Criação de registo de cidadão português. O que fazer?

Bom dia, peço ajuda para tirar a seguinte dúvida.

A partir do momento em que o estado de um processo está na fase de inscrição de nascimento no registo civil, conforme a mensagem:

"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

É apenas necessária aguardar? Ou é preciso o interessado notificar a conservatória para criar o registo que falta?

Pergunto pois em alguns lugares (por exemplo no site do consulado de são paulo) é referido que tem de ser o interessado a proceder à inscrição do nascimento, no prazo de 6 meses, e se não o fizer o processo é cancelado.

(Possivelmente este procedimento está desatualizado).

Agradeço que me confirmem se agora é só aguardar, ou tenho de fazer algum procedimento. Agora fiquei com receio de não fazer nada e o processo ser cancelado!

Obrigado

[Já agora, se só for necessário aguardar, quanto tempo costuma demorar esta fase? E se é possível contactar a conservatória no sentido de apressar o registo]

«1

Comentários

  • @evieira basta aguardar seu registro ser criado!

    Dependendo de que tipo de processo é. pode levar de 1 a 5 meses.

    Em que Conservatória está seu processo, e por que artigo da Lei da Nacionalidade foi pedido?

  • evieiraevieira Member

    @Leticialele muito obrigado pela resposta.

    O processo está na CRC, e foi pedido pelo artigo Art. 1º D - Atribuição (netos de portugueses)).

  • @evieira , Lisboa demora uns 5 meses para criar o registo! Tem que per paciência...

  • evieiraevieira Member

    @Leticialele

    Muito obrigado novamente pela informação!

    Só para confirmar, tenho de ir verificando periodicamente na página o "status" do processo, ou serei de alguma forma notificado por email que concluiu?

    Assim que estiver "verde", já posso pedir a certidão de nascimento pela plataforma civil online, correto?

    Na verdade eu nem sei o momento em que passou de fase, este processo iniciou (deu entrada) em Setembro de 2018, quase já me tinha esquecido dele, por acaso no início deste mês fui ver se o status tinha sofrido alteração e já descobri que está na fase final. Acredito então que no pior dos casos até ao final do ano estará completamente concluído.

  • @evieira , continue consultando.

    Assim que a fase 7 ficar verde, peça uma certidão pelo civil online. Eles mandam uma correspondência que, às vezes, não chega!!

    Boa sorte!!

  • Boa noite na atribuição por casamento quanto tempo demora o Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal.

    Obrigada,

    Cláudia Ferreira

  • ampliampli Member


    Olá @evieira, tudo bem?


    Também tenho um processo na minha família na fase 7 "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." Na CRC e também pelo artigo Art. 1º D - Atribuição. O processo esta parado na fase 7 desde setembro de 2021, vi que vc escreveu em maio de 2021, vc ja conseguiu concluir a fase 7?

    Se sim, quantos meses levou?


    Espero que tenha dado tudo certo com o seu processo! =)

  • @kakauferreira771

    Contando depois de aprovado, são 172 dias (6 meses).

    Contando desde a chegada do processo na Conservatória cerca de 722 dias (24 meses).

  • @gandalf ou @Leticialele O processo do meu avô foi aprovado essa semana, e está na fase 7 bolinha laranja. (Levou 4,5 meses entre o recebimento e essa fase).

    Fiquei triste agora com esse prazo (+172 dias) que você mencionou. Li aqui no fórum que o processo era aprovado em média de 6 meses, achei que fosse o processo todo, já com a emissão do registro no civil online.

    Pergunta: Preciso aguardar a certidão no civil online dele para dar entrada no processo da minha mãe como filha? Já tinha emitido os docs dela porque, sem informação, eu ia fazer o pedido dela como neta. Os docs dela foram emitidos em set/2021 e estava crente de que conseguiria reaproveitá-los.

  • editado April 2022

    @josianeads

    O processo de seu avô é como filho de português. O assento da maioria tem saído em 7 dias, no máximo 15 dias.

