Criação de registo de cidadão português. O que fazer?

2»

Comentários

  • @Danipukaro

    que tipo de processo? filhos, cônjuge, sefardita etc?

    Onde está o processo agora? Para que lugar mandou inicialmente? Ainda está no mesmo lugar (confira no site de acompanhamento abaixo do número do processo).

    Por exemplo, esse ano a ACP ficou vários meses sem criar assento de nascimento (bola 6 verde e 7 marrom). Depois disso, passou a transferir em lotes esses processos para outras conservatórias menores, onde entram numa fila para terem o assento criado. Por exemplo, processos de sefarditas vão para Santa Maria da Feira e outros lugares; os de filhos para Almeirim e Alenquer.

    Tem levado muitos meses para a criação do assento depois da aprovação. Os de sefarditas parecem estar levando mais ainda; depende para que conservatória foi também.

    Dá uma olhada aqui (fala mais de filhos na ACP):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • estou na mesma posição, "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." desde 29/08 na ACP e nada do registo.

    Já me informaram que mesmo estando o processo na ACP quem vai fazer o registro será Lisboa, alguém sabe me dizer se procede essa informação, ou se a ACP irá finalizar o registro?

    A ansiedade e a expectativa é incontrolável, visto que a gente leva um eternidade para chegar até a bolinha 7 e no final, aguardar não sei quantos meses para o registro...😞

  • @Alfalu

    Ultimamente nem ACP nem Lisboa.

    Olhe a minha resposta acima; os processos, depois de aprovados pela ACP tem ido para outras conservatórias menores para a criação do assento. Olhe aqui também:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/331746#Comment_331746

    Se sua aprovação (é processo de filho?) foi no fim de agosto, ainda vai levar uns meses, pois ainda estão criando assentos de filhos aprovados em maio de 2023. Já ajuste as expectativas. Todos os prazos na ACP aumentaram muito esse ano.

  • @CarlosASP meu processo é de neta..... 😪 pelo visto só ano que vem mesmo....

  • Estou pedindo para meu pai, filho de tugas, para depois fazer meu processo. Calhou que o tempo de recebimento da senha até a bolinha 7 laranja demorou pouco menos de um ano na ACP. A mesma ficou laranja no começo de março de 2024, então resta aguardar...

  • Boa tarde, meu processo está na conservatória de Lisboa, na bola 7 laranja, desde 29 de novembro 23, com essa mesma informação, processo de atribuição como filho de português, sabe dizer se ainda demora muito? Estamos indo pro quarto mês agora

  • @CarlosASP e demais, bom dia!

    O pedido do meu marido (iniciado em abril/23) está agora na bolinha 7 marrom, status terminado: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.".

    Sei que precisamos fazer a transcrição do casamento, mas não está clara qual a ordem das coisas.

    Primeiro precisamos aguardar a criação do Registo? Inclusive, temos que fazer algo ou apenas esperar? Ou primeiro iniciamos o processo de transcrição? Alguma outra instrução?

    Muito obrigada desde já!

  • @ThabataToniato

    Parabéns, o pedido do seu marido foi aprovado. O processo só está terminado quando a bolinha 7 fica verde, o que significa que o registo é feito. Antes disso não dá para fazer transcrição pq ele ainda não é português. Precisa aguardar o registo.

    O que dá para fazer é já ir adiantando a documentação para a transcrição e deixar “na manga” para enviar à conservatória ou consulado quando o registo for emitido.

  • Olá a todos,

    O meu pedido de nacionalidade chegou na fase 7 e agora aguarda a criação do registro.


    Sou filho de português e o meu processo demorou 3 anos e 3 meses para chegar nesse ponto, demorou porque teve um problema na minha cópia de inteiro teor da certidão de nascimento, quando eu tirei ela em 2020, não podia ler lá dentro do cartório, isso por causa das restrições da COVID e mesmo assim estava lotado de pessoas tirando certidões de óbito, então eu tinha que pegar as certidões e sair rápido. Dei uma passada de olho nas cópias e na ansiedade, enviei logo para Portugal! Depois de 1 ano e meio, me enviaram um email com o problema nessa certidão, tinha 30 dias para resolver, consegui outra cópia, dessa vez eu pude ler antes de receber, enviei de volta dentro do prazo e levou outro 1 ano e meio para avançar!


    Por isso que fizemos uma festa qdo chegou nessa fase, agora é aguardar esses meses e ver o que eu tenho que fazer depois! Pretendo tirar a minha identidade portuguesa, não quero o passaporte nesse momento, e depois ver a situação da minha esposa e possivelmente ir morar lá!


    Qdo essa fase terminar, eu posto uma resposta aqui dizendo qto tempo levou!


    Abraços.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.