Correção do nome do avô paterno na certidão de nascimento da neta, minha mãe

@gandalf

Boa noite. Tenho uma cópia da certidão de nascimento do meu avô materno (em anexo). Na certidão de nascimento de minha mãe ,brasileira, o nome do avô paterno dela está trocado (em anexo) Acredito que tenha sido erro do cartório aqui no Brasil, pois o mesmo erro aparece na certidão de casamento de meus avós, que se casaram aqui (em anexo)

. Ao invés de DIOGO ANTÔNIO, ANTÔNIO DIOGO. Meu avô passou a se chamar Manoel Diogo, nos documentos que tenho dele aqui no Brasil.

Minhas perguntas:

1- Tenho que corrigir o nome do avô na certidão de nascimento dela? O declarante foi o pai dela, logo após o nascimento, o que me faz acreditar que não preciso apresentar a certidão de casamento dos meus avós.

2- Para fazer essa correção, vou precisar da certidão de nascimento do meu avô apostilada? Se sim, como conseguir esse apostilamento?

3- Vou precisar também da certidão de casamento de meus pais? O nome de minha mãe após casada foi alterado.

á estou em contato com o Arquivo distrital de Viseu, para onde fui dirigida ao pesquisar pelo de Moimenta da Beira.

Tentei encontrar respostas para minhas perguntas, mas não consegui. me desculpem se já existe e, desde já agradeço a ajuda.


Comentários

  • editado July 2022

    @maragoncalves

    quem é o português?

    O pedido será sob qual artigo? filho ou neto?

    quem vai pedir cidadania?

  • @mabego

    Meus avós maternos eram portugueses, casados no Brasil. Quem vai pedir sou eu, neta.

  • @maragoncalves

    Precisa retificar pois não é um erro simples.

    Peça o assento de baptismo no arquivo de Viseu e orientações para o apostilamento

  • @mabego

    Obrigada. mandei e-mail para eles hoje, agora vou aguardar.

    Sabe me informar sobre algo relacionado a quem nasceu antes de 1979 ter dificuldades para o processo de netos? Ouvi algo a respeito numa live, mas sem maiores explicações.

  • @mabego , acredito que, preciso retificar o nome do meu avô na certidão de nascimento da minha mãe e, considerar como documentos necessários para o meu pedido:

    1- O assento do meu avô que vou pedir.

    2- A certidão de nascimento de minha mãe retificada.

    3- A minha certidão de nascimento.

    Vou precisar transcrever o casamento da minha mãe, visto que ela trocou o nome quando casou e, meu pai foi o declarante do meu nascimento?

    Acredito que não precise transcrever o casamento de meus avós, pois o registro de nascimento de minha mãe ,foi o pai dela o declarante dias após o nascimento dela.

    Mais uma vez agradeço a ajuda.

  • @maragoncalves , não tem como transcrever o casamento de sua mãe, se ela nasceu e faleceu brasileira.

  • @Leticialele , bom dia e, obrigada pela atenção. Então como faço para mostrar que ela é a filha do português e teve o nome alterado após o casamento? O registro do nome dos meus avós maternos na minha certidão e na dela é suficiente?

  • @maragoncalves , sim. Ela será o elo entre os avós e a neta. Só precisa verificar se o nascimento dela foi declarado na menoridade.

  • @maragoncalves

    1- O assento do meu avô que vou pedir. em papel, narrativa, certificada e apostilado

    2- A certidão de nascimento de minha mãe retificada. sim, os nomes devem estar o mais alinhados possível

    3- A minha certidão de nascimento. conforme as anteriores (atenção tbem para as datas)

    Vou precisar transcrever o casamento da minha mãe, visto que ela trocou o nome quando casou e, meu pai foi o declarante do meu nascimento?

    só se transcreve casamento de portugueses. Ela não é portuguesa, portanto, é só alinhar os nomes.

    Acredito que não precise transcrever o casamento de meus avós, pois o registro de nascimento de minha mãe ,foi o pai dela o declarante dias após o nascimento dela.

    se foi o português não é necessário fazer a transcrição do casamento dele. Mas, eu faria, por esta confusão dos nomes, mesmo depois de retificadas as certidões subsequentes. Ou deixe essa providência no radar, caso caia em exigência.

  • @mabego, @Leticialele e @lucas21 , muito obrigada pela atenção. Acho que minhas dúvidas foram sanadas. À medida em que consiga resolver as questões, volto para dar informações.

  • Gente,

    O nome da minha avó portuguesa está errado na certidão de casamento dos meus pais. O nome dela é Maria Tereza de Jesus Ferreira e na certidão de casamento dos meus pais está escrito Maria Tereza Jesus Ferreira, está faltando o "de". Irei dar entrada no pedido de transcrição do casamento dos meus pais.

    Será que eu terei que retificar?

  • @Terezacjr , a colocação e supressão de partículas de ligação é livre. Não tem que retificar nada!

  • @Leticialele poderia me tirar uma dúvida no privado?

  • Obrigada Letícia!

  • Boa tarde Letícia,

    Tudo bem?!

