Orientação/Dúvidas

13

Comentários

  • Sandra

    Obrigada!

    Vou mandar tb a certidão melhor errar pelo excesso do que correr o risco de agarrar por isso.bjs
  • Agarrei em erro de ortografia

    Tô meio chateada porque a identidade da minha sogra esta com erro de sobrenome bom é somente uma letra mas já vai da trabalho e tb o local de nascimento no RG consta Manaus-AM e Certidão inteiro teor consta Anori-AM então vou ter que colocar um advogado para resolver isso.Alguém sabe me dizer quanto tempo demora para fazer essas modificações?

    Um abraço!
  • Oi Claudia

    Aconteceu o mesmo com a minha irmã. Ha um erro na certidao de nascimento dela, onde o sobrenome da minha mãe esta errado.
    Contratamos uma advogada, que ja deu entrada no processo.
    Agora estamos aguardando, mas as informacoes que temos, é que demora em media 90 dias para sair a sentenca.
    Mas estamos confiantes que em breve ela estara dando entrada na cidadania portuguesa dela.
  • Cláudia

    Peça para a sua sogra tirar outro RG, pode ser q o erro foi quem fez o RG, leve a certidão de nascimento para comprovar. Aí ela nem vai precisar entrar com advogado.
  • Verdade Serginho

    Nao tinha prestado atencao que o erro dela é no RG.
    Muito mais facil de arrumar.

    So uma dica, vao pedir a certidao de casamento da sua sogra, para novo RG, pois depois de casada, a certidao de nascimento aqui no Brasil perde o valor para RG.
    De uma olhada na certidao de casamento da sua sogra como esta os dados.
    Se estiverem certos como a certidao de nascimento, é so tirar novo RG e pronto.

    Boa sorte

    Ana
  • Ana/Serginho

    Obrigada,o problema está além do rg na certidão de casamento tb ,porque consta o erro no sobrenome da mãe dela a letra O no lugar do U e cidade de nascimento que o certo é Coari-AM e está Manaus-AM,infelismente vou ter que procurar um advogado mas obrigado pelas informações não vou desistir, abraços a todos.
  • Noticias

    Oi gente,já entramos com a papelada para a troca dos dados incorretos espero que saia rapido,um abraço a todos.
  • Claudia

    Boa sorte.
  • ORIENTAÇÃO

    Olá caro amigo, por getileza poderia dar algumas dicas ou então me direcionar pois descobri que me avô falecido, nasceu em fornos d'algodres- lisboa, como faço pra poder tirar minha nacionalidade portuguesa, ele veio para o brasil se casou aqui e faleceu aqui tbm, sendo que minha avó ainda está viva, preciso tirar cidadania dela tbm pra isso?
    quais documentos eu preciso e quais tenho que pedir ao consulado pra poder retirar algum novo, me ajude por favor pois tenho grande interesse de ir para europa com minha familia para morar e trabalhar mas me facilitaria muito tirar minha cidadania portuguesa ou europeia. nem sei como dizer.
    desde já obrigada.
  • Luciane

    Seja bem-vinda, adoramos ajudar as pessoas a obterem a cidadania portuguesa, mas confesso que gosto mais quando a pessoa acima de tudo queira tornar-se um cidadão português e carregar isso com orgulho e não apenas para facilitar a vida na Europa, mas esse amor à pátria lusitana aumenta gradativamente com as descobertas e a cada passo que levam à cidadania.

    Boa Sorte!!!

    Em relação à pergunta vamos explicar passo-a-passo leia abaixo os primeiros passos.

    Quais são as informações que vc tem do seu avô?

    É preciso saber o assento de nascimento, caso não saiba diga se vc tem o nome completo do seu avô, bisavós, dia de nascimento e a freguesia (não sei se fornos d'algodres é freguesia) do seu avô se vc tiver essas informações já é um grande passo.

    Descobrindo essas informações vc deverá escolher se deseja fazer por atribuição ou aquisição (naturalização), a diferença entre essas duas formas vc pode ler em vários tópicos aqui nessa comunidade, da uma olhada.

    Sua avó não precisa tirar a cidadania apenas o descendente do seu avô (pai ou mãe) se ainda for vivo se optar por atribuição. Dessa forma gasta-se mais dinheiro, porém é mais rápido e vc poderá passar para seus filhos já nascidos ou que ainda irão nascer sem restrição de idade.

    Agora se optar por naturalização apenas vc irá tirar a cidadania sem a necessidade do seu pai ou mãe tirar, mas dessa forma demora mais e vc não poderá passar a cidadania para seus filhos já nascidos se forem maiores de 18 anos, se forem menores deverá comprovar ligação efetiva, mas se não tem filhos isso não fará diferença pra vc nem para seus filhos que nascerem após vc obter a cidadania.

