Orientação/Dúvidas

24

Comentários

• Alex

Bom então existe esses pequenos detalhes,digamos então se eu fosse morar em Portugal eu teria que retirar licença de permanência para morar lá com ele?E quanto a minha filha é de menor ela adquiri a nacionalidade automatico?
    Agradeço as orientaçõe e vou orar a Deus para que essas regras sejam quebrados. E no mais concordo com você ele é DEUS...
  • Alex

Trabalhar também?Sem restrição?
  • Cláudia (com acento)

Sim, sua filha pega imdediantamente após seu marido, é só entrar com o pedido de Atribuição dela. Ela é sangue português oriundo dele e você não, é isso. Mas no final dá tudo no mesmo, você com o tempo pega cidadania do pais que vocês forem morar na Europa.
  • Alex

Valeu!!!!!!Assim que tiver novidade das etapas coloco aqui.

Abraços!!!!!
  • [APAGADO]
  • Alex, Paulo, ou alguem mais

voces poderiam me informar, se a certidão de casamento brasileira, precisa passar no Itamaraty tambem ou só ser autenticada no cartorio que a emitiu e depois legalizada no consulado?
    Obrigado.
  • Sandra

Até onde sei todas as certidões deverão passar no Itamaraty e no consulado.
    É uma prova que os documentos são originais.
    Mesmo assim vamos ver se alguém tem mais alguma opinião.
  • Sandra

Para terem credibilidade teem que ter assinatura de um alto funcionario do itamaraty brasileiro. O próprio Consulado vai de perguntar aonde esta antes de autenticar. Se não tiver, eles nao dao selo branco. PT saudações, kkkk
  • BI

Algúem pode me dizer do que se trata esse BI?
    E depois que minha sogra virar Portuga tenho que tirar o dela?
    E só depois é que poderemos dar entrada na atribuição do meu marido?
  • Cláudia

BI nada mais é do que Bilhete de Identidade o nosso famoso RG.
    Não necessariamente terão que tirar o BI da sua sogra, já que o documeto exigido dela para atribuir a cidadana ao seu marido é apenas a certidão de nascimento. Ou apenas o número e ano do assento.
    Me corrijam se estiver escrevendo besteira.
  • Serginho

Exato. Os documentos sao so do requerente.
  • Claudia

So nao esqueca de uma coisa, depois que sua sogra se tornar Portuguesa, ela precisa averbar o casamento dela na certidao de nascimento portuguesa, para que seu marido tire a cidadania dele por atribuicao.

so nao precisara averbar o casamento se for ela a declarante na certidao de nascimento dele, e nao tenha alteracao no nome dela de solteira para casada ok?

Ana Maria
  • Ana

Obrigado!!!!!!!não vou me esquecer..

Abraços!!!!!!!!
  • Paulo

Em outro topico vc disse a Sandra que tem o modelo da procuração para averbar o casamento em PT, então o que vc acha de colocar lá no topico de maiores duvidas para que todos possam ter acesso?

Um abraço!Fique com Deus!
  • Novidades

Oi galera,sei que andei um pouco sumida mas aqui estou,bom solicitei a certidão no Portal dia 03/07 e só hoje é que apareceu o status enviada.
    Nossa demorou um pouco mas fico feliz ,ela deve chegar daqui alguns dias então a cada vitoria vou colocar aqui abraços a todos!
  • Claudia

Parabens menina. Mais em degrau
  • Representante Itamaraty em Minas

Pessoal,liguei no Itamaraty(Brasilia) e me disseram que tem um representantes deles aqui em BHTE,chama ERE Minas(Escritorio de Relações Exteriores Minas Gerais) e o melhor, eles fazem o trabalho que o Itamaraty faz em Brasilia/Rio Janeiro.Então para os Mineiros de plantão se precisarem levar as certidões pode ir direto a eles,e tb não se paga nada pelo serviço, vou colocar no topico de ajuda o endereço e horario de atendimento espero ter contribuido um pouco para essa comunidade que vem somando muito para mim,Abraços a todos...
  • Cláudia

Que legal, valeu pela colaboração... Aqui em Sampa tem um escritório do Itamaraty, mas eles não fazem legalização de documentos.
    Trem bão para os Mineiros uai.
  • Certidão de PT

Chegou hoje a certidão do pai da minha sogra de PT,vou juntar os documentos e acelerar o processo abraços!!!!!!!
  • Que Beleza!!! Agora manda bala
  • Doc para autenticar

Vou levar amanhã os documentos para autenticar e a certidão no representante do Itamaraty,mas surgiu uma duvida posso colocar todos os documentos na mesma folha ou tem que ser uma folha para cada um(cpf,rg e titulo)?
  • Claudia

Acho que e um pra cada. pelo menos e o que a funcionaria fez nas conservatorias de Lisboa quando dei entrada no meu. Dai ela juntou tudo num dossie. Manda separado, erre por exagerar, nao por faltar
  • Claudia

Não esquece que a certidão que vc vai levar no Itamaraty, tambemn tem que autenticar no consulado.
    Bjs
  • Maestro/sandra

È vou preferir errar pelo excesso,afinal de contas no final vai dar no mesmo,eles terão que colocar selo em cada documento.E obrigada pelo toque da certidão do Itamaraty.
  • C;audia

Eu acho que sim. Eles querem dinheiro no consulado. Imagina que em Lisboa nem me cobraram nada. Apenas o processo. 175€
  • Composição do nome...

Hoje autentiquei os documentos e percebi que o nome da minha sogra de solteira é diferente na certidão de nascimento pois, quando ela casou mudou por ex: Maria Julia Ladislau Bastos e passou assinar: Maria Julia Bastos Da Silva será que tem algum problema em mandar assim?
    Bom o unico documento que prova a mudança é a certidão de casamento que só vai para PT para averbação do casamento.
    Sera que tô ficando doida pensando que pode ter problema?
  • Claudia

Quando mandei os docs para a atribuição de minha mãe, as xerox de identidade e cpf estavam com o nome de casada, a CRC me pediu que enviasse a certidão de casamento para comprovar que aquele sobrenome que constava nos docs, eram o de casada, ja que na certidão de nascimento so constava o primeiro nome, e certamente ela teria recebido o sobrenome de meu avo, mais como tinha mais um outro sobrenome, eles quiseram ter a prova de que esse outro ela adquiriu quando casou.Então se for esse o caso de sua sogra, sugiro que mande a certidão de casamento junto, autenticada no consulado, para que não aconteça o mesmo que aconteceu com minha mãe e atraze o processo.Bjs.
  • Sandra

A certidão tem que ser de inteiro teor?
  • Ida ao representante Itamaraty

Fui hoje ao representante do Itamaratye foi super rápido,nem acreditei o carimbo é algo tão simples que até cheguei a duvidar dele e é isso...está chegando...guase...
  • Claudia

A única certidão que é de inteiro teor, é a de nascimento, a de casamento é simples mesmo so que atualizada, tem que pedir para emitir uma nova.Bjs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.