fazer do filho ou do neto? O que recomendam?
Boa tarde, meu avô português, já é falecido, minha mãe, filha do português é viva, devo fazer o processo dela e depois o meu, ou pulo e já faço o de neto? Qual seria a recomendação do melhor a ser feito em questão de valores e de prazos?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@andrejr
filho = 6 a 8 meses para conclusão
neto = 2 a 3 anos para conclusão e esse prazo a cada dia é alargado
Valores? 175 euros a mais no caso de filho, a grosso modo. É necessário primeiramente analisar a documentação, pois pode existir divergências de nomes e datas, pode ser necessário transcrição de casamento e se houver divórcio... homologação em Portugal.
@mabego, eu tenho já apostilado o casamento de minha mãe, já averbado no nascimento, como também averbado o falecimento de meu pai, enviando estes documentos junto com o processo dela como filha, e sendo aceito, já fica automatico a transcrição deste casamento, ou quando eu for fazer o meu processo terei que transcrever este casamento dela?
@andrejr eu falei sobre esse assunto nesse tópico aqui...
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22697/processo-de-neto-ou-2-processos-de-filho#latest
@andrejr
eu tenho já apostilado o casamento de minha mãe, já averbado no nascimento, como também averbado o falecimento de meu pai, enviando estes documentos junto com o processo dela como filha, e sendo aceito, já fica automatico a transcrição deste casamento, ou quando eu for fazer o meu processo terei que transcrever este casamento dela?
as cópias estão em reprográfica?
ela foi o declarante do seu nascimento?
Não fica automático a transcrição. Tem que fazer, dependendo da resposta para a pergunta acima.
@mabego @andrejr
Boa Noite,
Minha avó é Portuguesa (Viseu/Cinfães/Ramires)
Minha mãe é viva (Brasileira) e sou filho do Segundo Casamento, ela foi separada de ambos os casamentos e ambos os ex-maridos já faleceram;
1º Casamento: Dois Filhos (Ambos faleceram) e 6 Netos - 2º Casamento: Sou filho único
No meu caso qual dos processos é mais vantajoso (Filha x Neto ou Neto) e quais seriam os custos aproximados dos processos?
@mottalima
Minha mãe é viva (Brasileira) e sou filho do Segundo Casamento, ela foi separada de ambos os casamentos e ambos os ex-maridos já faleceram;
É transcrever o casamento, homologar divórcio (vide pergunta abaixo), transcrever o segundo casamento.
1º Casamento: Dois Filhos (Ambos faleceram) e 6 Netos - 2º Casamento: Sou filho único
No meu caso qual dos processos é mais vantajoso (Filha x Neto ou Neto) e quais seriam os custos aproximados dos processos?
Processo de filho para ela... e processo de filho para vc.
Os valores das taxas seria 175 euros para filho (ela) + 175 euros para filho (vc). Processos de filhos estão demorando 6 a 8 meses. (eu aconselharia fazer dois processos de filhos).
De netos - 2 a 3 anos, e a taxa também é de 175 euros.
No momento do seu nascimento, o primeiro marido era falecido? Se sim... seria transcrever (120 euros), abrindo caminho para o segundo casamento, que também deve ser transcrito (+ 120 euros), para perfilhar a sua linha direta.
@mabego
as cópias estão em reprográfica?
Não estão
ela foi o declarante do seu nascimento?
Não foi ela, foi meu pai
Não fica automático a transcrição. Tem que fazer, dependendo da resposta para a pergunta acima.
@andrejr
cópias sempre reprográficas.
terá que transcrever.
será de filho ou de neto?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
@mabego
"No momento do seu nascimento, o primeiro marido era falecido? Se sim... seria transcrever (120 euros), abrindo caminho para o segundo casamento, que também deve ser transcrito (+ 120 euros), para perfilhar a sua linha direta."
Bom dia,
Eu tenho a opção de fazer direto o 2º casamento? Ignorando o 1º? Meus sobrinhos não tem interesse...
@mottalima
se vc pular o primeiro casamento, ela será bígama.
tem que fazer