Obs.: Precisa comprovar ligação com comunidade portuguesa?
Você marca “Sim” na pergunta se tem ligação efetiva mas não precisa comprovar. Ser natural de um país de língua portuguesa e ser casado com uma portuguesa são suficientes.
@eduardo_augusto, estou retomando a minha cidadania (conjuge - Nubente) para solicitação da minha cidadania como esposo da Portuguesa continua com os documentos abaixo?
Está pergunta está no formulario 1 D - na parte do quadro 2
1.Certidão de nascimento do conjuge português. Pode ser uma cópia simples do assento de nascimento ou basta informar os dados no quadro 2 do formulário Modelo 3.
2. Certidão de nascimento do conjuge estrangeiro (cópia reprográfica e apostilada). Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.
3. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, do conjuge brasileiro que tenham sido emitidos a menos de 10 anos.
4. Certidão de Registo de Casamento Portuguesa - Cópia simples do assento de casamento recebido após fazer a transcrição do casamento.
5. Atestado de antecedentes criminais brasileiro do requerente, Instruções aqui.
6. Atestado de antecedentes criminais apostilado do requerente de todos os países em que tenha vivido após ter completado 16 anos, com tradução, se escritos em língua estrangeira que não seja inglês, espanhol ou francês.
@eduardo_augusto no site do consulado aparece no topico 2 certidao de nascimento por fotocopiado livro de registos de nascimento do requerente emitida ha menos de uma ano devidamente apostilhada
É realmente necessário?
ou apenas a certidão de nasimento do requerente do inteiro teor emitdad ha menos de um ano original e devidamente apostilhada é suficiente?
@ecoutinho no site do consulado aparece no topico 2 certidao de nascimento por fotocopiado livro de registos de nascimento do requerente emitida ha menos de uma ano devidamente apostilhada
É realmente necessário?
ou apenas a certidão de nasimento do requerente do inteiro teor emitdad ha menos de um ano original e devidamente apostilhada é suficiente?
Sim, é necessário. Para processo de nacionalidade portuguesa as certidões precisam ser de inteiro teor por cópia reprográfica (fotocópia do livro de registro do cartório) e apostiladas. Se mandar a de inteiro teor normal (digitada) o processo vai ficar parado em exigência até vc mandar a certidão correta.
Isso posto, evite sites de consulados. Eles mais atrapalham do que ajudam. Geralmente têm regras próprias diferentes (e mais restritivas) que as conservatórias e freque temente estão desatualizados. Use o guia daqui do fórum que está testado e atualizado.
@ecoutinho estou com todos documentos prontos como conjuge (formulario 1D) , pode confirmar o endereço abaixo para envio e também o email de contato da Conservatoria?
Conservatória dos Registos Centrais Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 Lisboa
Comentários
@Sergio_1976
Você pode consultar a lista atualizada aqui: Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3 — Fórum Cidadania Portuguesa
Se você e sua esposa são casados há mais de 5 anos, sem filhos com cidadania portuguesa: pode dar entrada no pedido direto.
Se você e sua esposa são casados há mais de 3 anos, com filhos com cidadania portuguesa: pode dar entrada no pedido direto.
Importante: já foi feita a transcrição do casamento?
ATENÇÃO: no inicio da sua mensagem você menciona o formulário 1D. O que você precisa é o "Modelo 3". Cuidado para não mandar o formulário errado!
@Sergio_1976
Você marca “Sim” na pergunta se tem ligação efetiva mas não precisa comprovar. Ser natural de um país de língua portuguesa e ser casado com uma portuguesa são suficientes.
Olá bom dia
@eduardo_augusto, estou retomando a minha cidadania (conjuge - Nubente) para solicitação da minha cidadania como esposo da Portuguesa continua com os documentos abaixo?
Está pergunta está no formulario 1 D - na parte do quadro 2
1. Certidão de nascimento do conjuge português. Pode ser uma cópia simples do assento de nascimento ou basta informar os dados no quadro 2 do formulário Modelo 3.
