Retificação nas Certidões de Nascimento e Casamento

24

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @mecesther

    Nas mensagems acima, eu postei varios passaportes.

    Alguns deles eram de Viseu e outros do Porto, que fazem fronteira com Mesão frio e as pessoas tem o mesmo sobrenome.

    Então, é importante olhar.

    O link da freguesia acima:

    https://tombo.pt/f/msf07

  • @Roberta_U @Leticialele@CarlosASP , @Guilherme Moreira@guimoss @MariaEuGenia

    Boa tarde a todos

    Continuo minha busca do Registro de Batismo/Nascimento de Joaquim Monteiro de Carvalho.

    Encontrei informação de Registro de Passaporte de Maria Monteiro da Conceição , informando que veio para o Brasil com 2 filhos: Joaquim e Rosa. (Na certidão de Óbito, consta que a mãe de Joaquim é Maria Assumpção de Carvalho, e, na Certidão de Casamento Maria Monteiro de Carvalho).

    Segue em anexo o registro de Passaporte.

    Os livros, tanto do Registro de Passaporte, como o de Batismo, não estão visíveis para Consulta.

    Tem alguma forma para fazer essa consulta?

    Joaquim Monteiro de Carvalho

    Na Certidão de Casamento:

    Pai : José Pinto de Carvalho

    Mãe : Maria Monteiro de Carvalho

    Na Certidão de Óbito:

    Pai : José Monteiro de Carvalho

    Mãe : Maria Assumpção de Carvalho

    Agradeço se alguém puder me ajudar

    Esther

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @mecesther

    De acordo com as imagens postadas, o Joaquim dessa imagem nasceu em 1885-1886.

    A irmã nasceu de dezembro de 1890 a fevereiro de 1891 (8 meses da emissão do passaporte, com uma margem de erro).

    A mãe nasceu em 1861-1862, que também estão online.

    E os passaportes de 1891 tb.

    É só folhear.

    https://tombo.pt/f/msf01

    https://tombo.pt/d/vila-real

    Tomara que seja o que vc procura.

    Boa sorte!

  • @guimoss , obrigada por sua atenção, mas, o que procuro é o registro de Batismo/Nascimento do Joaquim, e, para os anos de 1885 e 1886, os livros não estão disponíveis para consulta on line.

    Tem alguma outra forma de conseguir consultar esses livros?

  • OK @guimoss , entendi, o livro não está disponível para consulta, mas está no FS, obrigada, vou folhear para ver se é mesmo o Joaquim que procuro

  • @mecesther

    A página é um pouco diferente da habitual (tem uma fundo rosa), mas há a opção de ver o livros, sim.

    1) Joaquim:

    1885 - 31 imagens;

    1886 - 28 imagens;

    2) Irmã do Joaquim (olhe os meses indicados acima):

    1890 - 27 imagens

    1891 - 24 imagens

    3) Mãe do Joaquim¹:

    1861 - 37 imagens

    1862 - 31 imagens

    4) Passaportes¹ de 1891 - 372 imagens²

    ¹ Esses estão no modelo tradicional.

    ² Não deve ser uma busca difícil,pois vc tem a data exata. E na imagem que vc mandou, há o n° do registro,o que te facilita a busca.

    Boa busca!

  • @guimos Eu estava tentando consultar pelo Registro de Batismo (conforme imagem mandada), mas, após sua msg, vi que esses registros constam no registro das Paróquias, ou seja, tenho que consultar as paróquias e não direto por Registro de Batismo

  • @mecesther

    Não entendi a sua colocação acima.

    Encontrei outro passaporte de uma maria monteiro com filhos:

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1017089

    ===

    Passaporte mencionado por vc:

    N° 28 de 1891 (tif 302)

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1020990

    ===

    Infome o que vc fez exatamente, por favor.