    Pode voltar a ficar feliz! Hehe

    O mesmo acontecerá com o processo do filho/filha dele. Depois com o seu. Todos são filhos de português e isso é desde que nasceram. Seu avô que está recebendo o assento agora, vai vir no assento que ele é português desde o dia que ele nasceu.

    Por isso, quando o filho/filha dele nasceu, ele já era português, e pode passar a nacionalidade para o descendente. E vai assim, de geração em geração, até chegar em você, que será portuguesa desde o dia que nasceu também.

    Todos os processos são pelo art-1C que garante isso.

    Você começou bisneta de português, passará a ser filha de português, e vai terminar portuguesa desde seu nascimento.

    Só quando a pessoa faz diretamente como neto do português, o processo demora 2,5 anos para aprovar, e mais 6 meses para o assento.

  • @gandalf Ufffaaaa, que alívio! Obrigada pelo esclarecimento.

    Nesse caso creio que eu consiga aproveitar as certidões de minha mãe que são válidas até Setembro.

    Só me confirme, o prazo de validade de um ano conta até a data de recebimento e abertura do processo na conservatória, correto?

  • Olá!

    Peço desculpas por "roubar" o espaço, mas quando fui ao google pesquisar por "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." esse foi o primeiro resultado, então além de eventualmente sanar minha dúvida, talvez isso ajude pessoas que buscam a mesma informação.


    Pois bem, meu pedido foi aquisição de nacionalidade por naturalização e o status está na bola 7, laranja, com os dizeres "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.". Isso já leva 6 meses. Alguém mais esclarecido ou que obteve a nacionalidade recentemente pelo mesmo motivo sabe dizer quanto tempo têm levado?


    Outra coisa, recentemente li no DN a notícia intitulada "Concessão da nacionalidade ultrapassa todos os prazos legais" @ 09 Janeiro 2022, em que dizia: "Quanto aos processos de aquisição de nacionalidade por naturalização (que implicam residência legal no país por um período de pelo menos cinco anos) demoram, em média, 19 meses a ser processados." - esses 19 meses seriam desde a entrega dos documentos ou desde a aprovação do pedido?


    Agradeço imensamente pela ajuda e peço desculpas se cometi algum equívoco.

    Obrigado!!

  • @1berto

    O tempo depende do tipo de processo, e em qual conservatória está.

    No seu caso, o processo é naturalização talvez pelo art-6.1 (tempo de residência), ou algum semelhante. Cada um tem suas características dependendo de onde está tramitando. E você não explicou isso.

    Mas pela descrição geral parece estar tramitando na CRCentrais de Lisboa. Os tempos ali em geral são dessa ordem de 6 meses, mas estão levando um pouco mais de tempo em virtude de mudanças que ocorreram em várias conservatórias em Janeiro/2022. É o que tem ocorrido nos processos de netos, e pelo casamento que só tramitam ali.

    Seu assento deve sair em breve.

    O equívoco foi só buscar informação sobre o andamento de processos por notícias de jornal, que fazem anúncios genéricos, e têm sua própria agenda política, para atrair leitores. Esqueça o DN. Não é uma fonte séria. Hehe

  • Obrigado @gandalf pela resposta.


    Meu processo é sim pelo Art. 6º n.º 1 e se encontra na Conservatória de Sintra, mas estava em Almada antes das mudanças - não sei se interfere no meu processo comparado com quem estava em Sintra desde o começo, por exemplo.

    Em resumo, posso esperar então nos próximos meses pelo assento e não para daqui 1 ano, certo?

    Muito obrigado novamente!!

  • @1berto @gandalf Olha, também estou com processo em SINTRA apenas aguardando criação de registro

    E pelo que parece, SINTRA não está respeitando ordem cronológica de entrada dos processos

    Não da nem pra saber qual critério estão usando

    Vi o relato de um colega aqui, o processo deu entrada em Almada em data posterior ao meu e o registro dele saiu e o meu nem sinal

    Reclamações feitas, emails e NADA... "ter paciencia" pela demora, ok! mas não saber sequer o critério que usam para criação do registro é absurdo!

