidões de D. LUCILIA, filha nascida em 1906 do casal citado e mãe da minha sogra, e os demais documentos e enviei para CRC de Lisboa há cerca de 46 dias.


    Depois do envio fiquei com o pressentimento de que essa divergência no nome do avô da minha sogra pode trazer problemas e peço sua opinião à respeito.


    Desde já agradeço sua atenção para o conteúdo narrado acima


    Att


    UGO ESTEVES

  • Boa noite @ugoesteves

    Acredito que já respondi a você em outro tópico, muito embora tenham havido outras opiniões divergentes (o que é absolutamente normal).

    Vamos então a minha opinião sobre o seu caso:

    Seu caso é um pouco diferente do colega acima, pois a divergência está no nome do marido e não da esposa.

    Mas vamos adiante.

    Você disse que já mandou o processo para Lisboa o que é uma ótima notícia, pois a sua sogra já tem 96 anos, vai receber prioridade máxima lá, até porque o processo de nacionalidade somente é feito em vida.

    O ideal no seu caso, seria analisar TODOS os documentos que você mandou, para ter um panorama melhor da situação.

    Mas já te adianto que essa variação de nomes e pequenos erros de data eram bem comuns antigamente, pois tudo era feito manuscrito e muitas vezes declarado de cabeça, etc...

    Se você tiver scaneado todos os documentos que mandou para o processo, me manda uma mensagem privada que eu vejo para você quando tiver um tempinho.

    Independente disso, o que eu faria se estivesse no seu lugar?

    Como o processo tem uma chance de passar sem nada ou cair em exigência, se prepare para atender uma possível exigência da conservatória.

    Isso significaria pedir a certidão de batismo de ANTÔNIO, certificada e em seguida APOSTILAR na Procuradoria em Portugal essa certidão, pois é o que os cartórios brasileiros exigirão para fazer a retificação administrativa.

    De posse desse documento, aguarde a resposta da CRC. Se aprovarem a cidadania, ótimo. Caso façam exigência, você está pronto para fazer a retificação e atender rapidamente. O único contra disso é que você vai gastar um pouquinho a mais.

    Te desejo boa sorte

  • @ugoesteves

    Nesse batismo de Augusto em Ferreirim, por acaso aparece o sobrenome Souza em algum dos 4 avós?

  • @LeoSantos

    Uma dúvida, eu tirei a certidão de inteiro teor apostilada dos progenitores dos portugueses(meus avós) mas não pedi reprográfica...será que se eu enviar assim mesmo vai ter conflito?


    Atenciosamentez

  • Oi! Minha mãe tem 92 anos. Em janeiro de 2022 enviei toda a documentação para a Conservatória de Lisboa. Estou acompanhando no site. Até agora vejo que a documentação foi recebida mas sequer registrada. Haveria como solicitar a prioridade? Ou a prioridade somente ocorre após o registro? @LeoSantos

  • editado January 2023

    @Marcia_Steffen

    A prioridade por idade é automática, não precisa pedir.

    A outra categoria, "urgência", não é concedida só pela idade, Precisaria comprovar, por exemplo, que o requerente precisa da cidadania para fazer um tratamento não acessível no BR, O que se tem visto aqui nos forums é um pedido atrás do outro de urgência ser negado, pois não se encaixam nos requisitos.

    Os últimos processos de "super idosos" que concluíram foram os que entraram até o início de junho/2021. O nosso foi um deles. Mas ficou quase um ano parado na bolinha 1, sem movimentação nenhuma. Eles ficam na fila "parada", ninguém encosta neles até chegar a sua vez

    A boa notícia é que, aparentemente, depois que eles começam a andar, vão de maneira relativamente rápida, com a conclusão em alguns meses.

    Desconfio que os que chegaram depois do começo de junho/2021 vão levar mais tempo. O nosso chegou bem no início de junho de 2021; a senha foi enviada em menos de 2 meses. Um pouco depois disso, os prazos para envio de senhas foi se alargando rapidamente, pulando para 4 meses. A meu ver, isso já indicava um aumento na entrada de processos (como efeito da flexibilização para netos que entrou em vigor no fim de 2020, aumentando muito o número de possíveis candidatos). Como o número de funcionários continua o mesmo, só tem um resultado possível: mais tempo de espera.

