Necessidade de averbar casamento?

Duvida sobre 2 averbações de casamento:
Estou tirando cidadania por atribuição ao meu pai, ja cidadão português, meu declarante na certidao de nascimento.
1- o casamento dos meus pais tem que estar averbado? Qual a logica?
2- sou casada e no futuro quero tirar cidadania pra minha filha. Preciso averbar meu casamento? A certidao de casamento precisa ser recente (preciso tirar novamente)?
«13

Comentários

  • Vivian,

    1 - Não.
    2 - Sim. Todas as certidões brasileiras precisam ser recentes e em inteiro teor. Entendi que vc já tem essa filha. Por que pretende adiar o pedido de cidadania dela? Enquanto for menor não paga os emolumentos (175 euros).
  • Obrigada Guilherme!
    Uma pessoa que orcei para fazer o processo de naturalizaçao pra mim disse que necessariamente eu tinha que verbar o casamento do meu pai. Aí me confundiu...

    Agora uma duvida, (na verdade essa coisa de averbar casamento é a que está mais nebulosa pra mim). Eu tiro a minha certidao de nascimento de inteiro teor com firma e tiro minha certidao de casamento de inteiro teor com firma e depois averbo no consulado? Ou ja tiro a de nascimento com o casamento averbado? É possivel? Nao consegui entender o passo a passo...

    Obrigada!
  • Vivian,

    praticamente tudo que falamos por aqui refere-se a processos em Portugal. Se fizer no consulado precisa averbar tudo e precisa seguir as informações desse consulado.

    Fazendo em Portugal é um passo por vez: 1- sua nacionalidade; 2- transcreve casamento; 3- nacionalidade do filho.

    Vc está confundindo os termos averbar e transcrever. Se o casamento estiver averbado no seu registro de nascimento brasileiro, a certidão de nascimento IT já vai sair com o casamento averbado (anotado). Quando do pedido de nacionalidade vc não vai precisar anexar xerox autenticada do seu casamento para justificar a alteração do nome (se é que alterou no casamento).

    Dá uma lida:
    www.cidadaniaportuguesa.com
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25/guia-de-ajuda-as-respostas-das-maiores-duvidas#latest
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2065/transcricao-de-casamento-4ª-crc-do-porto-informacoes-e-requerimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2135/informacoes-para-filhos-de-portugueses-processo-via-arquivo-central-do-porto
  • Eu sou casada com cidadão portugues ,minhas filhas menores ja conseguiram a cidadania agora vou entrar em processo de divorcio ..posso dar entrada na minha cidadania divorciada?
  • Melhor entrar com o pedido antes do divórcio.
  • Guilherme, muuuuuito obrigada!
    Acho que entendi o lance da averbação aqui no Brasil, mais simples do que eu imaginava.

    Só devo me preocupar então com a transcrição quando eu foi tirar a nacionalidade da minha filha, ou seja, quando meu processo de atribuição de nacionalidade estiver resolvido, correto?

    Ai espero que tenha entendido rsrs
  • Boa noite,

    Estou fazendo o processo de cidadania portuguesa e já dei entrada no pedido de Registro.

    Sou casado e minha esposa é espanhola. Na Espanha não somos considerados casados. Apenas no Brasil.

    Eu gostaria de solicitar o cartão cidadão sem fazer transcrição de casamento, me mantendo como solteiro em Portugal. É possível?

    Caso não o seja, é realmente necessário que minha esposa legalize sua certidão de nascimento no consulado de Portugal em Madri? Temos sua certidão de nascimento com tradução juramentada aqui no Brasil, mas sem a tal legalização.

    Obrigado.
  • É possível.

    Se fosse necessário teria que legalizar na Espanha, afinal imagino que lá é que eles tenham o cartão de assinatura de quem emitiu a certidão para poder conferir (legalizar).
  • Estou com a seguinte dúvida.
    Estou em meu segundo casamento, quando casado a primeira vez não tinha cidadania portuguesas e portanto estou registrado no consulado como solteiro.
    Casei a segunda vez e agora quero fazer o registro do meu segundo casamento.
    Pergunto:
    Tenho que registar o primeiro e registrar o divorcio , para depois registrar o atual, ou posso só registar o atual?
    Obrigado.
  • Luiz,

    para poder transcrever o 2º casamento, precisa transcrever os atos anteriores também.
  • Obrigado,
    Tem algum advogado para transcrever o divorcio em PT?
  • Luiz,

    por aqui não oferecemos serviços e não recomendamos profissionais.
  • Bom dia, tenho uma dúvida sobre averbar casamento e divorcio.

    Através da minha mãe que tem dupla nacionalidade consegui minha certidão de nascimento portuguesa. Agora vou ter que fazer atualização do estado civil de casada para que minha filha possa dar entrada no seu processo tb. Atualmente estou divorciada. Qdo casei troquei meu nome e depois do divorcio voltei ao nome de solteira. Na certidão de nascimento da minha filha consta meu nome de casada. Tirando a certidão de casamento atualizada para poder mandar atualizar meu estado civil em Portugal irá aparecer nessa nova certidão que estou divorciada. Tenho a seguintes dúvidas :

    1 - Para fazer atualização do meu casamento e constando nessa certidão atualizada que pedem, que estou divorciada, serei obrigada a registrar meu divorcio tb para que ela possa dar andamento no seu processo?

