Nacionalidade por atribuição filho de português

1235»

Comentários

  • Para o processo de nacionalidade de mãe pra filho qual conservatória me indicariam pra um processo mais rápido?

    Ir pessoalmente na conservatória também agilizaria ao invés de enviar por correio? Obs: Moro em Portugal.

    Obrigado

  • @Vince_lonelystar

    Já mandei processo de filho para o ACP e para Vila do Conde, levaram +- o mesmo tempo (7-8 meses).


    Não faz diferença na velocidade do processo entregar pessoalmente ou por correio.

  • @CarlosASP muito obrigada pelo esclarecimento!!

  • Oi pessoal, boa tarde!

    Um amigo está vendo o processo de nacionalidade para filho e ficou com dúvidas na análise das certidões, agradeço se alguém puder dar uma luz.

    Na certidão de nascimento dos pais, ambos portugueses, só constam os nomes principais, o pai é só José, e a mãe só Maria Rita, ambos (pai e mãe) não tem sobrenome nas certidões.

    Na certidão de nascimento do filho (requerente) os nomes dos pais são: Jose Marques (que faz sentido pelo sobrenome do pai dele) e Maria Rita Marques (que faria sentido se eles fossem casados, mas na própria certidão de nascimento do filho diz que ele é solteiro e ela é viúva)…

    O pai português foi o declarante do nascimento, a perfilhação foi na menoridade. Vcs acham que essa questão do sobrenome da mãe pode ser um problema?

  • Olá. Quem está no exterior consegue apostilar a RG brasileira no consulado brasileiro? É observado alguma validade da RG pela Conservatória? Ouvi dizer que é necessário certidão de antecedentes criminais, procede?

  • @adrianacruz

    Os consulados não apostilam cópias de documentos. Se estiver em Portugal a melhor forma é ir a uma conservatória qualquer e pedir uma cópia certificada do RG ou do seu passaporte brasileiro.

    O RG não tem validade, mas nos processos de nacionalidade a conservatória geralmente recusa se o RG tiver sido emitido há mais de 10 anos. A alternativa é usar o passaporte brasileiro se ele estiver válido e tiver o campo de filiação.

    Certidão de antecedentes criminais só é necessária para processos de netos de português. Veja a documentação adequada para cada tipo de processo no post fixo na página inicial do fórum. Coloquei o link abaixo para facilitar.

    Boa sorte.


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.