  • Fase 7 "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda a criação de um registo de nacionalidade portuguesa." Em CRC e também por artigo. 3. Quanto tempo leva para ser verde?
    


  • alguém mais conseguiu conclusão do registro que estão em SINTRA? Desesperador! Percebendo que eles não estão respeitando a ordem de entrada do processo!!!!!

  • Eu gostava de saber como calcular o tempo médio para receber o tal assento...

  • Boa Noite a todos!

    Dei entrada no meu processo em 2019 e foi aprovado na semana passada somente (neto de português). Agora que a ''bolinha'' se tornou verde, como faço para pedir online o Registo de Cidadão Português? Eu sei que é no site Civil Online, mas eu peço o que? Certidão de nascimento? E coloco como naturalidade Brasil ou Portugal?? Estou com essa dúvida. Obrigado a todos!

  • Boa noite a todos!!

    Hoje recebi um e-mail que dizia que o meu registo foi criado. Estou muito feliz!!!

    Eu dei entrada em 2019 também, esperei muito tempo, mas hoje finalmente terminou.

    Muito obrigada a todos pelas informações dadas durante o processo.

  • @Lourdesss , parabéns!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!

  • olá

    Estou esperando a nacionalidade há dois anos (casamento). no início de agosto mudou-se para a Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira (castanho fase 7). você tem alguma idéia de quanto tempo pode levar para processar o arquivo com eles?

    obrigado pela ajuda

  • Bom dia,dei entrada no processo em 2020 e em setembro de 2021 foi aprovado, sendo remetido a conservatoria de Sintra em Janeiro de 2022.

    Desde então, nada de assento, fui duas vezes a conservatoria e nem atenção obtive.

    Gostaria de saber o que posso fazer já estamos em outubro e nada!

    Tem alguma i stancia a recorrer?

  • Olá bom dia o dia de hoje aprovaram minha nacionalidade já pronta con la bolinha verde, a pergunta è quanto tempo tarda para envía a certidão de nacionalidade

  • @Gale Pelo ACP( Arquivo Central do Porto) o assentamento da minha sobrinha(menor) foi enviado por email em 5 dias, da minha irmã também no ACP demorou 22 dias, já de um amigo que o processo foi dado como TERMINADO em 27 de fevereiro último também pelo ACP, até a presente data ainda não recebeu o assentamento via email. Provavelmente devem estar com um sobrecarga de serviço ou provavelmente com as mudanças burocráticas das Instituições que está acontecendo naquele país. Vale ressaltar que todos são filhos de portugueses. Abs

  • @Gale , @magal31


    Por favor, peço que preencham nossa planilha comunitaria de acompanhamento de processos, se já não o tiverem feito.

    As informações nos ajudam a entender a velocidade das conservatórias na analise e aprovacao de pedidos.

    Link: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22146/planilha-de-acompanhamento#latest

  • Olá a todos! Sabem se o processo mudou alguma coisa nos últimos anos. Também vejo essa mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    De fato só aguardo ou tenho que tomar alguma ação? Se sim, como eu consigo esse Registo de Cidadão Português?

  • @anaguimaraes


    só esperar ficar verde!

  • Boa tarde a todos,

    Obrigado pelas dicas, o meu processo está na bola 7, (laranja). já fiz festa só de saber que o meu processo foi aprovado e aguarda o registro. Só não sabia que nessa fase também demooooooora, ainda por cima o processo está no ACP.

    Fazer o quê! É só esperar😥😥

  • O processo da minha mãe está desde abril na cor marrom item 7 de finalizado. Está muito estranho , será que perderam o processo ? O da minha vó em foi super rápido o da minha mãe está demorando demais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.