Bisavó nascida em Beira Alta, não consigo encontrar a certidão de nascimento

Bom dia pessoal, venho aqui pedir a sua ajuda para encontrar um documento da minha bisavó nos arquivos.

Minha bisavó (Maria, falecida) era portuguesa, e quero pedir a cidadania do meu pai por atribuição (como neto de portuguesa) para depois obter a minha.

Consegui encontrar a certidão de casamento da Maria no FamilySearch, mas menciona Beira Alta, Portugal, uma província que acredito não existir mais.

Alguém poderia me ajudar a encontrar a certidão de nascimento da Maria nos Arquivos Distritais, para que eu possa requerir a cópia oficial para o processo? Se precisarem de mais detalhes, só me marcar nos comentários! Muito obrigado!

----------

Detalhes:

Nome: Maria Joaquina Martins (nome de nascimento), Maria Joaquina Martins do Valle (nome de casada)

Data de nascimento: 31 de março de 1911

Filha de: Manoel Martins e Adelaide de Jesus Marques

Comentários

• editado July 2022

@fer29

Com esse achado da mabego, eu pediria no civilonline (custa 10 euros).

Ela nasceu bem no fim do registro religioso; imagino que já tenha sido feito um registro civil para ela,

Você tem a filiação, data de nascimento, e colocaria como freguesia a mesma da Albertina: Oliveira do Conde, concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu.

Viseu era parte de Beira Alta:

Era então constituída por 33 concelhos, integrando a quase totalidade dos distritos da Guarda e Viseu, mais os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua, no distrito de Coimbra:

• fer29fer29 Member

Gente, muito obrigado! Coloquei o pedido da certidão de nascimento no Civil Online, e vou avisando aqui como ele caminha. (Aliás, para quem tentar usar o Civil Online, descobri que eles têm um bug com data de nascimento sendo mais de 100 anos atrás. Eu coloquei 2000, e expliquei nos comentários adicionais sobre a data real de nascimento. Espero que dê certo).

Eu acabei tendo mais uma pergunta, mas se preferirem que eu crie um post novo, por favor avisem!

Aqui vai a pergunta: Eu encontrei a certidão de casamento da Maria no FamilySearch, e também a de nascimento do meu avô (filho dela, para quem quero fazer a cidadania). Mas no nascimento dele, o declarante foi o pai (brasileiro). Nesse caso, eu preciso transcrever o casamento da Maria e mandar com os documentos para a cidadania do meu avô?

O resto do processo ficou claro para mim, mas não estou entendendo essa parte de "transcrever" o casamento, nem em qual situação isso é necessário.

Obrigado desde já!

• editado July 2022

@fer29

Esse bug do civilonline é conhecido - e você descobriu sozinho como resolver, É isso mesmo, vai funcionar; eles mesmos sabem disso e olham os comentários. Provavelmente na segunda já deve ter uma resposta. Talvez terça por causa do final de semana,

Nesse seu caso você tem uma portuguesa, casada com brasileiro. E o brasileiro que declarou o nascimento do filho, certo?

Se sim, precisa transcrever o casamento para estabelecer a maternidade portuguesa (pois a mãe portuguesa não participou do registro do filho; isso é uma particularidade da lei portuguesa para estabelecer filiação). Para isso vai precisar das certidões de nascimento dos cônjuges e da certidão de casamento.

O resto da documentação varia um pouco dependendo do local onde for fazer a transcrição. Se tiver uma dúvida sobre transcrição, melhor por no tópico de transcrição do local onde for fazer.

Por exemplo, se mora nos estados de SP ou MS, o melhor é Santos. Se mora no RJ ou ES, no Rio. Em outros lugares, pergunte.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento

• @fer29

A questão da data é assim que o fórum orienta.

===

Se o pai fosse português casado com uma não-portuguesa no Brasil (o casamento foi aqui no BR?) E declarante no nascimento do filho antes que este tivesse completado 1 ano, a transcrição seria dispensada.

Como, no seu caso, o pai brasileiro foi o declarante, a transcrição é obrigatória.

Em que Estado vc reside?

A resposta pode afetar o local da transcrição.

===

Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

• fer29fer29 Member

Encontrei agora a página aqui do fórum que explica sobre o bug, vocês são muito organizados!

Sobre a transcrição, parece mesmo que vou precisar fazer. Minha família mora em SP, então recomendam Santos? E pode ser feito online ou por correio, ou precisa ser presencial?

E mais uma coisa: a transcrição precisa estar completa antes de eu enviar o pedido de cidadania, correto? Vocês sabem quanto tempo demoraria para a transcrição ser finalizada?

Obrigado desde já!

• @fer29 , O Consulado de Santos aceita os documentos pelos Correios e tem sido bem rápido.

Pode mandar o processo de cidadania antes de completar a transcrição.

• fer29fer29 Member

@Leticialele Obrigado, vou mandar para Santos então. Se eu tiver dúvidas sobre a transcrição eu crio um post novo na seção de transcriçōes do fórum.

E se eu mandar o processo de cidadania antes, precisaria mandar a certidão de casamento brasileira da Maria, ou só a certidão de nascimento dela seria suficiente (que eu consegui pelo Civil Online)? Vi que esse comentário menciona que preciso mandar a transcrição: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/263592/#Comment_263592 então quis confirmar pra ter certeza.

• @fer29

Continuando o relato da @Leticialele , a transcrição em Santos demora 2-4 semanas, geralmente*.

*Olhe o tópico, pois houve um relato de problema na entrega, aumentando o prazo.

O tópico do Consulado de Santos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos/p61

===

E sobre mandar depois:

É certo que cairá em exigência, se vc mandar sem transcrever o casamento, peas razões que te dei acima.

Dessa forma, vc poderia mandar o assento de casamento feito pelo Consulado depois de ter enviado o processo de nacionalidade.

Cabe a você ponderar o melhor caminho.

Eu aguadaria e enviaria com o assento de casamento, pelos custos de envio*.

* Aqui, é importante ressaltar um caso de uma exigência igual a que vc provavelmente terá (envio do assento de casamento). O forista PLSABINO conseguiu resolver tudo por email.

O link:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293789/#Comment_293789

Se o Consulado demorar muito - o que é improvável - vc pode mandar o assento depois que o processo cair em exigência.

Abraços

• @fer29 , como a certidão é do civil online, quando forem verificar a veracidade, verão a averbação do casamento.

Pode mandar os dois processos ao mesmo tempo, não terá problemas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.