    Abraços

  • @guimoss , fiz o seguinte : para consultar o registro de batismo, fui na pagina do arquivo distrital : digitarq.advrl.arquivos.pt

    Em pesquisa simples : no campo pesquisar documentos, digitei Paróquia de Barqueiros, não coloquei nenhuma data e cliquei em PESQUISAR

    No resultado da Pesquisa : cliquei em Paróquia de Barqueiros, na pag. seguinte cliquei em Registro de Baptismo 1671/1922, abriu uma lista com datas de Registros, cliquei em 024 Livro de registo de baptismos 1886-01-03/1886-12-25 (pois o ano provável do Batismo é 1886), mas não apareceu o livro p/consulta (essa última tela, foi a imagem que enviei)

    Para consultar o Passaporte, fui na pagina do arquivo distrital : digitarq.advrl.arquivos.pt, na parte de baixo da tela, em Pesquisas Frequentes, cliquei em Passaporte, abriu uma tela com uma relação de vários registros de passaportes por nome, fui seguindo pagina por pagina até encontrar o Passaporte de Maria Monteiro da Conceição (está na pag. 2084), cliquei no Registro de Passaporte da Requerente Maria Monteiro https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1022185 , abriu a tela, mas não apareceu o livro p/consulta (essa última tela, foi a imagem que enviei),

  • @mecesther

    Use os links enviados nesta msg:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/301599/#Comment_301599

    Dá para ver todos os anos envolvidos, tanto dos batismos quanto do passaporte.

    É um caminho mais fácil do que o descrito por você.

    Se tiver alguma dúvida, é só perguntar.

    Abraços

  • @guimoss

    Muito obrigada !!!!!!!!!

    Nem estou acreditando que finalmente encontrei o Registro de Batismo/Nascimento do Joaquim (em anexo), nº 20, mas agora como pedir o Registro no Distrito de Vila Real, sem o código do registro????


  • @mecesther

    Parabéns pelo achado!!!

    O que vc quis dizer com "código de registro"?

    ===

    Para pedir o assento, vc usa a plataforma do novo crav.

    Entre no site do digitarq de Vila Real e clique em "serviços em linha".

    Entrará no novo CRAV e acho que um guia de ajuda.

    Caso queira tirar a dúvida diretamente com o Arquivo Distrital:

    mail.advrl@advrl.dglab.gov.pt

    Eu sugiro vc entrar em contato por esse email, a partir das 04:55 da manhã.

    Se puder, informe o que descobrir pois o novo CRAV pegou todo mundo de surpresa.

    ===

    Antes de pedir o assento, verifique por divergências com as certidões brasileiras, pois se precisar retificar, vc já envia esse assento para uma PGR portuguesa diretamente do AD e vc recebe daquela em casa.

    Boa sorte!

  • @mecesther

    A certidão que vc deve pedir é a Reprodução Narrativa Certificada em papel.

    Essa é a mais comum e não gera problemas.

    Ela é entregue pelos correios. Use a opção correio registado, para ter código de rastreio.

    Se não mudou o valor total deve ser 15 + 6 euros.

    Mas, se vc quiser arriscar, pode pedir a com Certificação eletrônica, impressa pela internet.

    A decisão é sua!!!

    Abraços e mais uma vez, parabéns!

  • @guimoss

    O que vc quis dizer com "código de registro"?

    • O código de referência que consta no Registro de Batismo (Veja o exemplo do Registro da Emilia

    Antes de pedir o assento, verifique por divergências com as certidões brasileiras, pois se precisar retificar, vc já envia esse assento para uma PGR portuguesa diretamente do AD e vc recebe daquela em casa.

    Sim há divergências nas certidões Brasileiras, mas, como não tinha o Registro de Batismo/Nascimento, não sabia qual das 2 estava certa:

    Na Certidão de Casamento consta:

    Joaquim Monteiro de Carvalho

    Pai: José Pinto de Carvalho

    Mãe : Maria Monteiro de Carvalho

    Na Certidão de Óbito consta:

    Joaquim Monteiro de Carvalho

    Pai: José Monteiro de Carvalho

    Mãe : Maria Assumpção de Carvalho

    Nesse Registro de Batismo que encontrei consta:

    Pai: José de Carvalho

    Mãe : Maria da Conceição

    Será que não é esse o Joaquim que procuro??

    Eu tenho que fazer várias retificações nas Certidões Brasileiras, e, conforme vcs me informaram devo começar as Retificações à partir da Certidão do 1º Casamento


  • @mecesther

    Será que não é esse o Joaquim que procuro??

    Existe essa possibilidade, pois são muitas diferenças.

    Eu sugiro vc procurar a origem dos sobrenomes "monteiro", "pinto" e "de Carvalho".

    Podem vir dos avós maternos e paternos do Joaquim (no batismo).

    Verique o casamento dos pais do assento encontrado, bem como p do batismos dos pais para ter certeza.

    ===

    Vc buscou os registros que te achei antes?