    Dê uma olhada nos tópicos e depois poste suas dúvidas, epero ter ajudado de alguma forma.
    Ah! se preferir abra um tópico só para vc para não misturar as informações e para suas perguntas serem respondidas com mais rapidez.
  • Renato

    Voce pode fazer direto por Portugal, sem precisar ir la, basta reunir os docs e enviar pelo correio, a maioria aqui da comunidade fez assim.
  • Estou viva!! rssssssssss

    Oi gente!

    Estou de volta..nossa tanta coisa aconteceu nesse meio tempo,mandei os documentos para Manaus para corrigir os erros na certidão de casamento da minha sogra e o advogado me devolveu porque teria que ser feito aqui em BH porque ela mora aqui atualmente.
    Então procurei uma amiga Advogada que entrou com o processo em Março e finalmente o juiz deu o parecer favoravel nas mudanças.
    Enviei a documentação para Manaus e estou esperando o Advogado de lá me mandar a certidão com as alterações para continuar o processo.
    Mas tenho algumas duvidas e queria saber se alguem pode me ajudar,vamos lá:

    1) Pelo que li em alguns topicos os documentos brasileiros tem a validade de 1 ano certo?

    2)A certidão do Portuga(Pai da minha Sogra) esta vencida,tenho que pedir outra ou só com os dados do assento etc.. consigo dá continuação ao processo?

    3)Em PT esta sendo feito averbação de casamento pelo correio ou só pessoalmente?

    4)O Valor para ser mandado via postal ainda é o mesmo?

    Um abraço!!
  • Questionario

    Gente depois de muita luta enviamos o processo em Nov 2009 e sempre que ligavamos eles informaram que estava em andamento.
    Essa semana chegou na casa da minha sogra um questionario da CRC sobre 02 questões que acredito que esta atrapalhando a finalização do processo.

    Vou explicar um pouco só para entender:

    Minha sogra foi registrada com idade avançada porque nasceu em Manaus e quando precisou casar o pai(Portugûes a declarou) e a CRC questionou o motivo da demora.

    A outra questão é porque na certidão de nascimento consta que ele era casado com a Mariêta(mãe de minha sogra) porque consta em PT casado com a Siletra(segunda esposa) A realidade é que a mãe dela(Mariêta) morreu e ele se casou com a Siletra a (2 esposa) mas os filhos do 02 casamento é que tiraram o processo dele e averbaram em PT.

    Estamos respondendo esses 02 questionarios e vamos mandar para CRC. Alguém sabe me dizer se isso pode agarrar por mais tempo a cidadania dela?

    Espero que alguém me ajude com essas dúvidas. Abraços!!!!!
  • Questionario

    Gente alguém poderia me ajudar?
  • Claudia 1

    1) Pelo que li em alguns topicos os documentos brasileiros tem a validade de 1 ano certo? Nao, 6 meses.

    2)A certidão do Portuga(Pai da minha Sogra) esta vencida,tenho que pedir outra ou só com os dados do assento etc.. consigo dá continuação ao processo? Dados do acento, opta para que eles mesmos pecam, eu fiz isso na epoca

    3)Em PT esta sendo feito averbação de casamento pelo correio ou só pessoalmente? Pessoalmente

    4)O Valor para ser mandado via postal ainda é o mesmo? 175 euros pro processo, cambio do dia
  • Claudia 2

    Minha sogra foi registrada com idade avançada porque nasceu em Manaus e quando precisou casar o pai(Portugûes a declarou) e a CRC questionou o motivo da demora.
    Resposta: Explica esta situacao, eles querem apenas saber, nada demais.

    A outra questão é porque na certidão de nascimento consta que ele era casado com a Mariêta(mãe de minha sogra) porque consta em PT casado com a Siletra(segunda esposa) A realidade é que a mãe dela(Mariêta) morreu e ele se casou com a Siletra a (2 esposa) mas os filhos do 02 casamento é que tiraram o processo dele e averbaram em PT.
    Resposta: O Pai de sua sogra (O Portuga), nao foi declarante? Entao nem precisava averbar para o processo de atribuicao de sua sogra (se foi na menor idade). Era desnecessario, mas ja que foi feito, reune os documentos brasileiros necessarios, como o obito da esposa da Marieta para esclarecer, so isso.
  • Claudia,
    Sendo o portugues o declarante e nao havendo mudado de nome, como no caso das mulheres, a CRC esta aceitando os pedidos de nacionalidade sem a transcricao de casamento e no seu caso óbito. Acontece que voce tem que ver se a sua sogra foi reconhecida pelo pai na menoridade. E explicar a questao do segundo casamento.
    Explique tudo a eles em uma carta e mande os documentos que tenha disponiveis para provar o que esta dizendo.
    É possível que eles aceitem suas explicacoes ou que pecam a transcricao do primeiro casamento e do óbito da mae da sua sogra. Isso só pode ser feito pessoalmente pelo interessado ou com procuracao publica em Portugal ou em alguns consulados portugueses. Informe-se no da sua regiao.
    Boa Sorte!
  • Maestro e Denise

