Vale postal (Não usar Euro Exportação)

1252628303143

Comentários

• @Daniel Henriques
    Também vi isso, mas Portugal continua na lista de países que podemos enviar.
    Vou dar uma consultada mais a fundo no sistema e assim que tiver uma resposta te aviso.
  • @Daniel Henriques
    No sistema não aparece a cotação do euro e nem do dólar.
    Quando vc pede a verificação e fecha.
    Vou tentar informação interna para ver se consigo uma explicação.
    Por enquanto é impossível fazer no sistema. O sistema é nacional se eu não acesso nenhuma unidade acessa.
  • Bom dia! Apenas para registro, eu encaminhei o meu vale postal no dia 26/02 com o beneficiário “Arquivo Central do Porto” (não me atentei à instrução de que deveria ser IRN, IP - Porto), mas ainda assim o vale foi sacado porque meu processo foi numerado! Obrigada amigos.
  • Pessoal, sabem dizer se com a greve os correios estão fazendo vale postal normalmente? Sabem alguma agencia que esteja fazendo? Queria ir na agencia do Grajaú.
  • @cintiagouy
    A do Grajaú, eu não sei. Mas na tijuca em frente a UPA da praça estão
  • Acabo de chegar da agência dos Correios na 1º de Março, Centro do RJ, e a atendente me informou que o serviço de vale postal internacional já está disponível novamente.
  • Gente,
    Alguém sabe se o acordo entre os correios e o Banco do Brasil foi renovado para 2018, ou seja, ainda é possível pagar o VP com débito da conta do Banco do Brasil ou só dinheiro mesmo?
  • Pessoal, preciso de uma ajuda. Fiz já vale postal mas hj pedi para meu pai fazer e na agencia e não quiseram fazer. Falaram que não fazem para pessoa jurídica. Eu estou com os dados da Conservatório de ponta delgada: 
    -Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de
    IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
    9500-063 Ponta Delgada"
    Não estou achando o post fixo com as orientações, o que deve ser dito na agência? Sobre ser manutenção de residente e
  • Obrigada! Vou na agencia com meu pai para não ter mais erro. Ele deve ter dito que era pessoa jurídica.
  • @Flavia_Sr para processos de atribuição , os correios pedem pagamento em dinheiro.
  • @Vlad Pen Sério?
    Como fiz ano passado o pagamento da atribuição do meu avô, consegui fazer o pagamento do VP com meu cartão do Banco do Brasil, pra não precisar ficar levando o dinheiro. Mas a atendente me falou que havia a possibilidade de não haver renovação no Acordo entre BB e Correios que possibilitava isso e que, no caso, seria necessário levar o dinheiro na mão, mesmo. =/
    Uma pena... E que perigo...
  • Boa tarde!
    Fui a agência da Praia de Botafogo hoje enviar os docs para transcrição do casamento de meus pais e pagar o vale postal. Fui com um pouco de receio de encrencarem com o vale depois do que li aqui sobre envio para pj, etc...
    Felizmente, ao chegar e falar que queria enviar um vale postal a Portugal, ela já me perguntou: Pra cidadania? 175 euros né?!

Eu falei que não, era 120 euros mas o procedimento era parecido. Ela já sabia tudo, inclusive falou que mesmo sendo cartórios teria que fazer como pessoa física e que não teria problemas. Disse terá essa experiência porque tem um cara ( possivelmente advogado que trabalha com isso ) que vai quase todo dia fazer o processo de cidadania, foi bom que ela me ajudou até com a documentação. Hoje mesmo esse cara enviou três vales.

Outra questão que aproveito para dividir aqui, é a dúvida do valor a se pagar. Muitos colocam um valor um pouco superior, como por exemplo 122 Euros preocupado com a oscilação do câmbio.
    Trabalho no mercado financeiro, quando se fecha uma câmbio, a cotação será a do momento. Ou seja: se fechou 120 Euros, a pessoa que irá sacar, sacará 120 euros. Independente da cotação ter mudado.

Mas no final, ela me disse uma coisa que talvez justifique a preocupação de alguns aqui, e talvez faça sentido enviar um pouco a mais. Ela disse que muitos funcioanrios não desligam o computador de um dia para o outro. Pois o sistema demora a abrir. Sendo assim, ao não reiniciar o sistema, o câmbio não atualiza. Ou seja, o câmbio fica com a cotação do dia anterior. Essa atendente Da Praia de Botafogo como já conhece, Sempre desliga o computador.