    Eu tinha marcado vários passaportes homônimos para você.

    ===

    Outra sugestão é buscar pir registros religiosos dos envolvidos feitos no Brasil, onde pode aparecer mais dados.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Eu sugiro vc procurar a origem dos sobrenomes "monteiro", "pinto " e "de Carvalho"

    Podem vir dos avós maternos e paternos do Joaquim (no batismo).

    O "Carvalho", aparece nesse registro encontrado, como sobrenome do Pai e do

    Avô Paterno do Joaquim, os demais não aparecem nesse registro

    ===

    Vc buscou os registros que te achei antes?

    Eu tinha marcado vários passaportes homônimos para você.

    Sim já busquei, não são do Joaquim que procuro

    ===

    Outra sugestão é buscar por registros religiosos dos envolvidos feitos no Brasil, onde pode aparecer mais dados.

    Também já fiz isso, já busquei na Igreja de Sant'Ana onde foi registrado o casamento e batismo dos filhos, no Arquivo da Cúria de São Paulo, em ambos não encontrei nenhum documento, mas, apenas os registros de que o Joaquim tinha 27 anos de idade, qdo casou, (nascido cerca de 1886), Natural de Portugal:

    Filho legítimo de José Pinto de Carvalho e de Maria Monteiro de Carvalho

    Busquei tb o Registro de Sepultamento no Cemitério do Araçá e no Arquivo Histórico Municipal da Prefeitura de São Paulo , onde consta apenas a localização do Sepultamento, a data do óbito e Sepultamento, a causa da morte, e o nome do Joaquim e Esposa: Joaquim Monteiro de Carvalho e Emilia Monteiro Canário

    Ou seja voltei a estaca zero: Continuo sem saber qual o registro correto dos pais: José Monteiro de Carvalho e Maria Assumpção de Carvalho (Na Certidão de Óbito no Brasil) ou José Pinto de Carvalho e Maria Monteiro de Carvalho (Na Certidão de Casamento no Brasil)

  • @mecesther

    Nao creio que tenhs voltado para a estaca zero.

    Mas, é muito difícil de ocorrer divergências tão grandes assim.

    Se puder, deixe mais uma vez do batismo do português até o neto, com filiação, para compararmos as diferenças.

    Vc não mencionou o filho do português. O óbito é a certidão menos confiável, exceto se nela constar algum dicumento de identidade.

    E mais: há passaportes com o mesmo sobrenome que constam nas certidões brasileiras.

    Acho que é algo a se verificar, pedindo um ou mais passaportes no cepese.

    Com o passaporte, vc encontraria o batismo e veris se os diferentes sobrenomes estão no assento.

    ===

    E busque pelo casamento e batismo de cada um dos pais, para ver se há os sobrenomes indicados.

    Há homonimos nas listas que te passei antes.

  • @mecesther

    Como já se passou muito tempo desde a sua primeira mensagem, dê um resumo organizado do seu caso.

    Informe o que já tem e o que precisa.

    E se quiser pedir alguns dos passaportes indicados, é só pedir um auxílio por aqui.

    Boa sorte!

  • editado September 2022

    @guimoss

    busque pelo casamento e batismo de cada um dos pais, para ver se há os sobrenomes indicados.

    Essa busca é muito difícil, diria que quase impossível, pois não tenho a menor ideia de quando casaram ou a data de nascimento dos mesmos.

    ====

    Resumo do meu caso:

    Estou fazendo processo de Nacionalização de Neta de Português, mas há muitas divergências nos documentos:

    • Na certidão de Nascimento de Minha mãe, que é a filha de Portuguesa, consta que Emilia Canario Melo, tinha 38 anos no dia do Registro, mas ela nasceu em 28/04/1892, ou seja tinha 46 anos. Quem fez o registro foi o pai Germano
    • Nos avós paternos: O nome do avô está ok, mas da avó está errado: Na certidão Florisbella de Melo, mas, na Certidão de Óbito e Casamento do Germano, o nome é Florisbella da Silva
    • Nos avós maternos: O nome do avô está Joaquim Canario, e o correto é Joaquim Antonio Canario Jr. O nome da avó na certidão está Joaquina Canario, mas, o correto é Joaquina Maria de Jesus
    • Na certidão de Casamento, os nomes dos pais de Germano estão corretos, mas, Emilia Monteiro de Carvalho, consta data de nascimento 28/11/1892 e o correto segundo a Certidão de Batismo do Arquivo Distrital de Aveiro é 28/04/1892. Nome do pai consta Joaquim Antonio Canario, e o correto é Joaquim Antonio Canario Jr. O nome da mãe na certidão está Joaquina de Jesus Canario, mas, o correto é Joaquina Maria de Jesus.
    • Minha vó Emilia foi casada 2 vezes : 1º Casamento com Joaquim Monteiro de Carvalho e 2º Casamento com Germano Augusto de Mello (de quem sou descendente)
    • Já levantei todas as Certidões Brasileiras e o Registro de Batismo/Nascimento de Emilia minha avó no Arquivo Distrital de Aveiro, mas, estou com o processo parado em busca do Registro de Batismo/Nascimento de Joaquim Monteiro de Carvalho (1º Casamento de Emilia)