    Obrigada pela ajuda,acontece que ele o portuga declarou minha sogra quando ela já estava adulta antes disso ela não tinha certidão de nascimento e quando precisou casar ele foi no cartorio em Anori no Amazonas e declarou.
    A questão do segundo casamento é que pesa porque quem começou o processo foi a meio irmã dela que na epoca há uns 10 bons anos averbou o casamento com a segunda esposa.
    Uma dúvida se ela é filha declarada por ele o Portuga precisa justificar o casamento dele com essas mulheres?
  • Claudia,
    Eles estao pedindo as explicacoes e voce deve da-las. Nao ha forma de esquivar-se, pois se o faz, podem negar a cidadania à sua sogra.
    Resumindo: mande as explicacoes que eles pedem numa carta bem redigida e acompanhada dos documentos que voces disponham.
    Se eles ainda insistirem com a transcricao do primeiro casamento e o óbito da primeira esposa, voces terao que fazer.

    Voces necessitam comprovar que o pai da sua sogra a reconheceu na menoridade. Procurem documentos que comprovem isso: boletins escolares assinados por ele, carteira de trabalho dele onde talvez apareca os nomes dos filhos, etc.
  • Claudia

    Exatamente, de explicacoes com provas documentais. Tem que ser assim
  • Denise e Alex

    A sogra dela, so foi reconhecida na maioridade, por isso, nao sei como sera que ela pode fazer o processo, mas acho que deve responder contando nos minimos detalhes e bem explicado, para que possam entender.
  • Sandra,
    Exatamente! Entretanto, se eles perguntaram é possível que tenha ainda uma saida para ela. Caso contrario teriam rejeitado diretamente. Nao acha?
    Por isso a orientacao de explicar muito bem o que aconteceu. De repente morava em um lugar retirado onde nao havia cartorio, nao é? Só a familia sabera como justificar esse registro tardio.
    Espero que de tudo certo.
  • Denise

    Foi isso mesmo que aconteceu, onde a sogra morava nao tinha cartorio na epoca e so quando foi casar que fez a certidao de nascimento, foi registrada.Tambem acho que deve conseguir sim, caso contrario ja teriam negado, se pediram explicacoa eh porque tem alguma chance sim, basta apenas explicar bem o acontecido.
  • Mesa redonda das sabias mulheres. KKKKK... Quem sou eu pobre menestrel para contestar. Assino embaixo
  • Denise,Sandra e Maestro

    Pois é acredito que ainda temos chances de conseguir a cidadania dela,acho que eles só querem saber porque na certidão dele de Portuga consta casado com outra mulher,mas a questão do nascimento dela isso era comum em Manaus principalmente no interior.
    Já redigimos as explicações necessarias e vamos aguardar o parecer Deus queira que dê tudo certo porque até aqui tem nos abençoado.
    Obrigado a todos vamos aguardar respostas.
  • Wilson

    So quem pode alterar esses dados nos documentos brasileiros e um advogado constituido. Entendeu? Tera que ser feito so no caso da certidao de batismo dela.
  • Claudia

    Onde o homem nao entra Deus entra.
  • Wilson,
    As diferencas de datas de nascimento sao muito comuns. Se o consulado aceitou uma certidao de batismo brasileira ja é um grande passo. Conto que eu tambem nao encontrava a certidao de nascimento da minha avó pelo mesmo fato de que ela tinha nascido 1 ano antes do que sempre soubemos. Só descobri despois que encontrei, na Curia Metropolitana de Campinas, o registro do batismo dela. Com a data correta, o cartorio encontrou a certidao de nascimento. Tente assim.
    A data de nascimento do meu avo portugues tambem estava errada, mas nao implicaram com isso. Talvez voce tenha a mesma sorte.
    Antes de comecar a arrumar os documentos, converse bem com o Consulado, talvez eles aceitem analisá-los para que voce nao gaste sem necessidade.
    Boa Sorte.
  • Dúvida

    Bom, tenho um filho com um Português, só que ele ainda não registrou-o o caso esta na justiça o pedido de reconhecimento de paternidade e pensão, gostaria de sabe se assim que ele reconheça o filho como fica a cidadania dele se tenho que dar entrada ou é automático ?
  • Manu,
    Onde nasceu a crianca? Onde voces estao?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.