Achei o assento de batismo, como prosseguir?

dbaptista27dbaptista27 Member

Encontrei o assento de batismo do meu avô Américo (nascido na Freguesia de Mira, 1906) nos registros da Universidade de Coimbra, conforme link abaixo:

Registro

Mas ainda tenho algumas dúvida, peço que me ajudem, por favor:

1) O registro dele consta como número 62, assim como o anterior, e o posterior, 64. Devo assumir que o dele é o 63? Ou preciso solicitar alguma retificação?

2) Eu preciso do documento ou posso apresentar apenas os dados (freguesia, ano, número de registro)? Se precisar do documento, como e por onde o solicito (pela universidade ou pela conservatoria, físico ou digitalizado)?

3) O documento precisa ser apostilado em Portugal? Como faço?

4) Preciso notificar o governo brasileiro sobre o documento de alguma forma?

Muito obrigado!!

Comentários

  • @dbaptista27

    Bom dia,

    1) Não creio que precise fazer alguma retificação. A única coisa que vc deve fazer, ao solicitar o assento certificado no Arquivo distrital, informar o caso nas "informações adicionais" do formulário de pedido.

    Se você quiser ser mais cauteloso, vc poderia enviar um email diretamente ao arquivo distrital, informar o erro e pedir a correção na numeração.

    2) se vc estiver se referindo a ATRIBUIÇÃO ou AQUISIÇÃO de nacionalidade se exige o original = folha(s) do assento + certificação. Cada folha custa 1 euro, a certificação de 15 a 20 euros (dependendo do AD) e a remessa para o Brasil 3,5, 6,0 e 8,5 euros, dependendo da sua escolha.

    Se vc estiver falando do assento em si, no site do AD, vc não precisa enviar a imagem do assento.

    Há duas escolhas: ou vc coloca o código do assento ou vc preenche um formulário (eu escolheria essa), com os dados (nome, nome dos pais, locais, data e numero do assento...)

    ***Se estiver no Arquivo Distrital (como é antes de 1911, deve estar), não pode ser a versao digital, pois nela não têm o selo em relevo***

    3) O assento só precisa ser apostilado em Portugal, se ele for A ***ÚNICA*** BASE PARA RETIFICAR CERTIDÕES BRASILEIRAS do português no Brasil.

    Se esse for o caso, vc tem que ligar para o(s) cartório(s) que armazena(m) as certidões dos descendentes do português e perguntar como eles retificam administrativamente as certidões do BR.

    Alguns exigem a inscrição do assento estrangeiro no RTD e cópias para instaurar a retificação sao feitas em cartórios de notas.

    4) não tem que notificar ninguém do governo brasileiro, pois são documentos privados da sua familia.

    Boa sorte

  • @guimoss, muito obrigado pelas informações!

    Entrei em contato com o AD de Coimbra, eles me informaram que emitem três tipos de certidões:

    1) A Certidão Narrativa, composta por um frontispício datilografadoda página do livro contendo o registro do assento de batismo/nascimento, e pela fotocópiada página do livro, contendo o registro do assento de batismo/nascimento; (20 euros)

    2) Certidão de Cópia Integral, em que todo o conteúdo do assento é transcrito datilograficamente, de acordo com as regras de ortografia atuais. (50,75 euros)

    Eu solicito somente a primeira, certo?

    Outras dúvidas

    1) minha avó e meu avô são portugueses (e tenho a página de registro dela também), para decidir por qual dos dois vou seguir no processo, acha que seria prudente verificar quem registrou minha mãe primeiro (solicitando a certidão de nacimento de inteiro teor da minha mãe)?

    2) Preciso ir atrás de alguma certidão do meu avô/avó no Brasil? Como certidão de casamento ou óbito?

  • editado March 2021

    @dbaptista27 ...

    Conforme mencionei aqui...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/241405#Comment_241405

    É imprescindível que você leia algumas páginas das discussões relacionadas ao tipo de processo que pretende...

    Como pode ver na discussão do link acima...Para muitas das questões sobre processos de Nacionalidade Portuguesa...Nem todas as respostas são preto no branco...Podem existir vários tons de cinza pelo meio...

    Como você postou no Tópico de Netos...Posso deduzir que pretende conquistar a Nacionalidade Portuguesa puxando de seu Avô...Mas mesmo que fosse Atribuição de filho...Uma das questões mais importantes é estabelecer a LINHA DIRETA do Cidadão Português até o Requerente...

    Então a resposta para sua questão...:

    "...acha que seria prudente verificar quem registrou minha mãe primeiro (solicitando a certidão de nacimento de inteiro teor da minha mãe)?..."

    R...É claro que sim...O que constar nessa Certidão pode fazer muita diferença no caminho a seguir para a instrução do processo...

  • Boa Tarde. Encontrei o assento de batismo do avô de meu sogro que deseja a cidadania portuguesa. Encontra-se no arquivo Distrital de Braga.Gostaria de saber qual o próximo passo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.