    Após ter todos os documentos terei várias correções para fazer:

    • Na minha Certidão de Nascimento que é a neta solicitante da Cidadania, minha vó está com o nome Emilia Canario Melo, igual a Certidão de Nascimento de minha mãe (filha da Portuguesa, do 2º Casamento), mas, na Certidão de Casamento o nome de minha avó está Emilia Monteiro de Carvalho. Minha vó foi casada 2 vezes, ela ficou viúva do 1º Casamento com Joaquim Monteiro de Carvalho, e casou novamente com o Germano. Na certidão do 2º casamento consta que a Emilia passou a usar o nome Emilia Monteiro de Carvalho Mello, mas, o sobrenome "Monteiro de Carvalho" é do 1º casamento. nos outros documentos estão Emilia Canario Melo, inclusive na Certidão de Nascimento de meus tios., exemplo de uma das filhas:

    Celia Mello: Pai : Germano Augusto de Mello e mãe Emilia Canário de Mello

    • Levantei as certidões de nascimento dos filhos do 1º casamento e o nome da Mãe consta : Emilia Monteiro de Carvalho, por exemplo no Registro de Amadeu Monteiro de Carvalho (1 dos filhos), consta:

    Mãe : Emilia Canario de Carvalho/ Pai : Joaquim Monteiro de Carvalho

    Avós Paternos: José Monteiro de Carvalho e Maria Monteiro de Carvalho

    [removido pela moderação]

  • editado September 2022

    [removido pela moderação]

    @guimoss

    Ps.: desconsidere a imagem : record-image_(2), foi enviada por engano

    A minha certidão de nascimento (neta da Portuguesa), está com nome Certidão Nascimento Esther

    Sei que algumas certidões terei que pedir novamente, pois não são de inteiro teor, ou foram baixadas pela internet, mas, como devem ser corrigidas, só pedirei as novas Certidões após as retificações.

    Resumindo: o meu caso é bastante complicado

    Com a ajuda de vcs, levantei várias informações, mas, continuo parada no Registro do Joaquim

  • @guimoss

    Eu consultei os passaportes que vc indicou, mas, a idade nos mesmos eram superiores a 27 anos (idade que Joaquim casou no Brasil), ou os pais não batiam.

    Também entrei em contato com o "projeto Imigrantes" e levantei a lista de sobrenomes de Imigrantes que deram entrada no Brasil, mas, tb não encontrei o Joaquim

  • @mecesther

    Primeiro, mande uma msg ad @Admin , caso queira apagar alguma imagem postada.

    ===

    Essa busca é muito difícil, diria que quase impossível, pois não tenho a menor ideia de quando casaram ou a data de nascimento dos mesmos.

    Me desculpe, mas vc está equivocada nesse ponto.

    No assento encontrado, há a freguesia dos pais e os avós do Joaquim do assento.

    Vc inicia as buscas da data do assento para trás, nos registros de casamento, uns 5 anos para trás.

    E achando o registro de casamento, vc terá a idade dos nubentes e poderá achar o batismo de ambos.

    ===

    Vc tem que olhar os registros religiosos brasileiros dos casamentos e batismos dos envolvidos, seja online ou nos CHFs.

    Eles costumam ter as informações.

    Não dá para fugir disso.

    ===

    Eu consultei os passaportes que vc indicou, mas, a idade nos mesmos eram superiores a 27 anos (idade que Joaquim casou no Brasil), ou os pais não batiam.

    Erros em certidões brasileiras eram comuns.

    O seu caso evidencia bem isso.

    E não dá para destacar os passaportes postados, ao menos alguns deles,pois há casos em que os pais nao eram mencionados.