    Será que você poderia me tirar outra dúvida. Vi que o nome da minha avó materna está escrito errado na certidão de casamento dos meus pais. O sobrenome dela é "Barboza" e está escrito "Barbosa ", com "s". Será que o consulado vai pedir para retificar no cartório?

    Obrigada!

  • @Terezacjr , NÃO precisa retificar!! Neste caso, S e Z têm o mesmo som!!! Relaxe!

  • Obrigada mais uma vez Letícia. Abs!

  • PattyPatty Member

    Bom dia,

    Meu nome é Patrícia.

    Irei começar minha atribuição, sou filha de português falecido.

    Li vários posts aqui que me ajudaram a iniciar, agradeço muito a vcs por essa ajuda.

    Depois de consultar os documentos necessários, vi que na minha certidão de nascimento, consta no nome do meu pai um erro - está sem o acento ortográfico - e o local de nascimento está errado, consta uma cidade errada , mas o país está correto, Portugal.

    Tenho 2 questionamentos:

    Preciso retificar ambos?

    O meu pai é o português casado com brasileira, ele é meu declarante na certidão de nascimento, preciso transcrever a certidão de casamento deles?

    Desde já, agradeço.

  • @Patty , o acento ortográfico não é divergência. Quanto à cidade, eu não retificaria!!

    Se o seu pai declarou seu nascimento até que você tivesse completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

    Mande seu processo para o Arquivo Central do Porto.

    Boa sorte!

  • @Leticialele , obrigada imensamente, acho que vou enviar assim mesmo, sem retificar e cruzar os dedinhos!

    Gratidão

  • @Patty , nem precisa cruzar os dedinhos! Não vai cair em exigência pelos motivos relatados!!

  • Ola. Estou em duvida se retifico as certidoes ou nao. Trm duas situações:

    1. O nome da mae da minha mãe, que é a requerente da cidadania, esta escrito errado na certidão de nascimento da minha mãe. O nome dela é Paz e esta escrito Paes. Ela é Brasileira e é a esposa do portugues. Os dois falecidos. Dessa forma, todos os outros documentos da minha mãe estao com o nome da mãe dela errado, Paes e não Paz...RG, passaporte, certidão de casamento.

    22. O nome do avô dela, o pai do português que é o pai dela esta faltando um sobrenome. Na certidao de batismo do pai dela esta o nome do pai dele como João Marques Junior. Na certidão da minha mãe está como João Marques.

    Duvidas:

    - preciso enviar de documentos da minha mãe, a certidão de nascimento e casamento. As duas estao com nome errado da Mãe dela, Paes. Preciso retificar? Pode dar problema?

    - quanto ao nome do avô dela na certidao de nascimento dela esta srm o Junior e na do pai dela esta com o Junior. Preciso retificar? Pode dar problema?

    O pior é que se eu retificar um documento terei que retificar todos e são vários e vai levar tempo e dinheiro.

    Estou na duvida se arrisco enviar tudo sem retificar.

    Agradeco a ajuda!!!

  • Ola. Estou em duvida se retifico as certidoes ou nao. Trm duas situações:

    1. O nome da mae da minha mãe, que é a requerente da cidadania, esta escrito errado na certidão de nascimento da minha mãe. O nome dela é Paz e esta escrito Paes. Ela é Brasileira e é a esposa do portugues. Os dois falecidos. Dessa forma, todos os outros documentos da minha mãe estao com o nome da mãe dela errado, Paes e não Paz...RG, passaporte, certidão de casamento.

    22. O nome do avô dela, o pai do português que é o pai dela esta faltando um sobrenome. Na certidao de batismo do pai dela esta o nome do pai dele como João Marques Junior. Na certidão da minha mãe está como João Marques.

    Duvidas:

    - preciso enviar de documentos da minha mãe, a certidão de nascimento e casamento. As duas estao com nome errado da Mãe dela, Paes. Preciso retificar? Pode dar problema?

    - quanto ao nome do avô dela na certidao de nascimento dela esta srm o Junior e na do pai dela esta com o Junior. Preciso retificar? Pode dar problema?

    O pior é que se eu retificar um documento terei q retificar varios outros.

  • @KarinaBL




    1) Entendo que Paz e Paes são variações ortográficas do mesmo nome, com a mesma pronúncia. Há outros casos, veja por exemplo aqui: Antigualhas, histórias e genealogia: A família Paes de Oliveira/Paz de Oliveira [de SP a Santa Cristina do Pinhal/RS] (pufal.blogspot.com)


    2) Em relação ao Junior, se não me engano, pela regra portuguesa pode-se incluir e excluir à vontade. Junior não é sobrenome. Veja opinioes aqui:

    RETIFICAÇÃO DE NOME — Fórum Cidadania Portuguesa

    O que preciso retificar? — Fórum Cidadania Portuguesa

    Supressão do nome junior na certidão de nascimento da minha avó e divergência de grafia — Fórum Cidadania Portuguesa

    Você pode tentar entrar em contato com os usuários que participaram desses conversas e ver o que eles fizeram.



    -----

    @texaslady @AlanNogueira @LeoSantos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.