2. Certidão de nascimento do conjuge estrangeiro (cópia reprográfica e apostilada). Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.
3. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, do conjuge brasileiro que tenham sido emitidos a menos de 10 anos.
4. Certidão de Registo de Casamento Portuguesa - Cópia simples do assento de casamento recebido após fazer a transcrição do casamento.
5. Atestado de antecedentes criminais brasileiro do requerente, Instruções aqui.
6. Atestado de antecedentes criminais apostilado do requerente de todos os países em que tenha vivido após ter completado 16 anos, com tradução, se escritos em língua estrangeira que não seja inglês, espanhol ou francês.
7. Comprovante de pagamento impresso da taxa de 250 Euros através do link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3
8. Formulário de Aquisição Modelo 3 impresso frente e verso, assinado e com firma reconhecida por autenticidade. Após o pagamento pelo link do item 8, será enviado um email de confirmação com o impresso a preencher, mas caso nessecite por imprimir o modelo pelo link: (https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%203.pdf?ver=2019-06-06-151616-710)
Grato
Sergio Soares
Olá bom dia
O formulario 1 D ou Modelo 3 / IRN precisa ser apostilado? Pois vi alguns sites de consulado .
8. Formulário de Aquisição Modelo 3 impresso frente e verso, assinado e com firma reconhecida por autenticidade. Após o pagamento pelo link do item 8, será enviado um email de confirmação com o impresso a preencher, mas caso nessecite por imprimir o modelo pelo link: (https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%203.pdf?ver=2019-06-06-151616-710)
Grato
Sergio Soares
Olá bom dia
@ecoutinho é necessário apostilar o formulario 1D ou Modelo 3?
Grato
Sergio Soares
@Sergio_1976
não, apenas reconhecer firma por autenticidade (Assinar na frente do funcionário do cartório)
Olá boa tarde
@eduardo_augusto no site do consulado aparece no topico 2 certidao de nascimento por fotocopiado livro de registos de nascimento do requerente emitida ha menos de uma ano devidamente apostilhada
É realmente necessário?
No aguardo
Att Sergio Soares
Olá boa tarde
@ecoutinho no site do consulado aparece no topico 2 certidao de nascimento por fotocopiado livro de registos de nascimento do requerente emitida ha menos de uma ano devidamente apostilhada
É realmente necessário?
No aguardo
Att Sergio Soares
@Sergio_1976
Sim, é necessário. Para processo de nacionalidade portuguesa as certidões precisam ser de inteiro teor por cópia reprográfica (fotocópia do livro de registro do cartório) e apostiladas. Se mandar a de inteiro teor normal (digitada) o processo vai ficar parado em exigência até vc mandar a certidão correta.
Isso posto, evite sites de consulados. Eles mais atrapalham do que ajudam. Geralmente têm regras próprias diferentes (e mais restritivas) que as conservatórias e freque temente estão desatualizados. Use o guia daqui do fórum que está testado e atualizado.
Olá bom dia
@ecoutinho estou com todos documentos prontos como conjuge (formulario 1D) , pode confirmar o endereço abaixo para envio e também o email de contato da Conservatoria?
Conservatória dos Registos Centrais Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 Lisboa
Grato
Sergio Soares
@Sergio_1976
O formulário 1D é para netos. Se o pedido é como cônjuge o formulário é o modelo 3.
O endereço atualizado para envio está no guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Os dados de contato no site do IRN: https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registos-Centrais-de-Lisboa
Prezados, boa tarde!
Uma prima me pediu ajuda, mas já tem tempo que fiz a minha.
Com a atualização do sistema fiquei por fora. O link para pagamento e obtenção do formulário continua o mesmo?
O processo seria de mãe para filha, então entendo que seria o formulário 1C, certo?
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Esse link parece fora do ar.
Desde já muito obrigado pelo apoio.