    E mais: o seu antepassado pode ter feito mais de uma viagem ou a data foi anotada errada ou vários outros motivos.

    ===

    Vc imagina que eles entraram por qual Porto e em que data mais ou menos?

    Pode ser o caso de olhar a listagem de imigrantes e vapores no SIAN ou no Museu de imigração.

    Há um site tb chamado "nós portuguesas". Busque os sobrenomes lá.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Essa busca é muito difícil, diria que quase impossível, pois não tenho a menor ideia de quando casaram ou a data de nascimento dos mesmos.

    Me desculpe, mas vc está equivocada nesse ponto.

    Eu digo que é praticamente impossível, pq estamos considerando que o Assento que encontrei não é do Joaquim procurado, assim não sei a freguesia dos pais e avós, do Joaquim procurado.

    Eu consultei os passaportes que vc indicou, mas, a idade nos mesmos eram superiores a 27 anos (idade que Joaquim casou no Brasil), ou os pais não batiam.

    Erros em certidões brasileiras eram comuns.

    O seu caso evidencia bem isso.

    E não dá para destacar os passaportes postados, ao menos alguns deles,pois há casos em que os pais nao eram mencionados.

    E mais: o seu antepassado pode ter feito mais de uma viagem ou a data foi anotada errada ou vários outros motivos.

    Sim, mas tem a idade, e as datas não batem com a idade de 27 anos em 1913

    Vc imagina que eles entraram por qual Porto e em que data mais ou menos?

    Não tenho ideia, a única informação que encontrei foi o Registro de Passaporte que enviei de 1891, e só diz que o destino é Brasil

    Pode ser o caso de olhar a listagem de imigrantes e vapores no SIAN ou no Museu de imigração.

    Já busquei nos 2, Encontrei o nome de José Pinto (possível pai de Joaquim), mas esposa e filhos não batem, assim como Joaquim, mas as datas não batem.

    Há um site tb chamado "nós portuguesas". Busque os sobrenomes lá.

    Nesse site tem vários registros:

    Joaquim Carvalho tem 6 registros do ano 1885 e 2 de 1886

    José de Carvalho tem vários de 1589 à 1925

    Maria de Carvalho tem vários de 1520 à 1914

    Maria da Conceição Carvalho de 1815 `1925

    Mas, o acesso é exclusivo a sócios AATT, e, não sou sócia

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @guimoss obrigado!

  • @Admin

    Por gentileza, apaguem a imagem  record-image_(2), pois foi enviada por engano na postagem de 11/09: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/302581/#Comment_302581

  • @mecesther

    Eu digo que é praticamente impossível, pq estamos considerando que o Assento que encontrei não é do Joaquim procurado, assim não sei a freguesia dos pais e avós, do Joaquim procurado.

    O proposto se aplica se for o seu antepassado.

    Vc so vau saber procurando.

    ===

    Sim, mas tem a idade, e as datas não batem com a idade de 27 anos em 1913

    Se houve mais de uma viagem, vc so poderá descartar se pedir o documento,pois nos dados públicos não tem o ano da emissão do passaporte.

    Assim, nao dá para excluir com certeza.

    ===

    Não tenho ideia, a única informação que encontrei foi o Registro de Passaporte que enviei de 1891, e só diz que o destino é Brasil

    Mais uma razão para vc não descartar os documentos, pois vc esta em divida se esse passaporte é do seu antepassado.

    Boa sorte com o seu caso!

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @mecesther a imagem foi removida!

  • @guimoss

    Busquei o Registro de Batismo do Joaquim em Mesão Frio, baseado naquele Passaporte que encontrei da Maria Monteiro da Conceição, mas, não é mesmo do Joaquim que procuro, o Pai é diferente. Encontrei outro em Barqueiros, mas tb não é o que procuro.

    Revi novamente os passaportes que vc enviou, dando ênfase p/o registro 336126 de Carvalhal de Vermilha, Vouzela, mas, os pais não batem, o pai é Bernardo e não José.

    Não sei mais onde procurar

  • @mecesther

    Continue as buscas em registros reiigiosos brasileiros para tentar achar uma localidade.

    Sobre a divergência, verifique se há um documento brasileiro e português com os mesmos nomes.

    Faça um resumo do que conseguiu ate aqui.

    Olhe as msgs passadas. O @CarlosASP deu boas sugestões antes.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.