Abs!
  • @ribeiro_thi
    Por isso a importância de se levar um papelzinho com o valor anotado, tem que bater até os centavos, para calcular:
    (COTAÇÃO_EURO_MAIS_CARA * (120 ou 175, dependendo do tipo) * 1,015) + 35
    Sei que não precisa dos parênteses, mas só pra ficar claro que calcula o 1,5% do valor da remessa e soma a tarifa fixa.
  • Boa noite
    Estou enviando xerox do vale postal junto com minha documentacao, preciso incluí-la no quadro 4 do formulário em Outros documentos?
    Obrigado
  • @ribeiro_thi, o que você contou no último parágrafo é de arrepiar! Ahhhhh Correios!!!
    @Mtrin, pode isso, Arnaldo?!
    Aumenta a importância de se entrar no site na manhã do dia em que se vai fazer o VP, pra enfrentar essa gente com a cotação fresquinha do EURO (mais alta).
    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/

Ahhhhh Correios!!!
  • @MAUROMB
    Naovda nem para acreditar, correios é correios.
    Fiz uma nova cartilha e pedi a Márcia para colocar no tópico fixo. Precisamos divulgar mais.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
  • Agência dos Correios da Rua Cel. Moreira César 65 em Icarai -Niteroi Rj, está fazendo o vale postal
  • @Ronaldo..pode fazer isso..é recomendável.
  • Efetuei o Vale Postal para o Porto, como posso fazer para saber se ele foi recebido (rastreamento)
    Obrigado
  • Bom dia,
    Não tinha feito nenhum comentário anterior porque todas as informações que precisei encontrei aqui no fórum, e que me ajudaram muito. Agora só estou tendo problemas com o VP.
    Será que alguém poderia me ajudar? Fui fazer o vale postal nos correios da minha cidade que é Santos/SP, e a atendente me informou que eu preciso do nome de quem for retirar o vale em Portugal e número de cpf ou cnpj, ela disse que em todos o correios está sendo assim, expliquei que já tinha visto que varias outras pessoas já tinha conseguindo em outras cidades com as mesmas informações que eu tinha e ela disse que seria impossível. Será que teria alguma outra forma de enviar o VP? Porque acredito que aqui em Santos só essa agência faz esse tipo de procedimento. Não sei se de repente tenha alguém aqui de Santos e tenha conseguido fazer por esses dias.
  • editado March 2018
    Acabo de enviar o vale postal e os documentos pela agência da praia de botafogo sem problemas. Só fui informado que caso ocorra algum problema os Correios não devolvem a taxa.
  • Olá Pessoal!

Duas dúvidas:
    - Alguém sabe o melhor local para fazer vale postal em Porto Alegre?
    - Vejo algumas pessoas escrevendo de colocar mais dinheiro no vale, para garantir a flutuação cambial - o que os moderadores acham disso?

Obrigada!!!
  • @Mariana Barbosa, boa noite

Fiz o VP na agência Correios do shopping Pq. Balneário, recentemente (02/03/18), a atendente na ocasião aceitou envio em nome do IRN.IP, sem qualquer questionamento... No mesmo corredor, poucos metros para frente, ficam os cx. 24h, já saquei o dinheiro para o VP ali mesmo... Boa sorte
  • http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/

Leve um papelzinho com o valor anotado, tem que bater até os centavos, para calcular:
    (COTAÇÃO_EURO_MAIS_CARA * (120 ou 175, dependendo do tipo) * 1,015) + 35
    Sei que não precisa dos parênteses, mas só pra ficar claro que calcula o 1,5% do valor da remessa e soma a tarifa fixa.
  • @Ronaldo Dallavia

Acompanhe aqui com o código de rastreamento BR
    https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx?lang=def

Depois de 20/25 dias do recebimento em ACP, pergunte se o vale já foi apresentado a pagamento. Preencha o formulário com todos os detalhes do Vale.
    https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
  • @MarcoAFSouza Obrigada pela a informação me ajudou muito.
  • Pessoal, acabei de tentar fazer o vale postal e segui detalhadamente todas as orientações do fórum.
    Entretanto, quando a funcionária dos correios imiprimiu a prévia,
    Apareceu valor da remessa em euros: 509,94
    Cotacao: 1.0000
    Valor da remessa R$: 509,94
    Ela foi falar com a superior dela (pois questionei) e ela disse que era assim mesmo.
    O que vcs acham? É assim?

Obrigada!!!
  • editado March 2018
    Se esses 509,94 estiverem batendo com o seu cálculo, ok. Você tem como confirmar a partir de amanhã com a CTT se o valor chegou correto e pedir inclusive para acompanhar o levantamento.

EDIT: Fui ver no site,

4,2495*120=509,94
    509,94*1,015+35= 552,58[91], deve ter sido o valor total que você pagou. Em princípio está ok, mas por via das dúvidas, peça pra acompanhar como orientado abaixo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.