fazer do filho ou do neto? O que recomendam?

Boa tarde, meu avô português, já é falecido, minha mãe, filha do português é viva, devo fazer o processo dela e depois o meu, ou pulo e já faço o de neto? Qual seria a recomendação do melhor a ser feito em questão de valores e de prazos?

Comentários

  • @andrejr

    filho = 6 a 8 meses para conclusão

    neto = 2 a 3 anos para conclusão e esse prazo a cada dia é alargado

    Valores? 175 euros a mais no caso de filho, a grosso modo. É necessário primeiramente analisar a documentação, pois pode existir divergências de nomes e datas, pode ser necessário transcrição de casamento e se houver divórcio... homologação em Portugal.

  • @mabego, eu tenho já apostilado o casamento de minha mãe, já averbado no nascimento, como também averbado o falecimento de meu pai, enviando estes documentos junto com o processo dela como filha, e sendo aceito, já fica automatico a transcrição deste casamento, ou quando eu for fazer o meu processo terei que transcrever este casamento dela?

  • @andrejr

    eu tenho já apostilado o casamento de minha mãe, já averbado no nascimento, como também averbado o falecimento de meu pai, enviando estes documentos junto com o processo dela como filha, e sendo aceito, já fica automatico a transcrição deste casamento, ou quando eu for fazer o meu processo terei que transcrever este casamento dela?

    as cópias estão em reprográfica?

    ela foi o declarante do seu nascimento?

    Não fica automático a transcrição. Tem que fazer, dependendo da resposta para a pergunta acima.

  • @mabego @andrejr

    Boa Noite,

    Minha avó é Portuguesa (Viseu/Cinfães/Ramires)

    Minha mãe é viva (Brasileira) e sou filho do Segundo Casamento, ela foi separada de ambos os casamentos e ambos os ex-maridos já faleceram;

    1º Casamento: Dois Filhos (Ambos faleceram) e 6 Netos - 2º Casamento: Sou filho único

    No meu caso qual dos processos é mais vantajoso (Filha x Neto ou Neto) e quais seriam os custos aproximados dos processos?

  • @mottalima

    Minha mãe é viva (Brasileira) e sou filho do Segundo Casamento, ela foi separada de ambos os casamentos e ambos os ex-maridos já faleceram;

    É transcrever o casamento, homologar divórcio (vide pergunta abaixo), transcrever o segundo casamento.

    1º Casamento: Dois Filhos (Ambos faleceram) e 6 Netos - 2º Casamento: Sou filho único

    No meu caso qual dos processos é mais vantajoso (Filha x Neto ou Neto) e quais seriam os custos aproximados dos processos?

    Processo de filho para ela... e processo de filho para vc.

    Os valores das taxas seria 175 euros para filho (ela) + 175 euros para filho (vc). Processos de filhos estão demorando 6 a 8 meses. (eu aconselharia fazer dois processos de filhos).

    De netos - 2 a 3 anos, e a taxa também é de 175 euros.

    No momento do seu nascimento, o primeiro marido era falecido? Se sim... seria transcrever (120 euros), abrindo caminho para o segundo casamento, que também deve ser transcrito (+ 120 euros), para perfilhar a sua linha direta.

  • @mabego

    as cópias estão em reprográfica?

    Não estão

    ela foi o declarante do seu nascimento?

    Não foi ela, foi meu pai

    Não fica automático a transcrição. Tem que fazer, dependendo da resposta para a pergunta acima.

  • editado January 2023

    @mabego

    "No momento do seu nascimento, o primeiro marido era falecido? Se sim... seria transcrever (120 euros), abrindo caminho para o segundo casamento, que também deve ser transcrito (+ 120 euros), para perfilhar a sua linha direta."

    Bom dia,

    Eu tenho a opção de fazer direto o 2º casamento? Ignorando o 1º? Meus sobrinhos não tem interesse...

  • @mottalima

    se vc pular o primeiro casamento, ela será bígama.

    tem que fazer

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.