    Em 2021 entraram uns 140 mil pedidos de cidadania em PT. Em 2022 já pulou para uns 230 mil. Outro dia alguém postou um link aqui com uma matéria falando que no momento há 300 mil processos de cidadania a espera de processamento. Não se esqueça que PT só tem 10 milhões de habitantes; a estrutura de tudo é compatível com esse tamanho. Seria o equivalente ao BR receber mais de 4 milhões de pedidos de cidadania por ano!

  • Olá,


    Sou brasileira, neta de portugueses (Rosa e Antero), filha do Antonio - falecido recentemente.

    Vou a Portugal dia 23 de maio, onde fico até dia 18 de agosto; Pretendo nesse período solicitar minha cidadania portuguesa.

    Venho tendo dúvidas quanto a documentação necessária e como dar início ao processo.


    No site encontrei a seguinte informação:


    Documentos necessários para requerer a cidadania portuguesa

    Lista dos documentos comumente exigidos para a obtenção da nacionalidade portuguesa para filhos, netos e bisnetos.

    www.cidadaniaportuguesa.com

    Aquisição por Naturalização (Avós para Netos)

    • Certidão de nascimento do português
      • Com estado civil atualizado
    • Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português)
      • De inteiro teor
      • Emitida há menos de 1 ano
      • Firma do oficial que a assina reconhecida
      • Legalizada no consulado português
    • Certidão de nascimento do requerente
      • De inteiro teor
      • Emitida há menos de 1 ano
      • Firma do oficial que a assina reconhecida
      • Legalizada no consulado português
    • Cópia de diploma ou histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa
      • Autenticada em cartório
    • Certidão de antecedentes criminais da policia federal
      • Emitida há menos de 90 dias
      • Legalizada no Itamaraty
    • Cópia do RG ou passaporte do requerente
      • Autenticada em cartório
    • Vale postal no valor de €250 (confirme o valor)
    • Requerimento preenchido

    _______________________________________________________________________________________________________________________________


    Esclarecendo os tópicos:



    Certidão de nascimento do português

    • Com estado civil atualizado


    No caso, meu avô Antero dos Santos e minha avó Rosa da Silva Fernandes, ambos falecidos.

    Suponho que devo levar a certidão de óbito brasileira ou a de nascimento em Portugal. Caso estejam se referindo à certidão portuguesa, vejo que pra ter validade no processo devo solicitar atualização quando estiver em Portugal em Celourico da Beira.

    Solicitei o documento acima em civilOnline e creio não possuir validade.

    Ainda, preciso saber se precisarei de suas certidões de óbito atualizadas aqui no Brasil ou ainda se precisaria da certidão do casamento deles em Portugal.



    • Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português)
      • De inteiro teor
      • Emitida há menos de 1 ano
      • Firma do oficial que a assina reconhecida
      • Legalizada no consulado português


    Meu pai, Antonio Fernandes dos Santos, brasileiro, faleceu dia 25 de novembro de 2022. Não possuía cidadania, apenas NIF.

    Devo levar cópia da Certidão de Óbito autenticada em firma e ainda haveria algum eventual procedimento no consulado? Como agendar?

    Fico tentando ligar e nunca há atendente disponível, falha técnica; o acesso não é fácil e somente quero informações.


    Requerimento preenchido

     

    O link nos direciona a Instituto dos Registos e do Notariado | IRN.Justica.gov.pt que se destina a solicitação de cidadania em situações que não me enquadro.


    _______________________________________________________________________________________________________________________________


    Gostaria ao menos de direcionamento de como conseguir esse suporte.


    Obrigada,


    Fernanda Calice Santos

  • editado March 2023

    @FernandaCaliceSantos

    Cada site apresenta uma lista diferente. Esse que encontrou tem inclusive algums problemas mais sérios como a "legalizaçaõ no consulado portugues" e em outros pontos "legalizada no Itamaraty", coisas que não são mais feitas há muitos anos, utiliza-se apostila de Haia diretamente em cartório.

    Sugiro que siga estritamente a lista feita aqui pelo fórum, disponível na aba "Guias e Informações úteis", produzida segundo a experiência desta comunidade. O link está aqui: Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D

  • @FernandaCaliceSantos


    Siga o que está indicado nesse link aqui, que tem as orientações mais atualizadas: Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D — Fórum Cidadania Portuguesa

    É só seguir o passo a passo...

  • Boa Tarde, agora que meu processo está iniciado, gostaria de saber se eu for para Portugal o meu processo será mais rápido?

  • @JoaoBarsan

    não...

    todos têm que aguardar

  • Obrigado, desculpe

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.