    2 - posso tirar meu BI e Passaporte diretamente em Portugal somente com minha certidão de nascimento portuguesa já que meus documentos brasileiros atualizados estão com meu nome de solteira ?
  • Oi pessoal, alguém pode me ajudar com a duvida que postei ?
  • Bom dia,

    Já fiz o processo de cidadania portuguesa e no documento que recebo do consulado informa que para tirar o cartão do cidadão necessito formalizar meu estado civil.

    Minha dúvida é :

    Posso dar entrada no pedido do cartão e passaporte como solteiro e depois dar entrada no 1º casamento, divórcio do 1º casamento e entrada do 2º casamento em Portugal e não no Brasil ?


    Obrigado.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado October 2015
    Sonia, é o seguinte:

    1. Você terá que transcrever o casamento e depois terá que contratar um advogado em Portugal para fazer o divórcio. Só depois disto feito é que sua filha poderá entrar com o processo de atribuição dela.

    2. Sim, em Portugal você só faz o BI com sua certidão portuguesa, sua certidão brasileira lá é o mesmo que nada para estes casos.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Ricardo,
    acho que pode até pode mas depois vai dar problema porque vão questionar porque você não averbou o casamento, não fez o divórcio e não averbou o segundo casamento. Portanto não é recomendável você fazer a emissão de BI e Passaporte como solteiro.
  • Ricardo,
    No site do consulado de Portugal em SP consta a informação de que é obrigatória a atualização do estado civil para obtenção do passaporte. No consulado, apenas o casamento poderá ser averbado. O divórcio, só com em Portugal e com auxílio de advogado. Já quanto ao segundo casamento, creio que depois de averbado o ~divorcio, poderá ser feito tanto lá quanto aqui, http://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-de-casamento/
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Aqui no fórum recomendamos transcrição de casamento na 4a CRC do Porto, que é muito eficiente.
  • David
    O consulado aqui em SP é bastante eficiente também.
  • Obrigado pelas respostas.

    Abraços
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Luizaregina, eu fiz a atribuição da minha avó em 40 dias em Portugal.
    Fiz transcrição em Portugal em 1 dia útil.

    Se o Consulado é mais eficiente que isso, avise-me. Eu duvido.
  • Ricardo,

    pode. Talvez o mais interessante seja tirar somente o cartão cidadão aqui. Em Portugal faz as transcrições, o divórcio e tira o passaporte.
  • Não se trata de competição, caro colega de forum. Apenas trato de fazer justiça com um consulado realmente eficiente.

  • Através do consulado, apenas aqueles com o estado civil atualizado poderão requerer o primeiro cartão cidadão,
  • Pessoal,
    Consegui contato através da 4a CRC do Porto, já que o consulado do RJ não ajuda muito, é extremamente lento.
    Vocês sabem quais são exatamente os passos para a averbação do casamento?
    Eles me responderam mas ainda me parece meio confuso.


    Obrigado,

    Camilo
  • Camilo,

    A ACP Porto não faz transcrição de casamento. Quem faz é a 4a. CRC do Porto e leva cerca de 3 dias.

    Você vai precisar enviar por Sedex EMS:
    - Xerox da Certidão de nascimento de sua esposa
    - Certidão de Casamento de Inteiro Teor com firma reconhecida do notário E legalizada no Consulado
    - A SUA Certidão de Nascimento de Inteiro Teor com firma reconhecida do notário que a assinou E legalizada no Consulado (certidão emitida a menos de 180 dias)
    - Xerox autenticada do RG de quem assinou o requerimento
    - Requerimento preenchido de Transcrição de Casamento fornecido pela 4a. CRC do Porto com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE de quem assinou (assinar na presença do funcionário do Cartório)
    - Vale Postal de 120 euros

    Dependendo do Consulado, é exigido a legalização prévia no Itamaraty das certidões de nascimento (sua) e casamento
  • Colegas,

    Estou fazendo o processo de Aquisição por Naturalização (Avós para Netos) da minha mãe. O avô dela não chegou a se casar.
    Minha dúvida é se tenho que enviar as certidões de nascimento da mãe dela e dela com com a anotação do casamento ou se eu posso enviar as certidões de nascimento acompanhadas das certidões de casamento, todas de inteiro teor.

    Agradeço a quem puder ajudar,
    Henrique
  • Olá!gostaria de sanar uma dúvida, minha mãe está juntando os documentos para dar entrada em sua cidadania portuguesa já que seu pai era português. Ele casou e depois divorciou sem avisar ao consulado casou com outra mulher não minha avó preciso entregar certidões de casamento e divórcio ou só sua certidão de nascimento que adquiri em Coimbra em que ele é solteiro .
  • Oi Boa tarde! Tb estou com uma dúvida nesse tópico... Eu acabei de ter receber a noticia que meu assento de nascimento foi lavrado. Gostaria de saber se é necessário fazer a averbação de casamento no consulado (para tirar o cartão cidadão e passaporte) mesmo se na minha certidão de nascimento de inteiro teor já constava a averbação de casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.